Colocado por: riscospara uma coisa simples..há quem faça por 250€ já com taxas e tudo...eu diria na casa dos 600€Entao é aceitável que um projeto PH custe mais um bocadito ja que parece que o PHPP é melhorzito que um projeto de termica normal
Colocado por: riscospelo contrário, gosto muito de donos de obra informados, só esses permitem as equipas evoluir.os outros estão a borrifar_se. Há coisas e coisas e isto, como já disse atrás tem técnicas que fazem todo o sentido, agora quando se anda aqui a discutir coisas a décima...por favor
Colocado por: DR1982Entao é aceitável que um projeto PH custe mais um bocadito ja que parece que o PHPP é melhorzito que um projeto de termica normaldepende de quem o faça,,,
Colocado por: DR1982Entao é aceitável que um projeto PH custe mais um bocadito ja que parece que o PHPP é melhorzito que um projeto de termica normalnão sei se é melhor..é melhor no que?um projeto de termica não é só uma folha de cálculo..a parte mais importante da termica são os descritivos das soluções serem compatíveis e exequíveis em obra.e depois os pormenores que deviam estar na arquitetura..
Colocado por: DjdasaMas eu farto me de dizer isso, um DO que saiba muito ou que apareça com listas telefónicas atras tem de ter carteira para pagar. É preciso jogo de cintura :)
Eu sinceramente também não quero ir às décimas! Mas neste caso em particular phpp parece uma ferramenta bastante útil e de ajuda a toma de decisões! O isolamento para mim é mais peça de um sistema que tem pensado como um todo! Só disse o que disse porque na ultima visita a Portugal na conversa com empreiteiro ele disse tu já sabes é demais ninguém vai querer pegar no DO assim!
Colocado por: riscosnão sei se é melhor..é melhor no que?um projeto de termica não é só uma folha de cálculo..a parte mais importante da termica são os descritivos das soluções serem compatíveis e exequíveis em obra.e depois os pormenores que deviam estar na arquitetura..Se as PH conseguem alcançar os resultados que se sabe alguma diferença deve haver, digo eu
Colocado por: riscosClaro...assim que se vê a peça , já o preço aumentou 2x uma para o trabalho outra para o aturar😂😂😂Eu imagino se fosse pedir orçamento a alguem aqui do forum, era eu a correr e o gajo a fugir, havia de ser bonito :)
Colocado por: nbastose depois aplicam-se séries de correr...
Colocado por: DR1982discutem-se décimas em determinados promenores e depois desprezam noutros com mais relevância...ou seja no que fica tapado é muitooo importante no que fica a vista , não interessa para nada...😃
Nao percebi esta :)
Colocado por: DR1982Mas eu farto me de dizer isso, um DO que saiba muito ou que apareça com listas telefónicas atras tem de ter carteira para pagar. É preciso jogo de cintura :)
Colocado por: nbastosdiscutem-se décimas em determinados promenores e depois desprezam noutros com mais relevância...ou seja no que fica tapado é muitooo importante no que fica a vista , não interessa para nada...😃Entao acha que se deve aplicar o lema perdido por 5 perdido por 10?
Colocado por: DjdasaCompreendo perfeitamente o que diz, por isso a escolha do arquiteto ser tão importante! Eu estou bem contente com os meus, dito por um PH designer o meu projeto mesmo com a quantidade de vidro que tem é bem facil de atingir o standard PH caso assim o pretenda. Sem mexer em nada
Também em contacto com arquiteto amigo meu quando lhe disse o que pretendia e ela lá em tom de ironia disse afinal quer uma casa ou uma casota, isto devido às áreas pequenas que pretendo, isto mais uma vez reflete o problema de mentalidades em Portugal
Colocado por: DR1982Entao acha que se deve aplicar o lema perdido por 5 perdido por 10?não, acho que cada um deve fazer as suas escolhas, mas tb penso que se deve ser minimamente racional, e quer queiramos quer não , muitas vezes o nosso inconsciente faz com que não consigamos distinguir o importante do acessório... E não raras vezes damos mais importância a forma do que a função,,, e depois andamos distraídos ( muitas vezes para tentar justificar a nós próprios as nossas escolhas)com " pintelhos"...
Colocado por: nbastosnão, acho que cada um deve fazer as suas escolhas, mas tb penso que se deve ser minimamente racional, e quer queiramos quer não , muitas vezes o nosso inconsciente faz com que não consigamos distinguir o importante do acessório... E não raras vezes damos mais importância a forma do que a função,,, e depois andamos distraídos ( muitas vezes para tentar justificar a nós próprios as nossas escolhas)com " pintelhos"...E o que é que sao “pintelhos”?
Colocado por: RUIOLIDeve haver um equilíbrio...De correr?
Ontem fui ajudar a montar uns espelhos a uma amiga que comprou uma casa em construção, ela disse-me que o certificado energético era B.
Achei estranho, porque tinha lá estado durante a construção e aquilo tinha muito isolamento, as paredes eram em ICF e portanto tinham 6,5+6,5 cm de EPS, no telhado tinha 12 cm de EPS+XPS.
Onde estava o problema? Nas janelas, são grandes mas de fraca qualidade, são em PVC com vidro duplo, mas com U=2 e 2,5.
Colocado por: DR1982De correr?
Colocado por: RUIOLIAo
Oscilobatente. O empreiteiro deve ter ido ao mais baratinho...
Colocado por: RUIOLIAcabei de simular no PHPP sem o isolamento na base do ensoleiramento.
Com XPS 4 cm
Necessidade de aquecimento 9,6 kWh/(m2a)
Frequência de sobreaquecimento 3%
Sem XPS
Necessidade de aquecimento 10,3 kWh/(m2a)
Frequência de sobreaquecimento 2%
Como podem ver, melhorou em termos de sobreaquecimento e piorou em termos de aquecimento, mas podia ser uma PH na mesma, está bem longe doslimitesque são:
Necessidade de aquecimento 15 kWh/(m2a)
Frequência de sobreaquecimento 10%
Portanto, o importante é fazer os cálculos.