Iniciar sessão ou registar-se
  1. O xô francisco assis já está a assegurar o chumbo da moções para destituição do (des)governo!
    Portanto tudo como previsto ...
  2. O vovô Jerónimo é que está a dar cabo do cozinhado, atão depois destas semanas todas de namoro agora vem dizer que afinal o casamento era só um "one night standing" para despedir o Passos.
    Concordam com este comentário: two-rok

  3. Argumento arrogante e falso que diz muito sobre si e aquilo que defende.


    Curiosamente, não diz em que medida é falso. E não diz, porque não é: o mercado de dívida pública não são os investidores individuais, ponto. São entidades profissionais e qualificadas (bancos, fundos de investimento, fundos de pensões, etc).



    Se pensa que os senhores de fato são os garantes da prosperidade está redondamente enganado.


    ?

    O Zé da Esquina provoca bem menos prejuízo à sociedade que os "investidores institucionais qualificados" que refere. Esses foram os principais causadores da divida e, na sua maioria, deviam ser expropriados e presos.

    Mesmo que tal fosse verdade, e não um mero soundbyte, seria irrelevante para o argumento: a dívida pública é negociada por investidores qualificados cujas decisões dependem de um pouco mais que uns textos num blogue.





    Agora, sem querer, disse algo acertado. Portugal deve em primeiro lugar defender os seus interesses e não ser uma marioneta dos credores.

    A divida é um negócio e, como em qualquer negócio, por vezes ganhamos e por vezes perdemos. Se Portugal for à falência os credores perdem e por isso, só por isso, é que existiu solidariedade. Se perguntar a um alemão na rua se quer que a Alemanha continue a emprestar dinheiro à Grécia, em 90% dos casos, a resposta será não.

    Esse sua insistência de querer ilibar os credores de todas as responsabilidades é de um cinismo gritante. Se eu emprestar dinheiro a um amigo sabendo que está cheio de dividas e que não me vai poder pagar sou tão responsável como ele pelo prejuízo. Ou será que os "investidores institucionais" não têm qualificação suficiente para perceber isso?


    Não sei qual a parte que não percebeu mas vamos lá de novo, mas mais devagar:

    1) é escusado discutir o pagamento da dívida com base em argumentos morais: o devedor paga, não por dever moral mas porque é do seu interesse. Da mesma forma, o credor empresta quando é do seu interesse.

    2) sim, a dívida é um negócio em que obviamente o credor se sujeita a perder, ninguém diz o contrário.

    3) o que o simples ainda não percebeu é que não cabe aos credores queixarem-se se gastaram mal ou se o encargo hoje é pesado. Se acha que a melhor solução é não pagar só tem que criar condições para isso, ou seja, não pode depender de novos empréstimos, ou seja, tem que ter um orçamento equilibrado. Tudo o resto é conversa da tanga.

    4) o que não pode é querer continuar a ter défices e portanto a necessitar de empréstimos enquanto simultaneamente diz a quem lhe emprestou que não pode pagar-lhe.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4. E continuando:
    5) ninguém iliba os credores de responsabilidade. Os credores actuais vieram em socorro de um Estado que pedia emprestado 1 em cada 5 euros que gastava, , que estava incapaz de garantir empréstimos para financiar a sua actividade - e forneceram o capital necessário, a juros baixos, a troco de promessas de normalização da situação orçamental.

    Os credores garantiram que o Estado podia fazê-lo num período de tempo razoável e de forma ordenada, em vez de pura e simplesmente o fazerem de um dia para o outro (literalmente).
    Concordam com este comentário: two-rok
    •  
      GMCQ
    • 31 outubro 2015
    Colocado por: tostexJá não estamos apenas a discutir política, estamos a recriar um debate entre políticos. :)

    Sotôrrr


    Que granda filho de deus!! Llllollll :D:D:D
    • Carvai
    • 31 outubro 2015 editado
    http://observador.pt/2015/10/31/teixeira-dos-santos-novo-governo-deve-agir-rapidamente-para-evitar-reposicao-integral-de-salarios/

    Este senhor parece o grilo falante do PS. Fartou-se de avisar o Sócrates, mas este não quis saber, agora avisa o Costa mas suspeito que o resultado vai ser o mesmo.
    Não havendo orçamento em Janeiro as despesa disparam, e as receitas caem por diminuição das retenções no IRS.
    E depois vem o lobo mau ( UE e BCE) atacar o capuchinho vermelho (ou de esquerda). Aonde já vimos este filme???
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  5. @luisvv: Se ler este artigo com atenção vai reconhecer muitas das ideias que defende mas talvez também vai perceber que a politica seguida até aqui pelo anterior e atual governo impedem que possam ser bem sucedidas:

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1419
  6. E entretanto, a Catarina conseguiu um acordo para descongelar pensões..
    (o que curiosamente já fazia parte do programa PS)
    Concordam com este comentário: two-rok
  7. E vai uma aposta que o programa do governo que vai ser chumbado também vai dizer o mesmo...
    Concordam com este comentário: two-rok
  8. Colocado por: jpvngNem vale a pena andar a responder a isto. Esta gente evita comentar o que quer que seja e parte para ataques pessoais. falam pelos outros e comentam as próprias afirmações que atribuam aos outros. Mas eu já cá ando há muitos anos.
    Ja não passo cartão a muita gente aqui e você se calhar ate já estava nessa lista eu é que me esqueci.


    Meu caro, você não sabe o que é um ataque pessoal, pois se se ofende com tão pouco (aquilo que é óbvio, lendo todos os seus comentários a destilar ódio por "esse coelho" e afins), então gostaria de ver se você encontrasse um "jpvng" de extrema-direita (o oposto de si, mas com o mesmo tipo de paleio). Nem imagino, lol...
  9. Colocado por: euCurioso escrever isto... logo a seguir a um dos posts mais execráveis que já li neste fórum.

    Nota: entretanto o post referido foi apagado. Ainda bem, não abonava nada a favor do autor


    Por acaso tenho pena de ter perdido tal pérola. :(
  10. Colocado por: two-rokPor acaso tenho pena de ter perdido tal pérola. :(


    Eu cá ainda estou à espera da repreensão da maria rodrigues àquelas palavras.
    Deve estar sem palavras imagino eu.

    ;)
  11. Colocado por: André BarrosEu cá ainda estou à espera da repreensão da maria rodrigues àquelas palavras.
    Deve estar sem palavras imagino eu.

    Que tédio, vejam lá! Há mais de 48 horas que não estamos disponíveis para alimentar discussões inúteis. Nem o apelo de André Barros faz brotar mais conversa, de quem não quer dar réplica. Foi apenas uma pequena clarificação que não deverá repetir-se. Às tantas o tópico morre por "inanição", coitado!
  12. Colocado por: maria rodriguesQue tédio, vejam lá! Há mais de 48 horas que não estamos disponíveis para alimentar discussões inúteis. Nem o apelo de André Barros faz brotar mais conversa, de quem não quer dar réplica. Foi apenas uma pequena clarificação que não deverá repetir-se. Às tantas o tópico morre por "inanição", coitado!


    Está enganada cara maria.

    Não faço apelos a ninguém. O único que fiz foi a si, que teve uma oportunidade para, na sua forma eloquente e "matriarcal" de comunicar, repreender um user que se excedeu na linguagem que utilizou na sua intervenção. Iria constatar que, ao contrário do que aconteceu da última vez que o fez, a grande maioria dos leitores que acompanham este tópico iriam concordar consigo e apoiá-la na sua indignação. Eu, certamente o teria feito.

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, tostex
  13. Colocado por: André BarrosEstá enganada cara maria.

    Não falo apelos a ninguém. O único que fiz foi a si, que teve uma oportunidade para, na sua forma eloquente e "matriarcal" de comunicar, repreender um user que se excedeu na linguagem que utilizou na sua intervenção. Iria constatar que, ao contrário do que aconteceu da última vez que o fez, a grande maioria dos leitores que acompanham este tópico iriam concordar consigo e apoiá-la na sua indignação. Eu, certamente o teria feito.


    Mostraria pelo menos alguma imparcialidade, e a mim surpreender-me-ia pela positiva.
    Concordam com este comentário: eu, tostex, André Barros
  14. Colocado por: André BarrosEstá enganada cara maria.

    Vou ter que me retratar, já que não havia percebido a sua estimada (vejo que terá sido bem intencionado no seu anterior comentário) advertência. Acontece que estive ausente da internet durante uns dias e já havia prometido a mim mesma que não voltaria a intervir pelo que me desinteressei pelo tópico. Há muitas páginas que não o leio e apenas calhou passar-lhe a vista por cima e apanhar o seu comentário que me pareceu desgarrado. Não faço a menor ideia do comentário a que alude e, confesso, temo ter que me indignar para além do impensável; diga-me, honestamente, o André Barros se vale a pena manifestar a minha indignação (aliás já o estou a fazer neste momento) e pedir a intervenção da digníssima Administração do Fórum, que me parece que entrou em hibernação e prefere fingir-se de morta, ou devo ignorar quem me insulta, por ser cobarde, e que se esconde atrás de um ecrã? Juro-lhe que estou cheia de curiosidade, por um lado, mas apreensiva, por outro. Posso sempre reportar a afronta, mas terei de a ler. Será que devo lê-la? Será que devo ignorá-la? Creia que lhe estou muito grata pela consideração que manifesta, assim como a todos(as) aqueles que conhecem as regras da urbanidade e as respeitam.
  15. E o país precisa é disto: na sequência do fecho da fábrica da Triunfo e deslocalização para a República Checa, aqui temos o Nicolau Santos na Antena 1 a explicar-nos como deviam ser as coisas (ouvir em : http://www.rtp.pt/play/p519/contas-do-dia )

    1) Começa com o lamento de muitas das marcas nacionais já não estarem em mãos nacionais, embora depois diga que daí não viria mal ao mundo (nota minha: sintoma de falta de capital)

    2) Depois, explica-nos que a fábrica era rentável e pagava a tempo e horas e que não havia motivo nenhum para fechar, excepto pertencer a uma multinacional ... (nota minha: ahn?)

    3) depois, passa levemente (como se não fossem relevantes..) por cima de outras razões: a nova localização está no centro da Europa, tem canais de distribuição mais fáceis para toda a Europa ...(nota minha: pois, isso não deve ser nada relevante.. )

    4) ..e "eventualmente" alguma vantagem em termos salariais, embora o Nicolau duvide (nota minha: o Nicolau está muito ocupado para consultar a Pordata, onde poderia verificar que o salário mínimo checo ronda os 335 Euros, enquanto o português ronda os 590 mensalizado - e há promessas de subir para os 700 muito em breve.)

    5) mas o Nicolau vai embalado e puxa do truque para nos fazer puxar do lenço: devido à busca das economias de escala, os trabalhadores vão para a rua e "o Estado que pague o subsídio de desemprego" e os "contribuintes que acorram a essa situação".

    6) segue a grande velocidade para a referência que já faltava aos "centros de decisão", reconhecendo que uma fábrica de bolachas não é exactamente um, mas recordando que em França Sarkozy proibiu a venda da Danone (aqui o entrevistador ajuda, fazendo uma referência em tom quase indignado " se isso acontecesse cá, aqui d'el Rey, que não deixam trabalhar os privados")

    7) Termina em grande estilo, declarando ter quase a certeza de que se as bolachas Triunfo fossem detidas por um empresário nacional, a fábrica não seria deslocalizada.


    Nota final: é disto que Portugal precisa. Empresários que fiquem por cá, enquanto os Nicolaus lhes explicam que aqui é que é bom. Ao mesmo tempo, os Nicolaus vão defendendo tudo o que afasta capital, sem deixar de nos ir explicando que os "clusters" isto, os "sectores estratégicos" aquilo, o "investimento" aqueloutro.
  16. Colocado por: maria rodriguese já havia prometido a mim mesma que não voltaria a intervir pelo que me desinteressei pelo tópico.


    Como é que é a tua frase? A carapaça cedeu?

    É tramado quando somos uns valentes hipócritas. :)

    E eu nem devia alimentar mais estas discussões, mas com tanta treta que levei nem sinto grande problema de consciência em fazê-lo.
    Concordam com este comentário: treker666
  17. A Catarina Martins já tinha anunciado - acaba o congelamento das pensões...
    http://www.dn.pt/dinheiro/interior/pensao-de-salgado-triplica-para-os-90-mil-euros-4870358.html
  18. Haja alegria, haja casal garcia que a malta bebe para esquecer!

    http://expresso.sapo.pt/politica/2015-11-04-Funcionarios-publicos-vao-ter-quatro-aumentos-salariais-no-proximo-ano

    Já começam as compras... depois os outros pagam com juros.
 
0.7190 seg. NEW