Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: becas

Por acaso não sei, mas sim, deixo lá, é o habitual levantar de suspeitas sem concretizar nada.
    Para quem viveu tão pouco em Portugal, tem muitas certezas sobre a corrupção generalizada neste país. Ou se calhar por conhecer mal o país é que vai dizendo essas coisas.
    Concordam com este comentário:ANdiesel

vivi oito anos e mesmo agora tenho bens ai e posso afirmar que muita coisa se compra ou se paga almoços,,,não vale a pena negar isso!tive um problema com uma acusação de uma câmara municipal e andei dois anos sem saber quem foi o bufo,,mas decidi pagar a um amigo de um amigo e passado 2 meses parece que se soube muita coisa,,,outra coisa acha que uma pessoa quando suborna alguém vem aqui a internet gabar-se??ate o próprio administrador do fórum sabe bem o meu mail e endereço ip,agora imagine quem andar a investigar luvas!
    • Neon
    • 16 fevereiro 2016

# 882

Colocado por: luisvvObviamente, ambos os agentes tomam as decisões que lhes parecem economicamente mais vantajosas - o que no caso do empreiteiro não é necessariamente sinónimo de ter feito m**da (o que obviamente existe em grande quantidade). Basta que um ou mais funcionários empatem um processo de uma licença, a pretexto de pedir esclarecimentos adicionais, p.ex, para o empreiteiro perceber que corre o risco de não fazer determinada obra ou de ter o pessoal parado durante uns tempos..
    Ou que comece a haver visitas da Polícia Municipal a uma obra, e nós sabemos como é fácil pegar por qualquer coisa - porque as obras no mundo real são um bocado diferentes das obras nos códigos..

Só se eu vivo em outro mundo.
    1 -Cada vez mais os empreiteiros sabem melhor que ninguém por onde se caminhar para resolver as coisas (seja com reclamações, exposições, acções administrativas, etc)
    2- Cada vez o mais os serviços do estado se encontram controlados com os prazos de resposta, os quais inclusivamente impendem sobre a avaliação do prestador de serviços
    3- Cada vez mais existem procedimentos mais celeres e inclusivamente com taxas mais baixas que decorrem sob exclusiva responsabilidade do particular; Contudo os particulares continuam a optar pelos procedimentos de controlo previo mais morosos e mais caros

Quanto ao pegar por alguma coisa, quem não deve não teme, e se fez algo de errado só tem que assumir e corrigir.

Colocado por: luisvvDe acordo. Apesar de tudo, há uma diferença entre as partes : uma tem, regra geral, o poder - o carimbo, a assinatura.

lá está continua-se a vitimizar uma das partes, e eu continuo a não perceber o porquê

vamos sair da FP e vamos exclusivamente para o privado.

Se eu mandar fazer a minha contabilidade no gabinete x e fornecer algo a alguem do gabinete para me alterar as coisas de forma apagar menos imposto, e esse alguem aceitar como ficamos? Perante a lei somos os dois punidos? é só um punido? somos punidos da mesma forma? quem tem a assinatura/carimbo/poder?
  2.  # 883

Despesas com pessoal

As despesas com pessoal foram consideravelmente reduzidas (mais de 4000 milhões de euros até 2014, cerca de 5000 milhões até 2015), apesar das restrições impostas pelo Tribunal Constitucional. Parte significativa das poupanças foi ganha com o controle de admissões, ao mesmo tempo que o número de funcionários foi reduzido por efeito da aposentação e das rescisões por mútuo acordo.

http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/arquivo-historico/governos-constitucionais/gc19/os-temas/20141022-evolucao-despesa-estado/20141022-evolucao-despesa-estado.aspx
    • eu
    • 8 junho 2016

# 884

Mas este ano, provavelmente vão aumentar outra vez...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  3.  # 885

Colocado por: branco.valterDespesas com pessoal

As despesas com pessoal foram consideravelmente reduzidas (mais de 4000 milhões de euros até 2014, cerca de 5000 milhões até 2015), apesar das restrições impostas pelo Tribunal Constitucional. Parte significativa das poupanças foi ganha com o controle de admissões, ao mesmo tempo que o número de funcionários foi reduzido por efeito da aposentação e das rescisões por mútuo acordo.

http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/arquivo-historico/governos-constitucionais/gc19/os-temas/20141022-evolucao-despesa-estado/20141022-evolucao-despesa-estado.aspx

Engraçado ver a escada a descer dos anos de Sócrates para cá....
  4.  # 886

Colocado por: euMas este ano, provavelmente vão aumentar outra vez...

Pode não ser bem assim.
    Continua a haver muitas saídas por aposentação. Não se esqueça que alguns (não todos) funcionários da velha guarda chegaram a níveis de vencimentos que os "novos" nunca na vida lá irão chegar.
    Por exemplo quase que pode trocar um recém aposentado que ganhe bem por 2 técnicos superiores recém admitidos.
    Concordam com este comentário: becas, branco.valter
    • eu
    • 13 junho 2016

# 887

Colocado por: tozepalmaContinua a haver muitas saídas por aposentação

Continuam a receber na mesma... e o dinheiro vem todo do mesmo sítio...
  5.  # 888

Colocado por: eu
    Continuam a receber na mesma... e o dinheiro vem todo do mesmo sítio...

Outra novidade, as reformas dos FP são pagas pelo OE e não pela CGA... Estamos sempre a aprender neste fórum.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  6.  # 889

Colocado por: rjmsilva

Outra novidade, as reformas dos FP são pagas pelo OE e não pela CGA... Estamos sempre a aprender neste fórum.
    Concordam com este comentário:tozepalma

Pois o dinheiro do OE passa primeiro na CGA para lavagem antes de entregar aos reformados da FP...
    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/buraco_da_cga_retirou_seis_mil_milhotildees_ao_orccedilamento_do_estado.html
  7.  # 890

Colocado por: Carvai
    Pois o dinheiro do OE passa primeiro na CGA para lavagem antes de entregar aos reformados da FP...
    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/buraco_da_cga_retirou_seis_mil_milhotildees_ao_orccedilamento_do_estado.html

Ena uma notícia recente.
    Contudo parte da culpa disso é o nosso sistema público "hibrido" que não é carne nem é peixe.
    Parte dos FP actuais desconta para a CGA (old school) e parte para a SS (admitidos pós 2006).

Claro que no futuro a balança da CGA será negativa e vai ser sobretudo paga pelo OE porque os FP vão progressivamente descontar todos para a SS.
  8.  # 891

A noticia é antiga, eu não tive pachorra para ir ver os OE's posteriores para ver quais mais milhares de milhões foram transferidos para a CGA.
    Usando uma linguagem demagógica típica dos fofinhos são vários BPN e Banif's que pagamos todos os anos.
  9.  # 892

Colocado por: Carvai
    Usando uma linguagem demagógica típica dos fofinhos são vários BPN e Banif's que pagamos todos os anos.

Convenhamos que prefiro pagar reformas a quem trabalhou e descontou do que pagar a quem roubou! Ou não?
    Concordam com este comentário: jlmfr
  10.  # 893

Se tivessem descontado não precisavam de "roubar"...
    E o dinheiro para os BPN, Banif's e outros não foi para dar aos antigos donos mas para pagar a quem lá tinha o dinheiro. Qual a diferença entre um depositante de um banco ou de um FP.
  11.  # 894

Colocado por: CarvaiSe tivessem descontado não precisavam de "roubar"...
    E o dinheiro para os BPN, Banif's e outros não foi para dar aos antigos donos mas para pagar a quem lá tinha o dinheiro. Qual a diferença entre um depositante de um banco ou de um FP.

Nesse ponto de vista para mim um depositante ou um FP são iguais.
    A (grande) diferença é que o dinheiro dos depositantes foi roubado à descarada por outros...
  12.  # 895

È verdade, só tenho pena é que a Justiça (paga pelo Estado) não se preocupe muito com isso.
  13.  # 896

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/funcao_publica/detalhe/seguranca_social_promove_600_trabalhadores.html
    Versus
    http://economico.sapo.pt/noticias/seguranca-social-deixa-373-mil-desempregados-sem-subsidio_250063.html
    Era este tipo de demagogia que os fofinhos gostavam muito de usar antes de estarem no poleiro. Agora as prioridades são outras.
    Só para recordar...
      desempregada_770x433_acf_cropped.jpg
  14.  # 897

Por sua vez, a CGA é paga parcialmente pelos descontos dos FP, e o resto pelo OE.

Ena uma notícia recente.
    Contudo parte da culpa disso é o nosso sistema público "hibrido" que não é carne nem é peixe. Parte dos FP actuais desconta para a CGA (old school) e parte para a SS (admitidos pós 2006).

A CGA sempre obteve uma parte significativa da sua receita através do OE.
    http://www.pordata.pt/DB/Portugal/Ambiente+de+Consulta/Tabela
  15.  # 898

Assim como o dinheiro da SS é pago parcialmente pelos trabalhadores e o resto pelos patrões, qual é a diferença?
  16.  # 899

Colocado por: rjmsilvaAssim como o dinheiro da SS é pago parcialmente pelos trabalhadores e o resto pelos patrões, qual é a diferença?

E pagam também para o OE, não faz diferença nenhuma. É pagar e não bufar...
  17.  # 900

Os FP também pagam para o OE, qual é a diferença novamente?

0.3772 seg. NEW