Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: marco1faz sentido em certas vivencias familiares ter uma cozinha grande e até com uma mesa bem grande no miolo

    Pois faz. Concordo em absoluto. A maior parte do tempo que passamos em casa acordados é normalmente passado à volta das refeições.
    O que não faz sentido é pagar uns milhares por uma sala de jantar (não só em termos de construção como também no que toca a mobília) que só vai ser usada "nos dias de festa".

    E aí reside o cerne do meu comentário anterior em relação à área de circulação.
    Obviamente que quando se faz questão de ter tudo e mais alguma coisa, independentemente do real uso que se dará às coisas, têm de se fazer muitas cedências, tanto em termos de projeto como em termos de orçamento.
    O que eu questiono é se faz sentido querer ter "tudo e mais alguma coisa". Ou seja, há muito nessa planta por onde se poderia cortar, mantendo uma casa com áreas generosas e todo o conforto e ganhando até em termos de vivência da casa.
  2.  # 42

    Colocado por: mhpinto
    Pois faz. Concordo em absoluto. A maior parte do tempo que passamos em casa acordados é normalmente passado à volta das refeições.
    O que não faz sentido é pagar uns milhares por uma sala de jantar (não só em termos de construção como também no que toca a mobília) que só vai ser usada "nos dias de festa".

    E aí reside o cerne do meu comentário anterior em relação à área de circulação.
    Obviamente que quando se faz questão de ter tudo e mais alguma coisa, independentemente do real uso que se dará às coisas, têm de se fazer muitas cedências, tanto em termos de projeto como em termos de orçamento.
    O que eu questiono é se faz sentido querer ter "tudo e mais alguma coisa". Ou seja, há muito nessa planta por onde se poderia cortar, mantendo uma casa com áreas generosas e todo o conforto e ganhando até em termos de vivência da casa.


    Aceito a sua opinião, mas na vivência da minha família não concordo.

    No dia a dia faremos refeições na cozinha, mas recebemos muitas vezes família e amigos e facilmente juntamos mais de 10 pessoas à mesa e considero que nesses dias quero separar a azáfama da cozinha com a tranquilidade da sala de estar/jantar.

    Concordo que existe muito onde cortar, mas para isso teria que mudar a forma de viver da minha família.
    Concordam com este comentário: MRK
  3.  # 43

    Colocado por: ghost12Concordo que existe muito onde cortar, mas para isso teria que mudar a forma de viver da minha família.

    Cada um é como cada qual, e ninguém melhor que nós próprios para saber como gostamos de viver! E isso dos dias de festas é relativo.. para quem vive próximo da família e tem bastantes amigos, facilmente mete as tais 10 pessoas (ou mais) à mesa com muita frequência!
    Gostei bastante da sua casa! Acho que tem muita zona de corredor, mas para passar de uma zona para a outra era inevitável (tenho aversão a corredores :p )
    Adicionava uma "janela" que desse para ver da cozinha para a sala de jantar, não sei se tem móveis de cima a baixo, provavelmente até tem.
    Não gosta daquelas lareiras de dupla face? Ficava giro entre a sala de jantar e a sala de estar.

    Boa sorte com a casinha :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  4.  # 44

    parece que até nem tem assim tanto corredor, se formos a ver tem um para os quartos e outro até á cozinha, o resto é sala.
    Concordam com este comentário: ghost12, Dos Santos, rjmpires
  5.  # 45

    Colocado por: marco1parece que até nem tem assim tanto corredor, se formos a ver tem um para os quartos e outro até á cozinha, o resto é sala.
    Concordam com este comentário:ghost12,Dos Santos,rjmpires

    Sim concordo, tudo somado ainda dá uma área grande, mas também no terreno não falta espaço!
    Gosto também do alpendre em toda a zona interior! Deve ser um sitio muito porreiro para esta a apanhar um solinho!
    • acj
    • 15 junho 2016

     # 46

    E qual é o orçamento estimado de construção?
  6.  # 47

    Colocado por: acjE qual é o orçamento estimado de construção?


    Vem você falar da pior parte... :)

    Vai ficar a preço de custo, mas ainda não fiz o orçamento.
    • acj
    • 15 junho 2016

     # 48

    O arquiteto é o marco1 ?
  7.  # 49

    Pode não ter assim tanto corredor, talvez o acesso principal da casa esteja mal posicionado.

    Boa sorte
    Nuno Costa
    Www.doisarquitectos.com
    • acj
    • 15 junho 2016

     # 50

    Reparei agora que nenhum dos quartos apanha o nascer do sol. Foi propositado?
  8.  # 51

    Colocado por: acjReparei agora que nenhum dos quartos apanha o nascer do sol. Foi propositado?


    Foi uma escolha. Já que a nascente está o caminho público e outras casas até com 1º andar do outro lado da rua, decidimos voltar as janelas para poente para termos mais privacidade e assim fica a casa toda virada para o jardim. De qualquer forma, ao sair dos quartos temos luz natural de nascente das janelas do corredor.

    No apartamento onde moro actualmente tenho as janelas dos quartos a oeste e não tenho problema nenhum com isso.
  9.  # 52

    Neste momento a protecção solar está prevista ser com estores de alumínio mais correntes.

    Equacionei colocar estores reguláveis de lâmina que são muito melhores par proteger do sol e deixar entrar luz. O problema é que estou numa zona ventosa e tenho medo que eles não se aguentem e até tenha que os abrir em dias de temporal.

    Alguém conhece uma marca ou outro sistema que aguente ventos de pelo menos 100km/h?
  10.  # 53

    Deixo aqui os alçados mais actualizados do que os 3D.

    Frontal:
      frontal.jpg
  11.  # 54

    Posterior
      Posterior.jpg
  12.  # 55

    Lateral direito
      lateral direita.jpg
  13.  # 56

    Lateral esquerda
      lateral esquerda.jpg
  14.  # 57

    Colocado por: ghost12No dia a dia faremos refeições na cozinha, mas recebemos muitas vezes família e amigos e facilmente juntamos mais de 10 pessoas à mesa e considero que nesses dias quero separar a azáfama da cozinha com a tranquilidade da sala de estar/jantar.


    Então explique-me lá porque razão não há-de fazer as refeições do dia a dia na sala de jantar e assim ter uma cozinha bem mais pequena mas até mais funcional, com tudo bem mais à mão de quem está na labuta gastronómica em vez de disperso por uma área tão grande?
    Certamente quando receber família e amigos não os vai distribuir entre as mesas da cozinha e da sala. Então porquê ter dois espaços diferentes (zona de refeições na cozinha e sala de jantar) exatamente para a mesma função quando não vão ser usados em simultâneo?
    Não fará mais sentido apostar numa única zona de refeições e tirar o máximo partido dela?
    Ou a sua família não tem o direito de usufruir da "tranquilidade da sala de estar/jantar" em todos os outros dias em que não recebem ninguém?

    Perdoem-me a franqueza, este conceito das duas zonas de refeições soa-me altamente retrógrado. Faz-me lembrar tempos idos em que, para impressionar as raras visitas, se mantinha a sala de jantar imaculada, e normalmente intocada, com a melhor mobília da casa, enquanto os "pobres" dos donos da casa remetiam a sua vivência à cozinha velha e suja. Faria talvez sentido na altura, em que o comum dos mortais era obrigado a manter vidas que de asseadas pouco tinham, mas felizmente evoluímos no sentido de não ser essa a realidade atual da larga maioria das famílias.
    Eu cá, se sou eu que vou pagar a casa, faço questão de usufruir ao máximo dela toda e farei todas as refeições na sala de jantar.

    Colocado por: marco1nem tem assim tanto corredor,

    Pois não. O problema não está no corredor em si, mas sim na distância entre os diferentes pontos da casa. O facto de se pretender que todas as divisões estejam voltadas para o mesmo espaço a isso obriga. Não seria a minha opção, que considero pouco importante a vista dos quartos, pois a maior parte do tempo que lá passo estou de olhos fechados. Mas cada um é que sabe de si.
  15.  # 58

    Bem... Não faço refeições diariamente na sala de jantar porque é mais prático ter uma mesa pequena que dê para a família ali logo à mão e ter a zona de jantar para quando somos mais pessoas, onde posso estar a conversar com alguém sem ter o barulho do fogão e do exaustor a incomodar. As opções seriam fazer a cozinha "open space" o que não gosto, ou ter a cozinha e sala de jantar juntas com a sala de estar separada. Mas preferimos como está, o tamanho da cozinha poderia ser menor mas a mulher até acha que é pequena! :) Na minha opinião acho que deve ser a casa a moldar-se à família e não o contrário!

    Se me conhecesse saberia que essa teoria de "impressionar visitas" saiu completamente ao lado. Vou fazer uma casa totalmente virada para o terreno, sem aberturas para o caminho público e vai ser implantada na zona do terreno onde mais passa despercebida. Não tem cabimento nenhum. A casa é para mim e para a minha família e pode crer que vamos usufruir dela ao máximo, não estou a construir para impressionar! :)


    Concordo que existem pontos bastante distantes dentro de casa, mas convivo bem com isso. A vista dos quartos (para o terreno com castanheiros a perder de vista e a serra ao fundo) nem é o mais importante, mas sim a privacidade que temos desta forma.
    Concordam com este comentário: marco1, MRK, rikjard
  16.  # 59

    Colocado por: ghost12A casa é para mim e para a minha família e pode crer que vamos usufruir dela ao máximo, não estou a construir para impressionar! :)
    Concordo que existem pontos bastante distantes dentro de casa, mas convivo bem com isso.

    Há sempre opiniões contraditórias, independentemente de qual seja o tema... uns é porque a casa é térrea e os quartos ficam longe, outras têm 2 pisos e os quartos lá em cima e quando forem velhinhos já não conseguem subir as escadas, outras é porque os quartos estão muito junto da zona de lazer e não têm privacidade nenhuma..
    Ainda bem que há casas pra todos os gostos, a monotonia é monótona :p

    A casa é pra ser nossa, e não para quem a vê do exterior!
    Já agora.. a vista do quintal para a parte de dentro do L é muito bonita!
    Concordam com este comentário: ghost12
  17.  # 60

    Eu gosto :)
 
0.0440 seg. NEW