Iniciar sessão ou registar-se
    • alexp
    • 23 novembro 2015 editado

# 81

Colocado por: santosvieira

Provavelmente devido aos custos de exploração...

Por esse prisma: a primeira coisa a desligar é o aquecimento da casa e aquecimentos de aguas sanitárias que são as despesas maiores. Depois pode-se poupar noutras coisas além de desligar a VMC, por exemplo desligar o motor do portão da garagem e abri-lo manualmente .... é só puxar pela imaginação e temos mais medidas (radicais) para aplicar ...
  1.  # 82

A manutenção desses sistemas... os filtros das VMC, a limpeza periodica das grelhas e condutas...,
    Qual é a periodicidade?, 3/3meses? anual?
  2.  # 83

Por esse ponto de vista não desligamos os equipamentos em standby, o consumo é tão baixo face à conta da água e luz.

Uma coisa que me ultrapassar é o isolamento da ponte térmica em palas e varandas
    E
    Isolar os furos em todas as tomadas, com espuma de poliuretano. Em caso de curto circuito será algo bonito de ver
  3.  # 84

Colocado por: alexpPor esse prisma: a primeira coisa a desligar é o aquecimento da casa e aquecimentos de aguas sanitárias que são as despesas maiores. Depois pode-se poupar noutras coisas além de desligar a VMC, por exemplo desligar o motor do portão da garagem e abri-lo manualmente .... é só puxar pela imaginação e temos mais medidas (radicais) para aplicar ...

Atenção que eu não sou apologista de desligar o que quer que seja. Apenas dei a minha opinião.
    Eu proprio pretendo instalar um sistema de ventilação que satisfaça as minhas necessidades e por não ter orçamento para tudo, irei optar por fazer apenas pré-instalação de aquecimento central. Se realmente não ligasse nenhuma a estas questões da qualidade do ar interior da minha habitação, então instalaria as ditas grelhas nas caixilharias, que é o mais simples e mais economico. Aliàs até é a solução preconizada no meu projecto térmico.
    Eu estou inclinado para uma VMC de duplo fluxo com recuperação de calor, mas realmente é um investimento consideravel. So para ter uma ideia, o valor que vou pagar dava para deixar PRH a funcionar na casa...
    Por outro lado optei por investir num bom isolamento térmico e caixilharias na casa para evitar de fazer a instalação de aquecimento central. Vamos là ver se tenho razão ou não... O futuro o dirà.
  4.  # 85

Colocado por: Pedro BarradasA manutenção desses sistemas... os filtros das VMC, a limpeza periodica das grelhas e condutas...,
    Qual é a periodicidade?, 3/3meses? anual?

Os filtros, se comprados nas marcas, ainda fica caro. Mas pode-se optimizar o processo.
    Por exemplo, a Vortice tem opção para uma caixa exterior com um filtro que dura 1 ano, ao contrário do filtro interno que são 3 meses.
    Habitualmente, dão para limpar e reutilizar alem do tempo de vida útil do fabricante.
    Nos foruns estrangeiros, onde temos utilizadores com VMC instaladas há mais de 10 anos, encontramos utilizadores que compram filtro em rolo bruto e cortam à medida, conseguindo preços muito mais acessíveis.
    • MNeo
    • 23 novembro 2015

# 86

Colocado por: alexpEm que especialidade / projecto deve ser essa questão abordada?

Projeto de estanquidade. E projeto de ventilação efetuado por um Eng. mecânico.
    • MNeo
    • 23 novembro 2015

# 87

Colocado por: alexpHabitualmente, dão para limpar e reutilizar alem do tempo de vida útil do fabricante.

Não faça isso...

Colocado por: alexpNos foruns estrangeiros, onde temos utilizadores com VMC instaladas há mais de 10 anos, encontramos utilizadores que compram filtro em rolo bruto e cortam à medida, conseguindo preços muito mais acessíveis.

Se comprar filtros de categoria G4 ou G2 em rolo fica-lhe bastante barato.

Os filtros devem ser mudados de 6 em 6 meses.
    • MNeo
    • 23 novembro 2015

# 88

Colocado por: callinasIsolar os furos em todas as tomadas, com espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano não é considerada estanque.
  5.  # 89

Colocado por: Pedro Barradasa limpeza periodica das grelhas e condutas...

Grelhas não sou adepto, corremos mais riscos de ter correntes de ar perceptíveis. É mais seguro válvulas de insuflação projectadas para utilizar o efeito Coanda.

Limpeza das condutas, depende dos filtros utilizados, mas penso que dois anos consegue-se sempre. Se forem condutas radiais semi rígidas, a limpeza é fácil e eficaz.
    .
  6.  # 90

Colocado por: MNeoOs filtros devem ser mudados de 6 em 6 meses.

Dependendo da zona onde vive.
  7.  # 91

Colocado por: MNeoNão faça isso...

E se forem filtros laváveis ainda melhor ...
  8.  # 92

Colocado por: MNeoNa Passive House não há gás por forma a não haver necessidade de efetuar as aberturas para o exterior.

E o ar para o exaustor do fogão, de onde vem?
    • MNeo
    • 23 novembro 2015

# 93

Colocado por: PicaretaE o ar para o exaustor do fogão, de onde vem?

Exaustor com recirculação interna.
  9.  # 94

Colocado por: MNeo
    Na Passive House não há gás por forma a não haver necessidade de efetuar as aberturas para o exterior.

Poupo na ventilação, gasto na altura de fazer a comida...
    Toda esta situação é muito discutível.
    • DAJP
    • 23 novembro 2015

# 95

O exaustor numa casa com VMC tem de ser diferente?
  10.  # 96

Colocado por: DAJPO exaustor numa casa com VMC tem de ser diferente?

É comum ser o próprio sistema de VMC a efetuar a exaustão da cozinha.
  11.  # 97

Colocado por: fernandoFerreiraprecisamente por estarmos a construir as casas demasiado estanques, é que grande parte delas estão cheias de patologias.

Por isso e não só!; mas concordo plenamente!
    •  
      xanast
    • 23 novembro 2015 editado

# 98

Colocado por: Nuno Nunes
    Não se enganem pelo meu post anterior. Eu tenho alguns clientes que seriam clientes de quase "Passive House" no entanto nenhum deles pretendeu chegar tão longe, afinal estamos no sul de Portugal e não no norte da europa.

Uma crítica: Na minha opinião a "Passive House" deveria promover os sistemas de ventilação natural, ou então mudar de nome pois a VMC de passiva tem pouco.

Eu pessoalmente sou um defensor da VMC mas existe um patamar de cliente ou de preço de casa para a qual a podemos aconselhar.

E depois de que iriam viver os ditos "parceiros" (PATROCINADORES) no que diz respeito à vmc e à estanquidade?? Lá se ia o ganha pão!; negócio!; manipulação!; são os referidos lobbies e que o zé povinho ignorante vai atrás...!!

O verdadeiro espírito do verdadeiro sistema passivo de construção não é este que tanto apregoam por aqui no fórum!
  12.  # 99

Qual é o espírito então?
  13.  # 100

Colocado por: Picareta
    E o ar para o exaustor do fogão, de onde vem?

Debaixo das portas de entrada e pelos buracos das fitas dos estores.

0.0359 seg. NEW