Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Colocado por: RCFapenas para tentar clarificar:
    - o condutor que circule acima da velocidade permitida pela sinalização está em excesso de velocidade;
    - o condutor que circule acima da velocidade adequada para as condições climatéricas, condições da estrada, condições da viatura ou outras especiais circunstâncias que façam perigar a condução, está em velocidade excessiva;

Legalmente, em circunstância alguma o condutor pode circular acima do limite imposto pela sinalização. No entanto, pode circular em velocidade excessiva mesmo quando cumpre os limites impostos pela sinalização. Por exemplo, numa Autoestrada, a 130Km/H o condutor estará em excesso de velocidade e necessariamente, também, em velocidade excessiva. Para efeitos de aplicação da Lei e, por conseguinte, da contraordenação, aplica-se a contraordenação (coima) por excesso e velocidade, se bem que, legalmente, não estará excluída a possibilidade de se lhe aplicar a contraordenação por velocidade excessiva (nunca as duas, cumulativamente). Mas, sendo a velocidade máxima permitida pela sinalização de 120Km/H, o condutor pode incorrer em contraordenação se circular a 100Km/H, por velocidade excessiva, desde que as más condições climatéricas ou outros fatores recomendassem uma velocidade inferior.

No entanto, o limite máximo nunca pode ser superior a 120Km/H. Pode é ser menor. Por isso, legalmente, não faz sentido argumentar que a 130Km/H ou a 150Km/H não vai em velocidade excessiva.

Finalmente alguém consegue escrever preto no branco o que é a legislação portuguesa.
    Podemos não concordar com ela, eu não concordo, pois acho que velocidade permitida pela sinalização é excessiva, principalmente dentro de localidades que devia passar para 30km/h, mas é a legislação e só temos de a respeitar e cumprir!
    Obrigado caro RCF!
  2.  # 442

Ambientalmente , também não e aconselhado velocidades muito elevadas

Ja agora dêem uma olhadela nesta metodologia
    Concordam com este comentário: LuisPereira
    • AXN
    • 29 abril 2016

# 443

Colocado por: euO recurso ao exagero para desvalorizar as opiniões dos outros é de uma baixeza... quem é que falou em todos os casos possíveis?

E porque só em condições meteorológicas?

E porque em função do carro? Sabe bem que é muito diferente andar a 140 km num clio do que andar a 160 km num BMW 700
    E porque não em função da idade? Os reflexos diminuem a partir dos 50
  3.  # 444

Colocado por: euNuma boa autoestrada, como a A2, os limites poderiam ser (são apenas exemplos):

- Bom tempo, de dia, pouco trânsito: 160 Km/h
    - De noite, bom tempo, pouco trânsito: 140 Km/h
    - Com chuva, de dia, pouco trânsito: 120 Km
    - Com chuva, de noite, muito trânsito: 90 Km/h
    - Com nevoeiro: 70 Km /h

Nada a opor, faça essa proposta de alteração a quem de direito.
  4.  # 445

Colocado por: eu- Com nevoeiro: 70 Km /h

Já apanhei muitas vezes nevoeiro na A8/A17 e nem as linhas da berma via... 70km/h só se fosse suicida!
  5.  # 446

Colocado por: AXNE porque em função do carro?

Nunca entendi esta argumentação. Então este BM se embater no tal Clio do exemplo que deu, não o estraçalha todo?
  6.  # 447

Colocado por: eu- Com chuva, de dia, pouco trânsito: 120 Km

Já apanhei chuva na autoestrada que nem com o limpa-vidros no máximo se conseguia ver o carro da frente! 120km/h só se fosse suicida!
  7.  # 448

Colocado por: pedromdf
    Nunca entendi esta argumentação. Então este BM se embater no tal Clio do exemplo que deu, não o estraçalha todo?

Parece que quem anda de BMW é imortal!
  8.  # 449

Ainda há uma questão mais perigosa que é a não adequação da velocidade em função do estado dos pneus e até mesmo da pressão correcta/incorrecta dos mesmos.

Façam só este exercício pessoal. Quem é que já verificou a pressão dos pneus este mês?
  9.  # 450

Colocado por: AXN

Nunca serão os passageiros a pagar uma eventual multa.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Pois, mas a "luta" ali era não transgredir a lei, não era não pagar a multa. Senão estamos perante muita hipocrisia de quem não quer compreender este tópico.
  10.  # 451

Colocado por: AXNE porque não em função da idade? Os reflexos diminuem a partir dos 50

Pois, eu já passei dos 60 por isso nos carros passei a andar mais devagarinho. Na mota que dá 260 é que é mais difícil.
    Mas continuo a dar mais de 300 Kms/hora e não preciso de nenhum veiculo motorizado, basta largarem-me na altura certa...
  11.  # 452

Colocado por: pedromdfEntão se é essa a sua convicção porquê a preocupação em saber onde estão os radares?

A minha convicção e a de todos os que partilham informação de radares é não serem apanhados pelos mesmos, como é mais que óbvio, pelas razões que você muito bem sabe e já foi escrito aqui vezes sem conta.
  12.  # 453

Colocado por: RCFPor isso, legalmente, não faz sentido argumentar que a 130Km/H ou a 150Km/H não vai em velocidade excessiva.

Para si talvez.
    Para quem pensa diferente faz todo o sentido.
  13.  # 454

Colocado por: LuisPereirapois acho que velocidade permitida pela sinalização é excessiva

Eu também, para quem conduz mata-velhos.
  14.  # 455

Colocado por: pedromdf

Se embater a 50 numa ponte da AE também estilhaça todo e vai muito abaixo dos 120 permitidos. Que argumentos tão ridículos para não dizer outra coisa?
    Tem medo de conduzir? Não saia de casa. Atenção que em casa também pode sofrer um acidente.
  15.  # 456

Colocado por: LuisPereira

Já apanhei chuva na autoestrada que nem com o limpa-vidros no máximo se conseguia ver o carro da frente! 120km/h só se fosse suicida!

E nunca apanhou chuva em que se consegue ver tudo? É a mais normal.
  16.  # 457

Colocado por: Bricoleiro

Eu também, para quem conduz mata-velhos.

Um dia esta mata-me....
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
      Honda 800.jpg
  17.  # 458

Colocado por: RCFo condutor que circule acima da velocidade adequada para as condições climatéricas, condições da estrada, condições da viatura ou outras especiais circunstâncias que façam perigar a condução, está em velocidade excessiva;

Quem é que consegue medir isto?
    Eu posso circular a 30km numa AE e circular em velocidade excessiva.
    Acho que ainda não compreenderam a diferença entre excesso de velocidade e velocidade excessiva.
    • eu
    • 29 abril 2016

# 459

Colocado por: LuisPereiraJá apanhei muitas vezes nevoeiro na A8/A17 e nem as linhas da berma via... 70km/h só se fosse suicida!

Colocado por: LuisPereiraJá apanhei chuva na autoestrada que nem com o limpa-vidros no máximo se conseguia ver o carro da frente! 120km/h só se fosse suicida!

Eu deixei bem claro que aqueles valores eram apenas exemplos. A vantagem da sinalização variável é que seria possível definir limites de acordo com o grau de severidade das condições meteorológicas.
    • eu
    • 29 abril 2016

# 460

Colocado por: RCFse bem que, legalmente, não estará excluída a possibilidade de se lhe aplicar a contraordenação por velocidade excessiva

Isso é a teoria... na prática: diga-me quantos casos conhece de multas por velocidade excessiva, abaixo dos limites de velocidade...

Quantos casos conhece?
    Concordam com este comentário: 21papaleguas

0.1210 seg. NEW