Iniciar sessão ou registar-se
    • ktm333
    • 29 janeiro 2017 editado

     # 801

    Desde o Natal que não ponho os pés na Horta, mas continua tudo na mesma, erva, erva e mais erva, só lá para Março/Abril é que se enterra a erva e se começa a "semear a sério", até lá e só couves, almeirões e nabos que o tempo não da para mais, la para final de Fevereiro, inicio de Março, começa-se a pensar em semear as batatas "temporão", gostava de ter o Clima dos Açores por cá!
  1.  # 802

    Colocado por: ktm333Desde o Natal que não ponho os pés na Horta, mas continua tudo na mesma, erva, erva e mais erva, só lá para Março/Abril é que se enterra a erva e se começa a "semear a sério", até lá e só couves, almeirões e nabos que o tempo não da para mais, la para final de Fevereiro, inicio de Março, começa-se a pensar em semear as batatas "temporão", gostava de ter o Clima dos Açores por cá!
    está muito bom este ano é verdade ... Para quem faz vida disso fica fácil trabalhar na horta mas tenho tido azar aos fins de semana , tem chovido muito , tenho um camião de estrume de galinha para espalhar e não consigo ... Tenho batata a grelar e não vai para a terra ... Ta difícil para mim tenho que soltar aquele barro com madeira e não consigo .
  2.  # 803

    Rafael já tinha saudades de ver, por aqui, as fotos que nos revelam o verdadeiro oásis com que nos brinda, de vez em quando, para nossa admiração.
    Os Açores são mesmo uma terra abençoada!
    Concordam com este comentário: jorgand, branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  3.  # 804

    Colocado por: maria rodriguesRafael já tinha saudades de ver, por aqui, as fotos que nos revelam o verdadeiro oásis com que nos brinda, de vez em quando, para nossa admiração.
    Os Açores são mesmo uma terra abençoada!
    Concordam com este comentário:jorgand
    amanhã vou à outra terra só para lhe mostrar o cebolinho plantado , os alhos franceses e o Faval se não chover claro .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
    • ktm333
    • 29 janeiro 2017 editado

     # 805

    Colocado por: rafaelisidorotenho um camião de estrume de galinha para espalhar e não consigo

    Costuma dar-se bem com esse estrume? Quando aplicado em excesso, "queima" as plantas, a minha mãe uma vez foi na ideia de meter nos vasos das flores cá de casa e secaram-se todas lol a minha avó costuma usar nos canteiros, mas de forma moderada e nota-se que é melhor que o das cabras.
    Colocado por: rafaelisidoroTa difícil para mim tenho que soltar aquele barro com madeira e não consigo .

    Onde é que arranja a madeira? Estou tentado a arranjar alguma madeira para espalhar e ver no que dá, mas nem preços sei, ja tentei ver nas serrações da região mas até hoje ninguém me deu preços..
    Colocado por: rafaelisidoroe o Faval

    Com o tempo que tem estado (Apanhei -7 as 8 da manha) até as favas se queimaram com o gelo.
  4.  # 806

    Colocado por: ktm333
    Costuma dar-se bem com esse estrume? Quando aplicado em excesso, "queima" as plantas, a minha mãe uma vez foi na ideia de meter nos vasos das flores cá de casa e secaram-se todas lol a minha avó costuma usar nos canteiros, mas de forma moderada e nota-se que é melhor que o das cabras.

    Onde é que arranja a madeira? Estou tentado a arranjar alguma madeira para espalhar e ver no que dá, mas nem preços sei, ja tentei ver nas serrações da região mas até hoje ninguém me deu preços..
    o meu estrume vem carregado de aparas ( fibra ) madeira era isso que me referia , mas já coloquei lenha de estufa , que é ramada verde triturada , um atrelado cheio na altura custou-me +- 200euros , como tenho abrigos de incenso quando faço a poda pico o mais grado e lavro tudo a seguir , fiz um tentativa de um triturador mas ainda não chegou ao fim ... Quando chegar ao fim tenho lenha para cortar com fartura
  5.  # 807

    O estrume de galinha é muito forte , pelo que o dado é espalhar e depende da camada podemos usar a fresa ( camada ligeira ) ou usar o arado para camadas altas de estrume , na camada ligeira depois de uma semana pode levar a sementeira , se levar camada grossa no minimo tem que fermentar uns 15 dias , caso contrário coze tudo e morre tudo ... Mas o estrume de galinha com fibra é o melhor que conheço para barro .
  6.  # 808

    Colocado por: ktm333Costuma dar-se bem com esse estrume? Quando aplicado em excesso, "queima" as plantas, a minha mãe uma vez foi na ideia de meter nos vasos das flores cá de casa e secaram-se todas lol a minha avó costuma usar nos canteiros, mas de forma moderada e nota-se que é melhor que o das cabras.

    Primeiro o estrume deve ficar ao ar livre, em montículos, no mínimo durante uma semana. Como é muito forte deve passar-lhe por cima o relento, a humidade da noite, para diminuir o excesso de nitrogénio, fosfato e fósforo. E tem de ser aplicado com alguma moderação. Se se respeitarem algumas destas regras, não deixa de ser um muito bom fertilizante.
  7.  # 809

    Colocado por: maria rodrigues
    Primeiro o estrume deve ficar ao ar livre, em montículos, no mínimo durante uma semana. Como é muito forte deve passar-lhe por cima o relento, a humidade da noite, para diminuir o excesso de nitrogénio, fosfato e fósforo. E tem de ser aplicado com alguma moderação. Se se respeitarem algumas destas regras, não deixa de ser um muito bom fertilizante.
    não pode deixar os montes uma noite , isso faz com que nesta zona na nasça nada durante algum tempo significativo , bom mesmo é espalhar e lravar para o misturar e diluilo melhor ...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  8.  # 810

    Colocado por: rafaelisidoronão pode deixar os montes uma noite , isso faz com que nesta zona na nasça nada durante algum tempo significativo , bom mesmo é espalhar e lravar para o misturar e diluilo melhor ...

    Tem razão, em parte. Quando digo «montículos» refiro-me a pequenas porções - que se devem remexer, durante alguns dias - para adubar pequenos espaços de cultivo (onde se plantavam roseiras). Claro que, tratando-se de grandes quantidades, devem espalhar-se pelo terreno. Sim, recordo-me de os meus pais, e eu própria, espalharem o estrume à forquilha - não havia tractor - por cima do terreno, aguardavam uns dias e depois é que lavravam.
  9.  # 811

    Aqui estão elas ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
      IMG_20170131_140827.jpg
      IMG_20170131_140837.jpg
      IMG_20170131_140848.jpg
      IMG_20170131_140902.jpg
      IMG_20170131_140913.jpg
      IMG_20170131_141310.jpg
      IMG_20170131_140929.jpg
      IMG_20170131_140953.jpg
      IMG_20170131_141351.jpg
      IMG_20170131_141554.jpg
      IMG_20170131_141611.jpg
      IMG_20170131_141636.jpg
  10.  # 812

    Cada rego de alho e cebola leva cerca de 170 pés ... Aquelas largatinhas é que me iam custar caro filizmente estavam em apenas 3 pés de couve ... De resto é esperar pelo mau tempo que se avizinha ... Sra Maria ontem não deu , chovia na hora de almoço lol
  11.  # 813

    Colocado por: rafaelisidoroCada rego de alho e cebola leva cerca de 170 pés ... Aquelas largatinhas é que me iam custar caro filizmente estavam em apenas 3 pés de couve ... De resto é esperar pelo mau tempo que se avizinha ... Sra Maria ontem não deu , chovia na hora de almoço lol

    Rafael o mau tempo também chegou ao continente. Chove que chove, mas o pior é o vento coisa a que vocês, ilhéus, já estão habituados.
    Essas lagartas são umas pestinhas: dizimam uma folha de couve em três tempos. E quando a gente pensa que já nos livrámos delas, ei-las que se alojam por detrás da folha e vá de passar de umas para as outras.
    Já agora, Rafael, como consegue eliminá-las sem recurso a químicos?
  12.  # 814

    Colocado por: maria rodrigues
    Rafael o mau tempo também chegou ao continente. Chove que chove, mas o pior é o vento coisa a que vocês, ilhéus, já estão habituados.
    Essas lagartas são umas pestinhas: dizimam uma folha de couve em três tempos. E quando a gente pensa que já nos livrámos delas, ei-las que se alojam por detrás da folha e vá de passar de umas para as outras.
    Já agora, Rafael, como consegue eliminá-las sem recurso a químicos?
    há " remédios " biológicos , usava o dipel agora uso o turrex biológico mas só em caso de epedemia , muita vez nos temos o costumo de catar as couves , volta e meia vemos aquilo por cima e por baixo .... Neste tempo agora não dá muita lagarta pelo que talvez num cento de couves só três apanharam uma desova de uma borboleta ... Agora temos que passar quase todos os dias na terra para apreciar e detetar as pragas para as corrigir a tempo .
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  13.  # 815

    Colocado por: rafaelisidoroAqui estão elas ...

    Rafael, o seu faval está carregadinho de favas, como pode?! Estamos no primeiro dia de Fevereiro! É um deslumbre esta sua produção!

    O cebolo, calculo que a planta seja produto vosso, lançada a semente em alfobres, é carnudo, gordo. Vai pegar num instante. Lindo!!

    O alho francês já é bem crescido, também. Tem aí alhos para dar e vender, Rafael. Adoro o seu «jardim hortícola».
    Que tranquilidade ao olhar essas imagens! Não posso deixar de lhe agradecer. Obrigada!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Toino
  14.  # 816

    Rafael, tem cuidado que elas andam grandes!

    No site do IPMA, nem aparece a altura das ondas!
  15.  # 817

    Colocado por: branco.valterRafael, tem cuidado que elas andam grandes!

    No site do IPMA, nem aparece a altura das ondas!
    para cá não está nada de espacial , ondas Noroeste de 6 a 8 metros , a costa norte é a mais alta da ilha , mas lá está sempre pode fazer prejuízo em algumas freguesias mas não tem nada a ver com o lado sul da ilha ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  16.  # 818

    Colocado por: maria rodriguesRafael, o seu faval está carregadinho de favas, como pode?! Estamos no primeiro dia de Fevereiro! É um deslumbre esta sua produção!
    nem eu sei como tem escapado a tudo e a todos os vendavais eheheheh está num canto mais abrigado até agora safou-se mas nunca se sabe ...



    Colocado por: maria rodriguesO cebolo, calculo que a planta seja produto vosso, lançada a semente em alfobres, é carnudo, gordo. Vai pegar num instante. Lindo!!
    o Cebolo é semeado ao rego , é mais facil de trabalhar este veio mesmo de um rego que aparece já meio vazio nestas ultimas fotos , está a precisar de uns dias de sol e uma remexida na terra para apanhar sol.



    Colocado por: maria rodriguesO alho francês já é bem crescido, também. Tem aí alhos para dar e vender, Rafael. Adoro o seu «jardim hortícola».
    tenho , mas vou colocar outro tanto na outra terra , vender mesmo só se for mesmo para alguem que não mereça comer de graça lol mas vou trocar por outros bens que não consigo produzir , carne de porco , galinhas , vinho , Mel , peixe , fruta , não é uma troca fixa mas quando há este espírito entre amigos isso consola ... uma mão lava a outra e as duas a cara , não é assim Srª Maria ?



    Colocado por: maria rodriguesQue tranquilidade ao olhar essas imagens! Não posso deixar de lhe agradecer. Obrigada!
    Quem agradece sou eu por me sentir útil neste mundo as vezes tão vazio, contribuir com coisas simples como uma foto para que reavive uma memória , uma lembrança , um gosto , um paladar , um minimo de qualquer coisa boa é e será sempre um prazer ... partilho da sua opinião Maria , é na terra que tento reflectir e encontrar tambem alguma paz de espírito , a recarga das baterias para voltar á realidade e as lides da nossa vida no dia a dia é algo muito importante e acontece sempre que levo uns minutos , horas na terra .
    Concordam com este comentário: Toino, alqfig
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, maria rodrigues
  17.  # 819

    Colocado por: rafaelisidoroOntem foi assim ...
    Concordam com este comentário:alqfig
      IMG_20170128_162545.jpg
      IMG_20170128_162557.jpg
      IMG_20170128_162605.jpg
      IMG_20170128_162635.jpg
      IMG_20170128_162649.jpg
      IMG_20170128_162707.jpg
      IMG_20170128_162718.jpg
      IMG_20170128_162734.jpg
      IMG_20170128_162816.jpg


    Dá gosto ver, rafael! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  18.  # 820

    Colocado por: rafaelisidorotenho , mas vou colocar outro tanto na outra terra , vender mesmo só se for mesmo para alguem que não mereça comer de graça lol mas vou trocar por outros bens que não consigo produzir , carne de porco , galinhas , vinho , Mel , peixe , fruta , não é uma troca fixa mas quando há este espírito entre amigos isso consola ... uma mão lava a outra e as duas a cara , não é assim Srª Maria ?

    É sim, Rafael! É um hábito ancestral que se foi perdendo com o aparecimento do dinheiro - "o vil metal"- mas que muito admiro. Quisera estar perto de si!
    Ainda sou do tempo em que a varina (peixeira) calcorreava a aldeia a vender o peixe de porta em porta e trazia na cesta, junto ao pescado, alguns ovos que recebia, como moeda de troca, para pagamento das sardinhas ou dos carapaus.
 
0.3337 seg. NEW