Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

* minha
  2.  # 2

Colocado por: j cardosoBoas

Imagine-se que eu estou a montar um candeeiro, subindo a um escadote, de minha casa, e caio, fracturando uma perna. A ACT, ou outra, poderia penalizar-me? Se não, porque é que o faria no caso de eu estar a montar um tecto falso sem ter seguro?

A diferença é que montar um candeeiro não é uma obra que necessite de ser licenciada. Os trabalhos a efectuar durante a construção até à conclusão da obra têm de ser licenciados e regem-se por leis específicas. Dito de outra maneira, imagine que você ou alguém da sua casa se corta num dedo ao cozinhar: você pode fazer o curativo. Isto não quer dizer que possa exercer enfermagem ou medicina, certo?

cumps
    José Cardoso

Sim, também pensei nisso.

Mas tem de se licenciar uma obra (construção de moradia) na globalidade?
    Ou seja, se eu quiser colocar um tecto falso ou pintar uma platibanda (como foi referido), tenho de licenciar essas pequenas obras?
  3.  # 3

Boas

Mas tem de se licenciar uma obra (construção de moradia) na globalidade?

Sim, e todos os trabalhos referentes a essa empreitada devem ser realizados dentro dos parâmetros estabelecidos por lei

Ou seja, se eu quiser colocar um tecto falso ou pintar uma platibanda (como foi referido), tenho de licenciar essas pequenas obras?

Depende. Se se tratarem de restauros ou alterações em construções existentes, não necessitam de licenciamento (depende das alterações ou dos restauros).

cumps
    José Cardoso
  4.  # 4

Obrigado J.

Fiquei esclarecido!
    Nesse caso a Angelik que tenha cuidado.
  5.  # 5

Como me pediram, aqui vão os restantes valores gastos na construção da minha obra...
    Picheleria - 1956 € C/ IVA - Tubagens "multi-pex", águas, aquecimento, caixas derivação, esgotos, tubo cobre 12mm para paineis solares, tubo 22 mm para recuperador calor. Instalação preparado para paineis solares, recuperador, esquentador e caldeira.

Electricista - 3000 € C/ IVA - Tudo....

Tubo Inox Flexivel 200 mm dupla camara 41 € ml.

E mais uns euritos em algumas cenas pequenas....

Agora estou a pedir orçamentos finais para o projectado, desta vez estou a pedir quais as marcas que utilizam para depois pedir as vossas opiniões, mas anda tudo +/- 6€ m2. O patrão do meu primo usa fassa bartolo, é bom? ou existe melhor?

Obrigado.

Cumps. Pedro Silva.
    • GA
    • 3 agosto 2009

# 6

Bom dia,

A propósito do preço de construção por m2, gostava que me esclarecessem uma dúvida, dúvida essa que diz respeito directamente a construtores e afins.

O projecto da minha moradia tem uma área bruta de 280m2. No entanto, tem a garagem e o barbecue agarrados, ou seja, é um bloco único. Se se pudesse isolar a casa da garagem e do barbecue, a casa teria 220m2 sendo que os outros 60m2 estão divididos pela garagem e barbecue.

A minha dúvida é: os 2 orçamentos que já recebi fizeram um preço único por m2 para toda a área... deveria ser assim? A garagem e o barbecue não deveriam ser contados a metade do preço por m2 da casa?
    Estarão a "aproveitar-se" da casa ter tudo agarrado e tabelarem tudo pelo valor mais elevado?
    Se a casa for a 700€/m2, os 60 m2 de garagem e barbecue não deveriam ser a 350€/m2?

Obrigado
  6.  # 7

Colocado por: GASe a casa for a 700€/m2, os 60 m2 de garagem e barbecue não deveriam ser a 350€/m2?
    Provavelmente já fizeram um preço médio para tudo.

220m2 a 785eur/m2 = 172,7 mil euros
    60m2 a 392,5eur/m2= 23,5mil euros
    total: 280m2 a 196mil euros, o que dá 700eur/m2.
    • GA
    • 3 agosto 2009

# 8

Pois bem... mas a questão é que dessa forma estou a pagar mais do que se a casa tivesse a garagem e o barbecue separados (como anexos vá lá).

Não deveria ser:
    220m2 a 700eur/m2 = 154 mil euros
    60m2 a 350eur/m2 = 21 mil euros
    toal: 280m2 a 175 mil euros, o que dá 625eur/m2

Ou seja, a conclusão que retiro é que mais valia ter feito o projecto com a garagem e o barbecue separados (com inevitáveis consequências funcionais e estéticas negativas), pois aí estaria a poupar 21 mil euros (diferença de 196000 para 175000).

Esta "técnica" dos construtores é uma "esperteza" à qual tenho mesmo que me sujeitar
    • eu
    • 3 agosto 2009

# 9

Colocado por: GA
    Esta "técnica" dos construtores é uma "esperteza" à qual tenho mesmo que me sujeitar

Então mas porquê? A si só lhe interessa o valor final do orçamento. Se este é feito por m2 ou pela fase da lua é irrelevante, o que interessa é o preço final.
    • GA
    • 3 agosto 2009

# 10

Caro "eu", permita-me que discorde com a sua opinião.

Se é verdade que me interessa o valor final, não é menos verdade que me interessa o "porquê" e o "como" desse mesmo valor final.

E o que parece óbvio é que se a casa fosse só os 220m2 (imaginando que não tinha garagem nem barbecue) custaria 154mil euros porque seria cada m2 a 700 euros, enquanto da forma como está os 220m2 podem vir a custar 172,2 mil euros uma vez que cada m2 será a 785 euros. A diferença é de cerca de 20 mil euros para a mesma coisa.
  7.  # 11

Colocado por: GASe é verdade que me interessa o valor final, não é menos verdade que me interessa o "porquê" e o "como" desse mesmo valor final.

Se lhe interessa o porquê, mande fazer um projecto de execução, devidamente medido e orçamentado. Depois agarra no mapa de trabalhos e pede orçamentos. Dessa forma sabe o quê e o porquê. Qualquer outra forma de fazer orçamentos, é chutar números e rezar para que se acerte.

Já agora, porque acha que o valor pelo qual deviam multiplicar, é um e não outro?

Colocado por: GAEsta "técnica" dos construtores é uma "esperteza" à qual tenho mesmo que me sujeitar

Apenas se sujeita porque quer. medir e orçamentar uma vivenda em condições custa 1000€. Se você não os quer gastar, porque hão-de os empreiteiros gastar? Se ganhamos uma obra em cada 20 orçamentos, vou gastar 20.000€ para ganhar uma moradia de 200.000? 10% de encargos só em orçamentos?
    Solução: ou não se responde sequer ou faz-se dessa maneira e quem quiser quer, quem não quiser, que faça as coisas como deve ser, porque isto das espertezas, toca a muitos, não são aos suspeitos do costume
    • GA
    • 3 agosto 2009

# 12

Acho que o valor pelo qual se deve multiplicar é um e não outro porque sempre ouvi e li comentários dizendo que o preço de construção do m2 de uma garagem e de anexos é sensivelmente metade do preço de construção da casa. Daí ter lançado a dúvida. Se isto é mentira então retiro a minha dúvida inicial.

A questão é que mesmo com o plano de execução não tenho muitas expectativas quanto ao orçamento ser rectificado para um valor menor, mas é o que farei em breve.

Obrigado
  8.  # 13

Colocado por: GA...porque sempre ouvi e li comentários dizendo que o preço de construção do m2 de uma garagem e de anexos é sensivelmente metade do preço de construção da casa.
    Continuo sem entender porque é que você diz que os valores correctos são os seus e não os meus. :-)

Além disso, não sei porque é que uma garagem há-de ficar a cerca de metade do preço da habitação. Se for bem construída terá fundações, cobertura, paredes duplas, impermeabilizações, canalização de água e esgotos, instalação electrica, cobertura, pintura, revestimento de pavimento (resistente ao peso de viaturas), portão de estacionamento com motor eléctrico e comando à distância, alarme contra roubo, etc. e tal. Só não precisa de estuque e de isolamento térmico...

Pelo que você disse, o valor final para 280m2 é de 196mil euros.
    Se as casas de banho são a 1000, a cozinha a 1250, os quartos a 650, a sala a 530, o hall a 710, a garagem etc., etc., é indiferente. O que o "seu" empreiteiro pretende é 196mil euros pelo trabalho todo, pelo que a média é de 700eur/m2.
    E olhe que até é uma boa média.

O melhor é você pedir orçamentos (no mínimo a 3 ou 4 empresas) bem discriminados, baseados num caderno de encargos e em medições que VOCÊ deverá fornecer.
  9.  # 14

• GA
    • 4 agosto 2009

# 15

Compreendo e agradeço :)

A questão passa por mim, nomeadamente por fazer um plano de execução onde aparecerá tudo discriminado em termos de qualidades e quantidades, de modo a que a margem para os deslizes orçamentais sejam reduzidos e para que o preço por m2 não seja calculado em pressupostos de construção, mas sim para uma realidade projectada.
  10.  # 16

Colocado por: GACompreendo e agradeço :)

A questão passa por mim, nomeadamente por fazer um plano de execução onde aparecerá tudo discriminado em termos de qualidades e quantidades, de modo a que a margem para os deslizes orçamentais sejam reduzidos e para que o preço por m2 não seja calculado em pressupostos de construção, mas sim para uma realidade projectada.
    ~

Muito bem, é isso mesmo...
  11.  # 17

Colocado por: catarinamEu estou a construir a minha casa que tem cerca de 320m2 de Area habitada fica-me por 125.000€ chave na mao. Claro esta que nao são coisas luxuosas mas fica muito boa e com boa qualidade de construção, a minha casa tb é uma casa terrea e muito bonita.
    Claro esta que vou gastar sempre um pouco mais por extras que se vao pondo, no entanto os extras poem se quer ela custe 125 quer ela custe 150.000. Para ja estou muito satisfeita.

É verdade que a casa está a ficar bonita, sim senhora.

Só que, pela planta que nos enviou, ela terá cerca de 200m2 de área habitada (+ anexos), o que dá uns 625 a 750eur/m2.
    Continua a ser barato, mas é um valor mais compatível. com o que (muitos) aqui temos dito.
  12.  # 18

Colocado por: GAAcho que o valor pelo qual se deve multiplicar é um e não outro porque sempre ouvi e li comentários dizendo que o preço de construção do m2 de uma garagem e de anexos é sensivelmente metade do preço de construção da casa. Daí ter lançado a dúvida. Se isto é mentira então retiro a minha dúvida inicial.

A questão é que mesmo com o plano de execução não tenho muitas expectativas quanto ao orçamento ser rectificado para um valor menor, mas é o que farei em breve.

Obrigado

Isso nao é correcto , nada garant que uma garagem seja mais barato, ate pode ser mais caro se tiver muros de suporte escavações etc...

isto do preço m2 á cabeça é umas das parvoices da construção pois o preço é um dado concreto e varia conforme a complexidade da construção e da escolha de materiais.

Eu tenho um terreno e espero contruir em breve uma casa de 200m2 e nao vou cortar na qualidade, pois tera paredes duplas isolamentos termicos etc e tal. mas devido a varios factores irei gastar uns 60mil euros , claro que 30m2 ja estao contruídos e ficará a faltar algumas coisas que ficarao para a fase 2 , feita com mais calma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
    • Jonh
    • 12 agosto 2009 editado

# 19

Colocado por: Nephilim
    Colocado por: GA

isto do preço m2 á cabeça é umas das parvoices da construção pois o preço é um dado concreto e varia conforme a complexidade da construção e da escolha de materiais.

:) :) :)
  13.  # 20

Olá, sou um novato neste forum, (já apreendi bastante).
    Mas vamos ao que interessa, estou a pensar em construir uma moradia (estilo moderno), possuo ja um terreno com viabilidade de construção (tem 25 mts de frente por 150 de fundo). E tenho um familiar de é revendedor de material de construção, e este aconcelho-me a pedir orçamento, não por quantidade mas por valor à hora, assim como me aconselhou a pedir sempre dois orçamentos, uma para o alvoramento e outro para os acabamentos, isto porque, TODOS os materiais seriam por minha conta, e como até tenho algum tempo disponível eu poderia acompanhar a evolução da moradia. Assim como a pintura seria por minha conta. (sou pintor).

Assim a minha questão é se essa é a minha melhor opção.

P.S. A pessoa que me vende o material de construção é o meu pai.

0.1670 seg. NEW