Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Sei que já existem alguns tópicos acerca dos valores de construção e já os li a todos a minha questão vai tanto no sentido dessa possibilidade como no sentido do que deveremos solicitar ao arquiteto (caso ele concorde) para baixar de forma substancial o preço final da obra.

    Tenho já um lote com projeto que deverá entrada na câmara municipal de Coimbra nos próximos meses. Esse projecto incluiu uma moradia de arquitetura moderna com 110m2 no rés do chão 100m2 no 1º andar e cave a rondar também os 110m2.

    Serão 150.000€ um valor realista para a construção da moradia? Quero só mesmo para o valor de construção, excluindo taxas, pagamentos ao gestor de obra, licenças, vistorias, etc Para isso tenho algum fundo de maneio que penso ser suficiente embora fosse importante saber valores aproximados

    Onde poderei poupar para baixar drasticamente esses valores? Já li em alguns tópicos a dica de usar medidas standardizadas nas caixilharias e carpintaria. Eu pensei ainda em não colocar tectos falsos, usar mosaico no rés do chão e só piso flutuante no 1º andar. Sugerem mais algumas opções.

    Existem áreas onde não gostaria de abdicar muito da qualidade, principalmente no que diz respeito ao isolamento térmico e no telhado

    Desde já o meu muito obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: paionenseBoa tarde

    Sei que já existem alguns tópicos acerca dos valores de construção e já os li a todos a minha questão vai tanto no sentido dessa possibilidade como no sentido do que deveremos solicitar ao arquiteto (caso ele concorde) para baixar de forma substancial o preço final da obra.

    Tenho já um lote com projeto que deverá entrada na câmara municipal de Coimbra nos próximos meses. Esse projecto incluiu uma moradia de arquitetura moderna com 110m2 no rés do chão 100m2 no 1º andar e cave a rondar também os 110m2.

    Serão 150.000€ um valor realista para a construção da moradia? Quero só mesmo para o valor de construção, excluindo taxas, pagamentos ao gestor de obra, licenças, vistorias, etc Para isso tenho algum fundo de maneio que penso ser suficiente embora fosse importante saber valores aproximados

    Onde poderei poupar para baixar drasticamente esses valores? Já li em alguns tópicos a dica de usar medidas standardizadas nas caixilharias e carpintaria. Eu pensei ainda em não colocar tectos falsos, usar mosaico no rés do chão e só piso flutuante no 1º andar. Sugerem mais algumas opções.

    Existem áreas onde não gostaria de abdicar muito da qualidade, principalmente no que diz respeito ao isolamento térmico e no telhado

    Desde já o meu muito obrigado



    Olá paionense!


    Independentemente de tudo; seja qual for o "estilo" de arquitectura ou o tipo de construção (seja ela sutentável, passiva, bioclimática ou "tradicional"); existem coisas as quais são prioritárias;

    estrutura, isolamento (cobertura, paredes e caixilharia) impermeabilização e infraestruturas (água, luz, esgotos) e às quais não vedará fugir à qualidade!

    O orçamento disponivel para a construção deverá (na minha opinião) ser dividido/distribuído conscientemente para ficar com uma construção/habitação equilibrada! Não queira (como muita gente) ter tudo e depois não fica com nada de jeito...! Estabeleça prioridades!; mas digo-lhe; e isto é a minha opinião; que esse valor para a área que quer é BASTANTE limitado!!
    Concordam com este comentário: SemFiguras
  3.  # 3

    Parece apertado esse orçamento
    Concordam com este comentário: ecogreenbuilding
  4.  # 4

    - O projecto ja esta feito, qual é estimativa do seu arquitecto??

    - 150 000 com o IVA ou sem iva?

    se nao tivesse projecto eu diria :
    precisa mesmo de cave? sao logo 30.000 ( por alto) que pode poupar.
  5.  # 5

    As contas que fiz segundo aquilo que fui lendo por aqui, considerei
    210m2 *600€/m2 = 126000
    110m2 (cave)*300/m2 = 33000

    159.000€ - será este valor mais real? OU ainda assim dificil de conseguir?

    Quando comprei o terreno já tinha projecto quase pronto. O arquiteto do loteamento teve reuniões connosco de forma a por o projecto mais de acordo com as nossas necessidades e ficou (na nossa opinião) bem. Posso é tentar negociar a diminuição de algumas áreas.
  6.  # 6

    Colocado por: enf.magalhaes- O projecto ja esta feito, qual é estimativa do seu arquitecto??

    - 150 000 com o IVA ou sem iva?

    se nao tivesse projecto eu diria :
    precisa mesmo de cave? sao logo 30.000 ( por alto) que pode poupar.



    Quando fomos falando com o arquiteto foi sempre este o valor que fomos colocando em cima da mesa 150/160. O valor para não sei se tem IVA ou não. Eu não preciso do IVA para nada!
  7.  # 7

    Não precisa do IVA?

    Tá boa essa.

    O valor deve ser considerado mais IVA, sem IVA é muito curto, e mesmo de não precisar ninguém lhe vai fazer a casa sem IVA. Nenhum construtor se atravessa nisso.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: jorgferr
  8.  # 8

    A arquitectura moderna é mais cara. A outra é mais barata.
  9.  # 9

    Eu diria que esse valor está no ponto se for +IVA
  10.  # 10

    Caro doisarquitectos, eu sei disso.

    Mas quando falam em 600€/m2 é sem IVA ou com? Era aí que queria chegar. Obviamente que não pretendo fazer uma obra sem pagar IVA apenas perceber qual o valor mais realista e quais as soluções que são possíveis dentro deste orçamento. Será que terá de passar por reduzir áreas?
  11.  # 11

    Colocado por: paionenseCaro doisarquitectos, eu sei disso.

    Mas quando falam em 600€/m2 é sem IVA ou com? Era aí que queria chegar. Obviamente que não pretendo fazer uma obra sem pagar IVA apenas perceber qual o valor mais realista e quais as soluções que são possíveis dentro deste orçamento. Será que terá de passar por reduzir áreas?


    Dos que valores que falam aqui considere para a cave 400 euros/m2 e para o res do chao e piso 1, 750 euros/m2 (exclua áreas de terraços e varandas) e já está com iva
  12.  # 12

    Colocado por: Dr Alter EgoA arquitectura moderna é mais cara. A outra é mais barata.


    Porquê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paionense
    •  
      GMCQ
    • 5 dezembro 2015

     # 13

    Colocado por: doisarquitectosNão precisa do IVA?

    Tá boa essa.

    O valor deve ser considerado mais IVA, sem IVA é muito curto, e mesmo de não precisar ninguém lhe vai fazer a casa sem IVA. Nenhum construtor se atravessa nisso.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário:jorgferr


    Diz vc... :)
  13.  # 14

    Colocado por: sousa tavares

    Porquê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paionense


    E onde é que posso tentar reduzir os custos? Apenas nas áreas? Ou há outras opções?
  14.  # 15

    utilizar materiais mais baratos de uma forma geral e também de uma forma geral limitar-se ao suficiente, penso eu.
  15.  # 16

    Depende. Ha locais onde não queria poupar na qualidade. mas por exemplo loiças sanitárias, nos pisos (mosaico e chão flutuante) na cozinha, roupeiros e caixilharia não me importava de escolher materiais mais modestos. Mas se calhar não será suficiente. Usar medidas standardizadas nos vãos e roupeiros também sou capaz de poupar, ou não?
    Mas ainda assim se calhar não chega. Terei mesmo de reduzir áreas? Eu acho que não tenho assim áreas tão grandes:
    Cozinha - 17m2
    Sala - 40m2
    Escritorio - 11m2
    Quartos 1 e 2 - 14m2
    Suite - 17m2
    WC normais
  16.  # 17

    Um colega meu vai começar agora uma casa mais ou menos esses m2 por 74 mil já com IVA.
    Casa r/c
    Paredes em betão com capoto por fora
    Janelas grandes
    Climatização AC.
    Já pedi o contacto do empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paionense
  17.  # 18

    Colocado por: callinasUm colega meu vai começar agora uma casa mais ou menos esses m2 por 74 mil já com IVA.
    Casa r/c
    Paredes em betão com capoto por fora
    Janelas grandes
    Climatização AC.
    Já pedi o contacto do empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paionense


    Depois partilhe o contacto por favor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PJLG
  18.  # 19

    Colocado por: paionense

    Depois partilhe o contacto por favor


    Colocado por: callinasUm colega meu vai começar agora uma casa mais ou menos esses m2 por 74 mil já com IVA.
    Casa r/c
    Paredes em betão com capoto por fora
    Janelas grandes
    Climatização AC.
    Já pedi o contacto do empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paionense
    ainda a gente que acredita em milagres e no pai natal
  19.  # 20

    Pois há, a pessoa já pediu o empretimo para esse valor.
    Já lhe disse que é muito baixo, mas pronto, fico muito feliz por ele se conseguir.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Atlas Eurobuild
 
0.0243 seg. NEW