Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: AgonçalvesProponho, para Ministro da Justiça do futuro governo do PS, o engenheiro José Sócrates, profundo conhecedor dos problemas dos sistemas judicial e prisional,,,
    Concordam com este comentário:Rodri12

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79046
  2.  # 362

Colocado por: luisvvEm 2011, o Prof.Mário Centeno pensava assim. Agora não sei..

Parece que continua a pensar o mesmo ... acabei de ouvir que o PS assume um aumento do desemprego por causa do aumento do SMN.
  3.  # 363

O Presidente da República tem a "batata quente" nas mãos, e tenho dúvidas que ele consiga dar posse a um governo de esquerda, acho que desmaia só de pensar nisso!!

Mas a culpa desta situação é dele próprio! Deveria ter convocado eleições para a primavera deste ano, como muitas figuras lhe sugeriram, ficando precavido para uma situação destas e poderia convocar novas eleições em caso de impasse, que foi o que se veio a verificar.

Mas claro, ele não podia convocar eleições para essa altura, o PS ainda estava muito à frente nas sondagens e tinha que dar tempo aos seus "meninos" (PaF) de preparar a falácia do país próspero.

Tinha que dar tempo para colocar os desempregados nos estágios, deixar o governo manipular as finanças retendo o IVA devido às empresas (aqui sei bem do que falo) de modo a criar a ilusão que iria retirar grande parte da sobretaxa de IRS, que aliás já foi desmascarado porque tiveram mesmo que devolver esse IVA!

E quanto ao crescimento, até o PIB da Grécia cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano! Quando a economia bate no fundo, ou fica lá ou só pode subir!

A subida das exportações nos últimos anos foi bom para o país, mas esqueceram-se que grande parte das empresas não são exportadoras, principalmente as PME, não é racional cortar cegamente nos rendimentos porque asfixia essas mesmas empresas que não têm serviços ou produtos exportáveis, aumentado o desemprego.

Deveria existir equilíbrio entre os cortes de rendimento que seriam mesmo necessários, mas mantendo também rendimento nas famílias para consumo interno! Agora cortar cegamente apenas para agradar a Sra. Merkel é que não!

Em relação a este possível novo governo de esquerda, estou bastante céptico... O acordo parece-me demasiado frágil. Aceitaria sem reservas se o BE e o PCP integrassem o governo, aí sim seria um verdadeiro compromisso. Assim espero para ver....

O Sr. Cavaco Silva, ao fazer o jeito aos seus discípulos, meteu-se numa grande alhada, agora quero ver se consegue engolir o "sapo" que é dar posse a Costa. Mas, se ele decidir indigitar Costa, acredito que só estará na tomada de posse do governo de esquerda, se o levarem em padiola!!

Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: simples
  4.  # 364

"Os acordos (Bloco, PCP e Verdes) que vão levar António Costa à chefia do XXI governo constitucional diz que a taxa da RTP (2,81 euros/mês) vai passar a ser cobrada na fatura do telefone (em vez da eletricidade), uma exigência do Bloco, trava a construção de novas barragens, impede a plantação de eucaliptos e devolve o transporte gratuito a doentes não urgentes com fracos recursos económicos ..."

Boa! Não tenho telefone.
  5.  # 365

Mas a culpa desta situação é dele próprio! Deveria ter convocado eleições para a primavera deste ano, como muitas figuras lhe sugeriram, ficando precavido para uma situação destas e poderia convocar novas eleições em caso de impasse, que foi o que se veio a verificar.

Portanto, a sua ideia era o PR violar a sagrada Constituição, para poder convocar novas eleições se o resultado não lhe agradasse?

Mas claro, ele não podia convocar eleições para essa altura, o PS ainda estava muito à frente nas sondagens e tinha que dar tempo aos seus "meninos" (PaF) de preparar a falácia do país próspero.

??

Tinha que dar tempo para colocar os desempregados nos estágios, deixar o governo manipular as finanças retendo o IVA devido às empresas (aqui sei bem do que falo) de modo a criar a ilusão que iria retirar grande parte da sobretaxa de IRS, que aliás já foi desmascarado porque tiveram mesmo que devolver esse IVA!

E quanto ao crescimento, até o PIB da Grécia cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano! Quando a economia bate no fundo, ou fica lá ou só pode subir!

Em Portugal não foi um trimestre: já lá vão 8 trimestres consecutivos.

A subida das exportações nos últimos anos foi bom para o país, mas esqueceram-se que grande parte das empresas não são exportadoras, principalmente as PME, não é racional cortar cegamente nos rendimentos porque asfixia essas mesmas empresas que não têm serviços ou produtos exportáveis, aumentado o desemprego.

O que não é racional é gastar 100 e cobrar 80. Tudo o resto vem daí.

Deveria existir equilíbrio entre os cortes de rendimento que seriam mesmo necessários, mas mantendo também rendimento nas famílias para
    consumo interno! Agora cortar cegamente apenas para agradar a Sra. Merkel é que não!

Conversa de chacha. Não se cortou para agradar a ninguém, cortou-se porque o Estado não cobrava o suficiente para as despesas que tinha e já ninguém lhe emprestada.
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 366

Coisa estranha, os governos de esquerda também fazem isto???
    http://rr.sapo.pt/noticia/39261/policia_grega_lanca_gas_lacrimogeneo_contra_manifestantes_antiausteridade
  7.  # 367

Colocado por: Carvaios governos de esquerda também fazem isto???

Isto o quê? o gás lacrimogéneo ou a austeridade?
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, Carvai
  8.  # 368

Colocado por: luisvv
    1- Portanto, a sua ideia era o PR violar a sagrada Constituição, para poder convocar novas eleições se o resultado não lhe agradasse?

2 - ??

3 - Em Portugal não foi um trimestre: já lá vão 8 trimestres consecutivos.

4 - O que não é racional é gastar 100 e cobrar 80. Tudo o resto vem daí.

5 - Conversa de chacha.Não se cortou para agradar a ninguém, cortou-se porque o Estado não cobrava o suficiente para as despesas que tinha e já ninguém lhe emprestada.

1 - À luz da constituição, o Presidente da República pode dissolver a assembleia e convocar eleições até 6 meses antes de acabar o mandato. Não acha que seria a melhor solução no cenário que se apresenta neste momento? Pois, se as eleições tivessem sido realizadas há 6 meses atrás isso seria possível. Foi culpa do próprio Presidente!

2 - Nos últimos 4 anos, este presidente nunca foi mais do que uma extensão do próprio governo. Não concorda que em 2015, antes das eleições foi pintado, pelo governo, um cenário maravilhoso do país?

3 - Depois de tanta destruição, a economia só podia subir, não me parece que este governo tenha muito mérito nisso.

4 - A mim parece-me mais racional gastar 80 e cobrar 80. O problema está aí, o anterior governo só foi cobrar mais, porque a redução das "gorduras do estado" não se verificou.

5 - Voltamos ao mesmo eu preferia uma maior redução das despesas o governo preferiu sempre cobrar mais! O governo de José Sócrates caiu porque a oposição liderada por Passos Coelho dizia que o povo não podia aguentar mais subida de impostos e cortes, o mesmo dizia o Sr. Presidente da República na altura. E o que se passou depois foi o que se viu!

De um lado está a extrema esquerda, mas do outro lado está a coligação que se encostou demasiado à direita.

Eu considero-me uma pessoa moderada, e estou bastante céptico em relação a este acordo de esquerda, mas a coligação de direita também tem culpa desta situação.

Cumprimentos.
  9.  # 369

<1 - À luz da constituição, o Presidente da República pode dissolver a assembleia e convocar eleições até 6 meses antes de acabar o mandato. Não acha que seria a melhor solução no cenário que se apresenta neste momento? Pois, se as eleições tivessem sido realizadas há 6 meses atrás isso seria possível. Foi culpa do próprio Presidente!>

Acho que muito se fala da Constituição, mas poucos a leram. Se todos os que defendem que as eleições deviam ter sido na primavera, a tivessem realmente lido, em vez de andarem a mandar bitates para o ar e a repetir argumentos que nem são seus, saberiam perfeitamente que:

A Constituição não permite que as eleições fossem realizadas na primavera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  10.  # 370

O PS antes de saber o orçamento do governo PSD avisou logo que não aprovava.
    O PSD e o CDS antes de saber o orçamento do governo PS avisou logo que não aprovava .

É uma pena que os politicos se comportem como crianças birrentas quando estão numa brincadeira com os amigos.
    O PS fez birra porque não mandava na brincadeira!
    O BE e o PCP sempre fizeram birra porque nunca gostaram da brincadeira!
    O PSD e o CDS agora fazem birra porque deixaram de mandar na brincadeira
    Era preciso alguém para dar umas boas palmadas nos birrentos!
    Assim cada vez mais os portugueses gostam menos da politica e dos politicos.
    Concordam com este comentário: ClioII
  11.  # 371

Colocado por: LuisPereiraO PS antes de saber o orçamento do governo PSD avisou logo que não aprovava.
    O PSD e o CDS antes de saber o orçamento do governo PS avisou logo que não aprovava .

É uma pena que os politicos se comportem como crianças birrentas quando estão numa brincadeira com os amigos.
    O PS fez birra porque não mandava na brincadeira!
    O BE e o PCP sempre fizeram birra porque nunca gostaram da brincadeira!
    O PSD e o CDS agora fazem birra porque deixaram de mandar na brincadeira
    Era preciso alguém para dar umas boas palmadas nos birrentos!
    Assim cada vez mais os portugueses gostam menos da politica e dos politicos.
    Concordam com este comentário:ClioII

Ora nem mais!

Ou seja, vão-se fazer votações no parlamento não porque se concorde ou discorde das medidas, mas apenas para ser do contra porque sim e perpetuar a intriga palaciana.

Todos a agir como o dono da bola com 5 anos: se não o deixam ganhar o jogo, ninguém joga.
  12.  # 372

Colocado por: coelhinho78<1 - À luz da constituição, o Presidente da República pode dissolver a assembleia e convocar eleições até 6 meses antes de acabar o mandato. Não acha que seria a melhor solução no cenário que se apresenta neste momento? Pois, se as eleições tivessem sido realizadas há 6 meses atrás isso seria possível. Foi culpa do próprio Presidente!>

Acho que muito se fala da Constituição, mas poucos a leram. Se todos os que defendem que as eleições deviam ter sido na primavera, a tivessem realmente lido, em vez de andarem a mandar bitates para o ar e a repetir argumentos que nem são seus, saberiam perfeitamente que:

A Constituição não permite que as eleições fossem realizadas na primavera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tem razão!

Mas os partidos e o Presidente deveriam ter precavido essa situação.
  13.  # 373

Colocado por: coelhinho78Acho que muito se fala da Constituição, mas poucos a leram.

Colocado por: coelhinho78A Constituição não permite que as eleições fossem realizadas na primavera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Já que parece ter lido bem a Constituição, diga lá qual é o artigo que indica/impõe/proibe isso.
  14.  # 374

Quem vai parar a birrinha?
  15.  # 375

1 - À luz da constituição, o Presidente da República pode dissolver a assembleia e convocar eleições até 6 meses antes de acabar o mandato. Não acha que seria a melhor solução no cenário que se apresenta neste momento? Pois, se as eleições tivessem sido realizadas há 6 meses atrás isso seria possível. Foi culpa do próprio Presidente!

Sim, ele tem esse poder, mas não podedeve usá-lo discriocinariamente. E não, não acho que fosse a melhor solução, porque na prática corresponderia a não aceitar o resultado das eleições.

2 - Nos últimos 4 anos, este presidente nunca foi mais do que uma extensão do próprio governo. Não concorda que em 2015, antes das eleições foi pintado, pelo governo, um cenário maravilhoso do país?

Não concordo com nenhuma dessas afirmações.

3 - Depois de tanta destruição, a economia só podia subir, não me parece que este governo tenha muito mérito nisso.

Mas qual "tanta destruição"?

4 - A mim parece-me mais racional gastar 80 e cobrar 80. O problema está aí, o anterior governo só foi cobrar mais, porque a redução das "gorduras do estado" não se verificou.

Embora possamos ter preferências entre cortar ou cobrar mais, a realidade não se altera por isso: seja via corte de salários ou outras despesas seja via aumento de impostos, tem sempre como contrapartida que o rendimento de alguém que vai diminuir.

5 - Voltamos ao mesmo eu preferia uma maior redução das despesas o governo preferiu sempre cobrar mais! O governo de José Sócrates caiu porque a oposição liderada por Passos Coelho dizia que o povo não podia aguentar mais subida de impostos e cortes, o mesmo dizia o Sr. Presidente da República na altura. E o que se passou depois foi o que se viu!

Isso não é rigoroso. Diversas primeiras escolhas de medidas de corte de despesa do Governo foram consideradas inconstitucionais e substituídas por impostos.

De um lado está a extrema esquerda, mas do outro lado está a coligação que se encostou demasiado à direita.

São opiniões.
  16.  # 376

Colocado por: JOCORJá que parece ter lido bem a Constituição, diga lá qual é o artigo que indica/impõe/proibe isso.

Pode ler os artigos 171 a 174 e fica esclarecido.
  17.  # 377

contudo isso esquecem-se que se não houver consenso politico são os governantes e função publica que vai começar a levar por tabela ...
    • JOCOR
    • 12 novembro 2015 editado

# 378

Colocado por: coelhinho78Pode ler os artigos 171 a 174 e fica esclarecido.

"1. A sessão legislativa tem a duração de um ano e inicia-se a 15 de Setembro.
    2. O período normal de funcionamento da Assembleia da República decorre de 15 de
    Setembro a 15 de Junho, sem prejuízo das suspensões que a Assembleia deliberar por maioria
    de dois terços dos Deputados presentes.
    3. Fora do período indicado no número anterior, a Assembleia da República pode funcionar por
    deliberação do Plenário, prorrogando o período normal de funcionamento, por iniciativa da
    Comissão Permanente ou, na impossibilidade desta e em caso de grave emergência, por
    iniciativa de mais de metade dos Deputados."

Nem com a melhor boa vontade cavaquista se pode chegar a essa conclusão obrigados pela Constitução.

Mas, também, em abono da verdade, é preciso dizer que mesmo que as eleições tivessem sido em Março, Abril, ou por aí, o Presidente não poderia marcar novas eleições porque a CONSTITUIÇÃO proibe que sem passarem 6 meses não podem ser marcadas outras. E depois no último semestre do seu mandato o Presidente também não podia marcar eleições antecipadas. Por isso, a coisa não é bem como aqui atrás alguns a pintaram.

Mas que Cavaco fez tudo para que os seus "afilhados" tivessem o melhor resultado possível, isso não duvido. Aliás, até por razões "orçamentais", Portugal só teria a ganhar se as eleições tivessem sido um mês mais cedo.
  18.  # 379

19.  # 380

Caro JOCOR

Não seja desonesto consigo propio, se em vez de ler apenas esses 3 pontos, tivesse lido todos os artigos que indiquei veria que:

Artigo 171.º
    Legislatura
    1. A legislatura tem a duração de quatro sessões legislativas.

2. No caso de dissolução, a Assembleia então eleita inicia nova legislatura cuja duração será inicialmente acrescida do tempo necessário para se completar o período correspondente à sessão legislativa em curso à data da eleição.

Se ler o artigo que acabou de transcrever, verá que segundo a Constituição só a partir de 15 de Junho é que o Governo cumpriu os 4 anos de legislatura e poderão ser marcadas novas eleições.

Temos outra hipótese que era tal como defendido por muitos o Presidente da Republica ter dissolvido o Parlamento na Primavera, dando ao Pais a simples justificação:

- Considero que a PREVISÃO de resultados eleitorais que se realizarão daqui a 6 meses, poderão criar um impasse governativo.
    Como estou nessa altura impossibilitado de dissolver o Parlamento e com a idade os meus dotes de MAIA estão cada vez melhor, venho por este meio comunicar ao Povo Português que irei dissolver o Parlamento e que os portugueses escusam também de se preocupar com a minha reforma, pois também ja PREVI quais vao ser os próximos números do euromilhoes.

0.1194 seg. NEW