Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Vista desde o caminho para poente, onde a casa vai ser implantada.

    Quando tirei a foto os castanheiros ainda estavam despidos, agora o cenário está mais bonito.
    Concordam com este comentário: ecogreenbuilding
      terrenopoente.jpg
  2.  # 82

    Colocado por: PicaretaO mhpinto passa-se quando vê alguém a fazer uma casa com dimensões superiores aquelas que ele quer para ele, parece até um pouco de inveja, no entanto eu concordo com ele no facto de existirem duas mesas para jantar, eu prefiro uma cozinha pequena, 10 a 12m2, o suficiente para confeccionar as refeições e tomar os pequenos almoços, e uma mesa de jantar na sala comum, para ser utilizada todos os dias, mas isto são gostos pessoais, e cada um faz como gosta ou como pode. De resto gosto bastante da casa.


    Se for como a do link em baixo tem o meu apoio:
    https://casa.sapo.pt/Moradia-T4-Venda-Oliveira-de-Frades-Sao-Vicente-de-Lafoes-tem.Varandas,Jardim,Piscina,Garagem,Lavandaria,Varanda-3c2c7024-579a-4cbb-890d-39f0407865ff.html?pn=1&g3pid=368664
  3.  # 83

    Colocado por: ghost12Qual será o valor médio de uma caldeira a lenha de chama invertida para aquela área?
    entre os 4000€ e os 12.000€
  4.  # 84

    as lareiras abertas são um sorvedouro de calor arrefecendo o ambiente, além de libertar sempre algum fumo para o interior, no entanto numa construção mais tradicional até fica muito bem.

    se a utilização é esporádica o recuperador fechado a ar é uma forma de ter a chama e não ter os problemas da lareira.
  5.  # 85

    Colocado por: marco1mhpinto

    a forma como pensa para mim está errada, não concordo nada com os seus pontos de vista em relação á vivencia que pensa que todas as casas devem ter.
    parece que tudo tem que estar formatado á sua maneira, x metros até ao quarto , x metros quadrados para zona de comer.
    bolas será que ainda não percebeu que o seu conceito de funcionalidade não é relevante para outros tipos de mentalidade, ou formas de estar na vida e usufruir dos espaços, para que é que é tão sectário ?
    sabia que desde a cama ´da suite até á porta do frigorifico são apenas 20 metros numa casa que tem um circuito agradável que não é um corredor claustrofóbico
    olhe eu no meu apartamento que é pequeno, faço isso em 12 metros e num circuito sinuoso e meio apertado, enfim segundo as suas palavras a configuração da casa é que vai impedir das pessoas decidirem estar a conviver na sala e outras fechadas nos quartos que pela suas palavras estão tão longe que parecem estar do outro lado da rua, pior seria estarem num primeiro piso em que ai ainda comunicavam menos.
    para si uma casa térrea se calhar era daquelas risca ao meio tudo num molhinho rectangular com quatro paredes exteriores, será que não consegue ver beleza em usufruir do L exterior que este tipo de casa proporciona??
    não costumo rebater assim tanto mas as suas apreciações já cansam um pouco sobretudo pelo facto de serem apenas a sua maneira de ver que em nada são verdades absolutas.
    Concordam com este comentário:ghost12,Anonimo09092021


    Marco, é tão válida a sua forma de pensar a dimensão e articulação de uma casa como a do mhpinto (ou de qualquer outro interveniente neste fórum....). O facto de ser arquiteto não lhe dá mais idoneidade ou sentido estético relativamente a mais alguém. Estamos a falar de gostos pessoais e, portanto, muito subjetivos, que não podem ser mensuráveis através de desenhos ou cálculos.
    Acho que o mhpinto apenas manifestou a sua ideia sobre o modo como gosta de ver uma casa. E isso vale o que vale...
  6.  # 86

    Sousa Tavares

    leu mesmo tudo??

    quem é que aqui está q querer impor algo ?? eu ou o mhpinto?? leia bem pois para ele tudo o que tiver mais x m2 , tenha uma mesa na sala e outra na cozinha, e o quarto principal estiver a mais de y da sala, está mal e LOGO todo o conceito de uma casa em L e térrea cai por terra. basicamente é o que se passou aqui.
    portanto é tão valida a perspetiva dele como a da casa do ghost12 ou não ??
    apontou ele erros de projeto ou insiste em criticar formas diferentes de vida numa casa, diferentes da dele??
    enfim está-me também a falar de direitos, eu não os tenho também ou é ouvir e calar?? se ele não gosta da minha forma de ver eu também digo que não gosto da dele,
    ou afinal a dele é que vale mais do que a minha ideia?? em que é que ficamos Sousa Tavares??
    se fizesse uma casa para o mhpinto pode crer que teria todo o profissionalismo de respeitar as necessidades dele e os seus gostos.
  7.  # 87

    Também me pareceu que as opiniões do mhpinto são demasiado fundadas nos seus ideais de vida, custando - lhe admitir que possam existir pessoas que não se revejam no que ele próprio pensa como sendo a "casa ideal".

    Mas todas as opiniões são bem-vindas e agradeço a participação no tópico.
  8.  # 88

    Eu ainda me lembro de ver casas no tempo dos meus avós em que para ir cag.r era preciso sair de casa, passar o quintal e ir cag.r á loja dos animais. Isso sim era fazer a maratona quando se estava á rasca, lol
    Concordam com este comentário: rjmpires
  9.  # 89

    Todas as opiniões são válidas: umas mais técnicas do que outras, umas mais pessoais que outras, mas todas têm o seu valor. Daí o interesse de partilha das ideias num fórum.

    Marco, as suas opiniões não valem menos que as do mhpinto ou de qualquer outro forista. Nunca disse isso, nem poderia dizer. Mais, se tem para cima de 1600 agradecimentos é porque as pessoas têm muito em conta as suas intervenções. Agora quando começamos a falar da estética, do espaço de uma casa e o modo como ele é vivido, então isso já tem uma carga subjetiva muito grande e não é passível de comparações.

    Portanto, ao dizer ao mhpinto, "a forma como pensa para mim está errada..." mostra que não tem flexibilidade suficiente para aceitar as opiniões dos outros.

    Pela minha parte termino aqui este assunto.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  10.  # 90

    Por aquilo que várias pessoas me disseram por experiencia própria, se é para uso intensivo (aquecimento central) um recuperador a lenha na sala torna-se algo inconveniente pq a lenha é um combustível "algo sujo" tanto antes como depois de queimar e por mais que se tente anda sempre alguma "sujidade" em redor da mesma.
    Com espaço eu apostaria numa casa das máquinas onde pode ter tudo um pouco mais badalhoco e está-se mais à vontade... a não ser que seja uma questão de gosto de ver a lenha a arder.

    Além disso as caldeiras tem tendência a levar mais combustível de uma só vez, logo menos reabastecimentos.
    Concordam com este comentário: jorgealves, ghost12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  11.  # 91

    Sousa Tavares

    leia bem já lhe disse e veja as frases em todo o contexto do assunto.
    o que eu disse que está errado não é a forma como o mhpinto pensa e gosta de viver numa casa, O QUE EU DISSE QUE ESTÁ ERRADO, é ele insistir que essa ideia é a certa e única e a dos outros ( a casa dos outros) estar mal, veja se me entende, flexibilidade tenho eu e muita pois se não tivesse todos os meus clientes eram iguais assim como as suas casas.
    Concordam com este comentário: Picareta, Jorge_Gonçalves, sousa tavares, ghost12, Anonimo09092021
    • AXN
    • 16 junho 2016

     # 92

    Se a casa fosse para mim, pedia ao arquitecto para eliminar a porta para a varanda e mudar o WC (que esta encostado a cozinha)
  12.  # 93

    Colocado por: AXNSe a casa fosse para mim, pedia ao arquitecto para eliminar a porta para a varanda e mudar o WC (que esta encostado a cozinha)


    A que porta se refere concretamente?
  13.  # 94

    Colocado por: jorgealvesas lareiras abertas são um sorvedouro de calor arrefecendo o ambiente, além de libertar sempre algum fumo para o interior, no entanto numa construção mais tradicional até fica muito bem.

    se a utilização é esporádica o recuperador fechado a ar é uma forma de ter a chama e não ter os problemas da lareira.


    Compreendo, mas custa-me fazer uma casa e não ter lareira. Colocar recuperador também não é muito racional se for para acender uma vez por ano.

    Estou a pensar abdicar da lareira/recuperador na sala.
  14.  # 95

    Colocado por: ghost12

    Compreendo, mas custa-me fazer uma casa e não ter lareira. Colocar recuperador também não é muito racional se for para acender uma vez por ano.

    Estou a pensar abdicar da lareira/recuperador na sala.


    Boas
    Tenho um recuperador na sala que seria para esse fim "uma vez por outra utilizar" e o certo é que desde que estou na minha casa 4anos acendi umas 3x. Dinheiro mal empregue.

    Cumpts
    Concordam com este comentário: ghost12
    • AXN
    • 16 junho 2016

     # 96

    Colocado por: ghost12

    A que porta se refere concretamente?


    Esta:
      arq12.jpg
  15.  # 97

    Colocado por: AXN

    Esta:
      arq12.jpg


    Essa foi exigência minha para ter vista da sala de estar para ponte, onde posso ver o topo da serra tantas vezes pintado de branco no inverno. :)
  16.  # 98

    Estou indeciso se deva eliminar esta porta para as escadas. Na minha opinião fica melhor sem porta, mas em termos térmicos pode ser uma desvantagem porque fica aberto para a cave, que é uma zona não climatizada e sem isolamento térmico...
      arq13.jpg
  17.  # 99

    Colocado por: ghost12Estou indeciso se deva eliminar esta porta para as escadas. Na minha opinião fica melhor sem porta, mas em termos térmicos pode ser uma desvantagem porque fica aberto para a cave, que é uma zona não climatizada e sem isolamento térmico...
      arq13.jpg


    E um dia com crianças ( senao as tem já) tem de andar a colocar barreiras. não tire
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Filipe1983
  18.  # 100

    Colocado por: larkhe

    E um dia com crianças ( senao as tem já) tem de andar a colocar barreiras. não tire
    Concordam com este comentário:Filipe1983


    Crianças já tenho duas, a mais nova com 2 anos e não penso ter mais. Quando a casa estiver habitável já não deve ser problema porque não penso acabar a casa em menos de 18 meses ou mesmo 24.
 
0.0535 seg. NEW