Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: alexp
    Por falar em Panasonic, como é que estão as coisas em Portugal? É que o site do distribuidor já está em baixo há bastante tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagopacheco

E o da Mitsubishi eletric também está em manutenção à mais de meio ano.
  2.  # 102

Colocado por: tiagopachecoBoa tarde,
    Continuam a chegar a mim mais orçamentos.
    Desta vez, um insuatherm e outro zantia. Está finalmente decidido que será com bomba de calor.
    Portanto, tenho 4 marcas orcamentadas: baxi, solius, insuatherm e zantia.
    Neste momento a zantia é a mais barata e a bomba de calor é em inox.

Quanto ao ar condicionado só tenho orçamentos daikin e Mitsubishi.
    Tendo estas duas preços idênticos, qual será a opção melhor? Daikin Ftxs k ou Mitsubishi msf-sf? Ambos multi split....

Amigo Tiago quanto aos kits solares eu já lhe respondi por Pm, dessas quatro marcas pode ser que se consiga fazer uma boa bomba de calor juntando as peças todas.

Quanto ao ar condicionado seja Daikin ou Mitsubishi está bem encaminhado a meu ver, como disse anteriormente tenho instalado mais Mitsubishi pois tenho os clientes muito satisfeitos a nível de consumos eléctricos.
  3.  # 103

Colocado por: jorgealves
    então arrange-me aí uma placa para um VRV que a MB não tem,

a Daikin ainda hoje tem peças para maquinas que se deixaram de fabricar há mais de 15 anos.

Meu caro amigo Jorge, eu nunca tive avarias em vrb da Mb mas sei quem já teve e conseguiu as peças, mesmo para ar condicionado, normal que os stocks vão acabando e esses modelos deixaram de ser fabricados já alguns anos, agora dizer-me que a Daikin tem peças para maquinas com mais de 15 anos, pode ter sorte em eles terem, como não terem nenhumas em stock, ou vão fabricar placas de aparelhos com mais de 15 anos????
    Ainda a poucos dias estive a falar com o Eng Garrido da Mitsubishi e ele disse que ainda tinham em stock muitos componentes antigos mas ao acabar acabou, a evolução foi enorme em termos de tecnologia, nem tinha cabimento algum fabricarem peças antigas, há que substituir os velhos equipamentos ON / OFF pelos novos Inverter ou você não precisa de ganhar dinheiro.
  4.  # 104

Colocado por: Joker12tinham em stock muitos componentes antigos mas ao acabar acabou,
    é um caso real e sobejamente conhecido do ramo, a serie 410 dos vrv mb são rigorosamente os mesmos do 22, e as placas acumulam imensos erros de operação e maquinas com 7 anos já não têem placas de reposição, é muito grave pois estamos a falar de maquinas acima dos 30.000€ e não de split´s.

ps: a Daikin tem peças para muitas maquinas mas também não fabrica mais quando acaba o sotock, a diferença é que a produção e o stock não esta segmentado como a mb, todas as fabricas partilham as mesmas peças.
  5.  # 105

Boa tarde,

Mais uma alternativa que me foi apresentada.
    Novamente solius.
    Desta vez seria 3 painéis fotovoltaicos (750w) + bomba de calor 300L EcoTank Super.
    Pelos vistos preciso quer os painéis produzam mais de 1557kw por ano. Se este valor for atingido poderei optar por este sistema em detrimento dos painéis térmicos.

O que acham desta solução? Será melhor do que a bomba mais painéis térmicos?
    • eu
    • 10 dezembro 2015

# 106

Qual o custo dessa solução? O excedente da energia elétrica é injetado na rede da casa?
  6.  # 107

Novamente solius.
    Desta vez seria 3 painéis fotovoltaicos (750w) + bomba de calor 300L EcoTank Super.
    Pelos vistos preciso quer os painéis produzam mais de 1557kw por ano. Se este valor for atingido poderei optar por este sistema em detrimento dos painéis térmicos.

Novamente solius.

Se calhar ate produz isso anualmente, mas no Outono e Inverno não será auto-suficiente
  7.  # 108

Colocado por: euQual o custo dessa solução? O excedente da energia elétrica é injetado na rede da casa?

A diferença entre os dois sistemas é de 100€ mais coisa menos coisa se não me engano... Ainda não tenho preços finais.
    Sim é injetado na rede o excedente.
  8.  # 109

Caro callinas, um sistema térmico normal também não é. Será que assim não rende mais?
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 10 dezembro 2015 editado

# 110

Colocado por: tiagopachecoA diferença entre os dois sistemas é de 100€ mais coisa menos coisa se não me engano... Ainda não tenho preços finais.
    Sim é injetado na rede o excedente.

Então eu avançava para esta solução sem qualquer dúvida. Penso que o futuro do aquecimento de águas é esse mesmo: energia fotovoltaica + bomba de calor. 750 W é que me parece pouco... tente negociar mais um painel, para ficar com 1000 W.

Veja também a garantia dos painéis fotovoltaicos. Alguns fabricantes dão garantia de 20 anos (ou até mais).
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
  9.  # 111

Colocado por: euEntão eu avançava para esta solução sem qualquer dúvida. Penso que o futuro do aquecimento de águas é esse mesmo: energia fotovoltaica + bomba de calor.

Colocado por: euPenso que o futuro do aquecimento de águas é esse mesmo: energia fotovoltaica + bomba de calor.

Essa foi uma das razões porque decidi pelo termodinâmico, bem como por ser tudo eléctrico cá em casa.
    Pergunto mesmo se irá ser possível no futuro ser autónomo em relação à energia eléctrica?
    Não acredito, infelizmente, irão com certeza criar um "IMI" para painéis fotovoltaicos...
    Como é que se iria pagar ao chulo do mexia?
  10.  # 112

Para o verão será excelente. Gostava de ver um comparativo de Painéis solares para AQS vs Aqs por bomba de calor apoiada por paineis fotovoltaicos.

Já agora, alguém me proíbe de ter fotovoltaicos sem que os declare como instalados?
  11.  # 113

Colocado por: callinas
    Já agora, alguém me proíbe de ter fotovoltaicos sem que os declare como instalados?

A questão é outra.
    Será que compensa ter fotovoltáicos só para auto consumo?
    Iria passar o resto da sua vida para recuperar o dinheiro investido.
  12.  # 114

Colocado por: eu
    Então eu avançava para esta solução sem qualquer dúvida. Penso que o futuro do aquecimento de águas é esse mesmo: energia fotovoltaica + bomba de calor. 750 W é que me parece pouco... tente negociar mais um painel, para ficar com 1000 W.

Veja também a garantia dos painéis fotovoltaicos. Alguns fabricantes dão garantia de 20 anos (ou até mais).
    Concordam com este comentário:21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagopacheco

Sim 750w não deve produzir aquele valor mínimo.
    Tenho que analisar bem as propostas e ver bem os preços, até porque a manutenção dos fotovoltaicos é mais barata.
    Agora os térmicos são é bem mais eficientes.
    Está aqui mais uma dor de cabeça para mim...
    Alguém já tem este sistema?
  13.  # 115

Colocado por: callinasJá agora, alguém me proíbe de ter fotovoltaicos sem que os declare como instalados?
    sim, o distribuidor de energia eléctrica é obrigado a desligar o fornecimento se tiver na sua propiedade uma instalação de auto- produção não registada ou licenciada,

se for completamente independente ninguém o pode chatear.
  14.  # 116

Colocado por: jorgealves
    se for completamente independente ninguém o pode chatear.

Pois, e em quanto tempo é que consegue recuperar o dinheiro investido?
  15.  # 117

Colocado por: 21papaleguasPois, e em quanto tempo é que consegue recuperar o dinheiro investido?

provavelmente nunca.
    Concordam com este comentário: eu, 21papaleguas
  16.  # 118

Colocado por: tiagopachecoSim 750w não deve produzir aquele valor mínimo.

mas se produzir mais e não for consumido quem vai agradecer é o distirbuidor de energia electrica pois fica-lhe a custo zero, e a manutenção e desgaste fica do seu lado.

Colocado por: tiagopachecoa manutenção dos fotovoltaicos é mais barata

existem sistemas solares termicos sem manutenção.
  17.  # 119

No entanto eu sou da opinião que quem tiver possibilidades de montar um kit de painéis para auto consumo só irá ser beneficiado, porque além de poupar o que consome durante algum período do dia, ainda consegue vender o excesso e ao fim de sete ou oito anos tem o investimento pago.
    • eu
    • 10 dezembro 2015

# 120

Colocado por: 21papaleguasPergunto mesmo se irá ser possível no futuro ser autónomo em relação à energia eléctrica?

Já é possível no presente. Mas fica demasiado caro e não vale a pena.

0.0369 seg. NEW