Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Mariana AraujoPB a Minimal só disse que queria isolar bem termicamente, não mencionou o factor preço. Sobre o preço você não sabe quanto lhe vai custar uma solução e outra. Embora quando se fala de preços das lãs vocês mencionam sempre sem aplicação como se a mão de obra para o aplicar fosse grátis... e nunca mencionam o custo do desperdicio.
    Eu se fosse uma leiga, no caso da Minimal já estava á beira de um ataque de nervos. Fala-se em densidades, em lã de vidro ou lã de rocha (ou canhamo) em espessuras, qual a melhor marca, com papel ou sem papel, se é para cima ou para baixo...como se complica uma coisa tão simples.
    Simples simples é entregar a alguém que supostamente percebe e deixar correr e depois vêm para aqui queixar que afinal o problema não ficou resolvido, normalmete quem aqui aparece, ou já está "atracado" ou não o quer ser.
    Colocar manta de lã de rocha é algo DIY para quem quiser, só tem que saber o que aqui se devate e ter EPIs adequadas(luvas, fato, mascara e óculos) .
    Tem que compreender que nem toda a gente está disposta a investir em poliuretanos projectados por mais valências que tenham ou que anunciem.
  2.  # 62

    Vocês sabem tão bem como eu que existem inúmeros casos em que os paineis das lãs minerais não funcionam depois de aplicados. O problema não está nas caracteristicas do material mas na dificuldade de aplicação. Os isolamentos termicos e acústicos para funcionarem têm que ser completamente estanques, sem juntas abertas nem folgas e isso nem sempre é possivel.
  3.  # 63

    Colocado por: Mariana AraujoVocês sabem tão bem como eu que existem inúmeros casos em que os paineis das lãs minerais não funcionam depois de aplicados. O problema não está nas caracteristicas do material mas na dificuldade de aplicação. Os isolamentos termicos e acústicos para funcionarem têm que ser completamente estanques, sem juntas abertas nem folgas e isso nem sempre é possivel.


    Mariana Araujo, agradeço o seu conselho, mas de facto pretendo encontrar algo que já tenha sido testado por várias pessoas, e as lãs (pelo menos em Portugal) são mais comuns do que o poliuretano projectado. No meu caso julgo que as lãs serão uma melhor opção.

    Colocado por: Pedro BarradasMeta as duas mantas cruzadas que enunciou, que chega. Altas densidades são aconselhadas para as questões acústicas, não é aqui o caso.
    Até pode ser lã de vidro PN20. Uma delas convem ter papel kraf numa das faces. Este deverá estar voltado para o local aquecido, portanto com a face de papel voltada contra o gesso cartonado do tecto falso.


    Sempre pensei que a densidade e a espessura da lã de rocha estivesse (para além da parte acústica) relacionada com a coeficiência energética, mas agora fiquei baralhada. A densidade da lã de rocha não vai fazer com que o seu comportamento térmico seja melhor?

    E na sua opinião qual é melhor termicamente: 2 mantas de lã de rocha 4cm 40kg/m3 ou lã de vidro PN20?

    E sobre o papel kraft, quando são usadas duas camadas cruzadas tenho lido que ambas as camadas devem ter papel kraft - a de baixo fica virada para baixo e serve de barreira dos vapores do interior da casa e a de cima fica com o papel virado para cima e serve como barreira dos vapores do sótão. Indicou que apenas a de baixo deveria ter papel kraft, será que não vale a pena o papel kraft na camada de cima?
  4.  # 64

    Mas vai ter sotão? ou é o desvão ventilado?
    sobre o tecto falso, isolado ficam somente o ripado e as telhas, correcto?
  5.  # 65

    O meu tecto é em estafe e está seguro através de barrotes de madeira (daí a necessidade de criar um tecto falso com isolamento térmico). O prédio tem um sótão que é usado apenas quando é nessário fazer manutenção do telhado. O telhado só tem ripado e telhas. É um prédio dos anos 50 e não existe qualquer tipo de isolamento.
  6.  # 66

    1º veja as condições da estrutura que suporta o estafe. Já verificou? como está?
  7.  # 67

    A estrutura julgo que está boa, mas vou ter de aplicar uns barramentos no estafe uma vez que está um pouco danificado (devido a umas infiltrações que houve no telhado há muitos anos atrás)
  8.  # 68

    Então em que ficou o isolamento do sótão?
  9.  # 69

    Vou colocar 2 mantas de lã de rocha c/ papel kraft cruzadas com 4cm 50kg/m3 (cada). Ainda não iniciei a execução dos tectos, mas depois de investigar muito pareceu-me a melhor opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  10.  # 70

    Boa Tarde "Minimal",
    Sempre chegou a concluir a sua obra de isolamento?
    se sim, qual foi a solução adoptada ?
    (quero isolar o meu e ainda não sei qual a melhor opção para isso)
    cpts
  11.  # 71

    Já agora para acrescentar aqui que nunca se deve colocar o papel kraft nos dois lados. Apenas é só no lado quente. Colocar igualmente no lado do sótão, se houver humidades a entrar para o isolamento, está vai ficar "entalada" entre as duas barreiras para vapor, fomentando o apodrecimento e crescimento de fungos porque não seca, respira tão bem...
  12.  # 72

    Olá! Vou retomar o meu topico de 2018 pois parece que é desta que vou isolar o pavimento do meu sótão (não habitado).

    Pretendo colocar 2 camadas de lã mineral Isover com 10cm de espessura cada, cruzadas, a de baixo com papel kraft virada para baixo e a de cima sem papel.

    Contatei a Isover (só consegui o contato dos representantes Saint-Gobain) para saber a opinião deles em colocar uma tela respiravel por cima da última camada de lã mineral para evitar sujar a lã e para baixar todas as pontas da lã mineral para reduzir qualquer pontes térmicas, no entanto foi sempre para o gravador de chamadas e não consegui saber essa informação.

    A estrutura do sótão é em barrotes de mafeira e estafe, sendo que do alçapão a uma altura do telhado confortável para sair para o exterior, pensei em pousar paineis de osb ou xps por cima da lã mineral entre barrotes para ser uma zona onde possam circular para fazer manutenção do telhado e assentar material se necessário.

    Qual a vossa opinião da minha futura intervenção?
 
0.0206 seg. NEW