Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: mhpinto
    Faz assim tão pouco sentido pedir um preço aproximado numa primeira fase?
    Presumo que os orçamentos apresentados com base numa mera planta não podem/devem ser considerados definitivos, certo?
    Não sendo definitivos, certamente nenhum construtor irá apresentar uma estimativa e depois de ter as especialidades dizer "ah se isto é assim então é o dobro". Ou seja, com base na experiência acumulada e fazendo logo à partida uma série de ressalvas em termos de materiais a usar, ao construtor não lhe deverá ser difícil apresentar um valor que não fuja em mais de uns poucos pontos percentuais sobre o valor real da obra, ou é? Caso contrário, certamente o DO irá descartá-lo.
    Ou seja, para uma pré-seleção de construtores, acho que isso é mais que suficiente.

Parece que os empreiteiros não têm mais nada que fazer do fazer estimativas... Não pagam uma equipa projectista para isso??

O autor do tópico não estava a falar de estimativas, mas de orçamentos.
  2.  # 142

Colocado por: loverscoutaté acho que o picareta perdeu bastante tempo, nas suas intervenções!

Na mouche !!!
    Apenas alertei para os possíveis problemas que podem surgir quando é o dono de obra a comprar os materiais.... fiz algumas questões (por exemplo quem calcula o ferro a comprar e quem é que fica com os restos), que eu acho importante saber para quem decide fazer assim uma obra, e em vez de responderem às questões colocadas, armam-se em virgens ofendidas.
    Alertei para o facto de ser ilegal o dono de obra sub-empreitar a obra a várias empresas, também ninguém quer saber, em vez de agradecerem o alerta, fuzilaram-me.....já estou habituado.
    Pena que os autores deste e doutros tópicos parecidos com este, desapareçam e nunca ficamos a saber o final da história.
    Concordam com este comentário: riscos
  3.  # 143

Colocado por: ghost12

Eu já atrás tinha dado a minha opinião ao autor do tópico, que deveria ter pelo menos as especialidades prontas antes de pedir orçamentos, mas esta situação de dar orçamentos apenas com plantas e alçados é muito comum na minha zona e já tive que o fazer muitas vezes porque tenho que ter trabalho para pagar aos empregados e as despesas. Porque se eu não dou orçamento existem mais meia dúzia de empresas que vão dar e as obras fazem-se. Faço o orçamento o mais discriminado possível e chamo a atenção ao dono de obra para ter em conta isso na hora de analisar e decidir.

Agora o que eu não concordo é com a diabolização dos empreiteiros que existe neste fórum!

Porque um empreiteiro dá um orçamento nestas circunstâncias já não é sério? Quem é desonesto vai arranjar sempre forma de prejudicar o dono de obra.

O que eu acho que deve ser feito aqui no fórum é ir tentando mudar as mentalidades aos donos de obra para se trabalhar de forma rigorosa, eu próprio o faço com os meus clientes, mas não se mudam mentalidades em dois dias!

Não me parece que o Picareta tenha sido ofensivo, apenas deixou a sua opinião e alertou para os perigos de se trabalhar dessa forma, agora se não era isso que o autor do tópico queria ouvir...

Um empreiteiro pode perfeitamente dar preço para a obra sem ter as especialidades definidas, mas pelo menos convém ter o betão. O orçamento, para haver uma base justa para os dois (empreiteiro e DO) deve discriminar (como disse atrás) o mais possível os trabalhos a executar, para que depois se possam apurar mais e menos-valias que sejam justas para as duas partes.

As pessoas julgam que todos os projectos têm mapa de trabalhos e caderno de encargos, mas há para aí gabinetes a fazer projectos que já são uma vergonha, quanto mais complementá-los com medições e cadernos de encargos.

Às vezes tem que se trabalhar nas condições possíveis.
    Concordam com este comentário: ghost12
  4.  # 144

Colocado por: Skinkxhá para aí gabinetes a fazer projectos que já são uma vergonha, quanto mais complementá-los com medições e cadernos de encargos.

São este gabinetes que qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa adora.
  5.  # 145

Colocado por: zedasilvaSão este gabinetes que qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa adora.

E os donos de obra também .... fica sempre mais barato !!!
  6.  # 146

Colocado por: Picareta
    E os donos de obra também ....

E os fiscais ... não tem que se preocupar com nada.
  7.  # 147

É tudo segundo a regra do bem construir...
  8.  # 148

Colocado por: callinasÉ tudo segundo a regra do bem construir...

Isso existe por acaso?
  9.  # 149

Colocado por: Dos SantosIsso existe por acaso?

Existe .... este tópico é uma prova de que existe.
  10.  # 150

Colocado por: zedasilva

Mas eles existem e não há maneira de acabarem... :-(
  11.  # 151

Sim, por exemplo, argamassa de cimento é feira com areia e cimento portland e não com saibro.
    Os tijolos assentes numa parede têm de estar aprumados.
    A. Rede elétrica deverá ter cabos elétricos e os interruptores acenderem a luz. Tomadas com fio terra, terão um fio de terra.
    Mosaicos assentes deverão estar nivelados e não as ondas.
    A pintura de uma parede deverá ter cobertura e ser uniforme.
    Etc
  12.  # 152

Eu tenho 2 dedos de testa e não gosto! :-)

Também lhe digo, nesses orçamentos feitos com plantas e alçados é muito raro cobrar trabalhos "extra".
  13.  # 153

Colocado por: Skinkx
    Mas eles existem e não há maneira de acabarem... :-(

O problema é que os DO só fazem casa uma vez na vida, e a maioria é demasiadamente orgulhosa para no final da obra admitir que fez uma má escolha
  14.  # 154

Colocado por: ghost12Eu tenho 2 dedos de testa e não gosto! :-)

Burro!
    Também lhe digo, nesses orçamentos feitos com plantas e alçados é muito raro cobrar trabalhos "extra".

Tótó!
    :)))
    Concordam com este comentário: ghost12
  15.  # 155

Colocado por: ghost12Também lhe digo, nesses orçamentos feitos com plantas e alçados é muito raro cobrar trabalhos "extra".

Mas também o dono da obra não o chateia com nada.
  16.  # 156

Uma empresa que já fez centenas de casas, nunca teve litígios em tribunal e todos os clientes são mais um amigo... Goza de muito crédito e confiança! ;-)
  17.  # 157

Burro!

Tótó!
    :)))
    Concordam com este comentário:ghost12

:))))
  18.  # 158

Goza de muito crédito e confiança! ;-)

Pois mas certamente que não tem um BMW para ir passear com a sua senhora ao domingo.
    :)
  19.  # 159

Colocado por: ghost12Uma empresa que já fez centenas de casas, nunca teve litígios em tribunal e todos os clientes são mais um amigo... Goza de muito crédito e confiança! ;-)

Mas tem que ir mais à missa para solidificar a sua street-cred :-)
  20.  # 160

Pois mas certamente que não tem um BMW para ir passear com a sua senhora ao domingo.
    :)

Afirmativo! Você já não anda por cá há dois dias! :)

Um Seat Leon chega para já... :(

0.0368 seg. NEW