Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

tinha boas referências dos dois , conhecia projectos de um por alto e tinha feed back de amigos em que era bom profissional . o segundo desenhou a adega no douro do meu sogro, que eu gostei e o meu sogro também gostou de trabalhar com ele.
    Escolhi o arquitecto que fez a adega do meu sogro porque a planta que eu trouxe traduzia melhor o que esperava da minha futura vivência da casa e ele trouxe uma maquete do terreno e da casa implantada e eu olhei para a maquete e fiquei agarrado ! decidi logo nesse dia ! projecto simples mas diferente , o terreno tem um desnivel enorme e ele aproveitou o desnivel para dar todo o ser à casa ! magráfico! fiquei rendido ! acertamos os honorários e fiz-me de difícil mas se pedisse mais eu dava porque achei um trabalho estupendo.
    usamos aquela planta como base , pouco alteramos, apenas pequenos pormenores .
  2.  # 282

se tivesse outro arquitecto que mostrasse interesse mas não apresentasse uma planta inicial , ficava logo excluído a não ser que achasse as propostas dos outros descabidas ou desarticuladas do que eu queria . Porque é mais fácil decidir quanto quanto maior informação e elementos tivermos .ou seja estaria em desvantagem.
  3.  # 283

você preferia o médico que lhe diz tem isto é faz esta medicação ou o médico que pegasse num papel e lhe explicasse o problema com um desenho e no mesmo desenho demonstrasse como iria fazer a cirurgia? só isso é uma mais valia .
    PS : conheço um médico que desenha tudo aos doentes em simplesesquemas e eles sentem mais confiança porque ficam a perceber mais um pouco e podem tomar uma decisão informada
  4.  # 284

Colocado por: enf.magalhaesestou na fase do " grosso" betão e paredes tenho contratualizado quase 53 mil euros sem IVA.
    Porque calinas?

Para ter ideia se é uma casinha ou casona, só isso.
  5.  # 285

é casinha ! mas está muito bonita ! devo admitir que o arquitecto foi excepional
  6.  # 286

mas também tinha pedido ao arquitecto que queria uma casa para usar no dia a dia , não queria espaços para usar só no natal .
  7.  # 287

38 metros de arrumos no andar de baixo ( - 1), no res do chao 170 metros quadrados e neste piso é que desenvolve a vida diária livre de escadas e depois tenho 3 lugares de estacionamento grandes na parte suspensa da casa que cabe autocaravanas, o meu sogro deu-me o terreno na premissa de guardar num desses lugares a autocaravana dele , sem problemas 😀 e depois ainda tenho mais um lugar de estacionamento coberto no piso superior, onde tem uma pala na porta de entrada principal
    • box
    • 8 outubro 2016

# 288

Colocado por: rdomingocomo é que é suposto escolher o arquitecto se ele não me mostra o que estou a comprar?

na minha opinião é uma questão pertinente na medida em que se tratam de valores avultados e no fundo assinar um contrato de >4000€ com base em "palpites" não é fácil!
    se o ajudar, eu fiz assim: elaborei uma lista de gabinetes e agendei um primeiro contacto. na primeira reunião descrevi o que pretendia e tive o cuidado de que as informações e os pedidos fossem sempre os mesmos. Uns ouviram, outros pretendiam ouvir o que estava a dizer (alguns chamam a isto empatia)(logo excluídos) e pedi proposta de honorários. Os que entregaram proposta de acordo com o solicitado retive os que entregaram proposta "chapa 5" excluí. Aos que retive envie mail a pedir alguns esclarecimentos sobre a proposta - o que demorou a responder excluí, os que responderam de forma célere retive. no final fiquei 2 gabinetes. escolhi aquele com o portefólio que gostei mais e pedi a elaboração de algumas propostas (mediante pagamento acordado), se nos agradar ficam o trabalho. caso contrário pedimos (contratamos) o mesmo serviço ao outro gabinete. demora tempo e implica gastos mas este será, talvez, o passo mais importante e determinante da sua obra... digo eu que não percebo nada disto!
    espero que ajude.

Colocado por: callinasPeça um estudo prévio a cada um.

quanto custa um estudo prévio?
    acho um desperdício de recursos pedir a todos. digo eu...

Colocado por: Pedro BarradasSe quer proposta, pague. Faça um concurso.

como é que isto se faz? quanto custa?

Colocado por: Pedro BarradasIsso não funciona assim, Não mostraram o portfolio, não falaram das suas ideias a e de como resolve-las?, qual o profissional com que manteve melhor empatia?

vai desculpar me Pedro mas isto é só conversa que não ajuda nada...

Colocado por: Pedro BarradasQuer um estudo prévio de uma habitação, que leva (consoante a complexidade e investimento de tempo dispendido) varias horas/ dias.... de borla.... Caramba!!!!

concordo que ninguém tem que trabalhar de borla. quanto custa um estudo prévio de uma casa simples de 200m2?

Colocado por: Pedro Barradasnum esquisso sobre o lev. top.

não tive sequer essa sorte mas concordo e para mim seria elemento diferenciador...

Colocado por: enf.magalhaestinha boas referências dos dois

isso ajuda bastante penso eu. não tivemos qualquer referência... sequer daqui.

boa sorte com a escolha!!
    cump
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 289

Colocado por: enf.magalhaesEscolhi o arquitecto que fez a adega do meu sogro porque a planta que eu trouxe traduzia melhor o que esperava da minha futura vivência da casa e ele trouxe uma maquete do terreno e da casa implantada

Percebo... mas isso é muito giro para o que leva o serviço... Já levava a vantagem de conhecer a "familia"...

É inexequível (para mim), gastar 1000€ em tempo e trabalho, para depois (eventualmente) vir a ser adjudicado um projecto de licenciamento de arquitectura de 2500€... ou até menos....
    Não sei se é o caso, mas este é o panorama mais habitual.
    será exequível se estiver a "concorrer" para uma proposta de honorários de >10.000€.... e mesmo assim não é coisa que embarque facilmente ( já o fiz para outro tipo de situações, em que caso ganhasse, o proveito seria >20x o que investi em estudo prévio... Nesse caso, não ganhei eu nem ninguém pois o negócio foi por agua a baixo.. enfim tristezas...)
    Concordam com este comentário: riscos
  9.  # 290

Colocado por: Pedro BarradasEscolhi o arquitecto que fez a adega do meu sogro porque a planta que eu trouxe traduzia melhor o que esperava da minha futura vivência da casa e ele trouxe uma maquete do terreno e da casa implantada

Tretas de quem não tem trabalho, e tem tempo para fazer isso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 291

Colocado por: boxconcordo que ninguém tem que trabalhar de borla. quanto custa um estudo prévio de uma casa simples de 200m2?

Com uns 650€ + IVA deve-se conseguir qq coisa ;) Mas deve ter disponivel um levantamento topografico, deve-se visitar previamente o local.... aLém de como é obvio a existência de reuniões presenciais... nesta fase, para o valor não se pode esperar muito... Vamos chamar-lhe um ante- projecto

Colocado por: box
    vai desculpar me Pedro mas isto é só conversa que não ajuda nada...

Então porquê?! mostrar portfolio e conversar sobre como abordar o projecto, não é só conversa "fiada", acho que permite ao futuro Dono de obra alguns indicadores, ou não?

Colocado por: box

como é que isto se faz? quanto custa?

Elabora um programa, fornece o lev. top e as condicionantes urbanisitcas ( issso os arquitectos devem ter capacidade de descorbrir por si) para o terreno e manda elabora o tal Estudo Prévio. Acorda o tipo de peças graficas minimas e pronto, está lançado. Faz o convite aos gabinetes que pré-seleccionou.
    No dia da entrega pré-estipulada, peça-lhes para apresentarem a proposta de preço para desenvolver os restantes projectos necessários, bem como apresentarem a proposta que estão a propor num dewterminado tempo.
    Depois é decidir..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  11.  # 292

Pedro Barradas , os dois tinham boas referências, sou sincero , não escolhi por ter feito a adega do meu sogro mas sim por ser o melhor projecto .
    Por exemplo o empreiteiro que apresentou a proposta mais barata foi e é o empreiteiro que trabalha com o meu sogro e não o escolhi .
    Riscos lhe garanto que o meu arquitecto não é daqueles que tem tempo livre . esta cheio de obras , moradias e pavilhões industriais de outra liga do que a minha . a minha casa para ele deve ser divisão distrital mas mesmo assim ele fez o que fez.
  12.  # 293

contratualizei 6000 euros + Iva
  13.  # 294

pelos projectos que vi a minha deve ser a que tem orçamento mais reduzido .
  14.  # 295

e riscos a maquete foi muito importante para mim, pode ser old school , mas acho que é uma mais valia. ou você não acha que seja uma mais valia para o cliente?
    • emad
    • 8 outubro 2016

# 296

Colocado por: enf.magalhaespelos projectos que vi a minha deve ser a que tem orçamento mais reduzido .

Qual e a área de cada piso da casa?
    • box
    • 8 outubro 2016

# 297

Colocado por: Pedro BarradasCom uns 650€ + IVA deve-se conseguir qq coisa ;) Mas deve ter disponivel um levantamento topografico, deve-se visitar previamente o local.... aLém de como é obvio a existência de reuniões presenciais... nesta fase, para o valor não se pode esperar muito... Vamos chamar-lhe um ante- projecto

obrigado.

Colocado por: Pedro BarradasEntão porquê?! mostrar portfolio e conversar sobre como abordar o projecto, não é só conversa "fiada", acho que permite ao futuro Dono de obra alguns indicadores, ou não?

vale o que vale. alguns são bons negociadores, outros nem por isso o que não quer dizer que sejam menos competentes. sobre os portfólios tive um que mostrou um que continha uma moradia que me chamou a atenção (gostei). nos dias seguintes encontrei a mesma moradia no site de um outro arquitecto. afinal o primeiro tinha trabalhado no atelier do segundo... por isso vale o que vale.

Colocado por: enf.magalhaesElabora um programa, fornece o lev. top e as condicionantes urbanisitcas ( issso os arquitectos devem ter capacidade de descorbrir por si) para o terreno e manda elabora o tal Estudo Prévio. Acorda o tipo de peças graficas minimas e pronto, está lançado. Faz o convite aos gabinetes que pré-seleccionou.
    No dia da entrega pré-estipulada, peça-lhes para apresentarem a proposta de preço para desenvolver os restantes projectos necessários, bem como apresentarem a proposta que estão a propor num dewterminado tempo.
    Depois é decidir..

interessante. na pratica resulta?
  15.  # 298

área de implantação- 220 metros quadrados
    área de construção- 278 metros quadrados
    1 piso abaixo da cota soleira e 1 piso acima.
    cercea - 6,8 metros cúbicos
    volumetria - 977 , 6 metros cúbicos.
    No piso -1 só tem os arrumos com 38 metros quadrados e 3 lugares de estacionamento que ficam debaixo da parte suspensa da casa ( ou seja não é garagem) tudo o resto é no res do chao.
  16.  # 299

Colocado por: boxnos dias seguintes encontrei a mesma moradia no site de um outro arquitecto. afinal o primeiro tinha trabalhado no atelier do segundo... por isso vale o que vale.

Ui.. Essas situações são mato ...lolol....
  17.  # 300

Box essa última afirmação identificada com o meu nome não é minha.

0.0539 seg. NEW