Colocado por: LuisVLCaro JBARROS,
eu tive a mesma dúvida e depois de muito pesquisar a conclusão foi que laminado da quick-step é o que oferece melhores características para PRH, quer para calor ou frio. veja aqui o pdf:http://www.quick-step.com.au/en-au/articles/QuickStep-Laminate-on-underfloor-heating-or-cooling
aqui o que interessa é ter um R-value (m²K/W) o mais baixo possível. As regulações obrigam a menor que 0.15 para aquecimento e menor que 0.1 para arrefecimento. Poderá verificar que existem soluções com R a partir de 0.062 m²K/W, para o combinado final underlay+laminado.
Procurei em outras marcas (wicanders, tarkett, finsa, krono-swiss) e não encontrei valores tão bons como na quick-step.
As soluções em madeira maciça e estratificados não são tão interessantes pois além de terem um valor de R mais elevado, são mais propícias a problemas devido à madeira ser um produto natural que trabalha.
As soluções em cerâmica de imitação de madeira da revigres (linha exotic) e da cinca (35€/m2) tem estéticas muito interessantes.
Colocado por: SkinkxFlutuante laminado 7 mm
Colocado por: Joao DiasSerei só eu a já ter visto flutuante laminado a abrir juntas (dezenas deles) ou a levantar??
Esta ideia de que só a maldita madeira é que trabalha é completamente falsa.
E digo mais, na minha modesta opinião, um soalho estratificado se for de qualidade e bem aplicado tem uma estabilidade muito maior, se confrontado com variações térmicas ou de humidade, do que qualquer pavimento laminado.
Agora claro está, eu não tenho culpa que grande parte dos assentamentos de soalho que andam por ai sejam chapa 5 e depois dá obviamente cócó...
Colocado por: emad
Mais uma vez digo. Está tudo dito.
Pedra ou cerâmico não existe esse risco.
Colocado por: emadsempre qie nao se cumprem os procedimentos de instalação existem sempre riscos associados independentemente do acabamento escolhido.
Mais uma vez digo. Está tudo dito.
Colocado por: Joao DiasEstá? Sabe quantos cerâmicos já vi partidos ou debicados ou a levantar por causa da humidade??muito provavelmente nao será por causa da humidade mas de diferentes dilatação/contração entre material e suporte.
Colocado por: jorgealvesmuito provavelmente nao será por causa da humidade mas de diferentes dilatação/contração entre material e suporte.
Colocado por: emadUma pergunta para o Jorge Alves. Como aplicador de PRH exímio, para si qual a melhor solução.
PRH+madeira ou PRH+ceramico/pedra?
Não tenha medo de responder. O jorge e o joao dias são ambos excelentes profissionais, e não e isso que está em questão.
E não pretendo uma resposta com variaveis e cenários.
Colocado por: Picareta
Meter um laminado de 7mm sobre piso radiante, faz-me lembrar aqueles que compram um Mercedes e depois não tem dinheiro para a gasolina
Colocado por: SkinkxComparei o cenário mais desfavorável na madeira colada com o cenário mais favorável no flutuante
Colocado por: JBARROSNeste momento estou inclinado para AC4 de 7ml hidrofugo
Colocado por: emadUma pergunta para o Jorge Alves. Como aplicador de PRH exímio, para si qual a melhor solução.
PRH+madeira ou PRH+ceramico/pedra?
Não tenha medo de responder. O jorge e o joao dias são ambos excelentes profissionais, e não e isso que está em questão.
E não pretendo uma resposta com variaveis e cenários.
Colocado por: emadIsso é o que voçe pensa,pode ter a certeza se houver um inverno de muito frio e tiver que aumentar a temperatura do piso radiante vai ver o resultado do pavimento em ceramico, levanta tudo! Existem soluçoes para que isso não aconteça , duvido que em portugal o façam , fica muito caro!