Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: ItalianoNão mudaria a zona de estar com a de jantar. Continuo a não gostar da zona dos quartos devassada pela entrada. Seria relativamente fácil resolver essa questão - ver casa-em-risco-de-ruína de Rodri.

acho que fazer um vestíbulo fechado iria tornar tudo diferente, inclusive tirar luminosidade. é mais importante a fluidez dos ocupantes no interior do que propriamente alguém de fora no hall poder ver as portas dos quartos.. ainda assim lembro que quem estiver no hall verá as costas de um armário alto, uma bancada ( aparador) ao lado da escada e mesmo com as portas abertas dos quartos ( exceptuando o 1º) não conseguirá ver nada.
  2.  # 42

Colocado por: Pedro Barradas

Não entendo essa explicação... eu meto sempre no projecto. Os empreiteiros é que teimam em não o fazer... é lixado,... È um dos pontos que em dia de visita à obra, é "sempre" para descofrar e fazer de novo.... lolollll...

O facto de estarmos habituados a não ter degrau, leva a que na viragem estejamos à espera de ter logo degrau, e na realidade não temos, quase tropeçamos.
  3.  # 43

Quem diria passei, um dia fora e vocês já abusaram do tópico. Tal como referi, o alçado a NW é que tem melhor vista. Por isso se deu preferência à sala de estar naquele posicao, bem como cozinha orientada para lá. A cozinha tem uma janela a nascente que segundo os meus cálculos solares recebe exposição direta da luz de Maio a setmbro entre as 8h e as 9h30, por cá tomamos o pequeno almoço as 7 pois os miúdos acordam as 6h30.
    A sala de jantar é para as festas e permite afastar os móveis d a sala de estar dando largueza à de jantar.
    Não concordo com os reflexos na TV.?! No local onde está não tem incidência de luz.
    A cozinha com tanta janela no open space , é rápido que areja com os ventos de norte.
    A entrada da casa, quando te deparas com a caixa de escadas , tens um armário para tapar as vistas, depois já esta em aberto, e ai o nível dos olhos, já está ao nível da laje, por isso a privacidade consegue ser total.
    Além disso "areja " o piso com a janela a nascente. Sendo enclausurado, tornava_se tudo muito escuro.
    O muro em socalcos na lavandaria permite a entrada de luz para baixo, capricho meu que vinha do projecto inicial, agora com outra abordagem sem dúvida bem conseguida.
    O jardim ai nivel da rua fica minimalista mas permite cantos e recantos que dão graça ao espaço, auxiliada por aquela Vedação rústica a colocar.
    Há um pormenor que me surgiu mas ainda não conseguii equacionar, pois estou a espera de apoio técnico, que será claraboia, não convencional no corredor dos quartos / caixa de escadas. La muita luz deswja-se
  4.  # 44

O que interessa é que goste ;)
    • void
    • 20 outubro 2015

# 45

O "cliché" da janela por cima da banca foi ideia do autor do projeto ou pedido do DO?
    Sendo a sala open space, com uma ilha, acho que não faz muito sentido encostar o fogão a uma parede.

Mas gosto da limpeza e fluidez do desenho!
  5.  # 46

Foi a convergência de duas pessoas com a mesma ideia.
    Aproveita e a luz de nascente
    • void
    • 20 outubro 2015

# 47

Ok.
    Só perguntei porque prefiro apenas luz lateral, gostos!!
  6.  # 48

void

não só para dar luz mas é bom poder olhar para fora, para o nosso espaço exterior, ali daquele lado (pátio)podem acontecer coisas interessantes também, porque não poder olhar ?´
  7.  # 49

Eu tenho na actual cozinha luz pela lateral, e estou sempre a dar uma ida à janela. Também moro num prédio, e dou conta das últimas tendências da vizinhança.
    Neste caso, talvez os miúdos a brincar por lá.
  8.  # 50

Colocado por: marco1acho que fazer um vestíbulo fechado iria tornar tudo diferente, inclusive tirar luminosidade. é mais importante a fluidez dos ocupantes no interior do que propriamente alguém de fora no hall poder ver as portas dos quartos.. ainda assim lembro que quem estiver no hall verá as costas de um armário alto, uma bancada ( aparador) ao lado da escada e mesmo com as portas abertas dos quartos ( exceptuando o 1º) não conseguirá ver nada.

Aceito o que diz mas vejo mais desvantagens do que vantagens num espaço comum de entrada na casa e circulação dos quartos e casa de banho. Privacidade, silêncio, etc, para mim são mais importantes do que luminosidade no corredor dos quartos.
  9.  # 51

Concretize a questão de privacidade e silêncio?
  10.  # 52

.
  11.  # 53

Privacidade: Está alguém a sair do duche de roupão de banho e entra uma visita dos filhos ou dos pais, ou está à porta o senhor das pizzas ou uma testemunha de Jeová ou...

Silêncio: Basta haver horários trocados: pais que saem mais cedo que os filhos para trabalhar, filhos que entram em casa quando os pais estão a dormir, a empregada que entra para limpar a casa de manhã cedo, a mãe que chega das compras do mercado no sábado de manhã enquanto o resto da família ainda dorme... Aquela porta a abrir e fechar e as pessoas a entrar e sair ao lado dos quartos não proporcionam grande quietude.
  12.  # 54

A volumetria é muito interessante
  13.  # 55

Italiano

repare bem que ninguém que esteja á porta vai conseguir ver o que quer que seja naquele corredor dos quartos. mesmo que entre ligeiramente, idem aspas.
    em relação ao barulho, os quartos tem portas, e as situações que descreveu inserem-se no mais comum dentro de qualquer casa tenha mais uma porta ou não.
    é claro que em casas com outras dimensões será sempre possível distanciar tudo entre si.
    Concordam com este comentário: callinas
  14.  # 56

Colocado por: ItalianoPrivacidade: Está alguém a sair do duche de roupão de banho e entra uma visita dos filhos ou dos pais, ou está à porta o senhor das pizzas ou uma testemunha de Jeová ou...
    .

O nosso quarto tem wc, essa parte não faz sentido. Depois o circuito entre o outro wc e os 3 quartos restantes está praticamente fora da linha de vista da entrada.
    Não deixa de ser verdade que seria uma casa com pisos invertidos como já tinha sido sugerido mas no presente caso tal era desapropriado.

Colocado por: Italiano
    Silêncio: Basta haver horários trocados: pais que saem mais cedo que os filhos para trabalhar, filhos que entram em casa quando os pais estão a dormir, a empregada que entra para limpar a casa de manhã cedo, a mãe que chega das compras do mercado no sábado de manhã enquanto o resto da família ainda dorme... Aquela porta a abrir e fechar e as pessoas a entrar e sair ao lado dos quartos não proporcionam grande quietude.

Concordo, mas no presente caso são exemplos não aplicaveis.
    Os pais dormem no lado oposto da casa, os filhos podem chegar tarde e mal que ninguém dá por ela
    A empregada entra pelo piso de baixo
    A mãe vai as compras entra por baixo
  15.  # 57

Se não são problemas para si, excelente. Para mim seriam, pelo que nunca compraria uma casa como a sua. Mais rapidamente comprava a do Rodri12 :-)
  16.  # 58

Colocado por: marco1Italiano

repare bem que ninguém que esteja á porta vai conseguir ver o que quer que seja naquele corredor dos quartos. mesmo que entre ligeiramente, idem aspas.
    em relação ao barulho, os quartos tem portas, e as situações que descreveu inserem-se no mais comum dentro de qualquer casa tenha mais uma porta ou não.
    é claro que em casas com outras dimensões será sempre possível distanciar tudo entre si.
    Concordam com este comentário:callinas

Há uma pequena parte que tem visibilidade da entrada para o corredor dos quartos mas pouco.
    Quando se é solteiro ainda se anda nú ou quase pela casa, quando já há família, já anda tudo vestidinho,
  17.  # 59

Colocado por: ItalianoSe não são problemas para si, excelente. Para mim seriam, pelo que nunca compraria uma casa como a sua. Mais rapidamente comprava a do Rodri12 :-)

É lá!!! Andas-te a fazer ao piso de mansinho... Olha que apesar de ela estar para cair não a vendo!!!! LOL

Quanto ao piso dos quartos eu não dispenso o hall dos mesmos, criado pela porta que o separa do hall de entrada
  18.  # 60

Callinas, isso tá muita feio!!!! ;)

0.0250 seg. NEW