Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Eu nunca optaria por essa alternativa. 10 cm é que um exagero. Optaria por um eps com grafite de 6-8 cm ou um eps de 150.
    Mas que venham os entendidos, se fosse para usar capoto no tijolo convencional, não se inventava o térmico ou térmico acústico e tinha a saída que tem. Já muitas casa se fizeram, e era agora que que um inteligente teve uma ideia brilhante....
  2.  # 22

O único empreendimento feito de acordo com o conceito das casas passivas em Portugal tem 10cm de isolamento.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 23

Colocado por: branco.valterO único empreendimento feito de acordo com o conceito das casas passivas em Portugal tem 10cm de isolamento.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

Mas esse empreendimento não é feito com tijolo normal de certeza?!. Não fazer salada russa no assunto.
    Daqui a pouco estamos a fazer casas com tijolo de 15 e eps de 15, haja bom senso.
  4.  # 24

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/economiaverde/2014-10-09-Passive-House-em-ilhavo

A Artebel é um dos "parceiros" por isso acho que dá para imaginar o que foi usado.
  5.  # 25

6.  # 26

Colocado por: Anonimo16062021
    Entao para que diz isto?

Porque as casas ficam com parefedes de espessuras exagerasas.
    Se se acha necessidade de aumentar a espessura, antes se tudo melhorar os materiais. Passar de um EPS60 para um 100 ou 150, ou para um EPS com grafite.
  7.  # 27

Colocado por: branco.valterAchei!

http://www.artebel.pt/index.php/obras/1apassive_house_portugal_ilhavo/306

Esse da artbel sera muito equivalente ao da prooceram, o U e o mesmo
  8.  # 28

Pelo que eu tenho lido no fórum passar de um EPS60 para um 100 ou 150 não é propriamente um avanço no sentido correcto, mas posso estar errado. Um bloco destes com 25 cm mais ETICS com 10 cm de placas de EPS faz uns 40 cm de espessura?

Quanto ficaria a tradicional parede dupla com tijolo 15 e apenas 5 cm de placas de XPS?
    • eu
    • 21 novembro 2015

# 29

A minha casa tem tijolo normal e ETICS (8 cm de EPS).

Em termos térmicos não tenho nada a apontar. Mas em termos acústicos, de facto, esta solução é fraca.
  9.  # 30

Colocado por: euEm termos térmicos não tenho nada a apontar. Mas em termos acústicos, de facto, esta solução é fraca.

Como é que sabe que o som vem das paredes e não pelos vãos exteriores?
    • eu
    • 21 novembro 2015

# 31

Colocado por: PicaretaComo é que sabe que o som vem das paredes e não pelos vãos exteriores?

Nas zonas que estão afastadas de vãos nota-se perfeitamente que o som passa pelas paredes...

Não é nada de muito grave, mas nota-se que o desempenho acústico é fraco...
  10.  # 32

Colocado por: euA minha casa tem tijolo normal e ETICS (8 cm de EPS).

Em termos térmicos não tenho nada a apontar. Mas em termos acústicos, de facto, esta solução é fraca.

Como se está a comportar em termos acústicos (mais precisamente) ? Tem ruído/estradas muito próximas das fachadas ? Ouve o que acontece no exterior ?

Tem havido alguma "tentação", sobretudo por parte de empreiteiros (para reduzir custos), que tentam muitas vezes substituir alvenarias de tijolos térmico acústicos previstas em projecto por tijolo normal, reforçando um pouco depois a espessura do isolamento térmico. Nunca permiti tal alteração porque em termos acústicos calculo que haja uma degradação relevante do isolamento acústico e em termos de solidez, de facto as alvenarias de tijolo/bloco termoacústico parecem bastante mais robustas.

Em termos acústicos, de que modo se sente menos eficácia ? Ouve os carros, cães a ladrar?

Cpts
  11.  # 33

Ó Dias 35 cm só isso e então o resto dos materiais?
  12.  # 34

Colocado por: Anonimo16062021
    Pronto,mais 1.5cm :-))

Olhem que é mais...2 a 3cm para estuque, mais 5 mm para colas de ETICS, mais 5mm para barramentos finais, mais irregularidades, não vai andar longe dos 40cm no final :))
  13.  # 35

Portanto nem chega a 40 cm, tal como o que eu tenho em casa numa solução "económica" e com apenas 3 cm de isolamento. Portanto o espaço perdido não é assim tão expressivo quanto isso e o isolamento térmico é muito superior. SE uma pessoa tem o dinheiro e porque não?
    Concordam com este comentário: benignolopes
    • tiagot
    • 21 novembro 2015 editado

# 36

colocar 10 cm de isolamento não me parece mal, e ter paredes espessas é algo natural nas construções tradicionais, que até me parece ter algumas vantagens interessantes, mas gostaria que o EU descrevesse um pouco melhor as limitações acústicas da solução que usou.

cpts
  14.  # 37

Esse da artbel sera muito equivalente ao da prooceram, o U e o mesmo

Não confundir o U do artebel BTE 25 é 1,07. O U corresponde a 1/(Rse + Rtijolo + Rsi)
    No preceram o Rtijolo é que é 1,07; Ou seja (assuminto Rse + Rsi = 0.17) Upreceram = 1 / (0.17 + 1.07) = 0.81 W/m2.ºC
  15.  # 38

Ganha mais em aumemtar a espessura do tijolo e colocar um tijolo de melhor comportamento termico que passar de 8 cm eps para 10 cm. Ou colocar 8cm eps grafite que 10 de eps normal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagot
  16.  # 39

Eu cada vez penso mais porque é que me preocupo com a espessura de 5, 10, 15 cm de isolamento nas paredes ou coberturas se os arquitetos me propõem +50% de área de janelas e as trocas de calor se dão a maior parte por aí...
    Já tive um caso em que a área de paredes era de cerca de 2m2. O resto era vidro.

Na minha opinião U's abaixo de 0.3 são extremamente bons (por enquanto) temos de dar algum tempo para ir educando os construtores (e os clientes também) senão corremos o risco do tiro sair pela culatra.
    Por exemplo em relação à ventilação tenho tido muitos problemas para conseguir que os projetos sejam cumpridos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagot
  17.  # 40

Colocado por: callinasGanha mais em aumemtar a espessura do tijolo e colocar um tijolo de melhor comportamento termico que passar de 8 cm eps para 10 cm. Ou colocar 8cm eps grafite que 10 de eps normal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagot

Tem de haver um compromisso entre a térmica e a acústica. Não nos podemos preocupar só com uma das coisas. Em alternativa podemos começar a trabalhar mais com lãs de rocha como ETICS.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu

0.0238 seg. NEW