Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

aquela nao sei.. mas aqui sim, há 100 anos atrás aínda eram raras as casas com telha.

nas zona urbanas não.. mas aquilo não me parece uma zona urbana. por isso imagino que tb seria originalmente em colmo. pelo enquadramento e o estilo da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • vcd
    • 15 julho 2018

# 282

Colocado por: Pedro BarradasVCD, O telhado parece-lhe horrivel porquê? a mim parece-me adequado á construção, é telha marselha, está ok.

É impressão minha ou o acrescento é que é horrivel, é uma imitação de pedra...!!!? ou pintaram por cima!? Se pintaram por cima menos mal, é decapar isso tudo com jacto de areia. aproveita faz o mesmo ás restantes pedras para uniformizar e depois repõe as juntas.. com argamassa de cal e não de cimentos.
    OS aluminios, são realmente uma desgraça (mesmo em aluminio, ficaria bem um aluminio cor vermelho escuro, por exemplo...... a porta parece a porta de um jazigo.
    É uma pena :(

Não gosto do telhado porque nada tem haver com o original e acho que não fica bem com a pedra.
    É imitação de pedra e ao vivo é pior ainda! Por incrível que pareça as ruínas ao lado da casa são da casa dos bisavós da minha sogra e ela é a irmãs autorizaram que o pai do meu sogro fosse lá buscar pedra para o aumento desta mas ele preferiu assim.
    Os aluminios e porta ficam terríveis :\
    • vcd
    • 15 julho 2018

# 283

Colocado por: antonylemosera colmo.. um dia já prometi a mim mesmo colmar a casa.. o tradicional nessas casas era mesmo esse

Sim era colmo com outra coisa por baixo. Um pouco mais ao lado da casa no topo estão os espigueiros para guardar o cereal (não me lembro do nome correcto) que pertencenciam também aos bisavós do meu marido e que a junta restaurou completamente e estão com o telhado e pedra originais como era também a casa pelas fotos.
    • vcd
    • 15 julho 2018

# 284

Colocado por: Pedro BarradasCom 100 anos.. Era ainda em colmo?!
    Mesmo que fosse. Não me parece revestimento adequado hoje em dia, em especial em zona urbana.

Tem no mínimo 100 anos pela idade do bisavó do meu marido mas acredito que tenha mais. Era colmo pelas duas fotos que estão no arquivo da junta e dos espigueiros que pertencem à casa e foram construídos na mesma altura. A casa fica na zona mais remota de várzea e é uma zona completamente rural. Há umas casinhas com construções mais modernas como a casa em frente que pertence também ao avo do meu marido e as casas da parte de baixo da aldeia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • vcd
    • 15 julho 2018 editado

# 285

Colocado por: antonylemosaquela nao sei.. mas aqui sim, há 100 anos atrás aínda eram raras as casas com telha.

nas zona urbanas não.. mas aquilo não me parece uma zona urbana. por isso imagino que tb seria originalmente em colmo. pelo enquadramento e o estilo da casa.

Fica numa zona rural. É na parte mais remota da aldeia, ali só havia 4 casinhas todas de família. Essa da foto, as ruínas ao lado que eram dos bisavós da minha sogra, outra por detrás dessa da tia mariquinhas e uma na parte mais alta ao pé dos espigueiros. A concentração maior de casas é na parte mais abaixo da aldeia.
  2.  # 286

Colocado por: Pedro BarradasNão me parece revestimento adequado hoje em dia, em especial em zona urbana.
    um pouco preconceituoso quanto ao colmo? hehehe

na englaterra e em muitos outros paises como a holanda e bélgica.. ainda é muito usual usar-se colmo.. e mesmo em ambientes urbanos. existindo bastantes empresas dedicadas a isso.
    o uso de colmo tem imensas vantagens. para além de ficar espetacular!
      32.JPG
      22.JPG
      13.JPG
  3.  # 287

2
      52.JPG
      43.JPG
  4.  # 288

Colocado por: ****

Esse recorte que leu sobre a Suíça, é muito mau , eu posso enumera mil razões !!

Eu achei muito interessante, e uma grande probabilidade de ser explicação pela onda de materiais e cores (neutros, todos iguais) que se usam na construção. Por razões específicas se criaram modas, às quais se aderiram sem, muitas vezes, saber a verdadeira razão = despersonalização = massificação.

Colocado por: vcdA minha casa na Suíça era exactamente assim paredes brancas, rodapés brancos, portas brancas, sanitários brancos, mosaico branco, cozinha toda branca a exceção da bancada em madeira igual ao chão do resto da casa... Fiquei apaixonada pelo conseito despretensioso e simplista e confeso que a minha casa será exactamente assim por dentro.

Pelo que se menciona, a moda pode ter origem suíça, mas no fundo ****, em que localidade se originou não está em causa (com a ressalva de que seria uma localidade que precisaria de dar resposta a uma maioria e não a um nicho de mercado). Não tenho nada contra a Suiça. Em França por exemplo, vê-se esta construção também assim, deslavada, que serve a qualquer utilizador, um grande contraste a, por exemplo também, os antigos pequenos apartamentos parisienses cheios de charme. E parece-me que Portugal vai por aí também. A globalização tem destas coisas, deixamos de ter identificação, e até na arquitectura, impinge-se a uniformidade. O uniforme.
    Não acho particular interesse.
    Mas claro é que isto é uma resposta de mercado que se dá às massas. E apenas isso.
    O outro lado continuará sempre , e felizmente, a extistir.
    A casa velha tem uma personalidade que não serve as massas do anonimato descaracterizado.
    Fast-food, fast clothes, fast house.. (arquitectura, qual arquitectura ?) por aí..

PS. Mas sim gostava que o **** enumerasse as razões pela má qualidade do texto sobre a Suiça. Olhe que eu vivi na África do Sul, mas sei que ela tem muitos defeitos e não é melhor que Portugal neles :o)
  5.  # 289

Colocado por: vcdO exterior embora seja apaixonada por casas antigas é horrível encontrar um arquitecto que não coloque entraves o que é francamente desanimador.

O que significa isto, vcd, um arquitecto que não coloque entraves ?
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • VCAC
    • 22 agosto 2018

# 290

Peças decorativas I
    Chaveiro
      20180819_130244.jpg
      20180819_130232.jpg
    • VCAC
    • 22 agosto 2018

# 291

Peças decorativas II
    Cabide
      20180819_130317.jpg
    • VCAC
    • 22 agosto 2018

# 292

Pecas decorativas III
    Açucareiros
      20180819_130740.jpg
    • VCAC
    • 22 agosto 2018

# 293

Pecas decorativas IV
      20180819_130440.jpg
      20180819_130400.jpg
      20180819_130332.jpg
  6.  # 294

Que coisinhas apaixonantes, VCAC. Miminhos..
    Concordam com este comentário: VCAC
  7.  # 295

Vejo potencial em casas e coisas que, sei, a muitos nada dizem.
    Fiquei a olhar para esta casinha lá em cima em ruínas no largo em Elvas e a imaginar aquele terraço na casinha se bem cuidadinha. Potencial. É o que tem: o que poderia muito bem vir a ser.
      IMG-20180819-WA00002.jpg
    • VCAC
    • 14 junho 2020

# 296

A preparar a reabilitação 😊
      IMG_20200614_115844.jpg
  8.  # 297

Colocado por: VCACA preparar a reabilitação 😊
      IMG_20200614_115844.jpg
    me fascina essa parede, tanta história deve ter por detrás.
    Concordam com este comentário: VCAC, CMartin
  9.  # 298

Vai reabilitar VCAC ?
    • VCAC
    • 18 junho 2020

# 299

Colocado por: CMartinVai reabilitar VCAC ?

Directamente não.
    Vão os meus pais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  10.  # 300

É linda. Não quer partilhar por dentro, e o que vão fazer ?

0.0587 seg. NEW