Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Nessa situação de moradias Ab< 250m2... Construção "corrente" - Eu cobro entre 800 a 1000€ +IVA pelo mapa de quantidades como EXTRA/ OPÇÃO aos meus clientes ( definir coisas que estão omissas nos projectos de licenciamento e ainda discutir pormenores técnicos de acabamentos e com o dono de obra)

Para situações corrente, se o DO, tiver um mapa de quantidades bem detalhado no seu descritivo, é na maior parte das situações o bastante... è o que aconselho aos meus clientes...
  2.  # 242

Colocado por: Pedro BarradasNessa situação de moradias Ab< 250m2... Construção "corrente" - Eu cobro entre 800 a 1000€ +IVA pelo mapa de quantidades como EXTRA/ OPÇÃO aos meus clientes ( definir coisas que estão omissas nos projectos de licenciamento e ainda discutir pormenores técnicos de acabamentos e com o dono de obra)

E entre ter projecto de execução de arquitectura e especialidades e não ter?
  3.  # 243

Colocado por: TyrandeEm primeiro lugar, poderiam os doutos elucidarem aqui os potenciais DO's no que consiste exatamente:
    A- Um Mapa de Encargos
    B- Projecto de Execução
    C- Mapa de Quantidades

E em quais situações será interessante solicitar os bons serviços do profissional em questão (e pagar) por A, B ou C?

Isso ja foi esplicado tantas vezes no forummm
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 244

Colocado por: Pedro BarradasEu cobro entre 800 a 1000€ +IVA pelo mapa de quantidades

Só de arquitetura ou tudo?
  5.  # 245

A- Caderno de encargos, é um documento que descreve da forma mais precisa possível e com um vocabulário simples, os trabalhos a efetuar para a execução correta da obra, contem várias indicações e restrições quer aos métodos construtivos quer aos materiais a usar. É constituído por dois grandes capítulos Condições gerais, capitulo onde é definido entre outras coisas as responsabilidades do empreiteiro, a qualidade dos materiais e elementos a incorporar na obra, prazos de execução, multas por violação de prazos, subempreitadas e obras da responsabilidade do DO etc. Especificações técnicas, capitulo onde são definidas as técnicas construtivas e materiais a utilizar.

B- Projeto de execução, conjunto de desenhos e memórias descritivas que pormenorizam situações especificas da obra. Ex. Janelas, serralharias condutas de fumos, w.c. ,armários etc

C- Mapa de quantidades, relação de quantidades de cada material a aplicar em obra. Aqui inclui-se condições de montagem, fornecimento acessórios complementares etc.

P.S.

D- Raisparta as gajas que são uma chatas do caraças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  6.  # 246

Colocado por: riscos

Isso ja foi esplicado tantas vezes no forummm
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Foi falado diversas vezes sim...mas procuro a definição genérica. Tem algum link que as defina?

Edit: esqueça, o Zézinho já foi um amorzinho e explicou.
  7.  # 247

Colocado por: Tyrande

Foi falado diversas vezes sim...mas procuro a definição genérica. Tem algum link que as defina?

Tem vários livros, um deles chama-se: Fiscalização de acompanhamento de obra , do autor Daniel Coelho Maria. Tem lá bem explicadinho
  8.  # 248

Colocado por: TyrandeZézinho já foi um amorzinho

Roam-se de inveja seus brutos trogloditas cromanhons.
  9.  # 249

Colocado por: Tyrandejá foi um amorzinho eexplicou.

o "s" fica por SIMA do "x" ;))))
  10.  # 250

Tem vários livros, um deles chama-se:Fiscalização de acompanhamento de obra, do autor Daniel Coelho Maria. Tem lá bem explicadinho

Você paga o livro e os portes? Posso mandar vir da Fnac! =)
  11.  # 251

o "s" fica porSIMAdo "x" ;))))

Eu perxebi!!!! ;)
  12.  # 252

é baratinho... fazemos uma vaquinha!!
  13.  # 253

Colocado por: riscosé baratinho... fazemos uma vaquinha!!

Qual vaquinha qual quê? Faço anos este mês! Ofereça-mo seu Tio Patinhas!

PS: ainda estou à espera que façam a vaquinha para a desengrossadora da DeWalt..Tiveram tempo mais que suficiente para reunir as verbas necessárias...
  14.  # 254

Colocado por: riscosSó de arquitetura ou tudo?

TUDO menos electricidade detalhada, pois normalmente não há sequer projecto.... Leva com um capitulo por valor global... e nos meus projecto existe depois uma planta com a localização de pontos de iluminação, tomadas e outros pontos de electricidade especificos.

Colocado por: jorgferrE entre ter projecto de execução de arquitectura e especialidades e não ter?

Para a arquitectura, é meter o normalmente o DOBRO. Se custa 2500€, meta-lhe sempre pelo menos mais 2000 a 2500€
    Para as especialidades... nuca é o dobro, pois a maior parte delas já tem as coisas alinhavadas com grau de pormenor suficiente. Meter mais 20%... se tanto.
  15.  # 255

Vá, agora deixemo-nos de gozação...

Pela enésima vez, isto é apenas o POV de alguém que não percebe um boi de obras. Ou seja, está na mesma posição que 99% dos seus futuros clientes. Portanto antes que venham com respostas espertas, pensem bem se seria essa a resposta que dariam a um potencial cliente.

Ora vamos lá analisar isto um bocadito.

Se para o projecto o profissional pedir 5000€ e partindo do princípio que nem A, nem B e nem C estão incluídos no projecto "base" (ou seja, nos 5k iniciais) teríamos:
    (e agora agarrando-me um pouco ao exemplo que o Pedro Barradas deu, de 800-1000€ para C)

Se C, pela descrição do Zézinho, parece ser o item menos complexo dos 3 mencionados, custar 800-1000€ (consideremos 900€), parta-se do princípio que B e A serão mais caros.

Logo, se B custar, diga-mos, 1200€ a 1500€ e; (consideremos 1350€)
    Se A custar 1800€ a 2000€; (consideremos 1900€)

- teremos 5000 + 900 + 1350 + 1900 = 9150€

Se (big SE aqui) estes valores estiverem mais ou menos corretos, então teremos o acréscimo de:
    - A - acresceu 38% ao valor inicial do projecto
    - B - acresceu 27% ao valor inicial do projecto
    - C - acresceu 18% ao valor inicial do projecto
    Resumindo, concluindo e baralhando, acréscimo de 83% ao valor inicial.

Estarão estes valores minimamente próximos do real?
  16.  # 256

Colocado por: TyrandeSe C, pela descrição do Zézinho, parece ser o item menos complexo dos 3 mencionados

Antes pelo contrário, este é o mais complexo e difícil de todos
    Para ter um mapa de quantidades em condições obriga a muitas horas de medições e um conhecimento das técnicas construtivas acima da média.
    O que acontece na maioria dos caso é que nem as medições são de fiar nem os descritivos são mais que copy past deas condições técnicas de alguns fornecedores.
  17.  # 257

O componente A, excepto na questão das clausulas juridicas.. é uma "treta" , bom para burocratizar.. aqui é que é a maior parte do copy/paste... "ninguém" lê aquilo.. desisti. Concentro-me no C ;)
    • box
    • 14 abril 2016 editado

# 258

Colocado por: orcamentos.euMapa Quantidades- É o mapa onde estão defínidas e quantificadas as quantidades de trabalhos a executar,

Pessoalmente considero-o imprescindivel, quer para comparação de propostas entre os diversos empreiteiros (senão cada um responde com o que lhe apetece), quer para calcular o valor final da empreitada (senão sabe o que vai fazer e quanto, não sabe que vai gastar), quer para controlar os pagamentos durante a execução da empreitada. Para uma explicação mais detalhada, leia estetópico. Um exemplo de ummapa de quantidades(este exemplo já têm valores, mas se retirar essas colunas, fica com um mapa de quantidades

Projecto de execução:A diferença entre um projecto de licenciamente e um projecto de execução, está no nível de detalhe que o projecto apresenta ao nivel das escalas dos desenhos, da pormenorização dos trabalhos, na interligação entre especialidades, na adequação de peças escritas e desenhadas a cada projecto específico.

O problema deste projectos é que exigem de qum os faz, bons conhecimentos de obra, e não é invulgar receber projectos muito detalhados, mas que por falta de conhecimentos de quem os fez, são inúteis em obra. Não é por ter um desenho á escala 1/20 que tenho um projecto de execução, se depois as especialidades não foram compatibilizadas, se as espessuras dos materiais não forem consideradas.

No caso de uma vivenda e dado o dinheiro que custam, apenas o mandaria executar se o arquitecto tiver experiência comprovada de acompanhamento de obras. Mas não se esqueça, que para o arquitecto o fazer, têm de saber o que o dono de obra quer, isto é, você terá de escolher logo quais os materiais e acabamentos.

Caderno de encargosO caderno de encargos é constituido por vários sub cadernos, alguns dos quais são tipificados e não dão grande trabalho a executar e outros que dão bastante. são os seguintes:

Programa de concurso:Define a parte juridica da empreitada - Pouco trabalho

Cláusulas técnicas gerais:São definições generalista dos trabalhos a executar, que dizem tudo sem definir nada. A própria ordem dos arquitectos têm umcaderno de encargos tipo online- Pouco trabalho

Um exemplo:

Condições técnicas especiaisAqui está verdadeirament o sumo do caderno de encargos, aquilo que interessa e que por acaso, é o que menos aparece. Muito trabalho:

Um exemplo (não muito bom, mas para exemplo serve):

Pela comparação dos dois exemplos, penso que fica elucidado. Enquanto orçamentista e empreiteiro, se esta parte vier bem feita, é um descanso, porque está tudo bem definido e poupa-me muito trabalho. Caso não venha, cabe-me a mim defini-la para me proteger, ao definir aquilo que estou a propor e evitar problemas durante a execução da empreitada.

Se aquilo que pretende é controlar a execução da empreitada, considero o mapa de quantidade imprescindivel, embora eu considere que um projecto de execução tenha de incluir o mapa de quantidades,

retirado daqui: https://forumdacasa.com/discussion/1771/projecto-execucao-mapa-quantidades-e-caderno-encargos-conceitos-e-utilizacao/

vou seguir esta discussão e tentar sistematizar/resumir nas minhas notas. acho este esclarecimento muito importante para quem pretende construir.
  18.  # 259

Muito bom mesmo Box. Era exatamento isso que eu procurava.

Bem, tendo em vista que C é então o elemento mais complexo (e aparentemente importante) dentro dos "extras", e, mais uma vez utilizando a "bitola" de 800-1000€ do Pedro Barradas.

Teriamos então B a cerca de 500-700
    e A a cerca de 300-500?

Seria isto mais próximo da realidade?

Já agora, fui dar uma espreitadela ao link do mapa de quantidades do post do Box.
    Na parte de Pinturas, aparece (entre outras coisas) isto:
    - Pintura com tinta plástica em tectos
    de estuque ou gesso cartonado, incluindo prévia preparação de superficies

E depois tem quantidade, preço, etc.

Ora bem, isto parece-me generalista a mais. Onde é que deveria dizer que a tinta a ser aplicada era a (ex) Barbot XPTO ou a Dyrup KKr Coisa? Onde é que deveria vir isso especificado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tarug
  19.  # 260

se já tiver a certeza que é essa a marca da tinta que quer, é ai precisamente.

0.0235 seg. NEW