Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

O estado e os seus funcionarios nao matam 20 milhoes de russos sem o apoio da sua população. . Nem a alemanha podia entrar nuna de guerra total sem a conivência do seu povo ...
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 602

Colocado por: ANdieselCarvai, e eu que pensei que você era dos que só provocava. Tenho a reconhecer que o comentário acima está inteligentemente construído. Arrisco-me a dizer que se pode considerar uma conclusão deste tópico!

É verdade que gosto de provocar e uso muito a ironia, mas nem sempre é entendida.
    A minha posição na politica e no futebol é parecida com a religião. Sou católico mas não pratico.
    Não ligo ao futebol o que me permite gozar com os meus amigos de todos os clubes sobretudo os mais fanáticos.
    Na politica sou de direita mas tirando os votos nunca tive nem tenciono ter qualquer intervenção ativa.
    Por outro lado durante dezenas de anos tive oportunidade de conhecer e trabalhar com países de todo mundo o que me leva a desvalorizar uma certa histeria nacional - o típico "isto só em Portugal".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  3.  # 603

Colocado por: Carvai
    É verdade que gosto de provocar e uso muito a ironia, mas nem sempre é entendida.
    A minha posição na politica e no futebol é parecida com a religião. Sou católico mas não pratico.
    Não ligo ao futebol o que me permite gozar com os meus amigos de todos os clubes sobretudo os mais fanáticos.
    Na politica sou de direita mas tirando os votos nunca tive nem tenciono ter qualquer intervenção ativa.
    Por outro lado durante dezenas de anos tive oportunidade de conhecer e trabalhar com países de todo mundo o que me leva a desvalorizar uma certa histeria nacional - o típico "isto só em Portugal".

Com excepção da última frase (eu nunca trabalhei fora de Portugal), revejo-me por completo no que escreveu. É o chamado pica-miolos... hehehe
  4.  # 604

Colocado por: enf.magalhaesO estado e os seus funcionarios nao matam 20 milhoes de russos sem o apoio da sua população. . Nem a alemanha podia entrar nuna de guerra total sem a conivência do seu povo ...

Isto não tem nada a ver com funcionários.
    Os estados são instrumentos para uma parte da população impor a sua vontade à outra parte. A diferença é apenas a proporção dos que estão de um lado ou de outro - nos estados totalitários, como a URSS ou a Alemanha de Hitler, é quase sempre uma minoria a dominar a maioria, enquanto que nos estados democráticos quem impõe a sua vontade é a maioria.
    • eu
    • 28 janeiro 2016

# 605

Colocado por: J.FernandesOs estados são instrumentos para uma parte da população impor a sua vontade à outra parte

Para o bem ou para o mal...
  5.  # 606

Então diga lá qual a utilidade das Forças Armadas que nos últimos 50 anos se renderam uma vez sem disparar um tiro (India) e depois abandonaram 2/3 do território nacional porque uns capitães vindos da Academia achavam que os milicianos os estavam a ultrapassar na hierarquia. Claro que estes últimos passavam a vida no mato e não na secretaria a fazer trabalho "psicológico". Claro que o 25A corrigiu a situação e depois disso mais nenhum recruta miliciano chegou a coronel.

Volto a repetir, não divulgo nomes de amigos meus sobretudo em anonimato. Pessoalmente já tive muitas oportunidades de criticar essas regalias absurdas.

Não cheguei a responder a esta questão. O 25 de Abril foi o que foi, os que subiram ao poder foram os que foram, mas o regime já não estaria podre? Digo isso apesar de ter nascido em 79, mas ouvi muita conversa dos meus pais e avós e foi essa a ilação que tirei. Parecia que estava tudo descrente, estava tudo com medo do futuro, quase algo como agora, mas acrescentando uma guerra que sugava os dinheiros públicos (agora são os bancos).

Eu hoje falei com um senhor que serviu com grande Mor Rosa e estava a falar destas questões e de outras coisas que vou colocar links abaixo e senti-lhe um enorme peso em cima. Deve ser lixado bater com os costados em áfrica lutar durante dois anos, ver camaradas a morrerem e a ficarem em frangalhos e depois...

O último COE para militares QP, quase metade das vagas ocupadas por militares Angolanos:

No dia 11 de janeiro de 2016 decorreu no Centro de Tropas de Operações Especiais, a cerimónia de abertura do Curso de Operações Especiais do Quadro Permanente – 2016 (COE/QP16).

A cerimónia decorreu na parada interior do Quartel de Santa Cruz, com a presença de todos Oficias e Sargentos dos QP da Unidade.

No final do dia, no quartel de “Penude”, decorreu a cerimónia de entrega das mochilas, símbolo internacional das tropas de elite, pelo Oficias e Sargentos dos QP da Unidade aos novos formandos. O Exmo Comandante da Unidade entregou a mochila ao militar “mais antigo” e proferiu algumas palavras de boa sorte ao curso.

Este curso decorre no CTOE, no período de 11Jan16 a 01Jul16, contando com a participação de um total de 13 militares, sendo 8 de nacionalidade Portuguesa e 5 de nacionalidade Angolana.

O CTOE é responsável por ministrar este curso que tem como objetivo principal formar militares do QP para o desempenho de missões na área das Operações Especiais.

Curso de Paraquedismo em Angola dado por Instrutores Portugueses e com material oferecido pelos de sempre:

http://www.exercito.pt/sites/ETP/Documents/BV/pdf_243_site.pdf

Última aquisição para Angola, salvo erro nem tentaram verificar se havia alternativas em Portugal:

http://www.defenceweb.co.za/index.php?option=com_content&view=article&id=41935:angola-buys-helicopters-patrol-boats-radars&catid=108:maritime-security&Itemid=233

Pode-se observar situações semelhantes nos restantes PALOPS.
  6.  # 607

Os bons velhos tempos... que bom que era viver na idade média.

Viver na Idade Média era provavelmente melhor que no Renascimento, apesar da visão romântica dos filmes.

Porque raio é que os países ditos mais evoluídos regrediram tanto desde a idade média, até chegar a este modelo maléfico de estado, cheio de parasitas a que chamam funcionários públicos...

O problema é que você atribui a evolução ao crescimento do Estado...
    • RCF
    • 28 janeiro 2016

# 608

Ignorância pura. Claro que depois do 25 A os que entraram na tropa isso é quase verdade. Mas antes do 25A só no meu Batalhão em África eramos 12 oficiais abaixo de capitão e só um era da academia. E se for ver a carreira dos chamados capitães de Abril ( aqueles menos conhecidos), vai ver quantos passaram á reserva para arranjar tachos no Estado e em empresas públicas.

Não, não é ignorância.
    Tenentes e Capitães havia muitos e ainda há alguns que não passaram pela Academia. Agora Coroneis, quantos conhece que não fizeram a Academia?

Mas, á parte isso, gostei da sua história sobre o 25 de abril. A história verdadeira que poucos conhecem.
  7.  # 609

A ignorância é normal até porque a história vai-se reescrevendo. Porque acha que 25A foi promovido maioritariamente por capitães??? Porque eram os que bebiam mais whiskey nas messes de oficiais ???

"Os interesses e não a política na origem do Movimento
    O MFA teve uma raiz corporativa que a rigidez do regime levou à politização

A 13 de Julho de 1973, o Governo de Marcelo Caetano faz publicar no Diário da República a sua sentença de morte. Tratava-se de um simples decreto-lei, número 353/73, que permitia aos oficiais contratados pelo Exército para complementar o quadro de oficiais profissionais (Quadro Permanente, QP) aceder ao QP mediante um curso intensivo na Academia Militar.
    O decreto-lei pretendia minorar a situação de falta de oficiais nas fileiras do Exército, a que havia conduzido a guerra colonial."

http://www.dn.pt/dossiers/politica/a-revolucao-de-abril/noticias/interior/os-interesses-e-nao-a-politica-na-origem-do-movimento-1209271.html
    Concordam com este comentário: eu, branco.valter
    • eu
    • 28 janeiro 2016 editado

# 610

Colocado por: luisvvO problema é que você atribui a evolução ao crescimento do Estado...

Parte da evolução deveu-se ao estado, sim. A massificação da educação, os sistemas de pensões de velhice e invalidez, os serviços universais de saúde, no fundo, a forma como a sociedade trata dos mais desfavorecidos, são tudo evoluções sociais que só existem graças aos estados.

Mas pelos vistos, há quem defenda o modelo da idade média...
    Concordam com este comentário: Arcade, ANdiesel
    • eu
    • 28 janeiro 2016

# 611

Colocado por: J.FernandesSão os estados e pessoas em nome do estado que cometeram e cometem as maiores atrocidades da história

Mas também neste caso o estado apenas é o instrumento das "massas relevantes".

E também existe o reverso da medalha: conflitos entre populações contra a vontade do estado: a história está cheia de exemplos de guerras civis, que resultam do colapso do estado.
  8.  # 612

Colocado por: euParte da evolução deveu-se ao estado, sim. A massificação da educação, os sistemas de pensões de velhice e invalidez, os serviços universais de saúde, no fundo, a forma como a sociedade trata dos mais desfavorecidos, são tudo evoluções sociais que só existem graças aos estados.

Você não está a ter a devida perspectiva histórica. A atribuição desse papel social ao estado é algo de muito recente (50, 60 anos). Antes disso, o estado centralista que sucedeu ao feudalismo já existia há vários séculos sem que nunca tenha feito parte das suas preocupações, a saúde, a educação ou o amparo dos velhos; e no entanto estas funções já eram desempenhadas por outras entidades sociais, como por exemplo a igreja e as misericórdias. Certamente, muito mais precárias, mas tudo era mais precário, estivesse sob a responsabilidade do estado ou não.
    Portanto, na minha opinião, é rotundamente falso atribuir o advento dos cuidados sociais aos mais fracos, ao surgimento do estado.
  9.  # 613

Colocado por: euMas também neste caso o estado apenas é o instrumento das "massas relevantes".

Não, pelo contrário, no caso de regimes totalitários violentos, é o instrumento pelo qual se submetem as massas.

Colocado por: euE também existe o reverso da medalha: conflitos entre populações contra a vontade do estado: a história está cheia de exemplos de guerras civis, que resultam do colapso do estado.

E a violência prévia exercida pelo estado para, por exemplo, impor a convivência de povos que querem a sua autodeterminação, não conta?!
    • eu
    • 28 janeiro 2016

# 614

Colocado por: J.FernandesVocê não está a ter a devida perspectiva histórica. A atribuição desse papel social ao estado é algo de muito recente (50, 60 anos)

Há muitas variações de modelos de estado, tanto a nível geográfico como histórico. Quando me refiro a estado, estou-me a referir ao modelo de estado democrático ocidental moderno.

Se não reconhece o papel do estado moderno na massificação do ensino, da saúde e dos cuidados sociais, não vale a pena continuar a discussão...

Colocado por: J.FernandesPortanto, na minha opinião, é rotundamente falso atribuir o advento dos cuidados sociais aos mais fracos, ao surgimento do estado.

Só quando o estado interveio é que o apoio passou a ser universal.
  10.  # 615

Por acasa houve militares a morrer na india a combater e a disparar as suas armas. Morreram pela patria . Podemos nao concordar com a ideologia do colonialismos mas morreram ao servico da patria e isso nao podemos apagar da história
  11.  # 616

Colocado por: euSe não reconhece o papel do estado moderno na massificação do ensino, da saúde e dos cuidados sociais, não vale a pena continuar a discussão...

Lamento desapontá-lo, mas o que você aqui diz:

Colocado por: eusão tudo evoluções sociais que só existem graças aos estados.

é falso.
    • eu
    • 28 janeiro 2016

# 617

Colocado por: J.Fernandesé falso.

Indique-me um País onde a massificação do ensino, da saúde e dos apoios sociais não foi feita através do estado.

Basta-me um exemplo.
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  12.  # 618

Colocado por: euParte da evolução deveu-se ao estado, sim. A massificação da educação, os sistemas de pensões de velhice e invalidez, os serviços universais de saúde, no fundo, a forma como a sociedade trata dos mais desfavorecidos, são tudo evoluções sociais que só existem graças aos estados.

A massificação da educação deveu-se às condições criadas pelas transformações económicas, que geraram prosperidade, que permitiu melhorias de condições de vida que por sua vez abriram caminho para .. .
    Em resumo, blame it on capitalism....
    Quanto ao Estado Social, as Misericórdias existem há centenas de anos, os sistemas mutualistas também - sim, os Estados assumiram essas funções, mas já no século XX e as contrapartidas são tremendas.

Mas pelos vistos, há quem defenda o modelo da idade média...

A insistência no confronto Estado/Idade média tem subjacente a ideia depreciativa de que esta foi uma era de trevas, o que está longe de ser verdade. De facto, o Renascimento e o Absolutismo trouxeram consigo retrocessos enormes em relação a muitos aspectos.
  13.  # 619

E pq existe algo que se chama "Escolaridade obrigatória", algo definido pelo estado
  14.  # 620

Mas também neste caso o estado apenas é o instrumento das "massas relevantes".

Ou não: na história dos Estados, o autoritarismo é a regra, não a excepção.

E também existe o reverso da medalha: conflitos entre populações contra a vontade do estado: a história está cheia de exemplos de guerras civis, que resultam do colapso do estado.

Guerras civis são por norma resultado da tentativa de secessão dentro de Estados e são o melhor exemplo do carácter imoral do Estado.

Há muitas variações de modelos de estado, tanto a nível geográfico como histórico. Quando me refiro a estado, estou-me a referir ao modelo de estado democrático ocidental moderno.

Mas esse é a excepção, não a norma. É a mesma coisa que tomar um individuo como referência de uma família...

0.2138 seg. NEW