Colocado por: mhpinto
Faz assim tão pouco sentido pedir um preço aproximado numa primeira fase?
Presumo que os orçamentos apresentados com base numa mera planta não podem/devem ser considerados definitivos, certo?
Não sendo definitivos, certamente nenhum construtor irá apresentar uma estimativa e depois de ter as especialidades dizer "ah se isto é assim então é o dobro". Ou seja, com base na experiência acumulada e fazendo logo à partida uma série de ressalvas em termos de materiais a usar, ao construtor não lhe deverá ser difícil apresentar um valor que não fuja em mais de uns poucos pontos percentuais sobre o valor real da obra, ou é? Caso contrário, certamente o DO irá descartá-lo.
Ou seja, para uma pré-seleção de construtores, acho que isso é mais que suficiente.
Colocado por: loverscoutaté acho que o picareta perdeu bastante tempo, nas suas intervenções!
Colocado por: ghost12
Eu já atrás tinha dado a minha opinião ao autor do tópico, que deveria ter pelo menos as especialidades prontas antes de pedir orçamentos, mas esta situação de dar orçamentos apenas com plantas e alçados é muito comum na minha zona e já tive que o fazer muitas vezes porque tenho que ter trabalho para pagar aos empregados e as despesas. Porque se eu não dou orçamento existem mais meia dúzia de empresas que vão dar e as obras fazem-se. Faço o orçamento o mais discriminado possível e chamo a atenção ao dono de obra para ter em conta isso na hora de analisar e decidir.
Agora o que eu não concordo é com a diabolização dos empreiteiros que existe neste fórum!
Porque um empreiteiro dá um orçamento nestas circunstâncias já não é sério? Quem é desonesto vai arranjar sempre forma de prejudicar o dono de obra.
O que eu acho que deve ser feito aqui no fórum é ir tentando mudar as mentalidades aos donos de obra para se trabalhar de forma rigorosa, eu próprio o faço com os meus clientes, mas não se mudam mentalidades em dois dias!
Não me parece que o Picareta tenha sido ofensivo, apenas deixou a sua opinião e alertou para os perigos de se trabalhar dessa forma, agora se não era isso que o autor do tópico queria ouvir...
Colocado por: Skinkxhá para aí gabinetes a fazer projectos que já são uma vergonha, quanto mais complementá-los com medições e cadernos de encargos.
Colocado por: zedasilvaSão este gabinetes que qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa adora.
Colocado por: Picareta
E os donos de obra também ....
Colocado por: callinasÉ tudo segundo a regra do bem construir...
Colocado por: Dos SantosIsso existe por acaso?
Colocado por: zedasilva
São este gabinetes que qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa adora.
São este gabinetes que qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa adora.
Colocado por: SkinkxMas eles existem e não há maneira de acabarem... :-(
Colocado por: ghost12Eu tenho 2 dedos de testa e não gosto! :-)
Colocado por: ghost12Também lhe digo, nesses orçamentos feitos com plantas e alçados é muito raro cobrar trabalhos "extra".
Colocado por: ghost12Também lhe digo, nesses orçamentos feitos com plantas e alçados é muito raro cobrar trabalhos "extra".
Burro!
Tótó!
:)))Concordam com este comentário:ghost12
Colocado por: ghost12Goza de muito crédito e confiança! ;-)
Colocado por: ghost12Uma empresa que já fez centenas de casas, nunca teve litígios em tribunal e todos os clientes são mais um amigo... Goza de muito crédito e confiança! ;-)
Pois mas certamente que não tem um BMW para ir passear com a sua senhora ao domingo.
:)