Iniciar sessão ou registar-se
  1. Nesse link, Portugal consta como não sendo necessário certificação, pelo menos da Keymark.
    Existe algum outro padrão de certificação nacional?
  2. Colocado por: jmalmeidaNesse link, Portugal consta como não sendo necessário certificação, pelo menos da Keymark.
    já fomos expulsos da Europa???
  3. esse valor mínimo de COP foi alterado recentemente? recordo na altura que fiz o projecto (2019) o valor mínimo era 2,5.

Colocado por: jorgealvesa ficha tecnica explicitamente tem de mencionar o COP certificado segundo a norma 16147 cujo valor minimo tem de ser superior a 3,5
  4. Colocado por: Bigmouseo valor mínimo era 2,5
    se for uma bomba de calor mista ou seja que faça climatização e AQS, uma unidade exclusivamente AQS é 3,5.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sltd
  5. COP 3.5?

Um AC chega facilmente a cop 5.5 e seer de 6

Cop 5 para injectar 5kw de calor na casa gasta 1kw de energia eletrica

Seer 6 para retirar 6kw de energia da casa gasta 1kw de energia eletrica
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  6. Colocado por: jorgealvesjá fomos expulsos da Europa???

Parece claro que, segundo o site, não é requerida certificação em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Bélgica, Eslovénia, países escandinavos e Finlândia:
    https://keymark.eu/en/products/heatpumps/where-is-heat-pump-keymark-recognized
  7. Colocado por: jmalmeidaParece claro que, segundo o site, não é requerida certificação em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Bélgica, Eslovénia, países escandinavos e Finlândia
    não sei como consegue tirar essa conclusão pois o que é referido:
    "the Heat Pump KEYMARK certificate can be referred to in several European countries, where no specific product certification is required for heat pump subsidies or market surveillance"

"specific product certification" = certificação propria especifica
    "heat pump subsidies" = subsidios para bombas de calor

o que este trexo de texto refere é que nalguns paises a norma é mais abragente e especifica que a norma Keymark

não é possivél usar produtos não certificados em instalações novas
  8. Colocado por: Bigmousefiz o projecto (2019) o valor mínimo era 2,5.
    foi atualizado em 2020/21, não me recordo exactamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse, jmalmeida
  9. No link em concreto encontra-se o mapa da Europa.
    Cada país tem várias cores.
    Portugal está pintado de verde, tal como os países a que acima fiz referência.
    A legenda referente ao verde é lapidar: “No certification is required”.
    Assim, volto à minha questão anterior: há outros padrões que têm de ser seguidos em Portugal para a certificação de bombas de calor e quais?
    Em alternativa, o mapa encontra-se desatualizado no que se refere a Portugal.
  10. Colocado por: jorgealvesa ficha tecnica explicitamente tem de mencionar o COP certificado segundo a norma 16147
  11. Ao fim de 8 anos o depósito da minha Ariston rompeu. O vitrificado deve ter rachado e está com pequenas fugas de água. Depois de trocar placas e sondas, agora isto...
    Recomendaram-me uma bomba com depósito em inox para não voltar a acontecer o mesmo.
    Alguma recomendação? Sendo que Ariston nunca mais
    • SrR
    • 4 maio 2023
    Vaillant
    Concordam com este comentário: jorgealves, fpacardoso
    • SrR
    • 4 maio 2023
    Colocado por: RicardoPortoEntão faz 2 furos para o exterior direto. L contra é que gasta mais eletricidade a aquecer a água
    dependendo da maquina pode bastar um furo pro exterior sem necessidade de ventilar o espaço onde esta a BC
  12. Colocado por: jorgealves

Não havendo alteração a este diploma regulamentar, a norma 16147 não é obrigatória em Portugal para as bombas de calor, prevendo-se a sua análise pelos requisitos da tabela 76 desse diploma.
    https://files.dre.pt/2s/2021/07/126000002/0006600316.pdf
  13. Vou aproveitar este topico das BC para uma dúvida.
    Tenho duas propostas para bombas de calor: a ITALTHERM HYDRABLOCK 14M e a Vaillant aroTHERM Plus 12kW . Alguma recomendação? Isto é para PRH.
    • SrR
    • 6 maio 2023
    Vaillant
  14. Lebre com certeza

então á caçador....
    Concordam com este comentário: SrR
  15. Colocado por: jorgealvesnorma 16147

Jorge, falei com um instalador e as bombas da Eurogree são A+, passam todas nos certificados energeticos!
    Mas em lado nenhum falam da norma que falou em cima, como é isso possível? Será que só olham ao A+?

https://www.eurogree.com/produtos/bomba-calor-aqs-300lt
  16. Colocado por: jorgealvesa temperatura.

Colocado por: jorgealvesas bombas de calor certificadas sob a norma 16147 podem ser certificadas com temp amb de 7ºC ou 14ºC ou até ambas, somente estas é que dispensam a componente solar térmica e como tal serem usadas em construções novas.

Colocado por: jorgealvesse não tem certificação sob a EN16147 não pode ser considerada para efeitos de certificação energética.

Na declaração não aparece referência a EN 26147

Só agora li este comentário.

Como é possível então a pessoa que contactei e vende eurogree, instalar dessas bombas às dezenas em casas novas?!! Não percebo. Ela têm A+ mas essa norma não, pelo menos nada encontrei nem me fizeram chegar a confirmar isso.
  17. Colocado por: paulos
    Jorge, falei com um instalador e as bombas da Eurogree são A+, passam todas nos certificados energeticos
    fale com o perito qualificado, se ele tiver outro entendimento quem sou eu para afirmar o contrário, afinal vai ser ele a emitir o certificado energético.

0.8167 seg. NEW