Colocado por: psargaco
Esta questão das brisas solares chamou-me a atenção. A única experiência que tenho com esse tipo de estores é nos escritórios e mais tarde ou mais cedo aquilo deixa de funcionar porque as lâminas ficam dobradas ou os fios embaraçados. Está satisfeito? É uma solução robusta? São de colocação interior ou exterior? Sendo exterior, como é que se comportam com o vento?
Colocado por: nmex2e como está a questão dos contadores eléctricos (EDP distribuição) em relação a contagem do que é injectado na rede como consumo?
Colocado por: turnip
Os contadores não contam a energia oferecida.
Colocado por: nmex2
todos os modelos mordermos/actuais? andava por aí esse mito...
e que os de todinha, andavam para trás :)
Colocado por: psargaco
Esta questão das brisas solares chamou-me a atenção. A única experiência que tenho com esse tipo de estores é nos escritórios e mais tarde ou mais cedo aquilo deixa de funcionar porque as lâminas ficam dobradas ou os fios embaraçados. Está satisfeito? É uma solução robusta? São de colocação interior ou exterior? Sendo exterior, como é que se comportam com o vento?
Colocado por: ramboiavzlTurnip, qual o pico máximo prático de cada um dos seus paineis?Por exemplo 1 painel de 275w tem como pico 250w?
Colocado por: pcspinheiroBoas,
tenho seguido este tópico com atenção porque acho que tenho um consumo constante que deve contribuir muito significativamente para a factura da electricidade (3 TVs com box android, router, box MEO, ONT da fibra, forno, microondas, NAS, DVD, leitor CD, 2 amplificadores, computador, projector, 2 frigoríficos combinados + pequena arca + unidades de ar condicionado quando é preciso). Ora, estando num último andar de prédio com frentes de telhado a nascente, sul e poente a solução de diminuir o consumo constante com paineis solares agrada-me, se o tempo de retorno do investimento não for mais do que 4-5 anos. Provavelmente o melhor será monitorizar os consumos desde que saio de casa até que volto, para ter uma ideia do seu valor, mas a pergunta neste momento prende-se com a colocação dos paineis, assumindo 500-600W (2 paineis); colocar ambos voltados a sudeste, onde provavelmente já apanham sol a partir de meio da manhã, ou? A ideia seria daqueles com inversor que se liga simplesmente a uma tomada para não andar a mexer na instalação eléctrica.
Este é o "meu" telhado, a vermelho, sul é para o lado de cima da imagem, oeste para a direita. Não é muito inclinado, talvez 15 graus. Queria só opiniões da melhor maneira de fazer para ir amadurecendo a ideia. Em vez de ter 600€ no banco a render zero, pode ser que os consiga ter a render 100€/ano?
Agradecido desde já a quem já estudou e implementou a solução com sucesso.
Colocado por: pcspinheiroé trabalho "fassível" para um bricoleiro mais ou menos experiente (incluindo em electricidade) ou mais vale pagar para montar?
Colocado por: mafgodTenho dois paines de 260W cada, um virado a SW e outro a SE (mais grau menos grau).
A vantagem é ter uma maior produção por mais tempo, se bem que mais reduzido.
Eu no seu caso fazia igual, um nesse triangulo maior (SW) e outro no telhado ao lado (SE).
Para obter maior rentabilidade, convém comprar ao melhor preço :-)