Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: kosttaeu com rendimentos prediais, enviei a 3 de maio e substitui a 28 de maio. Ainda só aparece Declaração Certa

Mesmo estado da minha!
  2.  # 2

Fiz 3 IRS com rendimentos prediais, 1 para pagar, 1 para receber e outro ficou a zeros... Destes, ninguém ainda recebeu a notificação de liquidação.
  3.  # 3

Colocado por: electraoFiz 3 IRS com rendimentos prediais, 1 para pagar, 1 para receber e outro ficou a zeros... Destes, ninguém ainda recebeu a notificação de liquidação.

Ou seja, quando os recibos eram passados à mão, e eram os senhorios e os inquilinos que controlavam a coisa, era rápido. Agora, que são controlados pelas finanças, é lento.
    Estamos bem entregues...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Barros
  4.  # 4

Foi noticiado, há tempos, que as declarações deixaram de ser processadas por ordem de entrada, e passaram a ser por tipo de declaração e respectivos anexos.
  5.  # 5

Colocado por: FFADIsto é tipico da geringonçada, empurrar os pagamentos para os limites...

Colocado por: CarvaiNão votei geringonça mas estou satisfeito. Como vou ter de pagar e bem quanto mais tarde melhor...

Se houvesse, realmente, mãozinha "política", atrasariam os pagamentos E ADIANTARIAM OS RECEBIMENTOS!

Colocado por: luisvvSegundo foi noticiado, este ano alteraram a ordem de liquidação - o critério deixou de ser a ordem de entrada, para passar a ser o tipo de declaração e os anexos..
    Confesso que não entendo.
    Quem é, afinal, "liquidado" em primeiro lugar ? Os que têm apenas rendimentos prediais ? E quem segue ?

http://observador.pt/2016/07/12/financas-garantem-que-maioria-dos-reembolsos-de-irs-sera-feita-ate-fim-de-julho/
    Agora dizem que é até ao final de Julho. Por acaso, daria jeito a muita gente...
  6.  # 6

É por tipologia
    Funcionario X trata das tipo I
    Funcionario Y trata das de tipo II
    , etc

^Tenham calma, receberão o que é devido a seu tempo.
  7.  # 7

Confesso que não entendo.
    Quem é, afinal, "liquidado" em primeiro lugar ? Os que têm apenas rendimentos prediais ? E quem segue ?

https://www.publico.pt/economia/noticia/mais-de-um-terco-dos-contribuintes-optou-por-preencher-a-mao-as-despesas-do-irs-1735407
    Num documento distribuído aos deputados pelo secretário de Estado, o ministério refere que “os seis dias adicionais resultam essencialmente do facto de se tratar da primeira aplicação de novas regras, algumas das quais aumentaram a complexidade das liquidações”. Aos deputados, considerou que este “não é um mau resultado” tratando-se de um ano de transição para as novas regras. Aos contribuintes, deixou uma palavra: “Não há uma questão de reembolso por ordem” de entrega, embora tendencialmente quem entregue primeiro possa receber mais cedo. Mas a questão tem também a ver com a complexidade das liquidações, que variam de contribuinte para contribuinte.

Não encontro agora a entrevista que li na altura, em que se falava das alterações e do facto de os resultados serem estudados para decidira a sua continuação ou não.
  8.  # 8

http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/2016-05-31-IRS-O-misterio-das-declaracoes-encalhadas

“Entre o ano passado e este ano, o sistema aumentou em 50% a sua capacidade de gerar liquidações. No ano passado liquidava 100 mil declarações por dia e, este ano, está a liquidar 170 mil. Ora, o sistema é um pouco cego, não vai necessariamente escolher para liquidar as declarações entregues nos primeiros dias. São questões informáticas que ultrapassam a lógica”, explica Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos e, ele próprio, um dos “encalhados” do IRS.
  9.  # 9

Colocado por: luisvvo sistema é um pouco cego, não vai necessariamente escolher para liquidar as declarações entregues nos primeiros dias

O sistema não é "cego" por si só... ele é "cego" porque o programaram dessa forma que pode ter sido de propósito (a pedido das finanças)!
  10.  # 10

Afinal, o que se passa com os reembolsos?
    "Segundo adiantou recentemente o secretário de Estado do Fisco, este ano também houve alteração na forma de validação das declarações, que passou a ser feita modelo a modelo, em vez de declaração a declaração. Isto é, imagine-se que um contribuinte tem rendimentos do trabalho dependente, independente e prediais. O Fisco valida primeira o anexo A deste e de todos os outros contribuintes, depois o B e depois o anexo F. "

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/irs/detalhe/afinal_o_que_se_passa_com_os_reembolsos.html
  11.  # 11

Colocado por: clasusAfinal, o que se passa com os reembolsos?
    "Segundo adiantou recentemente o secretário de Estado do Fisco, este ano também houve alteração na forma de validação das declarações, que passou a ser feita modelo a modelo, em vez de declaração a declaração. Isto é, imagine-se que um contribuinte tem rendimentos do trabalho dependente, independente e prediais. O Fisco valida primeira o anexo A deste e de todos os outros contribuintes, depois o B e depois o anexo F. "
    Não me parece....
    A declaração da minha familiar, pensionista, com rendimentos prediais, colocada a 1/Maio já está validada desde 6/Junho (e já estamos a 15/JULHO).
  12.  # 12

O facto de estar validada não implica que esteja correta. A declaração da minha companheira esteve validada de 15/5/2016 a 16/6/2016 e, no dia 16 de junho ficou "Com divergências".

Substitui, voltou a ficar "Validada" e assim está até ao dia de hoje, não percebo o porquê de tanta morosidade. Para além disso enviei a declaração a 1/5/2016 e só a 16/6/2016 recebi a informação que estaria divergente, ou seja, quando substitui já era fora do prazo. Nada vale neste país tentar cumprir atempadamente com as obrigações...
  13.  # 13

Colocado por: SupporterO facto de estar validada não implica que esteja correta.

Vou explicar melhor.
    No Portal das Finanças,
    Situação Fiscal Integrada > IRS Modelo 3 > a situação é => VALIDADA
    Movimentos Financeiros > exercício: 2015 > imposto: IRS > pesquisar => está tudo a zeros.
    Os seus serviços > Consulta > IRS (último ano entregue) > a situação é => DECLARAÇÃO CERTA
    Consultas > Divergências => ... não tem qualquer processo de divergências aberto.
    Concordam com este comentário: Supporter
  14.  # 14

Colocado por: clasusAfinal, o que se passa com os reembolsos?

Bem me parecia que tinha lido algo do género.

(a isto acresce que aparentemente há intervenção de cada serviço de finanças, o que pode explicar algumas disparidades de prazos).
  15.  # 15

Caro Luís, exatamente. Era assim que me aparecia mas, mais tarde, ficou com divergências. A validação é apenas "central" depois, há verificações manuais e cruzamento de informação e nessa altura pode dar asneira.

Não estou a dizer que terá divergências, mas eu tive!
  16.  # 16

Caro Luis, eu tive uma divergencia e na primeira entrega. Assim que fui notificado, identifiquei qual era a divergencia e agora ja fui notificado que se encontrava validada e certa. Tambem nao me aparece nada nos movimentos financeiros, mas acho que so vai aparecer quando for emitido efetivamentente o reembolso. Pelo que vi, pode demorar ate 30 dias (desde que passou a certa). Espero ter ajudado! :)
  17.  # 17

Há alguém que tenha submetido na primeira fase e depois na segunda fase tenha enviado em conjunto (porque era mãos vantajoso)?

Eu fiz como as finanças indicaram mas à data de hoje a declaração tem anomalias e as finanças locais indicam que a AT não tem sistema para lidar com estas declarações...
    Alguém envolvido num processo destes?
  18.  # 18

Eu enviei a minha nos primeiros dias de Maio e a da minha mãe nos últimos dias. Recebemos a liquidação no mesmo dia, na semana passada.
    •  
      GMCQ
    • 16 julho 2016

# 19

Ainda não recebi o reembolso, enviei o irs pela net logo no 1 de maio.
  19.  # 20

Eu já gastei o dinheiro que recebi !!!

0.0646 seg. NEW