Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Estou de acordo que os preços das casas novas (vi em Cascais, já há 2 ou 3 anos, apartamentos a 5.000,00euros/m2) são um absurdo.

    Como acompanhei (vagamente) o mercado desde há uns 25 anos, verifiquei que o único factor que aumentou hiper-exponencialmente foi o terreno-com-projecto-aprovado.
    Quando comprei o meu apartamento há mais de 20 anos, o custo do terreno correspondia a cerca de 10% do valor da venda.
    Mais recentemente, o custo do terreno (em Lisboa) corresponde a mais de 40% do valor da venda.

    A mão de obra e a maioria dos materiais tiveram crescimentos na ordem da inflação. Apesar de haver materiais novos muito caros, isso não justifica os valores de venda praticados.

    Antigamente, quando os juros tinham 2 dígitos, um dos maiores custos da construção eram os encargos financeiros. Hoje em dia estão muito reduzidos.

    Tudo somado, não há razões que justifiquem certos valores de venda.

    Depois, como os preços de venda da construção nova foram por aí acima, quem tem apartamentos usados ajusta os valores pela mesma tabela...
  2.  # 102

    E é legitimo que quem tenha comprado um apartamento há 5 anos por 100.000€ não o queira "dar" por 60.000€ hoje.
  3.  # 103

    Evidentemente, todos ainda raciocinam com base num qualquer valor intrínseco de um imóvel - como se o facto de se ter pago determinado preço por um bem significassse que esse era o seu valor.
  4.  # 104

    Colocado por: Luis K. W.A mão de obra e a maioria dos materiais tiveram crescimentos na ordem da inflação. Apesar de haver materiais novos muito caros, isso não justifica os valores de venda praticados.

    Antigamente, quando os juros tinham 2 dígitos, um dos maiores custos da construção eram os encargos financeiros. Hoje em dia estão muito reduzidos.


    Permita-me discordar:
    - A Mão-de-obra nos últimos anos não tem aumentado, na minha perspectiva os preços estão cada vez mais esmagados;
    - Alguns materiais têm sofrido aumentos absurdos: basta ver o preço do aço, principalmente o ano passado. Em menos de um ano o betão já sofreu um aumento de 6%? O cimento também aumentou (agora não sei precisar o valor, mas acima do valor da inflação;
    - Os encargos financeiros, continuam a ser elevados, a taxa de juro está mais baixa, mas o spread aplicável originou um aumento substancial destes encargos
  5.  # 105

    Colocado por: smargaPermita-me discordar:
    - A Mão-de-obra nos últimos anos não tem aumentado
    O seu ordenado não aumentou nos últimos (20!) anos?

    Colocado por: smargaAlguns materiais têm sofrido aumentos absurdos: basta ver o preço do aço, principalmente o ano passado. Em menos de um ano o betão já sofreu um aumento de 6%? O cimento também aumentou (agora não sei precisar o valor, mas acima do valor da inflação;
    - Os encargos financeiros, continuam a ser elevados, a taxa de juro está mais baixa, mas o spread aplicável originou um aumento substancial destes encargos
    Alguns materiais também já baixaram bastante.

    É que eu estava a comparar com há 20-25 anos, quando os terrenos para construção equivaliam a 10%-15% do valor da venda e hoje, com valores 12 ou 15 vezes mais altos, o terreno corresponde a 40%-45% do valor de venda (enquanto que os encargos financeiros, antigamente com 2 dígitos, vieram por aí abaixo).
  6.  # 106

    Para Luis K.W.
    Se o meu salário aumentou nos últimos 20 anos? Imenso partiu de zero até ao valor actual : )

    Se estava a comparar com o mercado de há 20-25 anos, então não tenho qualquer comentário a fazer, não conheci profissionalmente esse cenário. O meu ponto de comparação é talvez de há 10-12 anos para cá.

    Quando afirma que o imobiliário aumentou sem razão que o justifique, posso concordar até certo ponto. Há uns anos atrás a especulação imobiliária foi de tal ordem, que de facto o valor do terreno para construção começou a ter uma importância crescente no preço final de venda. Os terrenos chegaram a ser vendidos com margens de lucro que podiam rondar os 300%.
    Hoje em dia, temos um mercado imobiliário depurtado (os usados a ser comercializados com o preço de novos), temos uma legislação muito mais apertada, temos um mercado internacional instável que provoca instabilidade nos preços (por exemplo há dois anos atrás o custo dos combustíveis era residual, hoje não é), temos as empresas extremamente endividadas à banca.

    Vivemos uma conjuntura muito difícil para a construção e para o imobiliário, e independentemente daquilo que se afirma, temos as empresas de construção a aplicar margens cada vez menores para ganharem obras.
  7.  # 107

    July,
    Pode sempre optar pelo troca de casa ( Um produto bancário) em que tem 2 a 3 anos para vender a casa antiga. enquanto decorrer esse tempo não paga a renda dessa mesma casa e ao mesmo tempo pode aluga-la.
    [pub]Se necessitar de informações adicionais contacte-me para o email - [email protected].
    Obrigado e disponha[/pub]
  8.  # 108

    Colocado por: Filipa LouçãoJuly,
    Pode sempre optar pelo troca de casa ( Um produto bancário) em que tem 2 a 3 anos para vender a casa antiga. enquanto decorrer esse tempo não paga a renda dessa mesma casa e ao mesmo tempo pode aluga-la.
    Se necessitar de informações adicionais contacte-me para o email - [email protected].
    Obrigado e disponha

    Qual é o truque? Deixe ver... o valor da casa durante o tempo que "não paga" é colocado nos juros no final do contrato? É incluido no capital? Se não vender em 2-3 anos fica a pagar as duas, certo?
    Quanto ao alugar, se o puder fazer (atenção a questões de bonificações e isenção de IMI) com esse produto bancário, também o pode fazer sem ele... Alugue a sua casa já, por 5 anos e compre entretanto outra. Se o arrendatário não sair também tem 5 anos para vender e sem recorrer a "produtos" milagrosos, mas com juros escondidos...

    Esta do "não paga" é genial, como se os banco dessem alguma coisa a alguem... PAGAR, garanto que PAGA pode é não ver aonde!
  9.  # 109

    Não tem truque mas para que fique esclarecido aqui vai uma breve explicação:

    Uma solução que lhe permite comprar já a casa nova, mesmo sem ter vendido a casa actual,

    Nos primeiros dois anos beneficia de uma prestação muito baixa, com carência de capital e juros sobre a casa actual e nos três anos seguintes pode pagar apenas juros, caso não venda a sua casa actual entretanto,

    No total, tem até cinco anos de prestações reduzidas através de carência total ou parcial, para encontrar a melhor oferta para a sua casa actual e mudar com total tranquilidade,

    Além disso, tem cinco anos para reembolsar o montante de empréstimo e respectivos juros da casa actual, sem qualquer comissão de penalização por reembolso antecipado.
  10.  # 110

    Nos primeiros dois anos beneficia de uma prestação muito baixa, com carência de capital e juros sobre a casa actual e nos três anos seguintes pode pagar apenas juros, caso não venda a sua casa actual entretanto,


    Faltou um pormenor: os juros que não paga durante o período inicial estão a acumular no capital em dívida.
    Assim, para um empréstimo de, digamos 90000 euros, com um período de carência de juros e capital de 1 ano terá, no final do 1ºano uma dívida de 93 ou 94000 euros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PBarata
  11.  # 111

    #110 Luisvv
    Pois claro... É +- o que eu disse. Estas soluções são sempre muito boas para o cliente :)))))))))

    No total, tem até cinco anos de prestações reduzidas através de carência total ou parcial, para encontrar a melhor oferta para a sua casa actual e mudar com total tranquilidade,
    E entretanto aumentou a sua divida em 10 ou 12 mil euros... (depende do empréstimo, claro), também com total tranquilidade!

    É por isto ser tudo tão bom que o pessoal está enterrado em dívidas. NUNCA comprem uma casa sem ter vendido a actual !!!
  12.  # 112

    Colocado por: PBarata NUNCA comprem uma casa sem ter vendido a actual !!!
    Até porque, quando temos o dinheiro na nossa mão (e é NOSSO, em vez de ser "do banco"), sentimo-nos com mais segurança para discutir o preço com o vendedor.
    •  
      FD
    • 22 maio 2009

     # 113

    Aliás, o que há a reter no que diz respeito a entidades que visem o lucro (bancos et al) é muito simples: NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS.

    Esta expressão, norte americana, surgiu não se sabe muito bem como, mas tem como origem uma prática antiga no país em que os proprietários de saloons ofereciam um almoço em troca do consumo (pago) de bebidas.
    Ora, esta expressão visa dizer que, mesmo que grátis, esse grátis tem que ser pago de alguma forma e é quase impossível, em entidades que visem o lucro, que tal aconteça de outra forma.

    Quando a esmola é grande o santo desconfia... ;)
  13.  # 114

    Olá a todos! antes de mais gostaria de dizer que, apesar de ter acabado de chegar, já andava por aqui e ler algumas coisas no forum e que o mesmo já me ajudou em muito.

    também gostava de ler a vossa opinião sobre o meu anúncio, alias o amigo FD, parece-me um especialista do assunto :)) gostaria de saber onde posso melhorar o meu aúncio.

    também não consigo vender e penso que seja uma boa casa (mas também achamos sempre que a nossa é melhor..)...até já pensei oferecer um LCD de 46 polgadas a quem comprar a casa!

    Obrigado a todos

    http://casa.sapo.pt/Imovel/Apartamento-T3-Oeiras-58572e36-db20-4342-a972-bcbe59af18a6.html
    • naar
    • 16 novembro 2009

     # 115

    Boas,

    Por mim começava já por colocar os m2 das divisões.

    Cump.
  14.  # 116

    Tem toda a razão naar, julgava que tinha colocado nas caracteriscticas, no fundo da página...mas não...obrigado, é uma melhoria que posso fazer, de resto?
  15.  # 117

    Já referi num comentário anterior a importância das fotos. As suas estão boas mas podem ser melhoradas.
    Para mim as da sala estão perfeitas. A questão da mesma planta aparecer em duas fotos diferentes, em sitios diferentes da sala, ajuda a compor a imagem.

    Na casa-de-banho, tirava todos os frascos do parapeito da janela, acho que na bancada se consegue colocar uma pequena jarra só com uma florzinha. A complementar coloque uma toalha (que condiga com os azulejos ) no bordo da banheira.

    Na cozinha tirava practicamente tudo de cima da bancada (talvez ficar só o microondas lá ao fundo). Experimente as mesmas fotos com uma fruteira em cima da mesa com frutas coloridas (por. ex laranjas + maçãs verdes + maçãs vermelhas ) e em cima da bancada uma taça grande com gelatina ( colorida ) ...

    Na varanda/terraço vê-se o que me parece ser uma casota. Não deixe que apareça nas fotos. Quem não tem, nem nunca teve animais em casa pode ser levado a pensar que está tudo destruido dos animais e nem sequer perde tempo a marcar uma visita.

    Fotos dos quartos não temos... Vê -se que existe bebé em casa pelas latas do leite na cozinha, no quarto do bébé as fotos devem ser como de "revista", ou seja, nada de pacotes de fraldas e tudo o mais a ver-se.

    Todas as fotos devem ser tiradas de dia, com os estores levantasdos, de preferência com as costinas corridas e, onde houver pequenos candeeiros (mesas de cabeceira, secretárias, auxilio de leitura perto do sofá...) deve estar aceso, pois dá um ar mais acolhedor.

    Isto são pequenas dicas de quem já trabalhou em fotografia... Primeiro "comem" os olhos...

    Boas Fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., naar
    • naar
    • 16 novembro 2009

     # 118

    Uma foto do prédio tambem era útil!
    Evita ter visitas que digam que gostaram do apartamento, mas..... não gostaram do prédio.

    A ideia penso eu, é ter o máximo de informação possível nas fotos, para quando as pessoas forem visitar o apartamento já não lhes restem muitas dúvidas sobre que tem para vender.

    Por ex: a box=30 m2, dá para dois carro lado a lado ou um a seguir ao outro?? tambem é importante.

    Sobre o terraço: por acaso tem foto, mas se não tivesse se calhar havia quem lhe perguntasse se essa varanda era a que estava decrita como terraço! (porque para a maior parte das pessoas um terraço é um espaço mais amplo e não esse espaço que para muitos é uma varanda grande (a julgar pelas fotos, claro)

    Cump.
  16.  # 119

    Muito obrigado MarJoão e Naar. Quanto às fotos, excelente critica, vou reformular as fotos, à excepção das da sala que estão boas. Marjoão, ainda a contrato para tirar as fotos :) mas tem que fazer também a gelatina :) Obrigado. Tirando isso e a questão das áreas que naar falou, poderá mais alguma coisa ser melhorada? na minha opinião, embora pareça suspeito, a casa é boa...
    • AMVP
    • 26 agosto 2019

     # 120

    E como o mundo muda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bender
 
0.0313 seg. NEW