Colocado por: Nuno NunesO sistema mais utilizado depende de promotor para promotor. O que lhe posso responder é "se fosse para mim"...
Em primeiro lugar ponderava a instalação de caixilhos com ventilação auto-regulável incorporada. Por exemplo tem aqui duas marcas
schueco
Arehautambém possui mas não tenho aqui o link direto.
Se os valores não me agradassem tentaria a VMC. É uma opção na qual estamos sempre sujeitos às condicionantes do espaço de instalação.
Nota a VMC tanto pode ser com recuperação de calor ou não. Sem recuperação de calor os valores rondam cerca de metade do valor ou menos.
Por último poderia ponderar um sistema de ventilação de caixilho que, aparentemente, dá para qualquer marca:
Sofi(Já vi um sistema do tipo instalado, fica um perfil acima do do caixilho, não desgostei.)
Ou ainda em último recurso a aplicação de aberturas diretamente nas fachadas (normalmente pouco apelativas)
Calogo S&P
(Nota: qualquer entrada de ar natural deve estar associada a uma saída nas zona húmidas - Cozinhas e casas de banho - normalmente por conduta até à cobertura)
Existem mais sistemas, por exemplo tenho um cliente que instalou com sucesso painéis solares para aquecimento de ar. Tenho outro que a captação de ar é por condutas que passam debaixo do solo e vão sair a uma distância considerável da casa
Colocado por: callinasIdem para a VMC. Do que conheço quase toda a gente o desligou antes dos 6 meses de uso.
Colocado por: alexpSe tiverem sido projectadas e instaladas por sapateiros acredito
Colocado por: DAJPVim desiludido e baralhado...
Colocado por: MNeoNuma Passive House consegue ter consumos anuais com a VMC na ordem dos 40€, o que é insignificante face á qualidade do ar e niveis de CO2 que consegue no interior.
Colocado por: santosvieiraIsso dà cerca de 3.30€/mês. Realmente este valor é "insignificante". Estamos a falar de que maquina, para que caudal e qual o tempo de funcionamento diario da mesma?
Colocado por: MNeoNão faz qualquer sentido instalar caixilharias de classe 4 (calssificação estanque ao ar) e depois ter aberturas para o interior para a entrada de ar...
Colocado por: fernandoFerreirae nessas condições como é que consegue garantir a qualidade do ar interior?
Colocado por: MNeoA estanquidade da casa é primordial para conseguir um bom funcionamento da VMC
Colocado por: PicaretaE como é que resolve o problema da ventilação prevista no projecto de gás?
Colocado por: MNeoA estanquidade da casa é primordial para conseguir um bom funcionamento da VMC, se não vai ter um consumo muito superior desta e não vai ter um redimento adequado da mesma.
Numa Passive House consegue ter consumos anuais com a VMC na ordem dos 40€, o que é insignificante face á qualidade do ar e niveis de CO2 que consegue no interior.
Para garantir a estanquidade da casa, esta tem que ser pensada desde o projeto e a sua execução acautelada durante toda a execução da obra.
Como já aqui foi dito as aberturas auto-regulaveis na maioria das vezes são instaladas sem qualquer cuidado só pra cumprir regulamento.
Colocado por: santosvieira
Explique lá esse comentário? Acredito que existe muita boa gente que tenha instalado sistemas de ventilação apenas porque era requisito do projecto térmico e portanto indispensável para obter certificação energética. No fim de esta "burocracia" tratada, se o DO realmente não perceber as vantagens do sistema de ventilação, irá acabar por desligar o sistema. Basicamente será investimento em vão, mas acho que nada tem a ver com instaladores "sapateiros" (como o alexp mencionou).
Colocado por: alexpPorque razão se desliga uma VMC bem instalada?