Iniciar sessão ou registar-se
    • box
    • 6 abril 2016 editado

     # 1

    é isto: um "caderno" de apontamentos, aberto a todos os que queiram participar.
    sem ordem ou sequência lógica. apenas um lugar onde irei registar algumas ideias úteis (ou não), imagens, links, documentos e tudo mais que considere relevante para a construção da nossa moradia.
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  1.  # 2

    Colocado por: boxque considere relevante para a construção da nossa moradia.
    Concordam com este comentário: eu, 21papaleguas
      Sagres-mini.jpg
  2.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Concordam com este comentário:21papaleguas

    Principalmente na manutenção!
    • box
    • 7 abril 2016

     # 4

    lol
    caro zedasilva, isso não precisa de estar nos lembretes. isso é conhecimento consolidado dos DO em qualquer obra portuguesa que se preze!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • box
    • 7 abril 2016

     # 5

    algo que penso ser comum - os topos da bancadas de cozinha não terem pingadeiras

    resultado: escorrimentos pelas portas/gavetões, manchas e deterioração acelerada das madeiras/aglomerados especialmente na zona em frente à pia da cozinha.
    Concordam com este comentário: Skinkx, arquitecturagaia, mhpinto, Mduvidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, maria rodrigues
  3.  # 6

    Colocado por: boxalgo que penso ser comum - os topos da bancadas de cozinha não terem pingadeiras

    És tu Jorge ?
    Concordam com este comentário: electrao
    • box
    • 7 abril 2016

     # 7

    Colocado por: Picareta
    És tu Jorge ?

    ???

    rodapés: ainda pondero a sua utilidade (dependendo do tipo de revestimento escolhido para o piso - maior/menor dilatação) mas a fazer será preferencialmente embutido.


    evitar a típica acumulação de pó / móveis junto à parede
    • box
    • 7 abril 2016

     # 8

    "A melhor forma de promover a circulação do ar no interior de uma edificação é adotar o sistema de ventilação cruzada"
    • box
    • 7 abril 2016

     # 9

    evitar algo que me causa alguma frustração diária...
    Concordam com este comentário: Flavita, shlak, tozepalma
    • box
    • 8 abril 2016

     # 10

    ainda na secção WC, sanitários e móveis suspensos - uma mais valia na manutenção da higiene.
    outras vantagens: autoclismo tende a ser mais silencioso; dependendo do modelo é possível > área útil.
    ponderar a maior dificuldade de manutenção/reparação do módulo de descarga; eventualmente mais dispendioso.
    Concordam com este comentário: dedao
    • box
    • 8 abril 2016

     # 11

    infelizmente, em localidades menos dotadas de infraestruturas mais recentes, continua a ser uma necessidade.
    conheço pelo menos 2 vivendas acabadas de construir em que foi necessário andar a furar paredes e lajes para passar cabos.
    NB: não esquecer de deixar passagem para o cabo da antena bem como de prever o local e base para a sua colocação.
    • box
    • 9 abril 2016 editado

     # 12

    Cozinha: uma local onde há tanto para errar... é preciso conhecer o mínimo! ler, ler, ler!
    retirado de um documento técnico de uma loja cujo nome começa o "I" e acaba em "A"

    "Pondere sobre a utilização da sua cozinha e de que forma se sentiria mais confortável. Pense sobre as características de que mais gosta na sua cozinha atual e no que gostaria de mudar. Pode ser útil fazer uma lista do que quer manter e do que gostaria de substituir. A maioria das cozinhas funciona melhor se estiverem divididas por zonas. Podem ser divididas em zona de arrumação (frigorífico/congelador/despenseiro), de lavar (Lava-loiça/máquina de lavar loiça) e de cozinhar (forno/placa). As zonas de trabalho oferecem à sua cozinha uma estrutura prática.
    A forma como posiciona as zonas de trabalho e a distância entre elas é habitualmente chamada de triângulo de trabalho. Um bom triângulo de trabalho ajuda-o a mover-se rápida e facilmente entre tarefas na sua cozinha. O objetivo final é que a sua cozinha seja a solução que resulta para si. Planifique a sua cozinha de forma a adaptar-se à sua casa e estilo de vida. Afinal de contas é a sua cozinha."


    • box
    • 9 abril 2016 editado

     # 13

    alguns exemplos de “do's and don'ts” na cozinha:


    edit: para ler as legendas (visualizar imagem maior) podem abrir a imagem num novo separador ou fazer o download da mesma para o ambiente de trabalho e depois visualizar.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Victor Ribeiro, skypt
    • box
    • 9 abril 2016

     # 14

    não colocar armários por cima do exaustor.
    o exaustor deverá preferencialmente ser mais largo que a placa e com potência suficiente para uma boa exaustão. fundamental para ambiente openspace . melhor controlo da humidade / odores. prevenção de formação de bolor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • box
    • 12 abril 2016

     # 15

    espaço para tratamento de roupas e objetos de manutenção/limpeza da casa
    área técnica importante. deve estar separada das restantes peças.
    - área com muita humidade (ferro engomar, máquina secar/lavar, pia de roupa, calor gerado pelas máquinas
    - elevado nível de ruído
    - produção de cotão "às carradas"
    - elevado risco de inundação
    necessidade:
    - móveis em material hidrófugo
    - boa ventilação/renovação ar
    - isolamento acústico
    - pontos de água pia/máquina lavar
    - acesso fácil ao exterior

  4.  # 16

    Bom tópico. Vou-me colar.
    Concordam com este comentário: CMartin
  5.  # 17

    Colocado por: boxnão colocar armários por cima do exaustor.

    Não posso concordar, com esta "regra"... Não vejo qq motivo técnico, funcional e/ou de design para invalidar essa solução.
  6.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasNão posso concordar, com esta "regra"... Não vejo qq motivo técnico, funcional e/ou de design para invalidar essa solução.

    Já vi casas em que os móveis por cima do exaustor tendiam a ter uma camada extra de protecção... de gordura!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  7.  # 19

    Colocado por: mhpinto
    Já vi casas em que os móveis por cima do exaustor tendiam a ter uma camada extra de protecção... de gordura!



    Colocado por: Pedro Barradas
    Não posso concordar, com esta "regra"... Não vejo qq motivo técnico, funcional e/ou de design para invalidar essa solução.


    Eu ia precisamente comentar isto. Tenho o exaustor incorporado nos armários (um exaustor banal da Teka) e não tenho qualquer problema com isso. Os armários não têm gordura, não alteraram a cor, não nada. E faço praticamente todas as refeições, almoço e jantar, em casa. Não faço muitos fritos, é verdade, mas também não tenho qualquer precaução especial.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 20

    Colocado por: mhpintoJá vi casas em que os móveis por cima do exaustor tendiam a ter uma camada extra de protecção... de gordura!

    Isso também acontece.. por cima do exaustor. mas quem não limpa, está sempre sujeito ;)
    Concordam com este comentário: treker666, electrao
 
0.0261 seg. NEW