Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jorgealvesesta
    Concordam com este comentário:Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário:reandre

Um muito obrigado pela sua sugestão jorgealves, mas isto quer dizer que a aroSTOR 270 lts - R290 sem apoio solar consegue ser melhor / mais eficaz / mais econômica / ter menos manutenção ou problemas que uma Termobrasa Gold com apoio solar? (O fotovoltaico vai existir em ambas as hipóteses e neste momento, seja qual a for a solução escolhida não me vai custar mais nem menos, mas sim exatamente a mesma coisa.

Se sim, consegue se por favor explicar me o que oferece uma solução em detrimento de outra?
  2. Bem a vantagem além de ser Vaillant, o depósito não tem ânodo de magnésio nem sequer eletrónico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reandre
  3. Colocado por: VarejoteBem a vantagem além de ser Vaillant, o depósito não tem ânodo de magnésio nem sequer eletrónico.

Realmente quem não percebe, não percebe... , e isso pode ser prejudicial há saúde e por sua vez é preferível ter a Vaillant sem solar do que a Termobrasa com solar, mesmo que seja o mesmo preço?
  4. A Vaillant está preparada para solar fotovoltaico e solar térmico ou outra fonte, uma vez que tem serpentina adicional.

Naturalmente a versão 270L com serpentina, que é a que tenho.
  5. Colocado por: VarejoteA Vaillant está preparada para solar fotovoltaico e solar térmico ou outra fonte, uma vez que tem serpentina adicional.

Mas a Termobrasa também vem preparada para outras fontes, neste caso o solar. Dai o Construtor me estar a colocar estas duas hipóteses: ou a Vaillant sem solar ou a Termobrasa com dois coletores solares.

Percebo completamente que a Vaillant seja uma melhor solução, quando falamos apenas de BC, mas analisando o que me está a ser oferecido, não será mais vantajoso a nivel de custos futuros na produção de AQS ter a Temobrasa com solar?
  6. Colocado por: reandremais vantajoso a nivel de custos futuros na produção de AQS ter a Temobrasa com solar
    não pela simples razão que o solar tem obrigatoriamente manutenção a pagar assim como a própria bomba de calor enquanto que a solução Arostor com fotovoltaicos praticamente não exige manutenção
    Concordam com este comentário: Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos, reandre
  7. Porque as BC têm ligação a sistema fotovoltaico?

Quando a casa tem FV é para a casa toda, ligando ao quadro elétrico e por consequência a BC beneficia disso, ou estou enganado?
    Concordam com este comentário: Sansoni7, tiagodiaf
  8. Regra geral quando um BC suporta fotovoltaico é porque tem um par de contactos que a pode forçar a trabalhar/setpoint mais alto. Estes contactos são destinados a receber um sinal do inverter quando este percebe que tem excedente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  9. Colocado por: paulosPorque as BC têm ligação a sistema fotovoltaico?

Quando a casa tem FV é para a casa toda, ligando ao quadro elétrico e por consequência a BC beneficia disso, ou estou enganado?
    a genese desta discussão é entre coletores térmicos com bomba de calor ou somente bomba de calor pois colectores fotovoltaicos sempre são de considerar,
    na minha opinião e sempre que a produção de AQS é feita por uma bomba de calor, o solar térmico somente justifica em cenários muito específicos e residuais.

apesar de ser possível a plena integração dos sistemas por enquanto eu prefiro mantê-los completamente em separado sem interligações complexas, um dia quando estiverem massificadas algumas das tecnologias de interdependências atualmente em desenvolvimento a conversa será outra muito diferente
  10. Varejote, quem lhe fez a instalação da Vaillant?
  11. Colocado por: VarejoteA Vaillant está preparada para solar fotovoltaico e solar térmico ou outra fonte, uma vez que tem serpentina adicional.

Boa noite.

Não havendo possibilidade de solar térmico ou solar PV, no caso dum apartamento, não justifica ir para o modelo com serpentinha, certo?
  12. Fotovoltaico não usa serpentina é pela corrente elétrica, só tem 1 cabo da BC ao inversor para ela arrancar se tiver a produzir mesmo que já tinha atingido a temperatura definida.
  13. Colocado por: VarejoteFotovoltaico não usa serpentina é pela corrente elétrica, só tem 1 cabo da BC ao inversor para ela arrancar se tiver a produzir mesmo que já tinha atingido a temperatura definida.

Então o modelo sem serpentina serve para o fim que mencionei, pois a única forma de interligar a B.C. a outra fonte, seria uma caldeira a gás natural. Ou aconselha a meter o modelo VWL BM 270?
  14. Colocado por: VarejoteFotovoltaico não usa serpentina é pela corrente elétrica, só tem 1 cabo da BC ao inversor para ela arrancar se tiver a produzir mesmo que já tinha atingido a temperatura definida.

Desculpe por me a meio da conversa... Se percebi podemos ligar um bomba de calor de aqs diretamente a paneis fv?
    Nao deve ser preciso um painel muito potente, visto as bombas terem consumos de enrgia reduzidos, estou em erro?
  15. Colocado por: Masterful

Então o modelo sem serpentina serve para o fim que mencionei, pois a única forma de interligar a B.C. a outra fonte, seria uma caldeira a gás natural. Ou aconselha a meter o modelo VWL BM 270?

Só aconselho a Vaillant porque tenho uma, são de boa qualidade, até aconselhadas pelo jorgealves.
  16. Colocado por: marcocar

Desculpe por me a meio da conversa... Se percebi podemos ligar um bomba de calor de aqs diretamente a paneis fv?
    Nao deve ser preciso um painel muito potente, visto as bombas terem consumos de enrgia reduzidos, estou em erro?

O cabo é praticamente de comunicação, o inversor dá a informação à bomba para que está a produzir e ela arranca normalmente pela alimentação elétrica dela.
  17. A Vaillant dependendo da potência FV instalada, pode o cabo FV ser ligado como "Low" em que quando deteta produção arranca em modo BC.
    Em modo "High" quando deteta produção arranca em modo turbo, BC + resistência.
  18. Colocado por: Varejotesó tem 1 cabo da BC ao inversor para ela arrancar se tiver a produzir mesmo que já tinha atingido a temperatura definida.
    não é assim que deve ser configurado pois pode ter produção solar e ser insuficiente para colmatar as necessidades do imóvel, deve usar um gestor de excedentes que mede a produção e o consumo.
    Concordam com este comentário: Sansoni7, Varejote, fpacardoso
  19. Colocado por: jorgealvesnão é assim que deve ser configurado pois pode ter produção solar e ser insuficiente para colmatar as necessidades do imóvel, deve usar um gestor de excedentes que mede a produção e o consumo.

Só li o manual e o próprio painel da Vaillant que fala no Low e High, ainda não tenho FV instalado.

Mesmo com gestor de excedentes e se tiver mais de 2.5kw instalados, deve-se ligar no High, BC + resistência, deduzo.
  20. Eu tenho paineis fotovoltaicos e a BC da Vaillant de que falam...e que também tem serpentina para aquecimento por outra fonte de calor.
    O que eu fiz, para aproveitar a maior quantidade de energia produzida pelos paineis, foi colocar um Shelly que só permite que a BC trabalhe entre as 10 e as 17 horas ( horário escolhido por mim, mas variável)....horário em que, em teoria a produção de energia pelos paineis é maior.
    Esta foi uma sugestão dada pelo técnico da Vaillant.

0.7323 seg. NEW