Colocado por: CastelaDas várias correntes, também se podia falar do naturalismohttps://pt.wikipedia.org/wiki/Naturalismoe lembrar-nos por exemplo, das Caldas...Concordam com este comentário:CMartinEstas pessoas agradeceram este comentário:CMartin
Colocado por m.arq : Por cada guru ( obviamente para quem quer ) temos uma ditadura.
Os nossos 2 gurus são mt parecidos. Xiiiiii!
Corbusier mais tarde desenhou " ronchamp ". Siza e Souto Moura, estarão "mortinhos" para q lhes larguem os pés, pois o mundo pula e avança. Siza até já desenhou- Fundação Iberê Camargo -
Cmps!
Colocado por: m.arq.
Colocado por: Flica
Não compreendo o naturalismo na arquitectura pelo menos na fase em que ele nasceu e se desenvolveu nos outros campos: literatura,pintura...na escultura sim,como até o Castela exemplifica mas na arquitectura nao vejo. Existe agora uma tendência urbanística de jardins verticais mas isso não assenta propriamente nos princípios naturalistas do sec xix. ?
r.
Colocado por: CMartinAcredito na teoria de Darwin. Acredito também que o Homem é produto de hereditariedade e do seu ambiente. Acredito igualmente no enriquecimento cultural proporcionado pelo "vivenciando" e "experienciando" o mundo (cultural, neste caso).
Flica, penso que mais do que falar do Naturalismo na arquitectura, ou até em vez disso, o Castela se estará a referir à nós, ao Homem, e ao tipo de Arquitectura (ou outra coisa qualquer: Arte, Literatura, etc..) que aprecia terá a ver com o nosso "Grand Tour" (se os nossos "olhos" tiveram a oportunidade e a experiência de viajar, de se cultivarem, de ganharem mundo ...) aliado ao ambiente que nos foi proporcionado, a hereditariedade, a teoria de Darwin..faz de nós umas ou outras pessoas, menos ou mais sensíveis á apreciação das artes, da arquitectura,por exemplo.
Extremamente bem posto, eu acho, desta forma pelo Castela.
Colocado por: Castela
Flica,
O tópico é mais do "gosto" do que de arquitectura. Mas ainda que fosse só de arquitectura, será muito redutor pensar em arquitectura sem pensar em outras possíveis áreas de influência, como a arte, por exemplo.
Depois, não poderá ser por exemplo a escultura, parte integrante de uma arquitectura? (só decorativa??)
Ou indo um pouco mais fundo, tomando o naturalismo como uma visão mimética da realidade exterior, e pensando na arquitectura como uma integração no espaço, não poderá ter cabimento aqui o naturalismo?Estas pessoas agradeceram este comentário:Flica
Bem sei que as correntes de pensamento, embora transversais, não têm forçosamente de se revelar em todas as artes. s.
Colocado por: CMartino, ainda em vida, que melhor cumpra os princípios enunciados por Vitrúvio: solidez, beleza e funcionalidade
Colocado por: Castela
Também. Embora não me agrade uma certa carga "pretensiosa" que essa visão possa encerrar.
CMartin
Sabe que eu acho que seria importantíssimo que a finalidade do prémio fosse mesmo essa? Já viu como isso poderia mudar a concepção desses bairros? Esses bairros que são também as nossas cidades. Seria uma motivação para os arquitectos e envergonharia os organismos públicos que continuassem a deixar construir o lixo habitual, porque nesses bairros além de arquitectura nenhuma, eles são fruto do pior mau gosto, jamais inventado, e impera sobretudo a péssima qualidade dos materiais, para não falar no "roubar" do essencial: o "roubar"no ferro e noutros... porque a inspecção é do tipo " quem é que guarda o guarda?"... Até que não seria uma má ideia!!! Vendo bem...
Colocado por: CMartin
Claro que sim seria uma excelente ideia Flica! Mas é utópico. O mundo não se move por isso nem se compadece, sabe bem!
Ainda assim vem mesmo a calhar, na Sexta-feira passada deu um filme na Sundance, este:
The Architect is a 2006 American drama film directed by Matt Tauber in which architect Leo Waters (Anthony LaPaglia) is confronted by angry residents of a housing complex he designed. The buildings have created a culture of crime in the neighborhood and the residents want them pulled down.
Basicamente é um filme precisamente sobre o que a Flica propõe, um arquitecto de renome, usa Le Corbusier como inspiração, para erguer um bairro social da modernidade a mando do estado. Não funciona. É um bairro doente, em que há suicídios, drogas, pobreza, enfim, nada mudou nem melhorou face aos restantes bairros sociais, e então trata também a luta de uma das moradoras para que o bairro seja deitado abaixo..coisa que acaba por acontecer.
Mas é mais do que isso, Parece que os tais prédios sociais, para as massas, com inspiração Corbusier, mais do que serem bonitos, antes eram estranhos, faziam parte de quem lá morava, parece que neles culminava dor, escuridão, como se tivessem sido os próprios moradores a dá-los à luz, aos prédios, como se tivessem saído do seu ventre, é uma apropriação que fazemos da nossa arquitectura, sabe, é o que eu acho, é irremediável, para o bem ou para o mal, tornamo-la nossa, um reflexo de nós próprios.
É o que fazemos com a nossa casa, os nossos bairros, as nossas cidades, é psicossomático, é o que eu acho.
E se calhar, vendo assim desta forma, afinal, até existirá Naturalismo também na Arquitectura.
Colocado por: m.arq
4- Cada vez q participo neste tópico, detesto o "je ne sais quoi", preferia a arquitectura q se explica. Aceito, afinal é o único tópico em q se fala de Arq.
6- Estou "amuado" pq ngm comentou a planta no #905.
10- Cmps!
Colocado por: m.arqAgora qnd. possível ver :
Giro d'Italia 2016 .
Cmps!
2- Essa coisa do naturalismo na arquitectura já foi descarregado pela CMartin aí atrás quando do Romantismo.
10- Cmps!
2- Essa coisa do naturalismo na arquitectura já foi descarregado pela CMartin aí atrás quando do Romantismo.