Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Ha uns 20 anos radiadores com uma porrada de elementos para 300 m2 com caldeira a gasóleo custaram aos meus pais 6000 euros, realmente hoje está tudo muito caro
  2.  # 182

Colocado por: jorgferrHa uns 20 anos radiadores com uma porrada de elementos para 300 m2 com caldeira a gasóleo custaram aos meus pais 6000 euros, realmente hoje está tudo muito caro

Ha 20 anos quanto custava:

1 litro de leite
    1kg de arroz
    6 pard
    1 kg de carne de porco
    Etc

E hoje?
  3.  # 183

Colocado por: Anonimo06082021

que marca?
    roca
  4.  # 184

Colocado por: Schlüter-Portugal

Ha 20 anos quanto custava:

1 litro de leite
    1kg de arroz
    6 pard
    1 kg de carne de porco
    Etc

E hoje?
    Os profissionais deste fórum que trabalhavam há 20 anos atrás que digam se em proporção com hoje não ganhavam mais. As coisas encareceram muito e os salários não acompanharam na mesma proporção
  5.  # 185

acertei
    Aquela é de guerra,nem o filtro do gasóleo é limpo e queimqueima tudo lolol
  6.  # 186

coitada da caldeira...
    Quando la estava a morar ainda limpava o filtro e cheguei a lavar o depósito mas depois de sair ficou sem manutenção
  7.  # 187

Colocado por: MRK

Mas o Jorge referiu para PRH preparado também para arrefecimento e o Sergio-pintas creio que não está a considerar arrefecimento, o passo da tubagem deve ser diferente!

No meu caso é apenas para áquecimento dai secalhar a diferença ainda ser inferior como estava a referir.
  8.  # 188

coitada da caldeira...

deve estar a mamar bem.
    Sendo em Viseu com paredes simples de 15 os velhotes gastam uns 300 litros por inverno. Há 20 anos o gasóleo era barato.. .agora nem por isso
  9.  # 189

Colocado por: MRK

Mas o Jorge referiu para PRH preparado também para arrefecimento e o Sergio-pintas creio que não está a considerar arrefecimento, o passo da tubagem deve ser diferente!

Preparado para frio!
  10.  # 190

para 300m2 e uma caldeira sem manutenção e afinação.....gasta muito pouco!!

aliás,300L não é nada.
    De dia bomba o fogão de lenha e á noite so se ligam algumas divisões, isto não há milagres

Editado: quando morava mais gente lá em casa com vá quase tudo ligado à noite e desligado de dia ia aos 1000l por inverno na boa
  11.  # 191

ricardo33020

No meu caso é apenas para áquecimento dai secalhar a diferença ainda ser inferior como estava a referir.

No seu caso que já esta a obter orçamentos, qual o consumo esperado mensal para radiadores, sabe?

Pq fala-se muito aqui de valores de instalação, mas dps consumos e tendo em conta claro que cada casa é um caso, nunca se aborda, e esse para mim é o maior receio de uma instalação por ex de bomba de calor e radiadores baixa temperatura ou com prh.
  12.  # 192

No meu caso irei utilizar um Recuperador de calor usando um depósito de inércia dupla serpentina para o solar e Recuperador.

Usando o mesmo para alimentar o PRH e AQS.

Se for olhar ao consumo provávelmente necessito de um maior gasto de lenha no caso dos radiadores uma vez que a temperatura de funcionamento é superior à do PRH.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Skinkx
    • emad
    • 16 março 2017

# 193

Colocado por: VXMC
    Viva emad, qual foi a conclusão a que chegou? Vale mais aquecedores elétricos? Não me parece. Isto acerca do seu tópico.

Não cheguei a conclusão nenhuma. Porque não sei o verdadeiro consumo de cada equipamento. Apenas dizem que gastam muito. Quanto não sei. Mas um dia vou saber. Se calhar não interessa saber porque são soluções muito baratas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GANDAREZ
    • emad
    • 16 março 2017 editado

# 194

Colocado por: ricardo33020No meu caso irei utilizar um Recuperador de calor usando um depósito de inércia dupla serpentina para o solar e Recuperador.

Usando o mesmo para alimentar o PRH e AQS.

Se for olhar ao consumo provávelmente necessito de um maior gasto de lenha no caso dos radiadores uma vez que a temperatura de funcionamento é superior à do PRH.
    Concordam com este comentário:jorgealves

Ricardo , com um recuperador com caldeira e radiadores não fazia a festa barata?
    Gostava de saber quanto vai gastar com esse equipamento todo incluindo o solar?
    • emad
    • 16 março 2017 editado

# 195

Eu gostava que o Fasca dissesse quanto anda a gastar com BC com VC. Isso já dava uma ideia dos valores de consumo real de aquecimento de uma casa com BC.
    Com PRH +BC ainda não vi relatos de consumos. Já estimativas e que um cliente diz que gasta x há muitas.
    Fasca.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1014291
    Concordam com este comentário: sergio_pintas, GANDAREZ
  13.  # 196

Uma amiga diz que gasta 200 euros por mês para EDP . Outro colega gastou no 1 mes que ligou 400 euros mas andou as voltas com o instalador para reduzir consumos . Isto são amigos meus . Em primeira mão não posso afirmar porque não tenho PRH . Existem aqui relatos neste fórum que falam em centos e poucos euros .
    Por isso sim era interessante ter feedback de quem tem prh de quanto gasta e o perfil de temperatura programada ao longo do dia.
  14.  # 197

Ou seja é um assunto no qual também tenho dúvidas.
  15.  # 198

Colocado por: emad
    Ricardo , com um recuperador com caldeira e radiadores não fazia a festa barata?
    Gostava de saber quanto vai gastar com esse equipamento todo incluindo o solar?

Ficar mais barato já referi que deve ficar, quero como disse atras ter noção do diferencial de preço da instalação.

Uma coisa é certa em termos de consumos irei gastar mais lenha com radiadores, agora tendo o diferencial €€€ de um sistema para o outro saberei quantas Ton de lenha consigo comprar...é tudo uma questão de contas.

Posso dizer que já me tinha mentalizado em usar radiadores e mudei de ideia, a ver vamos se na pratica irá ser assim.
  16.  # 199

Colocado por: emadCom PRH +BC ainda não vi relatos de consumos

não é linear mas dá para ter uma ideia
    https://forumdacasa.com/discussion/23131/5/opiniao-bomba-calor-bt--piso-radiante--ventiloconvector/#Comment_551052
    • emad
    • 16 março 2017 editado

# 200

Eu gostava era de ver os consumos do Fasca.
    Quanto ao jjag o que ficou registado no antes e depois é que no acerto da conta certa da EDP ele poupou apenas 200€ entre um.ano e o outro.
    Mas é engraçado a Malta anda cheia de pica no início e depois até se esquecem de vir ao fórum actualizar estas contas. Isto era serviço público se continuarem a colocar os consumos mensais destes equipamentos e formas de aquecimento central. Acho que ajudava e muito a desmistificar a questão dos consumos.
    Não falo só em BC, falo em AC, caldeiras gás, gasóleo, lenha, eléctrico etc.
    Alguém que abra um tópico para consumos com aquecimento central + investimento+consumos+áreas+ ???
    Eu como ainda não tenho não posso, caso contrário colocaria.
    Concordam com este comentário: MRK, 21papaleguas, NPRP, GANDAREZ, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas

0.0464 seg. NEW