Iniciar sessão ou registar-se
    • pilav
    • 27 abril 2009 editado

     # 1

    constactei o seguinte:As vigas de equilibrio do projecto de estabilidade de uma moradia piso terreo com lage aligeirada, são de;armadura superor 4 ferros de 16, a inferior 4 ferros de 16, estribos de 8 á distancia de 20. Arm . Alma1x2de ferro de 10 ,é normal esta espessura de ferro numa situação destas? ou estou enganado no que pensei ver, com certeza.
  1.  # 2

    Boas

    Sem conhecer o caso em concreto (cargas actuantes e dimensões da viga) é complicado; no entanto verifico que a armadura inferior é igual à superior, quando costuma ser menor. Não é que não seja possível, mas no caso de uma estrutura simples como parece ser a que refere, pode indicar que algo aí não está absolutamente conforme. A armadura da alma está aparece certamente devido à altura da viga e usar diâmetros de 16 mm parece-me normal, mas como já disse só estudando o caso em concreto.

    cumps
    José cardoso
  2.  # 3

    Explique o que chama de "viga de equilíbrio".

    As vigas em betão armado não têm o mesmo ferro em todo o seu comprimento. Há zonas em que é preciso mais ferro na parte superior, e zonas em que é preciso mais ferro na parte inferior. Os estribos podem ser muito importantes ou quase irrelevantes. Depende do que elas estão a sustentar, e do tipo de apoios que têm.
  3.  # 4

    Caro srJ cardoso e Sr engº luis, vamos ver se consigo dar a explicação. No projecto tem escrito tabela de vigas de equilibrio, com 50 de alto e 40 de largo, a descrição já feita, referente aoss ferros( 4 por cima e 4 por baixo, de 16) e ficam todas ao nivel do piso terreo onde vão acentar as paredes de alvenariaas exteriores 30cm de largo, as interiores15 ( limpas claro). Ah! estas vigas ligam todas as sapatas entre si, mas são todas iguais .Um bem haja pelo vosso interece
  4.  # 5

    Lintéis de fundação.
  5.  # 6

    Afirmativo, embora não esta especificado com esse nome mas sim vigas de equilibrio
  6.  # 7

    Boas

    estas vigas ligam todas as sapatas entre si, mas são todas iguais

    Normalmente isso não acontece quando se calcula uma estrutura; deixo aqui duas explicações possíveis.

    A mais simples - O cálculo teve como resultado vigas com várias dimensões e armaduras e o técnico resolveu fazer todas iguais e optou pela maior e mais armada.

    A mais rebuscada, mas que sei que acontece - No cálculo com recurso a meios informáticos as armaduras que aparecem dependem das tabelas de armadura que fazem parte do programa informático. Estas tabelas (pelo menos no caso de um programa muito difundido) estão elaboradas de uma forma muito simples e atribuem as armaduras por "patamares", sendo estes demasiado espaçados. Por exemplo, podem considerar uma armadura de 3 ferros de 16 e se esta não chegar passam de imediato para 4 ferros de 16, em vez de pôr a hipótese de usar 3 ferros de 16 mais 1 de 12. Este problema pode ser facilmente ultrapassado se o técnico editar essas tabelas e as completar de modo a serem mais exactas, mas isso dá trabalho e alguns não estão para isso.
    Experimente falar com o autor do projecto

    Cumps
    José Cardoso
  7.  # 8

    Boas

    Lintéis de fundação.

    Afirmativo, embora não esta especificado com esse nome mas sim vigas de equilibrio


    Acho eu:
    Lintéis de fundação quando unem sapatas concêntricas e servem "apenas" para fundação de paredes.
    Vigas de equilíbrio quando unem sapatas excêntricas às concêntricas e além da função de fundação de paredes servem para equilibrar os esforços das sapatas excêntricas.

    Cumps
    José Cardoso
  8.  # 9

    Oops

    Peço o favor de eliminarem a repetição do meu comentário

    Obrigado

    José Cardoso
  9.  # 10

    caro sr JCardoso,muito obrigado pela expilcação mas de facto estamos a falar em dinheiro gasto a mais para cumprir o projecto( Falta, o meu falecido pai ,construtor civil"pato bravo"), Vou tentar falar com o autor mas.... Já estou " Na retranca"para os alpendres que vão ser em madeira tenho sapatas como as da casa( embora tenha dito que ia ser tudo em madeira( Pilares de pinho trado e vigas e barrotes em criptóméria japónica, sista nas fundações (lintéis) 4 ferros de 12 por cima e 4 por baixo, nem sei diga pois não é a minha área.
  10.  # 11

    Um Pilav aguenta bem com tudo isso. eheheh
  11.  # 12

    O Rui de livre vontade sim mas com "obrigatoridade", acho que vou borregar, era para ser este o tecnico responsável da obra,. Será que pode ser outro?
  12.  # 13

    Ola Pilav

    As vigas de equilibrio usam-se para interligar sapatas, o que vai obrigar a fundação a trabalhar em conjunto, o que é bom porque estamos a restringir os movimentos de liberdade das várias sapatas. É uma boa solução para evitar movimentos diferenciais e melhor comportamento aos sismos.
    Agora por telefone ninguem lhe consegue dizer se está bem ou mal calculada, porque depende de n variaveis. De qualquer modo o ferro que lhe der depende do modelo de calculo adoptado, e logo vai ter diversas armaduras em função das premissas iniciais. Por isso em principio não se preocupe, pois a estrutura também redistribui os esforços em função das zonas mais resintentes ou seja onde houver maior rigidez, vai solicitar maiores esforços.
    Ar armaduras serem iguais não quer dizer nada, até pode ser opção do projectista, pois deve haver uniformização das armadura para evitar confusões aos armadores de ferro. Isto claro quando a questão economica não for afectada significativamente.
  13.  # 14

    Obrigado Francisco, o que eu acho é uma imensidão de ferro 4 varas de ferro 16 por cima e 4 por baixo, para uma moradia com laje pré esforçada, já fmandei fazer três casas e nada parecido com isto e com laje maciça. Acho que quem projectou foi o " jorge" como nós na aéronautica chamos ao piloto automático. Neste caso computador, com dados fornecidos claro!..Cumprimentos Carlos Alberto
  14.  # 15

    Colocado por: j cardosoA mais rebuscada, mas que sei que acontece - No cálculo com recurso a meios informáticos as armaduras que aparecem dependem das tabelas de armadura que fazem parte do programa informático. Estas tabelas (pelo menos no caso de um programa muito difundido) estão elaboradas de uma forma muito simples e atribuem as armaduras por "patamares", sendo estes demasiado espaçados. Por exemplo, podem considerar uma armadura de 3 ferros de 16 e se esta não chegar passam de imediato para 4 ferros de 16, em vez de pôr a hipótese de usar 3 ferros de 16 mais 1 de 12. Este problema pode ser facilmente ultrapassado se o técnico editar essas tabelas e as completar de modo a serem mais exactas, mas isso dá trabalho e alguns não estão para isso.

    Alguns? pelo que têm aparecido alguns dão-se ao trabalho, porque a maioria está completamente nas tintas. Não são eles que pagam
  15.  # 16

    E depois há os outros, que conseguem que uma viga tenha uma quantidade de ferro diferente de 20 em 20cm! :-)
    (Ok, estou a exagerar..., mas há exageros nos dois sentidos)
  16.  # 17

    O que vale é que em obra o armador que já tem 20 anos daquilo acaba por por os estribos todos iguais e com um afastamento de palmo o que dá entre 18 a 20 cm, e borrifa-se para os reforços junto aos pilares e outra mariquiçes do género e aquilo vai tudo corrido a 4 ferros por cima e outros tantos por baixo...
  17.  # 18

    Colocado por: zedasilvaO que vale é que em obra o armador que já tem 20 anos daquilo acaba por por os estribos todos iguais e com um afastamento de palmo o que dá entre 18 a 20 cm, e borrifa-se para os reforços junto aos pilares e outra mariquiçes do género e aquilo vai tudo corrido a 4 ferros por cima e outros tantos por baixo...
    Olhe que não (pelo menos comigo por perto), olhe que não... ;-)
  18.  # 19

    Acredito que sim Luis.
    O que vale é que nem voçê nem eu nem (felizmente) outos técnicos somos o director técnico de todas as obras do país pois senão não se construia neste país :)))
  19.  # 20

    Caros senhores em que fico?falo como tecnico para alterar o calibre ou devo manter os ditos 4ferros de 16 por cima e por baixo,conforme projecto, dando um total 23 vigas.cumprimento Carlos Alberto
 
0.0198 seg. NEW