Colocado por: jorgferrHa uns 20 anos radiadores com uma porrada de elementos para 300 m2 com caldeira a gasóleo custaram aos meus pais 6000 euros, realmente hoje está tudo muito caro
Colocado por: Anonimo06082021roca
que marca?
Colocado por: Schlüter-PortugalOs profissionais deste fórum que trabalhavam há 20 anos atrás que digam se em proporção com hoje não ganhavam mais. As coisas encareceram muito e os salários não acompanharam na mesma proporção
Ha 20 anos quanto custava:
1 litro de leite
1kg de arroz
6 pard
1 kg de carne de porco
Etc
E hoje?
Colocado por: Anonimo06082021Aquela é de guerra,nem o filtro do gasóleo é limpo e queimqueima tudo lolol
acertei
Colocado por: Anonimo06082021Quando la estava a morar ainda limpava o filtro e cheguei a lavar o depósito mas depois de sair ficou sem manutenção
coitada da caldeira...
Colocado por: MRK
Mas o Jorge referiu para PRH preparado também para arrefecimento e o Sergio-pintas creio que não está a considerar arrefecimento, o passo da tubagem deve ser diferente!
Colocado por: Anonimo06082021Sendo em Viseu com paredes simples de 15 os velhotes gastam uns 300 litros por inverno. Há 20 anos o gasóleo era barato.. .agora nem por isso
coitada da caldeira...
deve estar a mamar bem.
Colocado por: MRK
Mas o Jorge referiu para PRH preparado também para arrefecimento e o Sergio-pintas creio que não está a considerar arrefecimento, o passo da tubagem deve ser diferente!
Colocado por: Anonimo06082021De dia bomba o fogão de lenha e á noite so se ligam algumas divisões, isto não há milagres
para 300m2 e uma caldeira sem manutenção e afinação.....gasta muito pouco!!
aliás,300L não é nada.
ricardo33020
No meu caso é apenas para áquecimento dai secalhar a diferença ainda ser inferior como estava a referir.
Colocado por: VXMC
Viva emad, qual foi a conclusão a que chegou? Vale mais aquecedores elétricos? Não me parece. Isto acerca do seu tópico.
Colocado por: ricardo33020No meu caso irei utilizar um Recuperador de calor usando um depósito de inércia dupla serpentina para o solar e Recuperador.
Usando o mesmo para alimentar o PRH e AQS.
Se for olhar ao consumo provávelmente necessito de um maior gasto de lenha no caso dos radiadores uma vez que a temperatura de funcionamento é superior à do PRH.
Colocado por: emad
Ricardo , com um recuperador com caldeira e radiadores não fazia a festa barata?
Gostava de saber quanto vai gastar com esse equipamento todo incluindo o solar?
Colocado por: emadCom PRH +BC ainda não vi relatos de consumos