Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Depende que entende por chave mao.
    Por aqui quando se fala em chave na mão, referimo-nos geralmente as. Imobiliárias tipo Era, remax
    No seu caso estará a falar de entregar a obra toda ou quase a um empreiteiro? Certo;?
    • emad
    • 16 agosto 2016

# 42

Correcto.
  2.  # 43

Aquilo que refere nada tem a ver com a rapidez, e coordenação.
    Para uma obra não ter derrapagens de preço, tem de ter um bom projecto, bem pormenorizado, sem erros nem lapsos, com mapa de medições definido, bem detalhado, correcto, definição exacta de materiais, referências, de forma a que quando o empreiteiro for a fazer não haja margem de dúvidas. Nesse mapa se trabalhos tem de la estar, tudo, tudo... Desde o muro, ao portão, ao motor, número de polícia, armários, roupeiros, móveis, estores, marca dos mecanismos eletricidade, recuperador, tubo de ventilação, grelha, respiro... Etc etc
    Estou com uma obra que à três meses andam para escolher sanitas e torneiras, a obra não parou, mas concerteza atrasa 1 mês ou mais.
  3.  # 44

Colocado por: callinasAquilo que refere nada tem a ver com a rapidez, e coordenação.
    Para uma obra não ter derrapagens de preço, tem de ter um bom projecto, bem pormenorizado, sem erros nem lapsos, com mapa de medições definido, bem detalhado, correcto, definição exacta de materiais, referências, de forma a que quando o empreiteiro for a fazer não haja margem de dúvidas. Nesse mapa se trabalhos tem de la estar, tudo, tudo... Desde o muro, ao portão, ao motor, número de polícia, armários, roupeiros, móveis, estores, marca dos mecanismos eletricidade, recuperador, tubo de ventilação, grelha, respiro... Etc etc
    Estou com uma obra que à três meses andam para escolher sanitas e torneiras, a obra não parou, mas concerteza atrasa 1 mês ou mais.

Deixo aqui os meus 5 cent.

Realmente se fosse assim tão simples a "coisa" (leia-se contrução) era bem mais simple e com metade das dores de cabeça.
    Eu falo pela minha esperiência pessoal. No meu caso a minha esposa não consegue ter uma percepção do espaço ao olhar para as plantas/projecto. Como é que eu a "obrigava" a escolher as louças, torneiras, azulejos, mosaicos, carpintarias,... em fase de projecto, se ela não conseguia ver "um boi" ao olhar para o projecto??

Essa foi uma das razões por ter-mos optado por construir por fases. à medida que a obra foi crescendo, ela foi tendo uma percepção do resultado final. Assim acaba por tornar-se mais facil para ambos. Para ela que pode escolher os acabamentos tendo uma percepção mais exacta do resultado final, e para mim pois são muito menos dores de cabeça...

Como é obvio, que tem implicações na duração da obra... mas no meu caso os atrasos derivados desta "indefinição" acabam por ter muito mais vantagens.

O meu projecto não era/é perfeito (muito longe disso), mas mesmo que fosse teria tido os mesmos problemas. Por isso, essa questão da coordenação tem muito que se lhe diga...
    Concordam com este comentário: alexp
  4.  # 45

No nosso caso tudo se torna mais simples, porque já existem algumas moradias construídas com o projeto standard. Por isso já temos uma referência dos materiais aplicados e da divisão do espaço interior e daí nos sentirmos mais confortáveis a enveredar pela "pseudo" auto construção, atendendo à poupança que já referi aquando da mensagem original.

0.0131 seg. NEW