Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Depois de alguns anos enquanto arrendatário, tenho neste momento condições para avançar com a compra de uma moradia.
    Vamos recorrer ao crédito bancário e neste momento estou a tentar perceber o que é mais vantajoso no que diz respeito a custos, construir ou adquirir.
    O cenário é simples: a moradia que pretendemos adquirir vai começar a ser construída dentro de pouco tempo. O negócio seria uma compra "chave na mão", embora com a possibilidade de podermos fazer os típicos ajustes de uma casa que está a ser erguida. Sendo uma compra, como sabem a "pancada" em IMT e imposto de selo é elevada.
    Entretanto no banco propuseram-nos um outro cenário: o da construção. Ou seja, se conseguirmos transformar o negócio da compra da casa num negócio de compra de terreno + construção da casa, a fatia do IMT (e imposto de selo, imagino) correspondente ao custo de construção da casa seria poupado. As condições do crédito, aparte dos custos adicionais de vistorias, seguro e afins, seriam as mesmas.
    A saber: já existe um projeto aprovado para a construção da moradia, não sei se a partir do momento em que o terreno fosse vendido se haveria a necessidade de passar novamente por todo o processo de aprovação.

Tratando-se da primeira experiência nestas andanças, gostaria de obter todo o feedback de quem é mais entendido no assunto. Por isso pergunto-vos se, neste enquadramento, a construção seria o cenário mais favorável em termos de custos.
  2.  # 2

Não vá por aí... o IMT do terreno é substancialmente mais caro (6,5%), portanto está a tentar poupar uns trocos para gastar mais num futuro próximo! Alem disso, na construção o banco ganha mais (basta ver por exemplo as vistorias para libertação de capital). Tome você a decisão... construir dá mais dor de cabeça mas também dará um maior gozo. Se tem gente de confiança e conhece o mercado talvez construir seja a melhor opção, caso não tenha grandes conhecimentos compre chave na mão mas claro, tendo todas as cautelas necessárias (procurar referências do construtor, processos judiciais em curso, etc...).

Eu comprei chave na mão com possibilidade de escolha de acabamentos a um construtor muito conhecido da terra. Até ver, não me arrependo.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  3.  # 3

A compra "chave na mão" seria nesses mesmos termos.
    O construtor é de confiança e, de acordo com vários testemunhos isentos, faz construção com qualidade.

Os custos das vistorias seria à partida desprezável face à poupança em IMT que se conseguiria obter. E não se tratando de nenhuma ilegalidade, é algo que não quero desconsiderar logo à cabeça.

O processo da construção da casa seria, em termos práticos, idêntico quer numa opção quer noutra, isto é, a obra seria colocada nas mãos do construtor tal como se fosse um negócio chave na mão.

A questão que se coloca é mesmo se uma poupança de alguns milhares de euros poderá compensar os passos adicionais que a opção pela construção traria.
  4.  # 4

Esqueça a poupança de IMT....

Uma casa paga por escalões um valor nunca superior a 6% - se for habitação própria e permanente (no caso da construção em função do VPT). Por sua vez, um terreno paga 6,5%, esqueça isso, só se o VPT for muito inferior ao valor que irá dar pela casa, mas mesmo assim não sei onde ve a poupança de milhares de euros!!!!
    • dmrs
    • 9 agosto 2016

# 5

Provavelmente depende de vários factores e pormenores e o mais fácil será fazer as contas a tudo.
    Por exemplo, por cada vistoria do banco para libertação de dinheiro é cobrado cerca de 100/150€ (pelo menos foi a informação que o meu banco me deu há cerca de 15 dias), portanto convém perceber só nesse aspecto quantas vezes teriam de ir vistoriar vs. o que iria poupar no IMT e se lhe compensava.

E isto é só um dos pormenores envolvidos.

No entanto, eu se pudesse construir teria de ser de raiz (projecto incluído), afinal essa é a meu ver a parte que dá mais gozo numa construção de raiz: ser totalmente aos nossos gostos e totalmente de acordo com as nossas necessidades, o que num projecto pré-feito não me parece que seja assim tão fácil de acontecer. Para comprar com terreno + casa incluído eu ainda não vi bons negócios sinceramente (pode depender da zona e também do que cada pessoa pretende comprar e pode gastar).

Mas a diferença de valor é assim tão elevada? Pois se não for não seria preferível ter a casa que prefere mesmo que pague um pouco mais? Fará assim tanta diferença mesmo a longo prazo?
    • jcfcid
    • 9 agosto 2016 editado

# 6

Colocado por: SupporterEsqueça a poupança de IMT....

Uma casa paga por escalões um valor nunca superior a 6% - se for habitação própria e permanente (no caso da construção em função do VPT). Por sua vez, um terreno paga 6,5%, esqueça isso, só se o VPT for muito inferior ao valor que irá dar pela casa, mas mesmo assim não sei onde ve a poupança de milhares de euros!!!!

Eu não concordo neste ponto.

Entre pagar 6,5% num terreno de 60k ou pagar 6% num valor de 250k (construção + terreno), prefiro pagar os 6,5% do terreno. Estou a pensar precisamente fazer isto precisamente num futuro proximo.

Poupo cerca de 6k mil euros em IMT pelas contas que fiz. Dá para as vistorias e mais algumas coisas.

PS: Deixo aqui um "calculador" para ajudar, caso seja necessário.

http://apemip.info/info/imt.cfm
  5.  # 7

Não se esqueça que após a conclusão da casa a casa é avaliada (onde determinam o VPT e após licença de utilização) e terá de pagar IMT...
  6.  # 8

Colocado por: SupporterNão se esqueça que após a conclusão da casa a casa é avaliada (onde determinam o VPT e após licença de utilização) e terá de pagar IMT...

eu so paguei IMT do terreno..... depois da casa feita nao paguei nenhum IMT, até porque na realidade o que está a transacionar é apenas o Terreno.

ate ter a casa pronta e inscrita nas finanças paguei IMI sobre o terreno....e aí sim, a taxa é muito diferente!
    • RCF
    • 9 agosto 2016

# 9

Colocado por: SupporterNão se esqueça que após a conclusão da casa a casa é avaliada (onde determinam o VPT e após licença de utilização) e terá de pagar IMT...

a casa será avaliada, no final, para apuramento do IMI a pagar e não do IMT
    Concordam com este comentário: Jpires76, jorgferr, jcfcid
  7.  # 10

8.  # 11

As minhas contas são precisamente as mesmas do jcfcid, não com os mesmos valores, mas lá perto.
    Daí que, entre o IMT do terreno, imposto de selo vistorias e seguro de construção, sobram cerca de 5000€ (talvez um pouco mais) para o que pagaria na aquisição normal da moradia.

Um outro ponto que ainda não esclareci com o banco é a forma como o financiamento decorrerá. Fiquei com a ideia de que existem produtos consolidados para a auto construção (compra de terreno + construção), mas agora fiquei na dúvida se será mesmo assim ou se será necessário subscrever dois créditos diferentes.
  9.  # 12

Colocado por: inquilinoptAs minhas contas são precisamente as mesmas do jcfcid, não com os mesmos valores, mas lá perto.
    Daí que, entre o IMT do terreno, imposto de selo vistorias e seguro de construção, sobram cerca de 5000€ (talvez um pouco mais) para o que pagaria na aquisição normal da moradia.

Um outro ponto que ainda não esclareci com o banco é a forma como o financiamento decorrerá. Fiquei com a ideia de que existem produtos consolidados para a auto construção (compra de terreno + construção), mas agora fiquei na dúvida se será mesmo assim ou se será necessário subscrever dois créditos diferentes.

Estamos precisamente na mesma situação.

Terei de pedir um credito para terreno e posterior construção. O que me tem dito é que tenho de fazer créditos separados (visto ser autoconstrução).

Aqui surge um problema, só emprestam normalmente até 60% do valor do terreno (Quando emprestam). Visto ter um apartamento livre de encargos, irei usar o mesmo e fazer uma especie de hipoteca para dar garantia ao emprestimo de terreno (com taxas superiores, que abaterei com a venda do apartamento).
    • ik
    • 10 agosto 2016

# 13

Está a esquecer um pormenor que ainda faz alguma diferença a nível de custo

Se comprar uma casa já feita, paga o valor acordado e no dia seguinte vai lá dormir

Se quiser construir e dependendo do tempo que demora a fazer o projecto, a estar aprovado e até finalmente construída podem passar 2 anos ou mais e o custo final nunca é o esperado

Faça bem as contas, se estiver a pagar renda então o valor sobe bastante
  10.  # 14

Colocado por: inquilinoptAs minhas contas são precisamente as mesmas do jcfcid, não com os mesmos valores, mas lá perto.

Ai é que assuas contas falham. Emprestar para auto construçao par alguns bancos é bicho de 7 cabeças. Comprar, se for imóvel do banco ou empreendimento com protocolo é muito mais fácil...
  11.  # 15

Eu acho que ele vai construir de qualquer das formas. Aqui a diferença é entre pagar o IMT só do terreno ou da casa toda em si.

Concordo que é mais facil pedir emprestimo para a casa ja construida, mas no entanto paga cerca de 5mil euros a mais depois de IMT.

Tem de por na balança o que lhe é mais favoravel e o que é possivel Aconselhava a ir a alguns bancos e pedir umas simulações e expor o seu caso.
  12.  # 16

se tivesse confiança no empreiteiro eu comprava a casa depois de construída. muito menos chatisses
    Concordam com este comentário: tozepalma
  13.  # 17

Colocado por: pauloagsantosse tivesse confiança no empreiteiro eu comprava a casa depois de construída. muito menos chatisses

É verdade, compra é mais caro e se for em Lisboa compra à vontade 20% mais caro pelo menos
  14.  # 18

Colocado por: JoaoPinaÉ verdade, compra é mais caro e se for em Lisboa compra à vontade 20% mais caro pelo menos

Continua com os disparates.
    Alguém acredita que a construção dá 20% de lucro? Se fosse verdade éramos todos construtores!
  15.  # 19

Colocado por: Picareta
    Continua com os disparates.
    Alguém acredita que a construção dá 20% de lucro? Se fosse verdade éramos todos construtores!

Oh Picareta você é que não sabe do que fala. Se comprar feito ganha X o construtor e mais Y o promotor. Você vive em que mundo?
  16.  # 20

Aliás há muita malta que só compra lotes com projectos aprovados. Manda construir e ganha o construtor e depois mete mas 30 ou 40 000 e vendem-se que nem pães quentes em Lisboa.

0.0221 seg. NEW