Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ArcadeJoão, você estraga tudo sempre na parte final com primários, óleos e sei lá mais o quê.
    Eu dava o trabalho por terminaddo na foto# 1701;)
    Não conseguia deixar o soalho assim ( # 1701 ) nem que para isso tivesse de usar um produto xpto?
    Concordam com este comentário:rmarinho,GMCQ,eei35229

    Parece-me um exagero dizer que estrago tudo mas OK.
    Independentemente, convém não esquecer que em ultima análise estou a trabalhar para um cliente e esse cliente tem uma ideia e um gosto. Neste caso em concreto o resultado final não só correspondeu como ultrapassou as expectativas do DO. Tinha-me sido pedido para deixar o soalho mais claro que o que estava uma vez que estava brutalmente oxidado MAS, queriam que eu trouxesse á tona aquela tonalidade alaranjada do soalho já antigo que neste caso mais não é do que a própria patine envelhecida naturalmente pelo tempo.
    Pessoalmente também adoro soalhos com um aspecto natural como se acabados de lixar tivessem sido. Consigo esse look (aliás, a minha própria casa será acabada assim) mas para isso tenho de utilizar um produto de acabamento especial que a Bona têm. Regra geral não é isso que me pedem e quando pedem o preço é bastante superior ao que as pessoas estão dispostas a pagar.
    Por curiosidade, estou em fase de acabamento de um soalho em que foi esse o produto de acabamento utilizado. Se obter autorização depois coloco fotos.
    Mas agradeço a sua opinião e a mesma é muito bem vinda!!
    Concordam com este comentário: Arcade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arcade
  2.  # 2

    Colocado por: TyrandeOh João, diga-me lá uma coisa...

    Muitas vezes quando afaga e enverniza/passa óleo/whatever aos pisos, eles ficam com uma tonalidade mais clara do que o original.
    A razão para isso parece-me ser que o verniz antigo (normalmente são casas com alguma idade, não?) é de uma coloração mais forte do que aquilo que você aplica.

    Numa situação em que o piso (final) fique mais claro que as portas/aduelas e afins, você também faz o serviço de deixar a madeira toda igual?
    Estou a referir-me a uma grande diferença de tonalidade...não uma coisa quase imperceptível..

    Ou será que é um trbalho que fica mais barato comprar portas e guarnições novas?

    Essa questão raramente se coloca. A mim nunca me aconteceu portanto não sei muito bem o que responder :)
  3.  # 3

    Colocado por: tiyxunos meus restauros eu faço oferta retirar e por o rodape se os donos na concorda com tratamento do mesmo na fazer isso.... nao sei eu raramente na tiro...isso aconde muita porcaria e deixer um soalho assim na fica muito bem...na minha opiniao....

    Eu também prefiro mil vezes trabalhar sem rodapé mas convém não esquecer que regra geral sou o ultimo a entrar já depois de tudo estar concluído. Nos restauros como é evidente, os rodapés estão já colocados e em 99,9% dos casos os clientes não lhes querem mexer.
    Para alem disso, eu tenho toneladas de restauros em casas pombalinas o que quer dizer que apanho rodapés tripartidos com fartura. Mexer em peças destas não é fácil muito menos arrancá-los fora sem danificar nada (impossivel mesmo).
    Percebo o que quer dizer mas se me disser que não faz o trabalho sem retirar e recolocar o rodapé ou mesmo que na maioria dos restauros que faz é o que acontece, não tenho problemas nenhuns em dizer já que não acredito nem numa virgula do que escreveu!!
    Havia de ser bonito andar a tirar e recolocar rodapé em todas as obras. Eu não me importava mas não é fácil apanhar um DO que vá nisso pois significa mais despesa e mais tempo de obra. Em 100 lá aparece 1 ou 2 e já não é mau.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 4

    Colocado por: Joao Dias
    Eu também prefiro mil vezes trabalhar sem rodapé mas convém não esquecer que regra geral sou o ultimo a entrar já depois de tudo estar concluído. Nos restauros como é evidente, os rodapés estão já colocados e em 99,9% dos casos os clientes não lhes querem mexer.
    Para alem disso, eu tenho toneladas de restauros em casas pombalinas o que quer dizer que apanho rodapés tripartidos com fartura. Mexer em peças destas não é fácil muito menos arrancá-los fora sem danificar nada (impossivel mesmo).
    Percebo o que quer dizer mas se me disser que não faz o trabalho sem retirar e recolocar o rodapé ou mesmo que na maioria dos restauros que faz é o que acontece, não tenho problemas nenhuns em dizer já que não acredito nem numa virgula do que escreveu!!
    Havia de ser bonito andar a tirar e recolocar rodapé em todas as obras. Eu não me importava mas não é fácil apanhar um DO que vá nisso pois significa mais despesa e mais tempo de obra. Em 100 lá aparece 1 ou 2 e já não é mau.
    normalmente nas obras onde faço um trabalho desse tambem faço pintura ou uma remodelaçao por isso quando eu saio de uma obra esta tudo feito e numa obra de 10k e gastar mais 200 euros so para ficar a obra com melhor aspecto ..memo sendo eu a pagar na acho facil de engolir mas e mesmo assim...nu chao novo acabado de invernizar seja qua bunito for feito se na mexer no rodape na fica bem.....claro que tem rezao de dizer que num invernizamenteo onde trablha por 13-20 eu/m2 se acrecentar trabalhos de borla na compensa mas eu faço isto tambem se o DO também se esta portar bem durante os trabalhos... mais para compensar o bem estar.....um DO obra feliz e um bom abasador para novos clientes ....ou mau.... por e bom que seja bem tratado .....eu ja teho alguns que só trabalha comigo e pelos vistos nao querem outra coisa ...por que se nao queriam na me chamavam sempre quando precisa algum trabalho ....
  5.  # 5

    Colocado por: tiyxunormalmente nas obras onde faço um trabalho desse tambem faço pintura ou uma remodelaçao por isso quando eu saio de uma obra esta tudo feito e numa obra de 10k e gastar mais 200 euros so para ficar a obra com melhor aspecto ..memo sendo eu a pagar na acho facil de engolir mas e mesmo assim...nu chao novo acabado de invernizar seja qua bunito for feito se na mexer no rodape na fica bem.....claro que tem rezao de dizer que num invernizamenteo onde trablha por 13-20 eu/m2 se acrecentar trabalhos de borla na compensa mas eu faço isto tambem se o DO também se esta portar bem durante os trabalhos... mais para compensar o bem estar.....um DO obra feliz e um bom abasador para novos clientes ....ou mau.... por e bom que seja bem tratado .....eu ja teho alguns que só trabalha comigo e pelos vistos nao querem outra coisa ...por que se nao queriam na me chamavam sempre quando precisa algum trabalho ....

    Ou seja, basicamente você está a comparar o incomparável... como de costume!!
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 6

    Colocado por: eei35229de facto, e isto é uma questão de gosto, havendo possibilidade gostaria de ter o soalho no aspecto que fica nos seus trabalhos antes de levar o primario...

    Os meus parabens mais um excelente trabalho.

    P.s. 6 dias a tirar cola de juntas não deve ser muito famoso para as costas!!
    Concordam com este comentário:Alexluxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao Dias

    O pior foi para as articulações das mãos. Andamos cheios de dores e com dormência dois dias. Foi mesmo muito custoso!! Não é fácil controlar a máquina dentro da junta e em taco deste ainda pior pois se ela foge faz uma marca|corte defenitivo no taco que está colocado a seguir pois o mesmo está colocado ao travesso.
    Jurei para nunca mais e não há dinheiro que pague o sofrimento físico que isto causa. Mas já o meu Avô dizia que "o que tem de ser tem muita força"...
    Concordam com este comentário: accord_vd, two-rok
  7.  # 7

    Colocado por: Joao DiasParece-me um exagero dizer que estrago tudo mas OK.
    Independentemente, convém não esquecer que em ultima análise estou a trabalhar para um cliente e esse cliente tem uma ideia e um gosto


    Como é óbvio o João não estragou nada, estava a entrar consigo... eu apenas adoro aquele aspecto depois da lixagem.
    O cliente é que sabe o que quer.


    Colocado por: Joao Diasproduto de acabamento especial que a Bona têm

    o que tem de especial esse produto, como actua na madeira?

    Colocado por: Joao DiasPor curiosidade, estou em fase de acabamento de um soalho em que foi esse o produto de acabamento utilizado. Se obter autorização depois coloco fotos.

    Boa, fico à espera.
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  8.  # 8

    Colocado por: Arcade
    o que tem de especial esse produto, como actua na madeira?

    https://youtu.be/_pNlCraG400

    Tenho fotos tiradas em que este acabamento DEPOIS DE CURADO é praticamente igual á madeira em cru. Mesmo ao toque, a madeira parece em estado natural. É realmente impressionante!!
    Eu gosto...
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wally, MRK, Dos Santos
  9.  # 9

    Colocado por: Joao Dias
    https://youtu.be/_pNlCraG400

    Tenho fotos tiradas em que este acabamento DEPOIS DE CURADO é praticamente igual á madeira em cru. Mesmo ao toque, a madeira parece em estado natural. É realmente impressionante!!
    Eu gosto...
    Concordam com este comentário:Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dos Santos


    Eu também me parece que as suas fotos adquirem mais brilho por causa do flash das fotos, acredito que "in loco" o brilho das madeiras seja mais suave, mas também admito que gosto dos tons mais "esbatidos"...

    Por exemplo, acho que já lhe disse, uma caixilharia de madeira lacada de branco fica sempre mais mate que uma caixilharia metálica lacada na mesma cor... a textura da madeira, o grão, tira-lhe aquele brilho polido que tresanda a artificial ou fabricado por todo o lado...

    Mas parabéns por mais um restauro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  10.  # 10

    Colocado por: Skinkx

    Eu também me parece que as suas fotos adquirem mais brilho por causa do flash das fotos, acredito que "in loco" o brilho das madeiras seja mais suave, mas também admito que gosto dos tons mais "esbatidos"...

    Por exemplo, acho que já lhe disse, uma caixilharia de madeira lacada de branco fica sempre mais mate que uma caixilharia metálica lacada na mesma cor... a textura da madeira, o grão, tira-lhe aquele brilho polido que tresanda a artificial ou fabricado por todo o lado...

    Mas parabéns por mais um restauro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao Dias

    Tudo influencia. Muitas das nossas fotos são tiradas de noite pois, dependendo dos soalhos e das condições de luminosidade de cada obra, grande parte dos acabamentos prefiro dá-los de noite por motivos técnicos.
    Neste soalho por exemplo, a luz artificial dos candeeiros dá a ideia de que o mesmo está com uma tonalidade demasiado quente quando na verdade está com um aspecto brutalmente natural... quando visto ao vivo.
  11.  # 11

    Colocado por: Joao DiasNeste soalho por exemplo, a luz artificial dos candeeiros dá a ideia de que o mesmo está com uma tonalidade demasiado quente quando na verdade está com um aspecto brutalmente natural... quando visto ao vivo.


    Joao,

    Pode tentar ajustar o "White Balance" da máquina para a situação de iluminação: Solar, Luz incandescenter, Luz florescente.

    Se mesmo assim não tem bons resultados pode começar a levar um cartão cinza 18% para os locais e, antes de iniciar uma sessão de fotos tirar uma foto com esse cartão. (ou mesmo incluir o cartão num canto em todas as fotos :)

    Esse cartao serve como referencia para depois ajustar a cor da foto a cor real do local (Photoshop / Gimp ou outro programa).
    Nao digo que faça isso em todas as fotos, mas seria interesante fazer pelo menos uma ou duas vezes para mostrar qual é efectivamente a cor final.

    Um cartao deste tipo arranja-se por 1 euro no ebay: procurar por exemplo por "grey card balance"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  12.  # 12

    Colocado por: nomorespam

    Joao,

    Pode tentar ajustar o "White Balance" da máquina para a situação de iluminação: Solar, Luz incandescenter, Luz florescente.

    Se mesmo assim não tem bons resultados pode começar a levar um cartão cinza 18% para os locais e, antes de iniciar uma sessão de fotos tirar uma foto com esse cartão. (ou mesmo incluir o cartão num canto em todas as fotos :)

    Esse cartao serve como referencia para depois ajustar a cor da foto a cor real do local (Photoshop / Gimp ou outro programa).
    Nao digo que faça isso em todas as fotos, mas seria interesante fazer pelo menos uma ou duas vezes para mostrar qual é efectivamente a cor final.

    Um cartao deste tipo arranja-se por 1 euro no ebay: procurar por exemplo por "grey card balance"
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao Dias

    Obrigado pelas dicas.
    Francamente não percebo muito de fotografia (não tenho tempo para aprender tudo) mas gostava.
    Independentemente admito que seria interessante para vós terem uma percepção mais realista dos acabamentos finais portanto vou tentar.
    Quanto a programas de photoshop e afins por ai é que já não vou. Alem de não perceber absolutamente nada disso, também não tenho interesse em alterar o que quer que seja.
    Num pequeno aparte e a dirigur-ne á generalidade do pessoal:
    O nosso trabalho é exactamente o que está retratado nas fotos, nem mais nem menos.
    Embora com deficiências técnicas ao nivel da fotografia, acho sinceramente que as fotos que mostro, juntamente com algumas explicações mais técnicas, são mais do que suficientes para mostrar e dar a conhecer ao forum o que de bom e mau se vai fazendo por cá. Uma vez que nesta arte dos soalhos sou o único que se expõem ao escrutínio do publico, francamente acho que também não podem exigir muito mais, digo eu...
    Concordam com este comentário: Wally, Alexluxx, Skinkx, eei35229
  13.  # 13

    ehehhe

    anda tudo muito com gosto nórdico ou jape, madeira muito clean :))

    eu cá com a qualidade dos tratamentos/acabamentos do João gosto de qualquer tonalidade

    mais uma vez é um prazer ver os seus trabalhos.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  14.  # 14

    Colocado por: Joao DiasQuanto a programas de photoshop e afins por ai é que já não vou. Alem de não perceber absolutamente nada disso, também não tenho interesse em alterar o que quer que seja.


    Nao se preocupe com essa parte.
    Para 2 ou 3 fotos eu ofereço-me para fazer esse tratamento de forma a que vejam a realidade do resultado.

    Por exemplo, usei uma barra cinza que tinha numa das fotos anteriores para referência.
    Como não é o cinza exacto a correcção não é a melhor. Mas já da para ter uma ideia das diferenças

    Antes:
    Concordam com este comentário: damned
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, CMartin, Joao Dias, jorgealves, Alexluxx, GMCQ, MRK, Anonimo09092021, Skinkx, eei35229, bfcp
      IMG_27282.JPG
      IMG_2728_b.jpg
  15.  # 15

    Colocado por: nomorespam

    Nao se preocupe com essa parte.
    Para 2 ou 3 fotos eu ofereço-me para fazer esse tratamento de forma a que vejam a realidade do resultado.

    Por exemplo, usei uma barra cinza que tinha numa das fotos anteriores para referência.
    Como não é o cinza exacto a correcção não é a melhor. Mas já da para ter uma ideia das diferenças

    Antes:
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marco1,CMartin,Joao Dias
      IMG_27282.JPG
      IMG_2728_b.jpg

    Fosga-se, que diferença!!
    Esta ultima está muito perto do resultado "ao vivo".
    Muito obrigado pela dica.
  16.  # 16

    Vou aproveitar esta oportunidade para usar como "prova" de que jamais em tempo algum utilizei qualquer tipo de programa para alteração de fotos. E, tirando esta dica que o nomorespam deu, que realmente poderá ajudar e muito a verem os acabamentos o mais real possível, continuarei a não o fazer!!
    Ao contrário do que foi desesperada e estupidamente afirmado em tempos por um certo user cá do forum, os nossos resultados são bons mas fruto do nosso suor e trabalho e não de programas de alteração de imagem.
    Obrigado nomorespam!!
    Concordam com este comentário: Alexluxx, GMCQ
  17.  # 17

    Não precisa ser cinza, pode usar uma superfície que se saiba ser branca, normalmente as paredes.
  18.  # 18

    Colocado por: rjmsilvaNão precisa ser cinza, pode usar uma superfície que se saiba ser branca, normalmente as paredes.

    O problema com as paredes brancas é que com os anos e o po dos trabalhos vao ficar amareladas. E isso vai criar um efeito semelhante ao de uma lampada incandescente.
    O ideal mesmo é ter as 3 placas (branco, cinza e preto) que vem nos kits. Assim da para ficar muito proximo do real. :)
  19.  # 19

    Isso é o ideal, mas se fotografar em RAW, depois consegue acertar o WB, com grande grau de realismo. Acaba por ser o mais prático para quem se preocupa mais com o trabalho que está a fazer do que com as fotos e fica com excelentes resultados na mesma.
  20.  # 20

    Eu preciso desse filtro para a minha cara e mesmo assim não sei se resolvia
    Concordam com este comentário: rjmsilva, CMartin, two-rok, Joao Dias
 
0.6781 seg. NEW