Colocado por: alexp
Por falar em Panasonic, como é que estão as coisas em Portugal? É que o site do distribuidor já está em baixo há bastante tempo.Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagopacheco
Colocado por: tiagopachecoBoa tarde,
Continuam a chegar a mim mais orçamentos.
Desta vez, um insuatherm e outro zantia. Está finalmente decidido que será com bomba de calor.
Portanto, tenho 4 marcas orcamentadas: baxi, solius, insuatherm e zantia.
Neste momento a zantia é a mais barata e a bomba de calor é em inox.
Quanto ao ar condicionado só tenho orçamentos daikin e Mitsubishi.
Tendo estas duas preços idênticos, qual será a opção melhor? Daikin Ftxs k ou Mitsubishi msf-sf? Ambos multi split....
Colocado por: jorgealves
então arrange-me aí uma placa para um VRV que a MB não tem,
a Daikin ainda hoje tem peças para maquinas que se deixaram de fabricar há mais de 15 anos.
Colocado por: Joker12tinham em stock muitos componentes antigos mas ao acabar acabou,é um caso real e sobejamente conhecido do ramo, a serie 410 dos vrv mb são rigorosamente os mesmos do 22, e as placas acumulam imensos erros de operação e maquinas com 7 anos já não têem placas de reposição, é muito grave pois estamos a falar de maquinas acima dos 30.000€ e não de split´s.
Mais uma alternativa que me foi apresentada.
Novamente solius.
Desta vez seria 3 painéis fotovoltaicos (750w) + bomba de calor 300L EcoTank Super.
Pelos vistos preciso quer os painéis produzam mais de 1557kw por ano. Se este valor for atingido poderei optar por este sistema em detrimento dos painéis térmicos.
O que acham desta solução? Será melhor do que a bomba mais painéis térmicos?
Mais uma alternativa que me foi apresentada.
Novamente solius.
Desta vez seria 3 painéis fotovoltaicos (750w) + bomba de calor 300L EcoTank Super.
Pelos vistos preciso quer os painéis produzam mais de 1557kw por ano. Se este valor for atingido poderei optar por este sistema em detrimento dos painéis térmicos.
O que acham desta solução? Será melhor do que a bomba mais painéis térmicos?
Colocado por: euQual o custo dessa solução? O excedente da energia elétrica é injetado na rede da casa?
Colocado por: tiagopachecoA diferença entre os dois sistemas é de 100€ mais coisa menos coisa se não me engano... Ainda não tenho preços finais.
Sim é injetado na rede o excedente.
Colocado por: euEntão eu avançava para esta solução sem qualquer dúvida. Penso que o futuro do aquecimento de águas é esse mesmo: energia fotovoltaica + bomba de calor.
Colocado por: euPenso que o futuro do aquecimento de águas é esse mesmo: energia fotovoltaica + bomba de calor.
Colocado por: callinas
Já agora, alguém me proíbe de ter fotovoltaicos sem que os declare como instalados?
Colocado por: eu
Então eu avançava para esta solução sem qualquer dúvida. Penso que o futuro do aquecimento de águas é esse mesmo: energia fotovoltaica + bomba de calor. 750 W é que me parece pouco... tente negociar mais um painel, para ficar com 1000 W.
Veja também a garantia dos painéis fotovoltaicos. Alguns fabricantes dão garantia de 20 anos (ou até mais).Concordam com este comentário:21papaleguasEstas pessoas agradeceram este comentário:tiagopacheco
Colocado por: callinasJá agora, alguém me proíbe de ter fotovoltaicos sem que os declare como instalados?sim, o distribuidor de energia eléctrica é obrigado a desligar o fornecimento se tiver na sua propiedade uma instalação de auto- produção não registada ou licenciada,
Colocado por: jorgealves
se for completamente independente ninguém o pode chatear.
Colocado por: 21papaleguasPois, e em quanto tempo é que consegue recuperar o dinheiro investido?
Colocado por: tiagopachecoSim 750w não deve produzir aquele valor mínimo.
Colocado por: tiagopachecoa manutenção dos fotovoltaicos é mais barata
Colocado por: 21papaleguasPergunto mesmo se irá ser possível no futuro ser autónomo em relação à energia eléctrica?