Iniciar sessão ou registar-se
    • M32
    • 18 outubro 2015

# 1

Colocado por: marco1para mim a questão está em que até tem um terreno cheio de acontecimentos e a planta da casa embora se queira fazer algo simples, não demonstra relação nenhuma para esse exterior.
    a cobertura é para ser telha com um telhado de 4 águas??
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M32

Sim a cobertura é de 4 águas

Talvez esteja a ver a coisa muito mal (por isso venho vos pedir opinião), mas acho que querendo o jardim na parte de baixo da casa, pois esta é totalmente privativa (o terreno da frente é um pinhal), na minha opinião fica bem ter a sala de estar e de refeições virada para o mesmo...

A questão também é mesmo o orçamento, e necessitando destas divisões e destes requisitos todos, não estamos a conseguir organizá-la de outra forma, para que não exceda muito a área de construção.
  1.  # 2

... e já equacionaram alterar a implantação do edificio... rodá-lo por exemplo!!?...
    • M32
    • 18 outubro 2015

# 3

Pedro Barradas

Ficando a entrada para baixo^??
  2.  # 4

Sabe, M32... além de questionar a implantação... ( rotação, translação) e o formato... possivlemente uma planta em L ou outra qq "letra", faria mais sentido ;)

Desse modo conseguir aliar o que quer/ necessita, com a orientação solar, as vistas e a funcionalidade e relação com o exteriores...

No fundo mandar essa planta para o lixo... e requacionar todos os pressupostos iniciais...que me parecem errados, e/ ou insuficientemente estudados.

PS: não sei o que se passou com a sua fase de projecto, mas com os meus cleitnes, á habitual , haver 2ou três versões.. e depois da escolhida, terenmos vairantes a aprimorar a coisa... Dá trabalho... e como técnicos não podemos estar à espera unilateralmente de opinião do cliente.. temos de ser pro -activos , melhorar, propor... e em certos casdos, não podemos sequer propor certas coisas....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M32
    • M32
    • 19 outubro 2015 editado

# 5

Pedro barradas...

A nossa arquitecta apresentou-nos várias outras soluções, esta última foi feita com base nas nossas opções...

1º escritório o mais perto da entrada...
    2º sala e cozinha viradas para o jardim
    3º quartos afastados da linha ferrea
    4º suite virada para a entrada e também sendo o quarto mais perto da sala..
    5º orçamento.... evitar desperdício em áreas de circulação e divisões demasiado grandes

6º esta foi uma das outas propostas da arquitecta, contudo achamos que a entrada da sala fica demasiado escondida, e este tipo de telhado também iria encarecer a construção
  3.  # 6

Colocado por: M326º esta foi uma das outas propostas da arquitecta, contudo achamos que a entrada da sala fica demasiado escondida, e este tipo de telhado também iria encarecer a construção

tudo o que for acima de um telhado de duas águas é sempre a encarecer

nessa planta era capaz de abolir a dispensa, encurtava o alpendre da entrada para aumentar o espaço a antiga dispensa. nesse sitio fazia uma cozinha mais pequena, sem mesa e colava a zona de refeições na actual cozinha.

justifica-ase mesmo um escritório com entrada separada?
  4.  # 7

Acho piada quando dizem deita fora e começa de novo.
    No fundo tem um poligono como condicionante. Portanto se se sabem as divisões que se querem, então é mudar a disposição e tornar as coisas funcionais.
    Já parece o exemplo de uma pessoa, que também era deitar tudo fora e começar de novo, quando na realidade,
    Foi
    - a saleta passou a closet.
    - juntou a sala de estar com a de jantar,
    - a escadas de dois lances passaram a 1.
    E o resto cosmética profunda.
  5.  # 8

Indo à casa
    Porque em L. Em formato retangular não será mais funcional?
    Vai passar roupa da despensa? Naquela área tão pequena?
    Na suite faz mais sentido ter o WC à esquerda quando entra e ter um roupeiro linear no resto espaço.
  6.  # 9

Colocado por: callinasNa suite faz mais sentido ter o WC à esquerda quando entra e ter um roupeiro linear no resto espaço.

Acho preferível ter luz natural no WC, com facilidade para exaustão de humidades pela janela, do que no closet.
  7.  # 10

Acho giro as janelas das Casa de banho serem maiores do que as dos quartos... É um pormenor delicioso...

Entre o 1º desenho e o ultimo exposto, muita coisa mudou na disposição, no entanto não quer dizer que tenha melhorado muito.
    Reflita nas entradas de luz que tem, acredito que as janelas das casas de banho serão altas, mas não fará sentido a nível de fachada exterior existir uma métrica??

Um projeto tem de ser pensado como um todos, não só a parte interior mas também a parte exterior. Uma planta não passa disso mesmo, por isso pouco ou nada diz sobre o projeto. Desculpem o termo, mas parece uma típica casa de emigrante (nada tenho contra eles, alias muito os valorizo, mas é o termo utilizado quando se vê uma casa/projeto que podia ter sido feita à 30 anos)..

Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

www.facebook.com/idealiving
  8.  # 11

essa casa esta pouco funcional, mas sinceramente nao sei o porque de parecer ser uma casa de emigrante.... se calhar têm casas mais bem conseguidas e funcionais do que alguns dos projetos que possa estabelecer...
    •  
      marco1
    • 20 outubro 2015 editado

# 12

.
    -
  9.  # 13

Bom... por uma planta dizer que é casa de emigrante...

Eu sou emigrante... fiz casa em Portugal mas estou curioso saber qual é o meu estilo e sem fazer batota diga lá como é que é a minha casa.
    •  
      GMCQ
    • 20 outubro 2015

# 14

Já estão alguns ''calos'' a serem pisados.
  10.  # 15

dois tópicos quase com o mesmo nome dá confusão :)
    • M32
    • 20 outubro 2015

# 16

Agradeço a todos os comentários...

Sim também não percebi o porquê de parecer uma casa de emigrantes... mas enfim...

As janelas da casa de banho são rectangulares e na horizontal e não não vão ficar assim tão grandes...

Também não entendo o porquê de não ser funcional... é por causa do escritório com hall e is??? Foi mesmo isto que foi pedido à arquitecta....
  11.  # 17

As minhas jabelas da casa de banho nada tem a ver com as janelas dos quartos...
    as minhas janelas dos quartos nada tem a ver com janelas "tradicionais", para começar não estão centradas na parede mas sim ao lado junto ao canto do quarto e são janelas quadradas e não retangulares como o tradicional.
    As janelas das casas de banho são estreitas e vão do chão ao tecto...

Será que é pancada de emigrante?
  12.  # 18

Caros leitores,

Talvez tenham ficado ofendidos com um mero comentário, mas talvez não tenham tido o cuidado de ler o que estava lá escrito. Para os mais desatentos, eu volto a postar o que disse anteriormente.
    Desculpem o termo, mas parece uma típica casa de emigrante (nada tenho contra eles, alias muito os valorizo, mas é o termo utilizado quando se vê uma casa/projeto que podia ter sido feita à 30 anos)..

Como disse e bem tenho muita estima pelos emigrantes, para além de ter familiares e amigos que o foram e são, e sei da dificuldade que é tentar ter uma vida melhor longe de tudo o que nos é próximo. Para além disso fiz questão de dizer que é um termo (expressão, gíria ou até calão, como queiram interpretar), e não uma ofensa como estão a querer insinuar. Fiz questão inclusive de explicar o significado desse termo (projeto de uma casa que poderia ter sido feita à 30 anos atrás).

Sendo que para quem ainda não percebeu. Este projeto é um projeto que tem os seus fundamentos arquitetónicos tradicionais. Com isto quero dizer sem ofender ninguém que o projetista pode ser, por grosso, 3 tipos de pessoa diferente: 1 - senhor desenhador com 30 anos de experiencia na área mas que sempre fez o mesmo tipo de casa. 2 - senhor engenheiro com ego acima da média que acha que o curso dele lhe dá direito de fazer arquitetura. 3 - pessoa pouco habilitada com pouco conhecimento sobre arquitetura contemporânea.

Resumindo e indo direto ao assunto, Sr. LuisPereira, nada tenho contra emigrante, casa de emigrantes e pessoas que gostem de casas de emigrantes, cada um tem direito a gostar do que bem entender.
    M32 lamento se a minha opinião não lhe agrada, mas de facto é o que penso, se não quer aceitar a mesma, está no seu direito e em nada fico ofendido ou magoado, mas quando se pede para dar opinião não se pode estar a espera de gostar de todas elas. A minha não é ofensiva, muito pelo contrário foi fundamentada e com o único objetivo de o ajudar nesta sua fase.

Cumprimentos a todos

Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

www.facebook.com/idealiving
  13.  # 19

Casa de emigrante
    Neste caso um brasileiro torna viagem
    Concordam com este comentário: LuisPereira
      Africana.jpg
  14.  # 20

Colocado por: Idealiving2 - senhor engenheiro com ego acima da média que acha que o curso dele lhe dá direito de fazer arquitetura.

Esta parte dava aqui uma grande conversa..mas de todo não vale a pena misturar as capacidades do engº fazer o que compete aos arquitetos e dos arquitetos tentarem impor que conseguem fazer o trabalho que compete aos engº mas isso são conversas para outro tópico.

0.0321 seg. NEW