Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ghost12Existe uma porta (ou apenas um painel) a fechar o closet.

    Nem tinha reparado nisso.

    Colocado por: ghost12Onde sugeria essa porta exactamente?

    Era entre a zona do closet/wc e o quarto, para que a zona de dormir ficasse isolada. Se alguém se levantasse mais cedo, poderia estar no closet ou no wc sem incomodar o outro que fica a dormir.
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
    •  
      marco1
    • 15 junho 2016 editado

     # 22

    picareta

    tem um painel

    mhpinto

    realmente o conceito é outro...será que o movimento pela entrada vai ser tanto que apanhe alguém a sair com as calças em baixo da wc e atras dos "barrotes"
    uma coisa é ter uma porta da wc social á entrada, como se vê tanto por ai e outra é como está neste projeto e estrategicamente bem situada em face do acesso á cave e cozinha.
    veja outros projetos e comece a medir as distancias, se calhar vendo bem até são iguais e com trajetos mais sinuosos.
  2.  # 23

    Colocado por: marco1picareta

    tem um painel

    Marco, eu sei ... o conceito que um arquitecto me "vendeu" é outro, diferente do habitual. Não existe esse painél mas uma porta a separar a zona de dormir do quarto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pramalhinho
    • box
    • 15 junho 2016

     # 24

    Colocado por: mhpintoA questão da porta da casa de banho já foi debatida com o arquitecto, existe sempre a possibilidade de colocar alguma coisa que tire as vistas para lá.

    basta rodar ligeiramente os elementos da estrutura (em vez de ficarem perpendiculares à entrada, rodar30º por exemplo)
    quanto ao resto gosto no geral. tentaria no entanto reduzir os vãos envidraçados - há alguns que me parecem exageradamente grandes para o proveito que se pode tirar deles, outros são quase meramente pontos de fuga... a área de circulação é um preço a pagar. numa casa tão grande ter uma peça (WC) sem ventilação natural não me agrada nada. preocupa-me também os ajardinados encostados à casa - tenha em atenção os isolamentos pois estas zonas tendem a ser bastante húmidas. penso também que se simplificasse a configuração dos wc's dos quartos poupava uns bons trocos sem grande perda de funcionalidade. mas enfim, apenas opiniões. boa sorte!
  3.  # 25

    box

    ventilação natural tem, não tem é janela. por norma tem de haver uma entrada de ar vinda do exterior e depois uma saída superior.
    para mim numa wc social não vejo grande problema, já numa das outras wc não haver um ponto de luz natural e janela é que seria grave..outra coisa ainda box, qualquer dessas janelas tem uma razão de ser forte, não estão postas ao acaso, repare bem.
    • box
    • 15 junho 2016 editado

     # 26

    Colocado por: marco1ventilação natural tem, não tem é janela

    compreendo o que diz mas essa solução que fala não implica ter ventilação forçada? (ventoinha?)

    Colocado por: marco1qualquer dessas janelas tem uma razão de ser forte

    percebo a intenção mas teriam de ser assim tão grandes para cumprir o objetivo? (seta vermelha em cima)

    depois estava aqui a reparar que a janela do wc comum dos quartos está numa posição pouco prática para trabalhar (está "afastada do utilizador")
  4.  # 27

    Colocado por: box
    compreendo o que diz mas essa solução que fala não implica ter ventilação forçada? (ventoinha?)


    percebo a intenção mas teriam de ser assim tão grandes para cumprir o objetivo? (seta vermelha em cima)

    depois estava aqui a reparar que a janela do wc comum dos quartos está numa posição pouco prática para trabalhar (está "afastada do utilizador")
    //=d.offsetWidth&&0>=d.offsetHeight)a=!1;else{c=d.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=c.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);c=c.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+c;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.e.height&&c<=b.e.width)}a&&(b.a.push(e),b.d[e]=!0)};p.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&q(this,b)};h("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){n.checkImageForCriticality(b)});h("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){r(n)});var r=function(b){b.b={};for(var d=["IMG","INPUT"],a=[],c=0;c=a.length+e.length&&(a+=e)}b.g&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(s())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),d=!0);t=a;if(d){c=b.f;b=b.h;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(k){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(u){}}f&&(f.open("POST",c+(-1==c.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}},s=function(){var b={},d=document.getElementsByTagName("IMG");if(0==d.length)return{};var a=d[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var c=0;a=d[c];++c){var e=a.getAttribute("pagespeed_url_hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].k&&a.height>=b[e].j)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b},t="";h("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return t});h("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,d,a,c,e,f){var k=new p(b,d,a,e,f);n=k;c&&m(function(){window.setTimeout(function(){r(k)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/44399/2/casa-do-souto/','ru-31rbADx',true,false,'wBxm1_jVC4E'); //]]>


    Essa janela grande tem o objectivo de abrir a cozinha, que tem uma porta de correr grande, para a zona do jardim.


    Na casa de banho faz sentido o que diz, mas desde que se consiga manobrar a janela...
  5.  # 28

    box

    a janela da casa de banho tem dois objectivos, um é dar luz e outro é poder abrir um pouco para arejar, assim se reparar é uma janela que não é para meter a cabeça de fora e arranca a 50 cm do chão ( portanto mais ou menos ao nível da banheira ) e oscilo batente toda ela de alto a baixo ou dividida em dois em altura. não percebo porque acha pouco pratico algo que não é para mexer frequentemente.
    quanto á da cozinha se reparar o objetivo é sem exagerar, abrir em vidro todo o circuito do lado esquerdo até á sala por um lado e por outro é abrir a zona de cozinha para a zona de alpendre até para possibilitar ali ter uma pequena mesa cá fora por exemplo. faria então sentido em vez dos 2.5 ter apenas 1 m ?? que tipo de casa começava a ser ?? ou se abre para o jardim ou não.
    não podemos é claro cair em grandes exageros de vidro mas também por outro não abdicar do conceito.
    Concordam com este comentário: ghost12, Dos Santos
  6.  # 29

    A casa está muito engraçada e diferente. Não sou muito fã do formato em L, mas tendo em conta as dimensões da casa, parece-me que resulta. A cozinha acho-a enorme, se for para fazer aí as refeições do dia a dia, parece-me bem, mas se for como na minha casa, que comemos sempre na sala, acaba por ser um espaço demasiado grande, mas lá está... depende do uso que se dá à cozinha.. :) Parabéns pelo projeto e que corra tudo bem na próxima fase!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  7.  # 30

    em relação á ventilação da wc social, se as coisas forem bem feitas, basta o circuito natural de entrada de ar pelo exterior ( tubagem) e saída superior para nem ser preciso meter extrator de ar electrico.
  8.  # 31

    Colocado por: FlavitaA casa está muito engraçada e diferente. Não sou muito fã do formato em L, mas tendo em conta as dimensões da casa, parece-me que resulta. A cozinha acho-a enorme, se for para fazer aí as refeições do dia a dia, parece-me bem, mas se for como na minha casa, que comemos sempre na sala, acaba por ser um espaço demasiado grande, mas lá está... depende do uso que se dá à cozinha.. :) Parabéns pelo projeto e que corra tudo bem na próxima fase!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ghost12


    Na minha casa comemos sempre na cozinha, a mesa de jantar fica para quando recebemos visitas. Eu até preferia mais pequena, mas a esposa até acha que deveria ser maior...
  9.  # 32

    Colocado por: ghost12

    Na minha casa comemos sempre na cozinha, a mesa de jantar fica para quando recebemos visitas. Eu até preferia mais pequena, mas a esposa até acha que deveria ser maior...



    Haha pois, entendo... Mas se comem lá, então faz todo o sentido.. Eu gosto de lá passar o mínimo de tempo possível! :D Mas também tem de dar para lá estarem 4 pessoas a trabalhar.
    •  
      marco1
    • 15 junho 2016 editado

     # 33

    faz sentido em certas vivencias familiares ter uma cozinha grande e até com uma mesa bem grande no miolo.
    e em casas "no campo" mais ainda.
  10.  # 34

    No meu apartamento actual tenho uma mesa enorme de 8 ou 10 lugares na cozinha e outra na sala (colocada posteriormente) e se fosse agora na cozinha metia apenas uma mesa de 4 ou 5.
  11.  # 35

    Colocado por: marco1faz sentido em certas vivencias familiares ter uma cozinha grande e até com uma mesa bem grande no miolo.
    e em casas "no campo" mais ainda.


    Já em casa dos meus pais e dos meus sogros, a cozinha é enorme e serve também de sala de jantar e estar, a sala é para dias de festa. :)
  12.  # 36

    Deixaram-me a falar sozinho sobre a porta do quarto :-))
    Gostava de ouvir opiniões sobre essa solução.
  13.  # 37

    Picareta

    consoante cada casal, faz sentido ter o closet como divisão mais fechada ou mais aberta ou ainda como disse para evitar qualquer tipo de luz para o quarto, meter uma porta mesmo no quarto. por exemplo neste caso se o casal assim decidisse, poderia levar o painel deslizante logo ali na entrada da zona do quarto a correr por tras do roupeiro mas ai punha o closet sem porta.
  14.  # 38

    Colocado por: PicaretaDeixaram-me a falar sozinho sobre a porta do quarto :-))
    Gostava de ouvir opiniões sobre essa solução.


    A ideia seria retirar a porta do closet e colocá-la à entrada da zona da cama?

    Sinceramente prefiro como está, acho pouco prático ter duas portas para chegar à cama! :)
    Concordam com este comentário: marco1, clasus
    • box
    • 15 junho 2016

     # 39

    marco1
    é tudo uma questão de prioridades.

    Colocado por: marco1é uma janela que não é para meter a cabeça de fora e arranca a 50 cm do chão
    nem eu disse que era ou que serviria para o efeito. apenas acho que os elementos com determinada funcionalidade, se não forem de fácil acesso, acabam por ser menos usados. depois existe a necessidade de manutenção - como procede à limpeza do vidro? ah e tal mas é só de vez em quando... voltamos à questão das prioridades. para mim a usabilidade dos espaços e dos elementos é prioritário. mas claro, é a minha opinião e no fim de contas o que vale é a opinião dos donos da obra.

    Colocado por: marco1faria então sentido em vez dos 2.5 ter apenas 1 m ??
    percebo e concordo com a intenção de "abrir os espaços ao exterior". permite uma maior integração com a envolvência da vivenda com ganhos de luz e "percepção". Contudo isto tem um preço a pagar, quer na construção quer na manutenção. Sobre isto cada um sabe de si e por isso não opino muito. se fosse para mim iria certamente pedir para reduzir os vãos envidraçados que são caros, muito caros, especialmente se forem de qualidade como me parece que terá de ser neste projeto para se garantir algum conforto térmico a um custo suportável. o exagerar na redução que referiu não me parece que enfraqueça o argumento mas se fosse de 2m? (por exemplo) não seria suficiente? é uma pergunta retórica. vale pela reflexão crítica pois o mesmo pode ser aplicado a todos os vãos envidraçados da sala por exemplo. mas como digo, são prioridades.

    Colocado por: marco1se as coisas forem bem feitas, basta o circuito natural de entrada de ar pelo exterior ( tubagem) e saída superior para nem ser preciso meter extrator de ar electrico.
    aqui já não me parece que o que está em questão seja assim tão subjetivo. cada vez que usar este espaço (que será de uso frequente) terá de ligar uma lâmpada e, na minha opinião, uma ventoínha. tenho por experiência própria que a ventilação forçada por extrator eletrico é pouco eficiente. certo é que neste caso, não existe zona de banho, o que minimiza o risco de condensações. mas como digo, são prioridades.

    outra nota: o layout da cozinha parece que não respeita o princípio de “Marcha em frente” para a confecção de alimentos.
    mas como disse no início gosto do projeto e era sem dúvida, uma vivenda na qual me imaginaria a viver com conforto. tem sem dúvida um traço que revela experiência e maturidade na sua concepção.
    Concordam com este comentário: ghost12, mhpinto
  15.  # 40

    Parece que a porta não é lá grande ideia ..... eu ainda estou na dúvida, no meu caso a disposição é um pouco diferente.
 
0.0366 seg. NEW