Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 18 agosto 2016 editado

# 1

Porque é barato e com a desgraça é mais rápido reerguer construindo de novo. No canada constroem uma casa num mês.
    Não quis dizer que somos burros. Aqui por vezes as pessoas ditas entendidas parecem miopes.
    Esquecem que existem variaveis culturais que precisam de décadas ou centenas de anos para serem mudadas ou adaptadas.
    Olha-se para posts com sistemas de construção diferentes do normal e os arquitectos são os primeiros a colocarem defeitos. Porque será? Nos criticamos o que não dominamos. É natural.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    • emad
    • 18 agosto 2016 editado

# 2

Eu construi em alvenaria porque e o normal no nosso país. E como nos outros sistemas e difícil arranjar provas consistentes, eu não arrisco a ser cobaia a enterrar 200000€. Se tivesse dinheiro para deitar fora se calhar era facil arriscar.
    Na Alemanha é igual, no Canadá é igual, na França e igual, etc. Tudo depende do que é a normalidade e o mais acessível no momento em cada lugar.
    Agora não me venham dizer que na Alemanha se faz assim e na suiça assado, e que nos somos ignorantes e não sabemos fazer nada. Raio de complexo de inferioridade.
    Fazemos as coisas ha nossa maneira e ponto. Se os arquitectos acharem que devem mudar, que assumam riscos e mudem a arquitectura. Passem a fazer casas de outra forma.
    Nota: Porque será que agora todos metem capoto? e não venham dizer que em Portugal já se coloca capoto ha 30 anos.
  1.  # 3

Quando vem um tornado as casas de madeira voam . E eu penso , não há betão nem tijolos? Que nabos !
  2.  # 4

Caro JBARROS,

eu tive a mesma dúvida e depois de muito pesquisar a conclusão foi que laminado da quick-step é o que oferece melhores características para PRH, quer para calor ou frio. veja aqui o pdf: http://www.quick-step.com.au/en-au/articles/QuickStep-Laminate-on-underfloor-heating-or-cooling
    aqui o que interessa é ter um R-value (m²K/W) o mais baixo possível. As regulações obrigam a menor que 0.15 para aquecimento e menor que 0.1 para arrefecimento. Poderá verificar que existem soluções com R a partir de 0.062 m²K/W, para o combinado final underlay+laminado.
    Procurei em outras marcas (wicanders, tarkett, finsa, krono-swiss) e não encontrei valores tão bons como na quick-step.

As soluções em madeira maciça e estratificados não são tão interessantes pois além de terem um valor de R mais elevado, são mais propícias a problemas devido à madeira ser um produto natural que trabalha.

As soluções em cerâmica de imitação de madeira da revigres (linha exotic) e da cinca (35€/m2) tem estéticas muito interessantes.
    Concordam com este comentário: NJ76
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  3.  # 5

Obrigado pelo post LuisVL
    Vou procurar aqui na minha zona de Braga um representante
    Quanto ao preço, quanto ronda o m2?
    • Skinkx
    • 19 agosto 2016 editado

# 6

Colocado por: LuisVLCaro JBARROS,

eu tive a mesma dúvida e depois de muito pesquisar a conclusão foi que laminado da quick-step é o que oferece melhores características para PRH, quer para calor ou frio. veja aqui o pdf:http://www.quick-step.com.au/en-au/articles/QuickStep-Laminate-on-underfloor-heating-or-cooling
    aqui o que interessa é ter um R-value (m²K/W) o mais baixo possível. As regulações obrigam a menor que 0.15 para aquecimento e menor que 0.1 para arrefecimento. Poderá verificar que existem soluções com R a partir de 0.062 m²K/W, para o combinado final underlay+laminado.
    Procurei em outras marcas (wicanders, tarkett, finsa, krono-swiss) e não encontrei valores tão bons como na quick-step.

As soluções em madeira maciça e estratificados não são tão interessantes pois além de terem um valor de R mais elevado, são mais propícias a problemas devido à madeira ser um produto natural que trabalha.

As soluções em cerâmica de imitação de madeira da revigres (linha exotic) e da cinca (35€/m2) tem estéticas muito interessantes.

Madeira densa com 15 mm de espessura
    R=0.015/0.23=0.065

Flutuante laminado 7 mm com underlay 2 mm
    R=0.007/0.18+0.002/0.10=0.059

E isto com uma subcamada/underlay de 2 mm, que as há de maior espessura. E a madeira, colada, também não precisa de ter 15 mm de espessura.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
  4.  # 7

Colocado por: SkinkxFlutuante laminado 7 mm

Meter um laminado de 7mm sobre piso radiante, faz-me lembrar aqueles que compram um Mercedes e depois não tem dinheiro para a gasolina
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 8

Serei só eu a já ter visto flutuante laminado a abrir juntas (dezenas deles) ou a levantar??
    Esta ideia de que só a maldita madeira é que trabalha é completamente falsa.
    E digo mais, na minha modesta opinião, um soalho estratificado se for de qualidade e bem aplicado tem uma estabilidade muito maior, se confrontado com variações térmicas ou de humidade, do que qualquer pavimento laminado.
    Agora claro está, eu não tenho culpa que grande parte dos assentamentos de soalho que andam por ai sejam chapa 5 e depois dá obviamente cócó...
    • emad
    • 19 agosto 2016

# 9

Colocado por: Joao DiasSerei só eu a já ter visto flutuante laminado a abrir juntas (dezenas deles) ou a levantar??
    Esta ideia de que só a maldita madeira é que trabalha é completamente falsa.
    E digo mais, na minha modesta opinião, um soalho estratificado se for de qualidade e bem aplicado tem uma estabilidade muito maior, se confrontado com variações térmicas ou de humidade, do que qualquer pavimento laminado.
    Agora claro está, eu não tenho culpa que grande parte dos assentamentos de soalho que andam por ai sejam chapa 5 e depois dá obviamente cócó...

Mais uma vez digo. Está tudo dito.
    Pedra ou cerâmico não existe esse risco.
  6.  # 10

Colocado por: emad

Está? Sabe quantos cerâmicos já vi partidos ou debicados ou a levantar por causa da humidade?? Uma vez mais dezenas deles.
    TODOS os acabamentos de chão estão dependentes de todas as especialidades que vieram antes.
    Os nossos soalhos, independentemente do cuidado que temos sempre nas aplicações, também trabalham, também abrem juntas, etc,etc. Como tudo, a qualidade do nosso trabalho está intrinsecamente ligada á qualidade existente na habitação principalmente a nivel de isolamento e controle térmico.
    Regra geral somos nós que fechamos a porta e como toda a gente sabe, infelizmente, a maioria do pessoal que se vê para ai a trabalhar trabalha na base do "quem vier a seguir que feche a porta"... Pois, somos nós!!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves
  7.  # 11

sempre qie nao se cumprem os procedimentos de instalação existem sempre riscos associados independentemente do acabamento escolhido.

Sempre que os mesmos sejam respeitados deixam de existir riscos.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, emad
  8.  # 12

Colocado por: Joao DiasEstá? Sabe quantos cerâmicos já vi partidos ou debicados ou a levantar por causa da humidade??
    muito provavelmente nao será por causa da humidade mas de diferentes dilatação/contração entre material e suporte.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 13

Colocado por: jorgealvesmuito provavelmente nao será por causa da humidade mas de diferentes dilatação/contração entre material e suporte.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Claro, mas a humidade não ajuda nada á estabilidade. Seja que material for.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: crapa
    • emad
    • 19 agosto 2016

# 14

Uma pergunta para o Jorge Alves. Como aplicador de PRH exímio, para si qual a melhor solução.
    PRH+madeira ou PRH+ceramico/pedra?
    Não tenha medo de responder. O jorge e o joao dias são ambos excelentes profissionais, e não e isso que está em questão.
    E não pretendo uma resposta com variaveis e cenários.
  10.  # 15

Colocado por: emadUma pergunta para o Jorge Alves. Como aplicador de PRH exímio, para si qual a melhor solução.
    Não tenha medo de responder. O jorge e o joao dias são ambos excelentes profissionais, e não e isso que está em questão.

O PRH para "fazer frio" também pode ser em madeira?
  11.  # 16

Colocado por: Picareta
    Meter um laminado de 7mm sobre piso radiante, faz-me lembrar aqueles que compram um Mercedes e depois não tem dinheiro para a gasolina
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Comparei o cenário mais desfavorável na madeira colada com o cenário mais favorável no flutuante - é o único em que o flutuante sai a ganhar e é por pouco. Em todos os outros cenários, a madeira colada tem sempre menor resistência à emissão de calor, pelo que é funcionalmente/tecnicamente superior a um laminado, mesmo quando combinado com piso aquecido.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  12.  # 17

Colocado por: SkinkxComparei o cenário mais desfavorável na madeira colada com o cenário mais favorável no flutuante

Erradamente citei o Skinkx.
    A citação deveria ter sido esta:

Colocado por: JBARROSNeste momento estou inclinado para AC4 de 7ml hidrofugo
  13.  # 18

Colocado por: emadUma pergunta para o Jorge Alves. Como aplicador de PRH exímio, para si qual a melhor solução.

A melhor solução ser uma não quer dizer que as outras sejam más. Uma é óptima, as outras são apenas boas.

Se para ter pavimento radiante tivesse obrigatoriamente que ter cerâmica ou pedra nos quartos... bem, talvez fosse o suficiente para não querer colocar pavimento radiante.

Como em tudo, há o bom, o óptimo, o assim-assim e o mau.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves, NJ76
    • pjf
    • 19 agosto 2016 editado

# 19

Isso é o que voçe pensa,pode ter a certeza se houver um inverno de muito frio e tiver que aumentar a temperatura do piso radiante vai ver o resultado do pavimento em ceramico, levanta tudo! Existem soluçoes para que isso não aconteça , duvido que em portugal o façam , fica muito caro!
    •  
      omega
    • 19 agosto 2016

# 20

eu tenho soalho de 22mm colado e PRH e não o trocava por ceramico ou pedra.
    nos wc's e cozinha é pedra e ceramica e gosto bem mais de andar descalço na madeira.
    podem vir e dizer o que quiserem, mas o piso AQUECE.
    está colado com sika Sikabond 50 Parquet, o preço não é meigo e pode não ser a melhor cola para soalho, mas é indicada para tal
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, Joao Dias, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves

0.0387 seg. NEW