Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal,

    Estou a colocar parte do isolamento num telhado (sotão), neste momento não sei o que usar para colar o esferovite às vigotas, nem para preencher os espaços nas juntas, quer entre esferovite, quer na junta com o tijolo.

    O poliuretano de facto é muito bom para o efeito, só que fica muito caro e o rendimento é pouco para o que quero. A saída do tubo também é muito larga, será que se eu conseguir aplicar um género de redutor (palhinha po exemplo) de diâmetro, consigo aumentar o rendimento ?

    Alguém tem sugestões e ideias? Agradeço.
      Foto0104.jpg
  2.  # 2

    Esta foto é mais elucidativa.
      Foto0101.jpg
  3.  # 3

    Esferovite????
    Muito giro!
  4.  # 4

    Com esferovite daqui a uns anos não tem lá nada....

    Quem lhe deu essa ideia?
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.Esferovite????
    Muito giro!


    E qual é o problema ? Esta é a primeira fase de isolamento, de seguida leva o roofmate (neste caso wallmate pois não vai sofrer pressão)conforme exemplo da foto.

    Colocado por: vasco tomeCom esferovite daqui a uns anos não tem lá nada....

    Quem lhe deu essa ideia?

    Não me diga que o vento vai evaporar o esferovite por baixo das telhas !Lol
      17.jpg
  6.  # 6

    Afinal eu tinha percebido bem a sua pergunta inicial.
    Pretende forrar as vigotas a esferovite? Para depois meter wallmate por baixo? Para quê?

    Quanto à esferovite, você não respondeu ao vasco tomé (quem lhe deu essa ideia?).

    E foi você que se lembrou de meter as vigotas (apoiadas nas paredes laterais, de tijolo) e as telhas apoiadas directamente nas vigotas?

    No mínimo, só lhe digo que não é lá muito ortodoxo!
  7.  # 7

    Se essa zona é pra ser habitavel o amigo vai levar com um frio no inverno e um calor no verão de morrer... Experiência propria, porque morei durante dois anos num sotão que pertencia aos meus pais e que fiz de habitação.

    Mas a diferença é que era placa em betão por cima e aí nem isso tem....
  8.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Afinal eu tinha percebido bem a sua pergunta inicial.
    Pretende forrar as vigotas a esferovite? Para depois meter wallmate por baixo? Para quê?

    Quanto à esferovite, você não respondeu ao vasco tomé (quem lhe deu essa ideia?).

    E foi você que se lembrou de meter as vigotas (apoiadas nas paredes laterais, de tijolo) e as telhas apoiadas directamente nas vigotas?

    No mínimo, só lhe digo que não é lá muito ortodoxo!


    Ainda não percebi qual a vossa dúvida, ou o que leram e viram de tão bizarro !

    Tanto quanto eu sei (e é muito pouco), o esferovite é um tipo de isolamento quer acústico quer térmico, daí estar na primeira camada e seguido do Wallmate por baixo de forma a reduzir as pontes térmicas das vigotas, já que o wallmate é mais eficaz que esferovite.Isolamento a mais acho que nunca fez mal a ninguém (moro numa zona de pinhal, bem húmida e fria!)

    Em relação à ideia, partiu de mim, se é boa ou má só saberei no fim do processo, já agora se acham que a ideia não é boa ou se tem algumas falhas abismais, agradeço a vossa ajuda a fim de corrigi-las!

    A situação das vigotas apoiadas nas paredes laterais e as telhas directamente nas vigotas, foi ideia do construtor e do engº.Não posso criticar se é boa ou má pois estou completamente out do ramo, de qualquer forma é uma empresa bastante sólida no mercado e de alguma dimensão. Por acaso tenho reparado noutras construções de moradias e já vi este processo.

    É capaz de explicar porque discorda ou ficou tão surpreso com esta solução ?
  9.  # 9

    Acho muito engraçado um colega meu sugerir essa solução de apoiar vigotas e toda a cobertura em cima de duas paredes de tijolo (onde não vi um único pilar, e não tenho a certeza que haja algum lintel).
    Mas, como estamos sempre a aprender, até gostava de ver o cálculo de estabilidade disso tudo...

    Já agora: que idade tem esse engenheiro? (pois.... isto sou eu com os meus preconceitos!)

    Quanto à esferovite, podia tê-la substituído por cartão e papel de jornais velhos. Também são bons isolamentos térmicos.
  10.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.Acho muito engraçado um colega meu sugerir essa solução de apoiar vigotas e toda a cobertura em cima de duas paredes de tijolo (onde não vi um único pilar, e não tenho a certeza que haja algum lintel).
    Mas, como estamos sempre a aprender, até gostava de ver o cálculo de estabilidade disso tudo...

    Já agora: que idade tem esse engenheiro? (pois.... isto sou eu com os meus preconceitos!)

    Quanto à esferovite, podia tê-la substituído por cartão e papel de jornais velhos. Também são bons isolamentos térmicos.


    Essa história do cálculo de estabilidade e isso tudo...já entra noutra onda da qual não pertenço, no entanto espero que não haja problema (até hoje não tenho conhecimento que tenha existido com outras obras). A idade do rapaz, acho que anda por volta dos 30 e tais (muitos), penso que já deve ter alguma experiência.

    A ideia do cartão e jornais velhos, até parece boa, talvez os seus colegas queiram segui-la e começar a aplicar esse isolamento por fora das casas (acho que é o ETICS não?), pelo menos talvez ficasse mais barato, o problema seria nos dias de chuva...

    E agora voltando à minha questão inicial, ideias e sugestões para colar o esferovite ?
  11.  # 11

    Colocado por: vasco tomeSe essa zona é pra ser habitavel o amigo vai levar com um frio no inverno e um calor no verão de morrer... Experiência propria, porque morei durante dois anos num sotão que pertencia aos meus pais e que fiz de habitação.

    Mas a diferença é que era placa em betão por cima e aí nem isso tem....


    O frio no Inverno já levo, calor no verão não pois a casa é bem fresquinha.Espero pelo menos que isto ajude!Ter ou não placa de betão, para o efeito de isolamento acho que é quase o mesmo.
  12.  # 12

    A DOW tem uma peças metálicas para isso, mas não consigo encontrar agora o link. Metem-se entre a vigota e a abobadilha e seguram a placa

    veja a Suspensão Regulável Multifix : http://www.knauf.pt/knauf/controller/controller.jsp?chId=144&famId=30850#anclaClasificacion
    Julgo que dá para perceber o principio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO, Zecalobo
  13.  # 13

    Colocado por: PauloCorreiaA DOW tem uma peças metálicas para isso, mas não consigo encontrar agora o link. Metem-se entre a vigota e a abobadilha e seguram a placa


    Pois, o Paulo em tempos já me tinha falado nisso, mas já virei a internet do avesso e não encontro nada. Já liguei para a Dow mas a ajuda foi pouca, falei vendedores que a Dow me indicou mas também não tinham nada para além das buchas de plástico.
  14.  # 14

    Eu vi isso mas não foi nas secção de construção Eles usavam esses perfis em naves industriais agricolas. Tenho tentado em sites espanhois e nada. Vou ver nos ingleses e nos brasileiros
  15.  # 15

    è esta peça, mas para vigotas:

    Photobucket

    http://www.aic.info.ro/styrofoam/p16.htm

    Um Pormenor fraquinho: http://www.construlink.com/download_counter.php?Tipo=DetalhesCad&IdDown=3&Fich=po0603.dwg

    Pesquise por placas AGmate, estou sem tempo por agora
  16.  # 16

    Cimento
    Veja estes posts: http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=861&highlight=telhado
    http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=1062
    Ajudam imenso, mas é preciso muita paciência para ler tanta coisa!
    Na opção Pesquisar coloque "telhado" ou "cobertura"
    Felicidades e Boa Sorte para a sua casa
    • jma
    • 13 abril 2009

     # 17

    ... o "esferovite" aí não é mais do que EPS.. que é um isolante térmico.. um pouco inferior ao XPS. no catálogo da pladur têm placas com eps ou xps, onde indicam o K de cada uma das soluções.
    quanto ao modo de construção... esperemos que os tremores de terra sejam muito fraquitos por aí ;)
  17.  # 18

    Colocado por: jma... o "esferovite" aí não é mais do que EPS.. que é um isolante térmico.. um pouco inferior ao XPS. no catálogo da pladur têm placas com eps ou xps, onde indicam o K de cada uma das soluções.
    quanto ao modo de construção... esperemos que os tremores de terra sejam muito fraquitos por aí ;)


    "Por mais ingénuos que sejamos quando não percebemos do assunto, também temos que confiar minimamente em quem faz o trabalho, ou então estariamos sempre com a pulga atrás da orelha por tudo e por nada.Quero acreditar e acredito que quando um engenherio civil ou de outra área, que assina um projecto de construção e sobre o qual recai a responsabilidade que se lhe é devida, principalmente quando existem vidas em jogo, o faz com seriedade e plena consciência da segurança que deve oferecer. Aliás, penso que estas situações são alvo de inspecção, seja no papel seja "in loco" , pelas câmaras ou estarei a pensar num mundo cor de rosa ?"
    • jma
    • 13 abril 2009

     # 19

    estará a pensar num mundo cor de rosa... verifique no projecto.. como é que isso está? tem de ser construído como foi projectado e não como o "artista" costuma fazer.... o eng civil que falou é o responsável pelo projecto ou pela obra?.. as câmaras "aprovam" um projecto que se encontra responsabilizado por um eng civil.. quanto ao controlo da execução, depende de quem (não) contrata.. as camaras (normalmente) vão lá no final passar a licença de utilização .. ou em caso de desgraça...aí também vão lá.. mas pode ser que não aconteça nada...
  18.  # 20

    Colocado por: jmaestará a pensar num mundo cor de rosa... verifique no projecto.. como é que isso está? tem de ser construído como foi projectado e não como o "artista" costuma fazer.... o eng civil que falou é o responsável pelo projecto ou pela obra?.. as câmaras "aprovam" um projecto que se encontra responsabilizado por um eng civil.. quanto ao controlo da execução, depende de quem (não) contrata.. as camaras (normalmente) vão lá no final passar a licença de utilização .. ou em caso de desgraça...aí também vão lá.. mas pode ser que não aconteça nada...


    O engº é responsável pelas duas situações, tanto quanto sei a construção foi alvo de diversas vistorias, tanto da parte da câmara como do banco (para largar os €€).Não me parece neste caso que o construtor tenha "aldrabado" o projecto, logo posso concluir que se o projecto está assim e foi executado de acordo com o mesmo, a construção está aprovada legalmente e obedece às condições de segurança exigidas.

    Já agora e a título de curiosidade, qual seria a vossa solução alternativa para o suporte de cada vigota ?
 
0.0231 seg. NEW