Colocado por: J.FernandesOra diga lá qual foi o pecado original do Cavaco. É que não estou a ver o que quer que se lhe possa apontar em termos de finanças públicas ou crescimento económico.
Colocado por: maria rodriguesporque tenho tão más lembranças do reinado de Cavaco Silva.
Colocado por: maria rodriguesDiga-nos antes, o J. Fernandes, porque repisa, abundantemente, na "pura demagogia", no "pecado original", e no"deixar o país na bancarrota"?
Colocado por: maria rodriguesOlhe que o BES e o BANIF entraram em bancarrota - se não estou enganada -, já depois de 2011!
Colocado por: maria rodriguesTenho a certeza absoluta de que já lhe enumerei, algumas vezes, porque tenho tão más lembranças do reinado de Cavaco Silva.
Colocado por: luisvvJá que foi buscar os "lucros" ( assim mesmo entre aspas), talvez não fosse má ideia ter em conta os aumentos de capital feitos entretanto...
Eu ajudo: entre 2002 e 2007 foram 650 milhões, de 2008 a 2012 foram 3700 milhões.
Colocado por: JOCORBancos Públicos nos anos "bons" dão milhões de euros para o "bolo" nacional, enquanto que os Bancos Privados nesses anos "bons" dão esses milhões aos seus investidores/acionistas
Colocado por: CarvaiNos anos "bons" os bancos dão milhões em impostos ao Estado
Colocado por: Carvai( ) Vietnam
( ) URSS
( ) China
( ) Cuba
( ) Venezuela
( ) Bolívia
(x) Livros
Colocado por: CarvaiNos anos "bons" os bancos dão milhões em impostos ao Estado
Colocado por: Carvaital como os investidores e acionistas.
Colocado por: CarvaiLista atualizada dos lugares onde o socialismo funcionou:
Colocado por: eu
Mais ou menos... as estratégias legais de fuga ao fisco são tantas que na prática eles pagam muito pouco...
Colocado por: tostexA falta de harmonia fiscal gera desigualdades.
Colocado por: J.Fernandes
E factos facilmente comprováveis pelo histórico das estatísticas, pode apontar algum? É que todos eles apontam apenas num sentido.
Colocado por: J.FernandesBoas ou más recordações cada um terá as suas, mas são coisas que atrapalham mais que ajudam, quando se quer ter um mínimo de objectividade.
Agradeço a ajuda, mas ... está a considerar "aumento de capital" os 1650 milhões emprestados pela TROIKA e esse dinheiro vai ser pago.
Assim, os aumentos de capital a partir de 2008 foram de "apenas" 2 mil milhões. Recorde-se que o capital social da CGD é hoje de 5.900 milhões de euros.
Mas a questão não é essa; é que ao comparar-se os Bancos Públicos com os Bancos Privados, há quem se esqueça - vá lá saber-se porquê - que os Bancos Públicos nos anos "bons" dão milhões de euros para o "bolo" nacional, enquanto que os Bancos Privados nesses anos "bons" dão esses milhões aos seus investidores/acionistas. Apesar disso, quando há broncas, os CONTRIBUINTES pagam os azares tanto dos Bancos Públicos como dos Bancos Privados.
Esse é que é o problema que alguns não querem reconhecer.
Colocado por: luisvvDos 1650 milhões só 900 foram em obrigações (o tal "empréstimo"). E pode chamar-lhe o que quiser, mas foi um aumento de capital (porque são obrigações que são contabilizadas como capital) - e ainda vêm mais 400 milhõezitos a caminho.
Sevier a ser pago, será com mais um pouco de engenharia financeira.
Colocado por: luisvvSim, de facto a CGD teve lucros que foram consumidos com aumentos de capital.
Colocado por: luisvvOs bancos privados, não tendo distribuído dividendos ao Estado, pagaram juros de mais de 8% do capital emprestado, enquanto a CGD....
Colocado por: JOCOR
É mentira.
É mentira.
Quantos euros de juros pagou o BANIF ?
A Caixa paga como os outros.
Colocado por: luisvvConcretize os "é mentira", por favor
Colocado por: luisvvÉ mentira que dos 1650 milhões 750 foram em subscrição de novas acções? E que os restantes 900 milhões foram em obrigaçõescontabilizadas como capital?
Colocado por: luisvvainda não reembolsou nem tem forma de reembolsar?
Colocado por: luisvvÉ mentira que a CGD precisa de mais 400 milhões?
Colocado por: luisvvÉ mentira que de 2002 até ao presente os aumentos de capital consumiram todos os lucros (e repare que nem falo dos dividendos, coisa diversa..)?
É o próprio "luisvv" que se contradiz aqui. Primeiro diz que o "empréstimo" dos 1650 milhões é aumento de capital, mas logo a seguir diz que a CGD ainda não REEMBOLSOU ... Ora se ainda não reembolsou (como o BPI e parcialmente o BCP) é porque é para reembolsar, é porque é um empréstimo.
Aliás, por vezes diz-se que o dinheiro desse "empréstimo" veio da TROIKA daquele "bolo" de 12 mil milhões mas na realidade só indirectamente veio da troika pois foi o Estado que "desembolsou" esses euros (que por sua vez recebeu emprestados da troika).
Isso será verdade, mas antes o "luisvv" não tinha referido isso e portanto eu não o neguei.
É. É mentira. De 2000 até hoje houve aumentos de capital de 2.800 milhões e houve um "saldo positivo" nos lucros da CGD no mesmo período de 4.183 milhões.
Além dos impostos pagos, que, como sabemos, a Banca os paga de forma muito mais "meiguinha"; na prática chega a pagar menos de metade que as restantes empresas (em termos percentuais, de taxas). Mesmo assim, a CGD pagou quase mil milhões de 2004 até hoje.
Além disso, a CGD também entregou DIVIDENDOS (ao Estado) no valor de 1.223 milhões, só entre 2005 e 2009.
É também conveniente referir que o Estado vendeu por mil milhões 85% da Companhia de Seguros FIDELIDADE - aliás bem "baratinha" pois em 5 anos os dividendos da Fidelidade pagavam esses mil milhões ... Mas isso é outla histólia ...
E, já agora, também será conveniente lembrar que é/foi a CGD a entrar com alguns milhares de milhões para "acertar as contas" do BPN e do BPP.
Tudo isto só para dizer que a CGD não é o "sorvedouro" que às vezes se quer fazer crer (embora reconheça que também lá há/houve alguns "negócios" que deveriam ter sido evitados)