Colocado por: santosvieira
Provavelmente devido aos custos de exploração...
Colocado por: alexpPor esse prisma: a primeira coisa a desligar é o aquecimento da casa e aquecimentos de aguas sanitárias que são as despesas maiores. Depois pode-se poupar noutras coisas além de desligar a VMC, por exemplo desligar o motor do portão da garagem e abri-lo manualmente .... é só puxar pela imaginação e temos mais medidas (radicais) para aplicar ...
Colocado por: Pedro BarradasA manutenção desses sistemas... os filtros das VMC, a limpeza periodica das grelhas e condutas...,
Qual é a periodicidade?, 3/3meses? anual?
Colocado por: alexpEm que especialidade / projecto deve ser essa questão abordada?
Colocado por: alexpHabitualmente, dão para limpar e reutilizar alem do tempo de vida útil do fabricante.
Colocado por: alexpNos foruns estrangeiros, onde temos utilizadores com VMC instaladas há mais de 10 anos, encontramos utilizadores que compram filtro em rolo bruto e cortam à medida, conseguindo preços muito mais acessíveis.
Colocado por: callinasIsolar os furos em todas as tomadas, com espuma de poliuretano
Colocado por: Pedro Barradasa limpeza periodica das grelhas e condutas...

Colocado por: MNeoOs filtros devem ser mudados de 6 em 6 meses.
Colocado por: MNeoNão faça isso...
Colocado por: MNeoNa Passive House não há gás por forma a não haver necessidade de efetuar as aberturas para o exterior.
Colocado por: PicaretaE o ar para o exaustor do fogão, de onde vem?
Colocado por: MNeo
Na Passive House não há gás por forma a não haver necessidade de efetuar as aberturas para o exterior.
Colocado por: DAJPO exaustor numa casa com VMC tem de ser diferente?
Colocado por: fernandoFerreiraprecisamente por estarmos a construir as casas demasiado estanques, é que grande parte delas estão cheias de patologias.
Colocado por: Nuno Nunes
Não se enganem pelo meu post anterior. Eu tenho alguns clientes que seriam clientes de quase "Passive House" no entanto nenhum deles pretendeu chegar tão longe, afinal estamos no sul de Portugal e não no norte da europa.
Uma crítica: Na minha opinião a "Passive House" deveria promover os sistemas de ventilação natural, ou então mudar de nome pois a VMC de passiva tem pouco.
Eu pessoalmente sou um defensor da VMC mas existe um patamar de cliente ou de preço de casa para a qual a podemos aconselhar.
Colocado por: Picareta
E o ar para o exaustor do fogão, de onde vem?