Colocado por: jorgealvesesta
Colocado por: VarejoteBem a vantagem além de ser Vaillant, o depósito não tem ânodo de magnésio nem sequer eletrónico.
Colocado por: VarejoteA Vaillant está preparada para solar fotovoltaico e solar térmico ou outra fonte, uma vez que tem serpentina adicional.
Naturalmente a versão 270L com serpentina, que é a que tenho.
Colocado por: reandremais vantajoso a nivel de custos futuros na produção de AQS ter a Temobrasa com solarnão pela simples razão que o solar tem obrigatoriamente manutenção a pagar assim como a própria bomba de calor enquanto que a solução Arostor com fotovoltaicos praticamente não exige manutenção
Colocado por: paulosPorque as BC têm ligação a sistema fotovoltaico?a genese desta discussão é entre coletores térmicos com bomba de calor ou somente bomba de calor pois colectores fotovoltaicos sempre são de considerar,
Quando a casa tem FV é para a casa toda, ligando ao quadro elétrico e por consequência a BC beneficia disso, ou estou enganado?
Colocado por: VarejoteA Vaillant está preparada para solar fotovoltaico e solar térmico ou outra fonte, uma vez que tem serpentina adicional.
Naturalmente a versão 270L com serpentina, que é a que tenho.
Colocado por: VarejoteFotovoltaico não usa serpentina é pela corrente elétrica, só tem 1 cabo da BC ao inversor para ela arrancar se tiver a produzir mesmo que já tinha atingido a temperatura definida.
Colocado por: VarejoteFotovoltaico não usa serpentina é pela corrente elétrica, só tem 1 cabo da BC ao inversor para ela arrancar se tiver a produzir mesmo que já tinha atingido a temperatura definida.
Colocado por: Masterful
Então o modelo sem serpentina serve para o fim que mencionei, pois a única forma de interligar a B.C. a outra fonte, seria uma caldeira a gás natural. Ou aconselha a meter o modelo VWL BM 270?
Colocado por: marcocar
Desculpe por me a meio da conversa... Se percebi podemos ligar um bomba de calor de aqs diretamente a paneis fv?
Nao deve ser preciso um painel muito potente, visto as bombas terem consumos de enrgia reduzidos, estou em erro?
Colocado por: Varejotesó tem 1 cabo da BC ao inversor para ela arrancar se tiver a produzir mesmo que já tinha atingido a temperatura definida.não é assim que deve ser configurado pois pode ter produção solar e ser insuficiente para colmatar as necessidades do imóvel, deve usar um gestor de excedentes que mede a produção e o consumo.
Colocado por: jorgealvesnão é assim que deve ser configurado pois pode ter produção solar e ser insuficiente para colmatar as necessidades do imóvel, deve usar um gestor de excedentes que mede a produção e o consumo.