Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: luigiola a todos

Projectos de Arquitectura a 15€ m2

20% adjudicação
    25% estudo previo
    30% Entrega do Projecto na Camara
    25% Aprovação do Projecto

Qualquer questão disponham
    Cumprimentos

Gostaria de sabe o seguinte:
    Inclui a coordenação e compatibilização das especialidades ou acaba quando o projecto entra na câmara?
    Inclui as alterações necessárias para compatibilizar o projecto de arquitectura com o RCCTE (regulamento térmico)?
    Inclui a escolha de materiais e estimativa de custo para o cliente saber quanto lhe vai custar a casa, mesmo na fase de licenciamento?

E se o projecto for tipo loft, sem paredes interiores, faz um desconto?

Pode por um link para vermos esses hoteis, edificios de escritórios, centros comerciais?

Também sou arquitecto e nada tenho contra quem faz preços mais baratos ou mais caros do que eu. Já tenho contra quem, partindo do princípio que é arquitecto, viola claramente os princípios deontológicos da profissão.

Artigo 6.° Publicidade
    d) O arquitecto abster-se-á de introduzir na divulgação
    dos seus serviços qualquer referência directa ou indirecta
    aos honorários, ou aos custos da obra, sem autorização do
    dono da obra;

É esta falta de rigor que faz desconfiar da qualidade do produto final, seja o valor barato ou caro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pormenor
  2.  # 22

Arqº Portista disse:
    Tanta dor de cotovelo,

...baixem os preços tambem e deixem os outros cobrar o que lhes apetecer, quem ganha é o povo...façam concorrencia de preços em vez de criticarem e colocarem em dúvida a qualidade profissional dos outros...que mal que vos fica!
  3.  # 23

Boa tarde!

Vou iniciar a construção da minha casa. Em conversa com o arquitecto, este deu-me conhecimento de que não iria fazer o acompanhamento da obra. Na altura da contratação, isto não foi referido. Como posso solucionar o problema?

Também, os projectos das especialidades, foram serviços, contratados por mim. Não deveriam já estar incluidos no projecto de arquitectura?

Obrigado
  4.  # 24

Colocado por: AnónimoArqº Portista disse:
    Tanta dor de cotovelo,

...baixem os preços tambem e deixem os outros cobrar o que lhes apetecer, quem ganha é o povo...façam concorrencia de preços em vez de criticarem e colocarem em dúvida a qualidade profissional dos outros...que mal que vos fica!

Caro Colega Portista

Dor de cotovelo, também chamada de inveja, surge quando alguém tem uma coisa que os outros querem. Nesta discussão específica, qualquer arquitecto pode cobrar o mesmo ou menos do que o luigi, iniciador desta discusão, se propõem a cobrar. Eu certamente não o faço nem nunca o fiz pelo que não entendo o que quer dizer com isso. Se puder explicar agradeço.

O que eu quero, porque só por mim posso falar, é que o nome dos arquitectos seja valorizado na sua actividade profissional e que o valor dos seus projectos seja reconhecido pelos clientes. Mas mais importante que isso, que sejam os próprios arquitectos a dignificar o seu trabalho, não escondendo dos clientes que não vão prestar um bom serviço porque o valor que estão a cobrar é manifestamente curto. E entenda que esta é uma questão que diz respeito a TODOS os arquitectos. Basta passar os olhos neste forum e perceber a quantidade de clientes que se queixam de que os arquitectos não explicaram, não disseram, não controlaram quer o processo de projecto quer os custos da obra a executar.

Sou contra a concorrência de preços porque quem perde, como diz, é o povo que acaba por pagar mais do que devia pelos fracos projectos que lhe são entregues. E depois quando tem algum problema com o projecto, lá está o arquitecto a cobrar extra.

Sou a favor de uma tabela de honorários justa (a que existe refere-se a obra pública com exigências processuais superiores ás aplicáveis ao trabalhos de privados) porque a diferença entre arquitectos seria feita pela qualidade do seu trabalho, e aí sim, ganharia o cliente porque pelo mesmo valor poderia escolher o arquitecto que lhe prestasse o melhor serviço.

Defendo que ao contrário de um produto, em que o nível de qualidade geral está garantido pela autorização de o comercializar e se procura o melhor preço (a qualidade está assegurada), nos projectos em geral e nos de arquitectura em particular, essa qualdade não está assegurada e essa deverá ser a prioridade. Depois disso cada um poderá e deverá cobrar os valores que entender.
  5.  # 25

Colocado por: PFJPBoa tarde!

Vou iniciar a construção da minha casa. Em conversa com o arquitecto, este deu-me conhecimento de que não iria fazer o acompanhamento da obra. Na altura da contratação, isto não foi referido. Como posso solucionar o problema?

Também, os projectos das especialidades, foram serviços, contratados por mim. Não deveriam já estar incluidos no projecto de arquitectura?

Obrigado

A minha sugestão é que fale com o Arquitecto no sentido de contratar o acompanhamento da obra. O arquitecto tem vantagens nisso já que no fim deverá entregar um termo de não conformidade da mesma, caso seja necessário, ou será responsável pelas alterações efectuadas durante a obra se nada disser (ver Lei 60/2007). Caso este não mostre disponibilidade, poderá contratar outro arquitecto que faça o acompanhamento da mesma, desde que tenha projecto de execução, caso contrário não fará muito sentido acompanhar a obra.

Quanto aos projectos de especialidades, estes não fazem parte do projecto de arquitectura. O decreto-lei 555/99 introduz a figura do coordenador de projecto, que deverá assegurar a compatibilidade entre projectos. Caso este não exista, cabe ao arquitecto a obrigação morar de compatibilizar a arquitectura com as especialidades.
  6.  # 26

Anónimo disse:
    Mas para um melhor acompanhamento da obra recomendo um engenheiro e não um arquitecto
  7.  # 27

Caro Anónimo

É pena que não justifique o porquê, já que seria do interesse de todos, e certamente do meu, saber porque é que um engenheiro consegue acompanhar melhor uma obra do que o arquitecto que fez o projecto.
  8.  # 28

E porque é que não podem ser os dois????? O arquitecto e o engenheiro?
  9.  # 29

Esta é uma discussão muito interessante mas verifico que existe, na maioria dos comentários, uma falta de paixão pela arquitectura, a qual é tratada como um mero negócio. Nesta perspectiva, de negócio, será importante para um futuro cliente perceber que uma obra, especialmente destinada a habitação, representa um investimento que pode valorizar ou desvalorizar o seu dinheiro despendido.
    1) Assim, existem projectos que, pela sua qualidade arquitectónica, pelo rigor, pelo interesse demonstrado na abordagem do Arquitecto e pela sua capacidade de envolvimento, podem transformar o dinheiro investido num bom negócio. Pelo contrário, existem projectos que desvalorizam o seu investimento. E isto é independente do custo de projecto, que pode ser maior ou menor consoante o Arquitecto quer ganhar mais ou menos. Eu explico: imagine-se que determinado cliente quer uma moradia e tem 150.000 euros para investir; um bom projecto (leia-se - boa arquitectura) pode concretizar-se numa moradia que passará a valer o dobro. Pelo contrário, um mau projecto pode concretizar-se numa moradia que valerá apenas o dinheiro investido. O dinheiro está lá sempre investido; pode ser rentabilizado ou não.
    2) Existe depois outro aspecto a ter em conta. Um projecto mal estudado e com falhas pode traduzir-se num custo adicional para o cliente. É isto que normalmente acontece, pois o empreiteiro aproveita todas as fragilidades dos projectos para facturar, naturalmente, à custa do cliente. Assim, uma obra que deveria custar 150.000 euros pode, facilmente, passar a custar 200.000 euros, com óbvio prejuízo para o cliente. Nesta perspectiva, é preferível ao cliente gastar mais algum dinheiro com um projecto de execução, que garantirá um desvio menor da conta final. Quanto melhor estudado e mais definido estiver um projecto, menor é a margem de manobra do empreiteiro, menor é o tempo de execução da obra (e tempo, em obra, é dinheiro) e menos gasta o cliente. Vou dar um exemplo: uma cliente que tem 150.000 euros para gastar na sua nova casa - gasta 3.000 euros nos projectos de licenciamento e não quer projecto de execução. Se a obra sofrer um desvio de 20%(o que não é difícil), vai custar-lhe 30.000 euros a mais. Ora, este valor seria evitado com um bom projecto de execução, que custaria (imagine-se) 5.000 euros. Como se vê, o cliente pouparia 25.000 euros, o que é de considerar.
    Para finalizar, deixo apenas uma noção importante: no final, é um bom cliente que faz uma boa obra de arquitectura.
    Para qualquer contacto: Arqº Jorge Melo Cabral (email: [email protected])
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo Martins
  10.  # 30

Anónimo disse:
    Eu estou neste momento em fase de projecto de uma moradia que pretendo construir e adjudiquei o projecto pelo valor de 2500€ já com especialidades e acompanhamento de obra por 800€, num arquitecto com obra feita, e do qual aprecio muito o trabalho (posso ter tido um desconto por ser amigo) mas de qualquer das formas com os preços que ja vi referenciados aqui no forum considero que alguns arquitectos, embora não conhecendo eu o trabalho ou prestigio de cada um, querem ganhar tudo de uma vez, mas como ja alguem aqui disse, cada um tem a sua forma de fazer negocio!!

Cumprimentos
  11.  # 31

15euros/m2 para projecto de licenciamento, ou seja fazer o "boneco" a 1/100 mais um pormenorzito a 1/20 e desaparecer, fazendo fé nos projectos das especialidades e no empreiteiro. Se for assim até é caro, bem caro e ao cliente ainda ficará mais caro no futuro quando começar tudo o resto.
    Agora muito a sério, cada caso é um caso e apriori estes preços standart não auguram qualidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexmrb
  12.  # 32

Anónimo disse:
    Ninguem tem para ai um caderno de encargos ou orçamento que possa disponiblizar para uma moradia com cerca de 180m2, com aproveitamento de sotão (parte do sotão 70 a 80m2) só para ter uma ideia de quanto dinheiro vou precisar??? A zona é no Alentejo, o que pode descer relativamente os preços!! O terreno tem 1300m2 e o limite máximo de construção sao 300m2 com anexos!
  13.  # 33

como vê sr. anonimo já começa a reflectir-se o optimo preço que pagou pelo seu projecto. e ainda não começou sequer a construir. Enfim desejo-lhe boa sorte e já agora deixo aqui um apelo á excelente profissão de medidor orçamentista que se manifeste, e aos gabinetes que a valorizem novamente como dantes.
  14.  # 34

Anónimo disse:
    Foi só uma pergunta se puder ajudar optimo, se nao pode agradeço na mesma, era so para ter uma ideia!!

Cumprimentos
    • RJ
    • 2 julho 2008

# 35

fazer orçamentos por m2, por percentagens tipo 3% do valor estimada da obra como fazem 80% dos arquitetos, que depois subrevalorizam os valores estimados para que os 3% seja calculado com um avalor superior!!! Objectivamente X€ por m2 é mais transparente.
  15.  # 36

Anónimo disse:
    Troque la isso por miudos...
    • RJ
    • 2 julho 2008

# 37

faltou o ou, o Luigi faz por m2 mas a maioria faz por percentagem do valor estimado da construção, e tb não mede a complexidade, embora façam os respectivos hummmm, no fim aplicam uma percentagem sobre um valor estimativo. Na minha opinião independentemente de ser caro ou barato o metodo do luigi é mais transparente.
  16.  # 38

... RJ, vai-me desculpar, mas o preço do m2 de construção salvaguarda (na maioria dos casos) a questão da complexidade... além disso as TABELAS, tem previsto a classificação das obras por complexidade (Classes I, II, III e IV), diferindo os respectivos coeficientes.
    Estas complexidades tambem se refletem no tipo de uso e espectativas do cliente.... as mesmas que são consideradas quando são estipulados preços referência para o m2.
  17.  # 39

RJ , pois é pois é, mas o que acha por exemplo de um empreiteiro que lhe faz um orçamento por m2 sem grandes especificações? o que acha que vai acontecer a seguir? derrapagens e mais derrapagens, e depois para tentar cumprir na obra vão surgir muitos expedientes que vão diminuir a qualidade. Enfim em portugal anda-se a brincar ás casinhas há muito tempo e a coisa está como está.
  18.  # 40

Só para dar um exemplo, para uma obra de 600.000 euros, em Portugal demora 30 dias a fazer-se o projecto, por meia dúzia de tostões, e o cliente fica contente porque poupou no projecto, só que a obra demora dois anos a fazer-se, com os custos inerentes. Nos EUA, o projecto demora 5 meses a ser feito, mas depois a obra demora outros 5 meses a ser construída, e sem grandes derrapagens. Qual destes métodos sairá mais caro ao cliente? Temos o exemplo da Casa da Música do Porto, em que alguém achou o Projecto de Execução do Koolhas caro e decidiu dispensá-lo, e o resultado viu-se... A preocupação dos clientes não deveria ser poupar no projecto, pois sai-lhes mais caro no final. Mas também não defendo os arquitectos "careiros", ou os que levam por tabela, a não ser que tenham muitas obras em carteira, e se possam dar a esse luxo, como o Siza. Existem Arquitectos "baratos" com pouca obra, mas sérios e com muita qualidade, a quem ninguém dá oportunidade, e existem outros bem implementados no mercado, com muita obra, que são uma desgraça, basta olhar para o que se tem construído... Claro que os nossos padrões de qualidade ainda são baixos, mas as pessoas estão a começar a ficar mais exigentes, felizmente!

0.0263 seg. NEW