Boa tarde, Estive a pesquisar outra vez sobre barometric damper e fiquei com algumas dúvidas:
Desde logo, encontrei informação a desaconselhar a instalação destas válvulas em equipamentos a lenha por contribuir para o aumento do crédito a chaminé, uma vez que ao promover a entrada de ar frio na chaminé arrefece o fumo e aumenta a fixação de resíduos nas paredes da chaminé.
No meu caso, que tenho excesso de fumo na caldeira, pelo que percebi estas válvulas servem principalmente para reduzir a intensidade da combustão, diminuindo a tiragem da chaminé, parece-me que não ajudará. Até porque a caldeira tem o ventilador, que irá contrariar a válvula constantemente.
Fiquei com a ideia que estas válvulas não aumentam a tiragem da chaminé.
Não sei ao certo. Nunca foram feitos quaisquer testes. Mas depois de a chaminé arder vieram cá a casa duas pessoas "entendidas" no assunto e apontaram um curva que a chaminé tem no cimo da chaminé de 45 graus. Disseram que essa curva, para além de retirar tiragem, capacidade da chaminé, acumula também mais lixo, tendo tendência para entupir aí. Disseram que se a chaminé tivesse maior tiragem, não haveria tanta acumulação de partículas nas paredes da chaminé e nem na curva.
Quanto às explosões que a caldeira faz, resultam da acumulação de fumo. Se a chaminé tiver maior tiragem penso que tem menos probabilidade de acontecer. Digo eu...
Essa das explosões é muito estranho. Isso significa que você está a gaseificar a madeira mas depois a queima não é completa por falta de oxigénio. Quando uma bolsa desses gases quentes apanha algum oxigénio, então dá um explosão. Você tem a entrada de ar bem desimpedida? Se não tiver a entrada de ar bem desimpedida também não terá boa tiragem nem boa queima!
Sim tenho entrada de ar bem desimpedido. Pelo que percebi as explosões resultam de um acumular de fumo que não é expelido para o exterior. Penso que sim a câmara de combustão tiver mais oxigênio a chama ficar a maior originando ainda mais fumo logo mais probabilidade de haver as tais explosões. Com a entrada de ar primário estrangulada quase totalmente fechada não costuma fazer tanto essa estais a explosão. A própria configuração da caldeira refere que a entrada de ar deve estar fechada. Quando digo fechada não quer dizer que não entre ar quer dizer que do que dá para ajustar deve estar no mínimo ficando sempre uma pequena entrada de ar que não dá para anular. O que faz falta nesta caldeira e que as mais evoluídas devem ter é um meio automático que estragou a entrada de ar quando a combustão se torna muito forte. Penso que as que tem sonda lambda fazem isso mas são para outros valores de compra . Não faço ideia se existe a algum mecanismo que possa ser adaptado nesta caldeira e que faça este controle automático da entrada de ar.
Desenterrando mais uma vez o tópico... Tendo eu uma caldeira a lenha de chama invertida e um depósito de inércia num sistema para aquecimento central por radiadores. Quais as temperaturas definidas para a água da caldeira e da circulação nos radiadores?! Atualmente tenho 65 na caldeira e 60 nos radiadores... Estará bem?!