Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Amanhã já tenho a noção real de quanto ia ser enganada, depois dou aqui o meu contributo acerca desse assunto :0)))!
  2.  # 82

Colocado por: candidaAmanhã já tenho a noção real de quanto ia ser enganada, depois dou aqui o meu contributo acerca desse assunto :0)))!

Não

Apenas quando tudo estiver terminado, poderá ter essa noção. Amanhã pode ter um valor muito baixo e isso ser tão mau, como aquele que tinha. Existe um valor justo para tudo e um arquitecto, para fazer um bom trabalho não pode cobrar uma miséria
  3.  # 83

:0)) claro qdo faço refrencia a qto podia estar a ser enganada é ter anoção do que me estão a pedir sobre o quê é nesse sentido porque a ideia de projecto ja definido mantém-se se bem que até pode ter alterações claro, para melhor sempre, as pessoas não vizualizam todas da mesma maneira...uns têm mais gosto, mais experiência na área que outros, por isso é saudável trocar ideias e debatê-las não sou quadrada nas minhas ideias...tenho a capacidade de mudar, aceitar conselhos, e até admitir que o que eu quero pode ser feito de outra maneira ou ate nem é boa ideia.
  4.  # 84

Eu não estou à espera de um projecto de €2.500.00....claro que não tenho noção também das coisas.
    • NN
    • 1 setembro 2008

# 85

Boa tarde a todos

Estou prestes a iniciar a minha procura por um arquitecto para efectuar o projecto da minha moradia e pelo que estive a ler existem realmente muitas variaveis que condicionam o orçamento de um projecto. Enfim..... que seja, pareçe-me que também é aconselhavel que assim seja, mas existe uma duvida que persiste... é que ao ler os vários posts, reparei que existem uma serie de elementos que surgem "inesperadamente" (ou pelo menos é essa a sensação), isto é: especialidades, reuniões, projectos diversos etc etc. Será que existe Arquitecto que me possa indicar tudo que eu deva exigir num projecto para que seja um "bom cliente"?

Compri.

Ass: N.N.
  5.  # 86

Claro que sim NN, acho que ficou com uma ideia errada. Deve esclarecer com o arquitecto desde logo tudo o que é preciso e qual o grau de intervenção que deseja do mesmo.
    Por exemplo: há clientes que prescindem do projecto de execução, caderno de encargos etc, "passos" que não são estritamente necessários para o licenciamento, já para a posterior execução, revelam-se super importantes para um melhor controlo da obra e evitam muita dor de cabeça e gastos desnecessários.
  6.  # 87

Aquilo que o Carlosmdc fez aqui neste tópico, é, para além de abjecto, motivo para um procedimento disciplinar por parte da Ordem dos Arquitectos.

Coloca em causa o desempenho de um colega, sem estar na posse dos dados necessários, argumentando especulativamente a partir da abstracção do valor cobrado, e induzindo o cliente a sentir-se enganado, e a quebrar o contrato.
    Que diria o Carlosmdc se a, partir da patente e grave falta de rigor e ética profissional que apresenta, alguém, especulando tão gratuitamente como fez, dissesse, "aqui entre nós, que ninguém nos ouve" que enquanto arquitecto, este senhor só produz projectos pastosos, incapazes e horríveis, e que é uma armadilha para qualquer cliente??? Saltava-lhe a tampa, não era??? Então porque o fez???
    Aliás, talvez fosse bom mostrar os seus projectos e as suas obras, para que se possa ter ideia de quem é que está a falar!!!

Pena, cara Candida, não ter percebido (como estava claro pelas palavras que deixou) que estava a dar ouvidos a quem se expõe como um jovem com muita imaturidade, excitação e tão grave falta de ética profissional, que nada mais fez do que opinar gratuitamente, especular e "achar" coisas.
    Não sei se este senhor é um incompetente como profissional, mas rigor ético não mostra, e como pessoa, prefiro nem comentar!!! A Sra. devia ter percebido isso! Está patente nas palavras dele!!!
    Só espero, cara Candida, que não venha a passar de cavalo para burro na qualidade arquitectónica que vai comprar (ou comprou entretanto), por ter dado ouvidos a quem apresenta um comportamento destes!!! É que, nesse caso, e uma vez mais, quem acaba a sofrer é o território!
    Lamentável tudo isto!!!

Mesmo com mais cuidado noutras intervenções e com um rigor bem mais competente, o que se saúda, o marco1 disse "ah e as especialidades ? estão incluidas? pela lógica deveriam estar."
    Deveria ter feito a ressalva ou acrescentado que essa "lógica" assenta em cima dum referencial de mercado e que não deve ser lida de outra forma que não seja especulativa, de forma a não condicionar ou induzir em erro a promotora, o que, por leitura pouco informada (era este o risco!) acabou por acontecer!!! Ou conhecia todos os dados e condicionantes, de forma objectiva, para fazer uma apreciação de valores?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
    • fra
    • 29 setembro 2008 editado

# 88

Estranho como alguém com aquele gabarito todo precisa de se publicitar num forum!!!!!!!!!!!!
  7.  # 89

fernandes.albertino há 1 hora agradecercitar# 88
    ESTRANHO COMO ALGUÉM COM AQUELE GABARITO TODO PRECISA DE SE PUBLICITAR NUM FORUM!!!!!!!!!!!!

Amigo fernandes, uma pubelicidade so pode trazer mais trabalho e com a falta que existe todo o trabalho e bem vindo, e aqui a pubelicidade e gratis.

Ele ate pode ter boms clientes, mas pode estar numa faze de procurar outro tipo de clientes talvez para outro gabinete.

e assim tem dus frentes de trabalho.

obrigado
  8.  # 90

Alex
    não entrando em polémicas, só tenho a dizer que num bom projecto e num bom serviço, até com projecto de execução tal como a Candida falou, por lógica as especialidades deveriam estar já "pensadas" e "fazer" parte já desse projecto de qualidade. Quanto aos valores nem é isso que está em causa, mas sim esta lógica que referi. Quanto mais que agora existe a "figura" do coordenador do projecto cujas funções fazem parte integral no processo e portanto de um serviço inerente.
  9.  # 91

Pena, cara Candida, não ter percebido (como estava claro pelas palavras que deixou) que estava a dar ouvidos a quem se expõe como um jovem com muita imaturidade, excitação e tão grave falta de ética profissional, que nada mais fez do que opinar gratuitamente, especular e "achar" coisas.
    Não sei se este senhor é um incompetente como profissional, mas rigor ético não mostra, e como pessoa, prefiro nem comentar!!! A Sra. devia ter percebido isso! Está patente nas palavras dele!!!
    Só espero, cara Candida, que não venha a passar de cavalo para burro na qualidade arquitectónica que vai comprar (ou comprou entretanto), por ter dado ouvidos a quem apresenta um comportamento destes!!! É que, nesse caso, e uma vez mais, quem acaba a sofrer é o território!
    Lamentável tudo isto!!!

Mesmo com mais cuidado noutras intervenções e com um rigor bem mais competente, o que se saúda, o marco1 disse "ah e as especialidades ? estão incluidas? pela lógica deveriam estar."
    Deveria ter feito a ressalva ou acrescentado que essa "lógica" assenta em cima dum referencial de mercado e que não deve ser lida de outra forma que não seja especulativa, de forma a não condicionar ou induzir em erro a promotora, o que, por leitura pouco informada (era este o risco!) acabou por acontecer!!! Ou conhecia todos os dados e condicionantes, de forma objectiva, para fazer uma apreciação de valores?

Caro Alex Nogueira
    Não entendo esta sua intervenção, mas há uma coisa que não tenho dúvidas:
    Se todos os Arquitectos, quando um potencial cliente se dirige a ele, informasse devidamente do que se trata o seu orçamento, o que o compõe, e o que deve conter, e não varresse para debaixo da carpete algumas coisas para posteriormente voltar a cobrar....talvez o território não sofresse tanto nem os clientes corressem o risco de andar de cavalo para burro.
    A isto chamo "ÉTICA PROFISSIONAL"
    Mais uma coisa, é lamentável que um leigo na matéria tenha de ler exaustivamente, procurar até ao cansaço supremo, por não ser devidamente informado pelos "ditos profissionais competentes inscritos na Ordem". As pessoas qdo procuram um profissional, inscrito na ordem, o mínimo que esperam dele é não serem enganados! Agora é triste ter de saber tdo ao pormenor para poder falar com o "dito" , afinal isto é como ir ao médico e ele no lugar do comprimido que nos vai tratar nos dê uma pastilha de açúcar e no fim cobra-nos uma consulta como faria o "verdadeiro e competente profissional"!
    Para finalizar, gosto de participar em discussões positivas, saudáveis e não em conversas de escárnio e maldizer!
    • Jonh
    • 30 setembro 2008

# 92

Sem ter nada contra uns ou outros, nem pertencendo a nenhuma dessas classes (arq. e eng.), julgo que o facto de cada um cobrar o que lhe apetece, é benéfico para o cliente pois assim cria-se competitividade no mercado em detrimento de um possivel cartel legal (tabela de preços estipulada por um qualquer organismo).

Pelo facto de um cobrar menos que outro nao quer dizer que seja menos profissional.
    Um abraço a todos!
  10.  # 93

Concordo! Mas o que está aqui a ser discutido é o que é cobrado e que deveria incluir e não inclui em termos de serviços mediante o orçamento apresentado!
  11.  # 94

Boas,

Parece-me óbvio que qualquer orçamento deve discriminar ao que se refere!
    Deve ser explicado ao cliente as diversas opções e os custos das mesmas. A partir daí é uma escolha avisada por parte do cliente.

Cump.
  12.  # 95

Antes de mais não tenho vindo aqui ao fórum nos últimos dias, mas vou tentar recapitular as considerações que aqui deixei anteriormente e que penso serem as que estão a ser alvo de críticas:

Colocado por: carlosmcd
    Colocado por: candidaos valores foram-me dados nestes termos:
    volume de obra de 200.00,00 €, na categoria III (habitação individual com programa especial), dá uma percentagem de 7,54 %.
    1. Âmbito dos Trabalhos
    1. Projecto de Arquitectura para licenciamento;
    2. Projecto de Execução de Obra;
    3. Reuniões necessárias, nas diversas entidades, de licenciamento do projecto;
    4. Telas finais.
    Acho que está tudo incluido! Penso que a minha Arquitecta é uma pessoa sereissima! Inspira-me confiança.

NOTA: - Desculpa, mas só agora li essa parte dos 12.500 €

Caramba o teuTécnico Autor de Projecto(para não ferir susceptibilidades) não só te inspira confiança comoestava inspirado quando apresentou esses preços, e se o projecto de execução for de pormenores tipo, então ele estava inspiradissimo.
    É por essas e por outras que o Luisvv e o PauloCorreia têm andado às "cabeçadas" comigo num outro tópico aqui.
    Imagino que por esses preços ele te peça outro tanto pelas especialidades.
    Assim, sim é que se ganha dinheiro.
    Aqui só para nós que ninguém nos ouve, se lhe pagares 12.500€ (por esses preços eu também me auto-intitulo a pessoa mais serissima à face da Terra) ele (o técnico autor do projecto, lol) vai sentir-se na tentação de te cobrar outro tanto pelas especialidades.
    Cumprimentos,
    carlosmcd

Colocado por: Alex NogueiraColoca em causa o desempenho de um colega, sem estar na posse dos dados necessários, argumentando especulativamente a partir da abstracção do valor cobrado, e induzindo o cliente a sentir-se enganado, e a quebrar o contrato.

Acho que o Caro Alex Nogueira se tivesse entrado no dia em que foram criados os "posts" (e a sra. Cândida referiu-se a este assunto em outros posts), poderia reparar que a resposta ao meu foi de pouco tempo (minutos), logo não foi a minha consideração sobre o assunto que despoletou a Cândida ter mudado de opinião, estou a fazer uma consideração à posteriori.
    Acho que não entendeu o facto de eu colocar o "Técnico Autor do Projecto"..., mas adiante, não esquecer que utilizei a 3a pessoa para responder a um assunto que já tinha tido o seu final. Jamais insultei o "Técnico Autor do Projecto" até porque não costumo insultar desconhecidos (o que foi o seu caso em relação a mim).
    Quanto ao que diz que eu tenha dito do "técnico autor do projecto" que é uma hipotética Joaquina ou Maria, já o mesmo não se passa com as considerações que o sr. fez a meu respeito insultando-me, isso sim não abona nada também a seu favor.

Colocado por: Alex NogueiraPena, cara Candida, não ter percebido (como estava claro pelas palavras que deixou) que estava a dar ouvidos a quem se expõe como um jovem com muita imaturidade, excitação e tão grave falta de ética profissional, que nada mais fez do que opinar gratuitamente, especular e "achar" coisas.
    Só espero, cara Candida, que não venha a passar de cavalo para burro na qualidade arquitectónica que vai comprar (ou comprou entretanto), por ter dado ouvidos a quem apresenta um comportamento destes!!!

O comentário acima exposto, sim é digno de registo e de pessoa com elevado sentido de ética.

Concluindo, acho que a sr. Cândida não passou de cavalo para burro (e isto sim é ética profissional da sua parte referi-lo em relação a um suposto profissional da mesma área), na pior das hipóteses trocou de cavalo (e esteja descansado que não é o tipo que produz projectos pastosos, incapazes e horríveis que está a fazer o projecto da sra. Cândida). Queria ver projectos produzidos pelo "jovem com muita imaturidade, excitação e tão grave falta de ética profissional", pois mas não pode porque desde que aqui o "jovem" trabalha no ramo desde 1984 (como desenhador, a verdade é que desenhou de tudo um pouco desde jazigos a unidades de criação de suínos) sempre trabalhou por conta doutrém, mas aqui o "jovem..." tem noção das sua limitações e dispensa o sr com toda a sua "ética" de apontá-las mas de qualquer forma muito lhe agradeço tê-las apontado, é sinal que tem uma ética apurada como se pôde verificar na adjectivação a meu respeito.
  13.  # 96

:)
  14.  # 97

:)
    •  
      FD
    • 1 outubro 2008

# 98

Carlos,

Acho que as duas últimas mensagens que cita referem-se aos "Projectos de Arquitectura a 15€ m2" e não a si.
  15.  # 99

Colocado por: FDCarlos,

Acho que as duas últimas mensagens que cita referem-se aos "Projectos de Arquitectura a 15€ m2" e não a si.

Obrigado por me ter alertado, estava a ser injusto.
    Cumprimentos,
    Carlos
  16.  # 100

Colocado por: Pedro Azevedo78Boas,

Parece-me óbvio que qualquer orçamento deve discriminar ao que se refere!
    Deve ser explicado ao cliente as diversas opções e os custos das mesmas. A partir daí é uma escolha avisada por parte do cliente.

Cump.

Pois é Pedro Azevedo...disse bem "deve discriminar"...eu também penso assim...mas não é assim que acontece grande parte das vezes... não imagina, não lhe passa pela cabeça aquilo com que me deparei na procura do arquitecto!
    Mas também encontrei e contactei com pessoas honestas e bem formadas, felizmente para nós clientes também as há, já fiz a minha escolha e penso que muito bem!

0.0193 seg. NEW