Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Em face do empreendimento e de garantir com as telas finais um acompanhamento até ao fim e acreditando num trabalho rigoroso com controle da obra, acho um preço justo. Boa sorte e espero que o(s) arquitecto(s) se apaixonem pela intervenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candida
  2.  # 62

ah, e qualquer alteração no projecto não me cobram! :0))))
  3.  # 63

ah e as especialidades ? estão incluidas? pela lógica deveriam estar.
  4.  # 64

Sim estão, tdo incluido não tenho que me preocupar com nada a não ser pagar na altura certa .......eheheheheh
  5.  # 65

Bem, sobre este tema, muito pouco tenho ainda para comentar, a experiência no assunto não me o permite...

mas dentro em breve, e espero que bem breve, conforme termine uma situação gravíssima que me ocorreu hoje (relação técnico-proprietário foi dada como terminada antes do final do projecto por parte do respectivo técnico, sem qualquer razão aparente), vou deixar aqui no fórum exposta essa mesma situação num tópico a abrir por mim, para que de facto com a ajuda de todos vós me possam dizer se realmente eu cometi alguma gafe como proprietário em relação ao trabalho que me foi impingido pelo técnico que «elaborou» o projecto e as ditas especialidades, sem qualquer consulta, opinião ou mesmo comentário fornecido pela minha pessoa ( na parte referente às especialidades) antes que fossem apresentadas à autarquia que as irá avaliar e aprovar... ou não.

Isto para dizer que às vezes o barato sai caro. Paguei um valor que penso andava na média de valores, no inicio acreditei em tudo o que me foi dito, a pessoa em questão, que não vou referir nomes agora, foi até bem recomendada, e na volta, isto aconteceu...

Aguardaremos, cenas dos próximos capítulos: "Nome de Código: O trabiqueiro"

FPaulos
  6.  # 66

Amigo Mendes Pais, parece que por 1.700€ + IVA = 2040€ por todos os projectos (arquitectura e especialidades), ou o colega faz "copy past" ou então está mesmo a tentar ganhar mercado... e à espera que o sr. passe a palavra a mais 20 vizinhos que precisem de fazer licenciamento. Por vezes ganhar pouco em muitos clientes, com menos trabalho, é uma opção tão válida como outra qualquer, depende é da qualidade do serviço prestado.
    Cumprimentos
    CarlosMCD
  7.  # 67

Colocado por: carlosmcdAmigo Mendes Pais, parece que por 1.700€ + IVA = 2040€ por todos os projectos (arquitectura e especialidades), ou o colega faz "copy past" ou então está mesmo a tentar ganhar mercado... e à espera que o sr. passe a palavra a mais 20 vizinhos que precisem de fazer licenciamento. Por vezes ganhar pouco em muitos clientes, com menos trabalho, é uma opção tão válida como outra qualquer, depende é da qualidade do serviço prestado.
    Cumprimentos
    CarlosMCD

Pois... faz-me lembrar uma situação que se passou num lote ao lado do meu cliente...
    PROJECTO DA VIZINHA
    Obra de edificação Nova - tipologia Habitação - inserida em Loteamento Municipal.
    ( Não vou referir nomes, nem locais, nem habilitações dos intervenientes)

Esta vizinha, contratou uma técnica para lhe tratar do processo de Autorização administrativa (...o tempo passou e o procedimento passou a Comunicação Prévia)...
    ... Entretanto, estavamos nós no meu gabinete a efectuar o Estudo Prévio para o Lote do nosso Dono de obra, vem este, preocupado com a integração e compatibilização da nossa proposta com os do lado e apresenta-me umas fotos do Estudo Prévio de Arquitectura do vizinho...

... Já eu tinha me deslocado à Câmara Municipal (140Km ir e vir) uma semana antes para efectuar uma apresentação prévia do Projecto e discutir algumas questões não evidentes do Regulamento do Loteamento e qual o nível de flexibilidade que o técnico tem para com as interpretações do mesmo (tive de fazer algumas alterações... nada de mais, por acaso!!! devido ao não cumprimento de um estudo volumétrico que existe numa peça desenhada... que pasme-se!!! não me tinham informado...) de resto estava "muito bem"...

Após análise do dito Projecto da vizinha ... verifico que o mesmo não cumpre uma série de parâmetros do Regulamento do Loteamento ( nº pisos, alinhamento do alçado frontal, etc..), também era horrivel ( do ponto de vista da integração urbanisitca, do objecto e da funcionalidade)... mas gostos não se discutem, a dona de obra parecia satisfeita...
    Também verifico que a previsivel solução construtiva e a própria solução conceptual de arquitectura... não é de todo a mais adequada para a exposição solar que estará sujeita... (penso eu... como é que isto vai cumprir com o RCCTE e a Acústica!!!) - apresentava uma parede em tijolo de vidro que se desenvolvia em dois pisos, no alçado POENTE e de frente para a Rua com movimento automóvel...

Ontem, apareceu por cá o meu cliente /Dono de obra... conversa para aqui, para ali... informa-me que o projecto da vizinha tinha sido indeferido... sendo que, concerteza terá que o substituir praticamente tudo, incluindo as especialidades...

PS: é o que dá andar a fazer projectos à "maluca", sem verificar regulamentos, coordenar com especialidades e sem efectuar uma consulta prévia (mesmo que seja informal) com o Arquitecto da Autarquia para definir e ajuizar valores...

O barato sai caro...
  8.  # 68

Colocado por: luigiola a todos

Projectos de Arquitectura a 15€ m2

20% adjudicação
    25% estudo previo
    30% Entrega do Projecto na Camara
    25% Aprovação do Projecto

Qualquer questão disponham
    Cumprimentos

Eu diria mais..., se for em "open space"..., 14€
    estava a brincar..., mesmo assim parece-me carote, dependendo dos casos.
    Se for um jazigo (sim porque eu já desenhei jazigos à escala 1:20, no tempo da outra senhora), estás entalado, (se bem que face aos prováveis habitantes do edifício em causa, se dispense quase todos os projectos de especialidade, lol).
  9.  # 69

Colocado por: carlosmcdse bem que face aos prováveis habitantes do edifício em causa, se dispense quase todos os projectos de especialidade

Nã, pelo menos o de térmica deve ser obrigatório :)
  10.  # 70

:)
  11.  # 71

Pois...então o meu que custava 12.500 euros +IVA e agora as especialidades já não estão....o caderno encargos também não e Medição orçamento nem ouvir falar nisso....afinal? em que ficamos? os baratos n servem e os +/- carotes tb não pelos vistos....lol
  12.  # 72

Colocado por: candidaos valores foram-me dados nestes termos:
    volume de obra de 200.00,00 €, na categoria III (habitação individual com programa especial), dá uma percentagem de 7,54 %.
    1. Âmbito dos Trabalhos

1. Projecto de Arquitectura para licenciamento;

2. Projecto de Execução de Obra;

3. Reuniões necessárias, nas diversas entidades, de licenciamento do projecto;

4. Telas finais.
    Acho que está tudo incluido! Penso que a minha Arquitecta é uma pessoa sereissima! Inspira-me confiança.

NOTA: - Desculpa, mas só agora li essa parte dos 12.500 €

Caramba o teu Técnico Autor de Projecto (para não ferir susceptibilidades) não só te inspira confiança como estava inspirado quando apresentou esses preços, e se o projecto de execução for de pormenores tipo, então ele estava inspiradissimo.
    É por essas e por outras que o Luisvv e o PauloCorreia têm andado às "cabeçadas" comigo num outro tópico aqui.
    Imagino que por esses preços ele te peça outro tanto pelas especialidades.
    Assim, sim é que se ganha dinheiro.
    Aqui só para nós que ninguém nos ouve, se lhe pagares 12.500€ (por esses preços eu também me auto-intitulo a pessoa mais serissima à face da Terra) ele (o técnico autor do projecto, lol) vai sentir-se na tentação de te cobrar outro tanto pelas especialidades.
    Cumprimentos,
    carlosmcd
  13.  # 73

Pois comigo não irá ganhar porque ja foi andando depois de uma conversa relativamente acesa poderei dizer!
    É assim...e era conhecida que faria se não fosse....lol
  14.  # 74

Assim é que se faz..., sabes eu como arquitecto tem-me aparecido o contrário..., amigo para lhes fazer os projectos de borla, lol.
    Esse preço que te deu, acredito que por pouco mais de metade consegues o projecto completo com especialidades e tudo.
    Claro que depende do "Técnico Autor do Projecto"....lol. Se todos forem primos desse teu conhecido (Técnico A...)
  15.  # 75

Obrigado pelos seus comentários carlos mcd. Efectivamente foi neste Forum que "abri a pestana" e qdo a confrontei fiquei doida ao constatar que estava a ser enganada e bem!
    Felizmente foi a tempo e nunca mais contacto ninguem sem estar segura que detenho informação suficiente! Isto dos conhecidos amigos dos amigos.....tem que se lhe diga.
    Agora so mesmo desconhecidos e com os pontos nos iiiiii
    lol
    Cândida
  16.  # 76

Colocado por: carlosmcdÉ por essas e por outras que o Luisvv e o PauloCorreia têm andado às "cabeçadas" comigo num outro tópico aqui.

Eu prometo que não li esta

Candida
    Conheci um sujeito que passava a vida a enganar os amigos, Quando lhe perguntei, porquê, ele disse (com imensa piada)
    Pá, se eu não enganar os amigos, engano quem? Os inimigos não me deixam
  17.  # 77

lol....podia enganar os desconhecidos...mas isso podia dar em maus resultados....eheheheh
  18.  # 78

Pois agora só tens mesmo que considerar todos esses conhecimentos que adquiriste aqui:
    Principal..., ter uma ideia do que pretendes ser a tua casa (dar abertura ao Técnico Autor Projecto para apresentar uma solução melhor...,) e depois entre o que pretendes e o que foi proposto, colocar questões que melhorem o projecto...
    - Que seja uma ideia pré-concebida, mas que possa ser trabalhada. Não faças como uma outra forista que achava que a lavandaria estava mal no meio dos quartos mas não dizia nada ao dito "Técnico Autor do Projecto", afinal o projecto é para quem? de certeza que não vai ser o "Técnico Autor do projecto" que vai habitá-lo.
    Quanto a honorários, acho que já estás devidamente elucidada, lol.
  19.  # 79

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: carlosmcdÉ por essas e por outras que o Luisvv e o PauloCorreia têm andado às "cabeçadas" comigo num outro tópico aqui.

Eu prometo que não li esta

Pois, pois..., eu como seguramente não pertenço à classe que joga golfe (sim porque já vi na TV um clube...,) ando um pouco por fora de todos esses lobbys que estão criados.
  20.  # 80

Sim claro. Tenho a ideia precisa do que quero, que tipo de casa pretendo atendendo ao uso que lhe vou dar, as minhas preferências e como é para exploração de turismo também sei que tipo de serviço quero proporcionar.
    As memórias descritivas ja estão elaboradas tanto a que serviu de base à informação prévia de viabilidade de construção como a de prestação de serviços.

0.0247 seg. NEW