Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Atlas Portugal

Não é substituir o tradicional, porque o tradicional será parede dupla?

Aquilo que poderá fazer é utilizar um bloco como o ISOARGILA, e um sistema ETICS (pelo exterior) com Lã Mineral como isolamento.

referia-me ao tradicional XPS que coloca-se no "capoto"... estava a perguntar se, substitui-se o XPS pela la mineral... parece-me que sim...ja agora, se possivel de 25 cm? ou torna-se "irrelevante" a largura do bloco uma vez que é aplicada a la mineral...
  2.  # 22

ho dias não sera mais 80mm ou 8 cm.............. é que 80 cm
    de isolamento fica uma bisarma do caraças!!!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 23

A questão dos impactos no capoto é uma falsa questão: nenhuma parece foi feita para andar a levar marteladas e todas elas ficam marcadas se levarem uma marretada. O capoto aguenta impactos normais e os "anormais" causam danos em todas as paredes.

O maior problema do capoto, para mim, é a falta de profissionais competentes, porque a maioria dos aplicadores em Portugal são curiosos que acham que aquilo são umas placas de esferovite coladas com cimento-cola e já está, sem quaisquer cuidados nos pormenores e depois muitas pessoas que conheço queixam-se que o capoto mete água pelas janelas (peitoris e sacadas).

Um dos problemas do capoto, para mim, é a dificuldade em fixar qualquer coisa na parede posteriormente, visto que a parede está sempre a 6/8/10 cm da superfície e fazer um furo para pendurar algo mais pesado é, aí sim, mais complicado de fazer que numa parede simples.

Como em tudo, o capoto trouxe algumas soluções melhores (térmica) e outras que nem tanto (acústica), mas no global é um upgrade à parede dupla SE feito por profissionais competentes. O "se", aqui, é mesmo o mais importante.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
  4.  # 24

Colocado por: SkinkxA questão dos impactos no capoto é uma falsa questão: nenhuma parece foi feita para andar a levar marteladas e todas elas ficam marcadas se levarem uma marretada. O capoto aguenta impactos normais e os "anormais" causam danos em todas as paredes.

O maior problema do capoto, para mim, é a falta de profissionais competentes, porque a maioria dos aplicadores em Portugal são curiosos que acham que aquilo são umas placas de esferovite coladas com cimento-cola e já está, sem quaisquer cuidados nos pormenores e depois muitas pessoas que conheço queixam-se que o capoto mete água pelas janelas (peitoris e sacadas).

Um dos problemas do capoto, para mim, é a dificuldade em fixar qualquer coisa na parede posteriormente, visto que a parede está sempre a 6/8/10 cm da superfície e fazer um furo para pendurar algo mais pesado é, aí sim, mais complicado de fazer que numa parede simples.

Como em tudo, o capoto trouxe algumas soluções melhores (térmica) e outras que nem tanto (acústica), mas no global é um upgrade à parede dupla SE feito por profissionais competentes. O "se", aqui, é mesmo o mais importante.

Todos esses aspectos, deve-se de facto ao não conhecimento do sistema e dos materiais para uma boa e correta aplicação.

Conforme poderá ver em outros tópicos, por exemplo, nas zonas dos remates contra a caixilharia, nós recomendamos a aplicação de fita comprimida certificada para o efeito e a mesma irá fazer o seguinte:
    - Vedar qualquer espaço existente, uma vez que expande;
    - Impermeabiliza à água no seu estado liquido;
    - Devido à sua composição a mesma comprime e descomprime mediante as solicitações do suporte.

Mesmo que apenas nos peçam um orçamento para fornecimento de material, nós incluímos essas fitas e todos os materiais que recomendamos. A aplicação depois tem de ser levada de forma correta e aplicando os materiais que foram orçamentados.

A questão da fixação de coisas no capoto, também acaba por ser uma falsa questão, é quase a mesma situação de quando se pretende fixar algo nos Sistemas de Construção em Placas de Gesso (pladur), também há muito "bicho de sete cabeças", mas é como em tudo.

No capoto, sem grande esforço e sem grandes custos, é possível aplicar umas buchas que aguentam creio eu com 800g a 1kg, ora, por exemplo um aplique que seja com 1,5kg, normalmente tem com 2 parafusos para se fixar, por isso, umas buchas desse género e está resolvido.

Quando logo no inicio dos trabalhos de aplicação, forem tomadas todas as precauções, existem acessórios que aguentam até 500kg, como é o caso de toldos. Agora tudo requer um pouco de planeamento.

Mesmo que, não decida colocar logo no inicio estes suportes que aguentam os tais 500kg, porque só passado 4 ou 5 anos é que se lembrou de colocar um toldo, também não há problema, existem fixações para estas situações.

A situação da parede dupla, pode parecer que não é necessária também "saber-se" fazer, porém segundo já li por aqui comentários de utilizadores conceituados:
    "ainda está para vir a parede dupla correcta feita, com a impermeabilização correta, com os canais corretos, com o corte das pontes térmicas, etc etc etc".

Ambas as soluções são boas e válidas quando bem aplicadas.
    • eu
    • 27 maio 2016 editado

# 25

Falando por experiência própria: tenho ETICS com EPS, duas crianças e um cão e ainda não tive um único problema com as paredes. As paredes já levaram com boladas, contactos com brinquedos, impactos das crianças, e estão como novas.

Por isso, acho que a resistência mecânica é um falso problema.

Claro que se existir um impacto com um objeto pontiagudo ou com arestas vivas, vai cortar o ETICS. Mas é possível reparar...

Na minha opinião, as vantagens do ETICS sobrepoem-se claramente às desvantagens.
    Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild, a loja do isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
  5.  # 26

Quanto custaria reparar uma parede de etics e quanto custaria reparar uma parede dupla, para o mesmo dano, supondo um corte com 20 cm de comprimento, por exemplo?
  6.  # 27

Por aqui num centro escolar a 4 anos foi aplicado capoto por um empreiteiro em condições. Tirando um buraco, e um par de cantos, está impecável.
  7.  # 28

Colocado por: rjmpiresO Preço não lhe sei dizer, pode ser que alguém saiba aqui no forum. Mas já pude comprovar a resistência com uma valente martelada e aquilo aguentou-se!

Fez isso na FIL?
    Eu bem dei, mas tive medo de deixar mal o homem... aquilo é certo que não partiu, mas afundou um pouco! E aqui é que é a diferença... numa parede, "bota-se" massa e pinta-se...e num Etics?
    Concordam com este comentário: PapoilaVerde
  8.  # 29

Colocado por: jfsmoreira

Fez isso na FIL?
    Eu bem dei, mas tive medo de deixar mal o homem... aquilo é certo que não partiu, mas afundou um pouco! E aqui é que é a diferença... numa parede, "bota-se" massa e pinta-se...e num Etics?
    Concordam com este comentário:PapoilaVerde

Tem de ver que fez o teste num bocado destinado a isso, não vai andar às marteladas de sua casa na parede de certeza =P
    É necessário ter outros cuidados obviamente.
    É possível reparar claro mas o processo é mais moroso necessita de muito mais cuidados que num reboco tradicional
  9.  # 30

Colocado por: jfsmoreira

Fez isso na FIL?
    Concordam com este comentário:PapoilaVerde

Sim na FIL.
    Em relação ao facto de ser mais frágil não acho que seja assim tão frágil como se diz. E a isolar termicamente é uma maravilha. Os Portugueses tendem sempre a pensar logo nos piores cenários para cada situação.
  10.  # 31

Estando neste momento a trabalhar com o arquitecto no projecto da minha nova casa tenho muito interesse neste tópico. à espera ainda da proposta do nosso arquitecto, tenho pensado colocar tijolo térmico de 25cm + capoto de 8cm (Lisboa). A minha pergunta prende-se com a durabilidade e facilidade de reparação do capoto. Quantos anos pode durar um revestimento deste tipo? É fácil reparar os danos, desde que areparação seja feita por profissionais competentes?
  11.  # 32

Escolha uma marca que faça exaustores.
  12.  # 33

Colocado por: jfsmoreiraEscolha uma marca que faça exaustores.

Enganei-me na discussão :) Editei o meu post para a questão correcta para esta discussão...
  13.  # 34

Colocado por: santosvieiraNa minha opinião, tijolo normal 20cm + caixa de ar 3cm + XPS 6cm + tijolo normal 9cm

Difícil de executar...20+3+6+9+2+2= 42cm de parede...não é muito viável...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, Atlas Eurobuild
  14.  # 35

Colocado por: Jpires76Estando neste momento a trabalhar com o arquitecto no projecto da minha nova casa tenho muito interesse neste tópico. à espera ainda da proposta do nosso arquitecto, tenho pensado colocar tijolo térmico de 25cm + capoto de 8cm (Lisboa). A minha pergunta prende-se com a durabilidade e facilidade de reparação do capoto. Quantos anos pode durar um revestimento deste tipo? É fácil reparar os danos, desde que areparação seja feita por profissionais competentes?

bçoco térmico 25cm, 6 cm de EPS grafite...argamassa adequada com pintura por fora, e reboco interior...parede com 35 cm, pilares com 25cm de largura..fica com uma boa solução e bate certinho ;)
    Concordam com este comentário: Ricardo Al, Atlas Eurobuild
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76, PapoilaVerde
  15.  # 36

Colocado por: santosvieiraNa minha opinião, tijolo normal 20cm + caixa de ar 3cm + XPS 6cm + tijolo normal 9cm

Tijolo de 9 para abrir roços de canalização e electricidade?

Além disso vai ficar com paredes superiores a 40 cm de espessura que é um abuso.
    Concordam com este comentário: riscos
  16.  # 37

Colocado por: riscos

bçoco térmico 25cm, 6 cm de EPS grafite...argamassa adequada com pintura por fora, e reboco interior...parede com 35 cm, pilares com 25cm de largura..fica com uma boa solução e bate certinho ;)
    Concordam com este comentário:Atlas Portugal

Nesse caso, a parte da "argamassa adequada com pintura por fora" terá que ser a certificada do Sistema / Marca em questão.
  17.  # 38

Colocado por: Atlas Portugal
    Nesse caso, a parte da "argamassa adequada com pintura por fora" terá que ser a certificada do Sistema / Marca em questão

Concordo plenamente... no meu caso quando são clientes meus, o material é metido sempre todo da mesma marca como a atlas, que por acaso nunca utilizei. e outra coisa...o aplicador tem de ser certificado pela marca. Assim matamos dois "coelhos " de uma só xx...
  18.  # 39

Quando começamos a falar com o eng.º do gabinete que nos está a fazer o projeto, a dúvida recaía no tipo de isolamento que a solução etics poderia levar. Há três tipos de soluções, com preços diferenciados, do mais barato pra o mais caro e não sabendo os nomes técnicos: esferovite, placa azul ou cortiça. Iríamos para a solução intermédia com a placa azul. Entretanto, e depois de falar com um familiar que é Eng.º Civil, ele diz que prefere o sistema tradicional com parede dupla só pela razão da manutenção e resistência aos choque mecânicos. No momento estamos mais inclinados para esta últimamsolucao uma vez que temos crianças.
  19.  # 40

Colocado por: riscos
    Difícil de executar...20+3+6+9+2+2= 42cm de parede...não é muito viável...

Difícil de executar porquê??
    Que me digam que fica uma parede muito larga, até entendo (apesar de não me incomodar - depende do ponto de vista de cada um), agora que é dificil de executar não vejo qual a razão...

0.0288 seg. NEW