Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sendo esta uma escolha que em muito influencia o espaço de bancada nas cozinhas, gostaria de recolher experiências e opiniões sobre as diferentes opções de lava-loiças.

    No meu atual apartamento tenho um convencional em inox só com uma pia e escorredor e várias vezes roguei pragas ao facto de não ter duas pias, jurando que quando fizesse casa isso não estaria aberto a discussão.
    Receio contudo estar a ser influenciado pelo facto de ter uma zona de bancada de trabalho muitíssimo reduzida, pelo que qualquer peça de loiça suja aí colocada me estorva imenso, sendo que metê-la na única pia acaba por me estorvar também sempre que preciso de água ou de escorrer alguma coisa.

    Existem também várias opções (aquela solução moderna de uma só pia "mini"; duas pias mas uma com um tampo amovível; cuba e meia; por exemplo) com as quais nunca lidei pelo que desconheço se são funcionais no dia a dia, pelo que muito agradecia se partilhassem aqui qual a solução por que optaram (uma pia, duas pias, com ou sem escorredor, algo mais inovador?) e se estão plenamente satisfeitos ou, pelo contrário, se fosse agora optariam por coisa diferente.

    Grato
  2.  # 2

    Estou 100% consigo. Tem que ter 2 cubas!
    De preferencia que tenha sitio para escorrer ao lado, mas para isso tem que se fazer contas ao espaço na cozinha.
    •  
      imbs
    • 16 junho 2016

     # 3

    Optei por uma pia apenas, com escorredor (mas sem colocar lá o escorredor emplastro de metal/plástico) mesmo ao lado da máquina de lavar loiça.

    Acredito que duas pias possam dar jeito, mas como não gosto de ver loiça suja no lava-loiças, nem lavo quase nada à mão...

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: pokaontas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 4

    2 pias coladas por baixo da bancada e rasgos a fazer de escorredor na pedra da bancada permitem poupar algum espaço que seria ocupado por pias completas
    Concordam com este comentário: ultrahipermega, Flavita, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
      cozinhas2d.jpg
  4.  # 5

    1 Cuba e meia + escorredor. Dimensões globais entre os 850 a 1000mm...
  5.  # 6

    Colocado por: imbsOptei por uma pia apenas, com escorredor (mas sem colocar lá o escorredor emplastro de metal/plástico) mesmo ao lado da máquina de lavar loiça.

    Acredito que duas pias possam dar jeito, mas como não gosto de ver loiça suja no lava-loiças, nem lavo quase nada à mão...


    Tal como eu. Já tive com 2 cubas, mas agora com a MLL não justifica porque vai tudo directo para a máquina.
  6.  # 7

    2 Pias sem escorredor :)
  7.  # 8

    Colocado por: Obras em casaJá tive com 2 cubas, mas agora com a MLL não justifica porque vai tudo directo para a máquina

    E nunca houve momento em que tenha pensado "raios que desta vez até me dava jeito o raio da cuba extra"?

    Colocado por: larkhesem escorredor

    E não lhe sente a falta?
    •  
      larkhe
    • 16 junho 2016 editado

     # 9

    Colocado por: mhpinto
    E nunca houve momento em que tenha pensado "raios que desta vez até me dava jeito o raio da cuba extra"?


    E não lhe sente a falta?


    Tenho um daqueles de plástico que vai mudando de posição conforme dá mais jeito , a esquerda ou a direita , o lava louças é inox da Franke á superfície com 2 pias , e com abertura exterior dos ralos.

    Lá por casa quem lava a louça, não gosta de MLL ( temos em casa dos meus sogros e deve ser usada uma vez por ano quando está a familia toda reunida)

    2 Pias com escorredor vai ai para 1400 de comprimento, o que não torna o escorredor practico este lava louças tem 950
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  8.  # 10

    Colocado por: mhpinto
    E nunca houve momento em que tenha pensado "raios que desta vez até me dava jeito o raio da cuba extra"?


    Não, mas obrigada por perguntar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  9.  # 11

    Colocado por: Obras em casaNão, mas obrigada por perguntar.

    Obrigado eu por responder. São exatamente opiniões destas, de quem já experimentou as duas versões, que mais interessam.

    Ou seja, mais uma vez tudo se resume à forma de cada um fazer/viver as coisas: como neste momento não tenho a MLL mesmo ao lado do lava-loiça, não tenho por hábito metê-la lá para dentro diretamente. Estou a ver que, provavelmente, tendo esse cuidado em termos de localização da MLL (que já estava a pensar ter, obrigado box: https://forumdacasa.com/discussion/43425/1/boxs-notes/), ter duas pias/cubas deixa de ser assim tão importante.
    A cuba e meia poderá ser uma opção a ter seriamente em conta, para as poucas vezes que se lavam coisas à mão. O escorredor é que me parece ser facilmente dispensável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Obras em casa
  10.  # 12

    Colocado por: tozepalmaEstou 100% consigo. Tem que ter 2 cubas!
    De preferencia que tenha sitio para escorrer ao lado, mas para isso tem que se fazer contas ao espaço na cozinha.


    Exatamente como eu escolheria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
  11.  # 13

    Colocado por: PapoilaVerde

    Exatamente como eu escolheria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tozepalma


    Acontece muitas vezes começar a cozinhar/preparar alimentos e fico com (pouca loiça suja) -> meto numa cuba!
    Depois preciso da outra livre para realmente lavar os alimentos...

    Fim da refeição a maior parte vai para a MLL, resto lava numa cuba - enxagua na outra e fica a escorrer...
    Concordam com este comentário: alqfig
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  12.  # 14

    Mhpinto, quando se tem uma cozinha com quase 6 metros quadrados habituamo-nos a ser muito mais organizados e a optimizar o espaço de que (não) dispomos. ;-))
    Concordam com este comentário: larkhe, tozepalma
  13.  # 15

    A que escolhi foi uma TEKA Classic 2C1e, relativamente barata com boa profundidade e duas pias.
  14.  # 16

    Colocado por: tozepalmaAcontece muitas vezes começar a cozinhar/preparar alimentos e fico com (pouca loiça suja) -> meto numa cuba!
    Depois preciso da outra livre para realmente lavar os alimentos...

    Fim da refeição a maior parte vai para a MLL, resto lava numa cuba - enxagua na outra e fica a escorrer...


    Isso parece-se em muito com a minha realidade, até porque há várias coisas que i )não podem, ii) prefiro que não vão, iii) não precisam de ir à MLL.
    Mas diga-me cá: cuba e meia, sendo a meia cuba para lavar alimentos e enxaguar loiça, não seria suficiente? Como nunca experimentei não faço ideia, mas em princípio diria que sim.
  15.  # 17

    Colocado por: mhpintoMas diga-me cá:


    Para mim não.
    Das coisas que mais lavamos a mão lá em casa são tachos e panelas.

    Imagine enxaguar uma panela de pressão com o meu jeitinho natural para lides domésticas!
    Ia espalhar água fora da cuba... e basicamente por toda a casa!
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  16.  # 18

    A alternativa a poupar espaço para mim será não ter escorredor e ter aqueles tabuleiros de plástico em cima da bancada... se não precisa mete ao alto e liberta a bancada...
    Concordam com este comentário: larkhe, mhpinto
  17.  # 19

    Colocado por: tozepalmaImagine enxaguar uma panela de pressão com o meu jeitinho natural para lides domésticas!
    Ia espalhar água fora da cuba... e basicamente por toda a casa!

    Xi, pois é! Lá estão as duas cubas a ganhar outra vez! ;)

    Aquela opção da foto do gv 16 (comentário #4) agrada-me bastante. Algum grande inconveniente que me esteja a escapar (preço, por exemplo)?

    Colocado por: tozepalmaA alternativa a poupar espaço para mim será não ter escorredor e ter aqueles tabuleiros de plástico em cima da bancada... se não precisa mete ao alto e liberta a bancada...
    Concordam com este comentário:mhpinto

    Exato, estou a chegar a essa conclusão.
  18.  # 20

    Na minha opinião de alguém que se ajeita em bricolage, a pedra não tem problema porque não é você que a corta, mas montar a torneira naquele cantinho não será fácil. Já num de inox em ultimo caso tira o silicone e levanta-o e troca a torneira.

    Não sei como são fixas essas cubas.

    Contudo esse que referiu dá 10-0 em aspecto a qualquer um de inox...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
 
0.0231 seg. NEW