Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: antonylemos

    tanta coisa!!!


    Mas Antony acabou por não dizer; o quê?
  2.  # 142

    Colocado por: CMartinRealmente, nem sei bem explicar o que foi, Castela.
    Não há o tom, na net, mas ainda assim, criamos com base no que escreve um user determinada opinião a respeito. Acho que deve acontecer com todos nós, fazermos isto. E depois há users que podem dizer tudo que nada cai mal de tão mau que é à partida, depois há os outros. O Castela é dos outros, que a expectativa elevada criada não dá margem de manobra quase nenhuma :o)
    Coitado do Castela.


    Ou seja, sem margem de "erro". Raio de sorte... :)
    Mas o tom é importante, pois sem ele, altera-se muitas vezes o sentido do que se quis dizer e sobretudo a intenção do que se disse.
    Vou ter mais cuidado! :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  3.  # 143

    Colocado por: AXN

    O que são "os gostos"?

    Como eu a posso contrariar quando voce um objecto ou outra coisa qualquer e ve beleza, mas que para mim é uma emorme aberração? Não existe lógica em discutir gostos.



    Ai o menino! Não é aqui o tópico para discutir os gostos, é antes aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/42586/reflexao-e-discussao-de-gostos-o-je-ne-sais-quoi-que-se-explica/#Comment_882020

    E sim, se começar a ler o tópico e o ler todo direitinho..vai ver que até existe lógica em discutir gostos. É verdade que o tópico ainda não acabou pois ainda não tem conclusão mas a procissão vai no adro e todos podem ajudar ao desfecho, à conclusão.
    Como já me disseram, AXN, aquilo faz doer os olhinhos...mas se é para discutir gostos é lá...se não, já sabe, vai aparecer oAnonimo09092021, com alguma razão, a dizer que eu transformo todos os tópicos em questões metafísicas... Aqui o tópico é só para discutir as casas velhas e antigas.
  4.  # 144

    «
    Se o homem partiu para aquela grande jornada de onde se não se volta diligenciemos salvar a obra que nos legou. E só assim, na verdade, exaltaremos um exemplo e testemunharemos a nossa gratidão consciente.
    Não consintamos que o tempo transforme em ruínas essa obra que a fatalidade interrompeu, ruínas que se iriam juntar a outras ruínas, e que fazem de Portugal um cemitério de iniciativas.
    »
    J. VIEIRA NATIVIDADE
  5.  # 145

    Colocado por: CMartinJà agora..Por falar na Casa Portuguesa :
    "Entre 1955 e 1960 o então Sindicato Nacional dos Arquitectos levou a cabo uma pesquisa denominada Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa. Tratava-se de um levantamento sistemático da construção popular portuguesa, já então prestes a desaparecer, realizado de norte a sul do país. Dividido por regiões geográficas coube a diferentes equipas de arquitectos o estudo de uma área delimitada num total de seis zonas (Minho, Trás-os-Montes, Beiras, Estremadura, Alentejo e Algarve). A profunda mutação do território português e da sua construção que se vem sentindo desde então torna o material recolhido um espólio de valor incalculável e único. Deste Inquérito resultou a 1ª Edição do livro Arquitectura Popular em Portugal publicada em 1961, reeditada em 1980, 1988 e 2004.

    A Arquitectura Popular em Portugal não tem por objectivo, nem se pode considerar como conclusão do Inquérito realizado. Os seus ficheiros constituem largo e rico material de investigação e estudo, ao dispor de todos os interessados e dele outros trabalhos hão-de com certeza resultar, tão vastos e completos são os documentos que arquiva, a informação que oferece, as questões que levanta. Problemas há que não dizem apenas respeito à Arquitectura, mas um dia serão decerto aproveitados. In prefácio da 1ª edição.

    Desde sempre, a par de outro tipo de solicitações que muitas vezes não pode ser satisfeito dado que os ficheiros não se encontravam devidamente catalogados e digitalizados, surgiam com muita frequência pedidos de cedência das imagens para estudos e publicações tanto em Portugal como no estrangeiro, interesse que prova o valor e as potencialidades do espolio existente.

    Em 2011 a Ordem dos Arquitectos assinalou os 50 anos da primeira edição do Arquitectura Popular em Portugal através da criação de um site com a digitalização de parte do espólio, que possibilita uma ampla divulgação, com grande relevância cultural, histórica e iconográfica. Num universo de 6.000 fotografias, algumas inéditas, foram seleccionadas, inventariadas e digitalizadas 2.000 que aqui se apresentam. Trata-se das imagens já publicadas nas três edições, as mais divulgadas e solicitadas."

    Para ver as imagens, que bem vale a pena, visitar a Fonte deste texto:http://www.oapix.org.pt/300000/1/index.htm


    Isto é Serviço Público !!

    Obrigado, CMartin.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  6.  # 146

    Típica aldeia Saloia, praticamente toda ela recuperada:


    https://www.aldeiadamatapequena.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Anonimo88
  7.  # 147

    muito bom
  8.  # 148

    http://ruinarte.blogspot.pt/2010/03/aldeia-das-broas.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  9.  # 149

    Colocado por: macalhttp://ruinarte.blogspot.pt/2010/03/aldeia-das-broas.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin


    Cito um texto no link colocado pelo Macal..do blog ruinarte:
    "Por um lado temos a sensação de um assombro pelos “fantasmas” que certamente erram entre as paredes das casas devolutas, por outro lado temos a sensação de uma nostálgica alegria, impregnada em todo o espaço circundante que nos faz recuar a um remoto passado ainda presente no nosso imaginário."

    É isto não é, uma casa velha..?
    Concordam com este comentário: Anonimo88
    •  
      CMartin
    • 24 dezembro 2016 editado

     # 150

    A Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) promove a conservação, valorização, estudo e divulgação do património privado português com interesse artístico e arquitectónico.

    Quintas, Casas, Parques, Matas e Jardins são objecto da nossa acção.

    Com mais de 30 anos de experiência e reconhecida pelo Estado com o Estatuto de Associação de Utilidade Pública a APCA defende e representa todos os interesses comuns dos proprietários junto dos poderes e organismos públicos e outras entidades.

    A APCA congrega Especialistas, Proprietários e Amigos de Casas Históricas sendo por isso um porta voz credível dos interesses de todos.

    A nível internacional a APCA é membro de pleno direito da Europa Nostra e da União Europeia das Associações de Proprietários de Casas Históricas, federações internacionais que detêm um estatuto de consultores junto da UNESCO, do Conselho da Europa e da União Europeia.

    A Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) promove a conservação, valorização, estudo e divulgação do património privado português com interesse artístico e arquitectónico. Quintas, Casas, Parques, Matas e Jardins são objecto da nossa acção.

    Com mais de 30 anos de experiência e reconhecida pelo Estado com o Estatuto de Associação de Utilidade Pública a APCA defende e representa todos os interesses comuns dos proprietários junto dos poderes e organismos públicos e outras entidades.

    A APCA congrega Especialistas, Proprietários e Amigos de Casas Históricas sendo por isso um porta voz credível dos interesses de todos.

    A nível internacional a APCA é membro de pleno direito da Europa Nostra e da União Europeia das Associações de Proprietários de Casas Históricas, federações internacionais que detêm um estatuto de consultores junto da UNESCO, do Conselho da Europa e da União Europeia.

    Fonte : https://m.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Portuguesa-das-Casas-Antigas-284889201601165/?locale2=pt_PT
    •  
      CMartin
    • 24 dezembro 2016 editado

     # 151

    É com decepção que continúo a verificar a inexistência de um único restauro ou recuperação de casa velha ou antiga no fórum.
    Onde estão os amantes das mesmas ??

    Fica registada a decepção !
  10.  # 152

    • XR2i
    • 27 dezembro 2016 editado

     # 153

    Acho que se enquadra neste tópico, no outro dia vi esta imagem no FB.



    Nos comentários havia opiniões diversas, uns gostavam outros não devido a não ter preservado a arquitectura e etc.

    Em parte concordo, podiam ter mantido alguns elementos antigos, por outro lado ficou uma casa muito mais moderna etc.

    O que acham?
  11.  # 154

    realmente podiam ter mantido, mas assim também não está mal porque conseguiram ter um todo coerente na sua linguagem e não apenas um somatório de tiques "modernistas".
    Concordam com este comentário: XR2i
  12.  # 155

    Colocado por: XR2iO que acham?


    prefiro a arquitectura tradicional à moderna, mas nesse caso, a casa não tinha nenhum elemento arquitectónico digno de relevo. acho que ficou melhor com a alteração do como estava.
    Concordam com este comentário: XR2i
  13.  # 156

    o problema das recuperações é que a nao ser se seja herdado quase nunca vale a pena.
    eu pelo menos vejo várias casas a cair de podre na minha zona e a preços absurdos. é que nem sequer estão bem localizadas...
    •  
      CMartin
    • 27 dezembro 2016 editado

     # 157

    Jorge_Gonçalves, conheço bem o tópico do speedster e gosto bastante do que ele fez com a casita, tenho-o referido diversas vezes no fórum, é um pouco, sim Anonimo09092021, na linha do que me parece estar a fazer com a sua casa..
    Mas quando eu falo num restauro ou numa recuperação, e embora respeite imenso qualquer pessoa que se proponha e se dedique a tal porque adoro a nossa arquitectura antiga, e, logo, gosto muito mais dela do que qualquer construção nova, o trabalho que falo de recuperação ou restauro é algo mais específico..em que se tira partido do antigo que se tem de forma mais específica, concreta. De forma aficionada, diremos assim talvez.
  14.  # 158

    Não percebo no entanto a casa colocada por XR2i, em que duma casa antiga, de acordo que sem elementos arquitectónicos que me pareçam dignos de relevo, ainda assim se faz uma casa em que nada faz sequer advinhar que alí existia antigo. Não se aproveitou ou dignificou nada do que havia. A não ser que alguém mo explique, não entendo porque se mata assim um passado, deixavam a casa estar para ser recuperada ou restaurada por outros e noutros termos.
    Arquitectura mutante diz..com que interesse ou vantagem ?
    Concordam com este comentário: DEEPblue
    •  
      CMartin
    • 27 dezembro 2016 editado

     # 159

    Colocado por: manelvco problema das recuperações é que a nao ser se seja herdado quase nunca vale a pena.
    eu pelo menos vejo várias casas a cair de podre na minha zona e a preços absurdos. é que nem sequer estão bem localizadas...

    De acordo que os preços de venda estejam inflacionados, também no sentido em que, depois, ainda terà que haver outro tanto a investir na recuperação, e depois com as restrições tanto no que se poderà fazer na obra em si, tal como em licenças, a localização das casas muitas vezes em centros históricos muitas vezes não abona a favor da atractividade..
    A questão prende-se com, quem compra uma casa assim, é porque é aficionado. Digo eu, e na maior parte dos casos, pela especificidade da arquitectura, vai enaltecê-la.
  15.  # 160

    cuidado CMartin, também não queira cair no excesso de fossilização da coisa:)
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
 
0.0510 seg. NEW