Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Boas pessoal,

Aproveito o topico para tentar esclarecer as minhas duvidas em relaçao ao meu aquecimento. Vou tentar ser o mais esclarecedor possivel.

Tenho uma moradia individual antiga com 200m2 e pé direito de 2.5 metros na zona de braga. Temperaturas no inverno minimas de 2 ° a noite e maximas de 12° nos dias mais frios.

Tenho caixilharias de 60mm com ruptura termica e respectivo vidro termico, chao com 60mm de isolamento e placa do sotao ( chao do sotao com 150mm de la de vidro), as paredes sao em pedra 60cm (dupla parede, ou seja as pedras interiores nao sao as medmas do exterior, isto revestido com 5 cm de béton no interior e exterior ( que nao vale muito).

Como aquecimento tenho piso radiante, com cronotermostatos em cada divisao e respetivas torneiras termostaticas no colector. A temperatura do piso esta nos 40°, tenho piso ceramico no res do chao ( funciona muito bem) e no 1andar parquet flutuante de 15mm ( mais demorado a aquecer ).

Como fonte de calor de momento ( pois acabei de restaurar a casa e ainda nao habito, apenas uso como casa de ferias ), tenho um recuperador da solzaima acqua que funciona muito bem (instalado no rez do chao num open space de 100m2 aquece esta area facilmente a 22° sem recorrer ao piso radiante e nao suja o vidro), ligado ao piso e o excesso aquece um deposito de inercia de 1500l por estratificaçao e em 4 a 5 horas passa de 35° a 70° nos 3/4 da sua totalidade.

Como esta fonte é insuficiente, e tenho possibilidade de arranjar lenha barata, estou virado para adquirir uma caldeira de chama invertida, nomeadamente da vigas que me agradam nao so pela robustes mas tambem pelo controlo modelante.

A minha duvida prende-se sobretudo com a potencia adequada para a minha moradia, uma vigas 25 tem 31kw de potencia nominal e 120l de camara ou uma vigas 40kw com 185l. Penso que tera muito haver com as perdas da minha casa pois pretendia fazer um no maximo 2 carregamentos diarios nos dias mesmo frios e tendo como margem se necessario o deposito de 1500l...

Agradecia a quem me pudesse elucidar melhor sobre o dimensionamento...

cumps
    Bruno
  2.  # 262

O recuperador deve ligar ao deposito de inercia e este é que liga ao piso atraves de grupo modulante.
  3.  # 263

Não precisa de gastar mais dinheiroem mais maquinas, coloque essa que tem a funcionar correctamente.
  4.  # 264

Colocado por: jorgealvesO recuperador deve ligar ao deposito de inercia e este é que liga ao piso atraves de grupo modulante.

E não será isso que lá está instalado, apesar da descrição em contrário?
  5.  # 265

N percebi, é insuficiente cm assim? N consegue aquecer a casa toda?
  6.  # 266

Colocado por: jorgealvesO recuperador deve ligar ao deposito de inercia e este é que liga ao piso atraves de grupo modulante.

Sim, tenho um grupo modelante que controla a temperatura que vai para o piso radiante a 40° ( que para o 1 andar onde tenho soalho flutuante acho que até deveria ser mais ).

O avanço do recuperador está ligado no bocal superior do deposito de inercia, onde existe um T para o avanço do grupo modelante do piso radiante. Quando o recuperador trabalha, alimenta o piso e o excesso entra no deposito de inercia. Uma vez que o recuperador desliga o grupo modelante vem buscar a temperatura ao deposito de inércia.

Colocado por: jorgealvesNão precisa de gastar mais dinheiroem mais maquinas, coloque essa que tem a funcionar correctamente.

Não é suficiente Jorge para manter a casa o resto do dia. O Acqua tem apenas 17,5 Kw de potencial nominal.
  7.  # 267

Colocado por: Sergio RodriguesN percebi, é insuficiente cm assim? N consegue aquecer a casa toda?

Sim aquece bem quando trabalha, como disse antes no rés do chão o piso nem trabalha, e no 1° andar atinge 20° temperatura desejada. Mas apenas o ligo á noite entre as 19h e as 24h, mas durante o dia a temperatura acumulada no deposito de inercia não é suficiente.

Se as noites forem frias as 8h da manha já so tenho 40° no depósito.
  8.  # 268

E isolamento da casa é bom?
  9.  # 269

No rés do chão levou 60mm de isolamento por baixo do piso, na placa do sotão tem 150mm de lá de vidro, caixilharia com 60mm ruptura térmica e respectivo vidro térmico, as paredes sao o ponto mais fraco, paredes em pedra de 60cm ( paredes de pedra dupla) revestidas pelo interior e exterior com cimento 5cm.

De notar que se acender o recuperador, o aquecimento no rés do chão praticamente so trabalha entre as 7h e as 9h para restituir os 20° depois, tenho o cronotermostato programado a 18° e aguenta-se todo o dia.

No piso superior é que é mais problemático, não sei se por ser em soalho o revestimento do chão. De salientar que tenho á volta de 6 a 8 cm de betonilha no piso.

Ao procurar esta solução de caldeira, não é apenas para compensar o recuperador, mas sim nos dias ou semanas que não me apetece ligar o mesmo, tenho outra fonte de calor que me assegure o conforto e as AQS, independentemente do recuperador.
    Concordam com este comentário: J
  10.  # 270

O depósito de inércia ésts só a ocupar espaço, a entrada nunca pode partilhar com a alimentação do prh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XLCBruno
  11.  # 271

O Solzaima Acqua tem 17.5 kW de potência no circuito de água, mas o circuito de ar debita mais outro tanto, tudo junto andará na ordem dos 30 kW.

Eu ligaria o recuperador de calor directamente ao depósito de inércia (entrada) e o depósito é que ligaria ao piso radiante (saída), simplificando o esquema.
  12.  # 272

Colocado por: SkinkxO Solzaima Acqua tem 17.5 kW de potência no circuito de água, mas o circuito de ar debita mais outro tanto, tudo junto andará na ordem dos 30 kW.

Eu ligaria o recuperador de calor directamente ao depósito de inércia (entrada) e o depósito é que ligaria ao piso radiante (saída), simplificando o esquema.
    isso é a única forma correcta de funcionar.
  13.  # 273

mas assim tb funciona jorge! alias não esta mal montado é como muitos fabricantes têm como esquemas hidraulicos!!
  14.  # 274

por ex! o que pode faltar é uma valvula de rentenção no recuperador ou a valvula anti condensação
  15.  # 275

Colocado por: Sergio Rodriguesmas assim tb funciona jorge! alias não esta mal montado é como muitos fabricantes têm como esquemas hidraulicos!!
    não digo que não funcione, não é eficiente.
  16.  # 276

é igual, a unica diferença é que a agua pro aquecimento esta disponivel mais depressa, ou seja inves de esperar que o deposito de inercia aqueça o circuito de aquecimento vai buscar directamente ao circuito do primario, depois vai misturar a agua e a restante agua do circuito primario vai aquecendo o deposito!!! quando o recuperador apaga entao o aquecimento vai buscar agua ao deposito de inercia que entretanto aqueceu!!! ce la meme chose!!!!
      schema Froling H-350x350.jpg
  17.  # 277

Colocado por: Sergio Rodriguesé igual, a unica diferença é que a agua pro aquecimento esta disponivel mais depressa, ou seja inves de esperar que o deposito de inercia aqueça o circuito de aquecimento vai buscar directamente ao circuito do primario, depois vai misturar a agua e a restante agua do circuito primario vai aquecendo o deposito!!! quando o recuperador apaga entao o aquecimento vai buscar agua ao deposito de inercia que entretanto aqueceu!!! ce la meme chose!!!!

Mas se o PRH é aplicado para funcionamento em contínuo, essa vantagem só se faz notar na colocação da instalação em funcionamento e nada mais, no restante acho o outro esquema mais pacífico.

PS: ainda este fim-de-semana estive a ver os catálogos dessa marca e estava lá esse esquema. E continuo a não gostar... LOL
  18.  # 278

é igual!!
  19.  # 279

Colocado por: Sergio Rodriguesé igual!!

Reservo o meu direito à teimosia :-)
  20.  # 280

idem =)

0.0561 seg. NEW