Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: boxO primeiro, com o qual mais nos identificamos, propusemos que nos fizesse uma proposta mediante pagamento - apenas desenho, nada de maqueta (caso fosse escolhido seria descontado no custo total de desenvolvimento do projeto).
    Outro decidiu, por iniciativa própria, apresentar uma proposta sem qualquer custo.
    os outros 2 apresentaram apenas proposta de honorários.

O com o qual mais se identificaram ? (Digo eu, esperançadamente).
    • box
    • 19 outubro 2018

# 2

Colocado por: Anonimo06082021Siza..?

jaja!
    somos do povo James.
    não podemos pagar etiquetas mas tentamos valorizar da melhor forma possível a componente humana do projeto.
    • Amy
    • 19 outubro 2018 editado

# 3

Foi o segundo? Ficamos no suspense...
    • box
    • 19 outubro 2018

# 4

Colocado por: AmyFoi o segundo?

aquele que decidiu, por iniciativa própria, apresentar uma proposta sem qualquer custo ou compromisso.
  2.  # 5

Colocado por: box
    aquele que decidiu, por iniciativa própria, apresentar uma proposta sem qualquer custo ou compromisso.

O arquitecto foi inteligente, olhou para o terreno, orientações e cliente e fez um esboço "de gaveta ou adaptado". Depois do cliente ganho, começa de novo e desenvolve. Quanto tempo perdeu? 1h?
    • VCAC
    • 19 outubro 2018

# 6

Malta que intalou Termossifão, que marca escolheram?

DO's e Instaladores: algum feedback relativamente à Cosmosolar??
    • box
    • 19 outubro 2018

# 7

Colocado por: tozepalmaolhou para o terreno, orientações e cliente e fez um esboço "de gaveta ou adaptado"

não podia estar mais longe da realidade.
    • VCAC
    • 23 outubro 2018

# 8

Colocado por: VCACMalta que intalou Termossifão, que marca escolheram?

DO's e Instaladores: algum feedback relativamente à Cosmosolar??

Nenhum feed-back....
    (Anda tudo entretido com as novelas 😁)
    Concordam com este comentário: Amy, two-rok
    • VCAC
    • 23 outubro 2018

# 9

A começar a montagem das loiças sanitárias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      20181023_184401.jpg
      20181023_184521.jpg
  3.  # 10

Bom dia a todos, sendo novo nestas andanças em primeiro lugar quero agradecer ao VCAC pela excelente discussão que tem aqui (isto é quase serviço público, pelo menos para mim que também tenho intenções de me aventurar na construção de uma moradia) e pelo bom gosto na moradia que construiu.

Em segundo lugar ao ver os valores despendidos até me arrepiei, pelo que li (e se percebi bem) os trabalhos de betão terão tido inicio em 12 de abril de 2017 e ficado concluídos aproximadamente dois meses depois sendo que 35% do valor da obra (+-70.000€) foram só para isso. Não tendo ideia do preço por m3 de betão que possa ter sido ali "injetado" parece-me um pouco excessivo o valor (considerando 22 dias de trabalho por mês, vezes dois, dá qualquer coisa como 1600€/dia) mesmo sabendo que o valor corresponde à mão de obra, aluguer de equipamentos e material de construção (e sim entendo que foi contrato chave na mão por isso não há muito a argumentar neste caso)...

Pergunto, há alguém por aqui que tenha ideia do valor por m3 do betão, mais usual (se assim se pode dizer) no nosso país? Compensa contratar um camião com bomba injetora para estes trabalhos ou sai mais em conta fazer tudo em obra?

Perdoem a ignorância mas estou por aqui para ver se aprendo mais alguma coisa.
    Grato antecipadamente pelos eventuais esclarecimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
  4.  # 11

Colocado por: Sendeiroou sai mais em conta fazer tudo em obra?

Não pode fazer betões em obra.
    Os betões estão obrigados a cumprir algumas característica nomeadamente quanto à sua capacidade de aguentar cargas.
    Em obra não consegue garantir essas características.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sendeiro, dmatos
  5.  # 12

Colocado por: zedasilva
    Não pode fazer betões em obra.

Obrigado zedasilva. Então o betão terá de ser sempre adjudicado a uma empresa que execute esse tipo de serviços e aplicado por camião betoneira certo? Fica a questão se alguém sabe dar a informação (meramente indicativa) dos valores praticados por m3 (para a capital e arredores se ajudar).
  6.  # 13

Colocado por: JoelMEu imagino que inclua também o ferro (que também é grande fatia do orçamento).

Sim JoelM, já estava a considerar no material o ferro (sei que o valor de verga com 12mm não chega a 1€ por metro, mesmo que tenha 10km de ferro, que acho improvável, o valor não ultrapassaria os 10.000€ em ferro).
  7.  # 14

Colocado por: VCACTermossifão
    a sério, põe 2 Solcraft que ficas melhor servido desde que seja apoio por esquentador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
  8.  # 15

Colocado por: Sendeirosei que o valor de verga com 12mm não chega a 1€ por metro

Já armar e montar 4 vergas de 12mm e meia dúzia de estribos pode demorar 1 dia.
    Na construção, o material é mais ou menos acessível. A grande fatia dos orçamento vai para a mão de obra.
    Como a maioria dos empreiteiros não sabe orçamentar mão de obra, acabamos por ter orçamentos tão dispares uns dos outros.
    Em obra, confrontados com uma maior exigência construtiva, as coisa podem azedar muito
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sendeiro
  9.  # 16

Colocado por: zedasilvaJá armar e montar 4 vergas de 12mm e meia dúzia de estribos pode demorar 1 dia.

É isto mesmo que eu pretendo perceber antes de me meter em trabalhos. Obrigado
  10.  # 17

Colocado por: ****Se é leigo porque critica e faz contas de merceeiro !

Meu caro lamento se ofendi o seu oficio, mas não critiquei ninguém em nenhuma altura e só estou aqui porque espero aprender alguma coisa com quem já possui a experiência nestas situações (e tenha tempo e paciência para partilhar esses conhecimentos).
  11.  # 18

Colocado por: Sendeiro

É isto mesmo que eu pretendo perceber antes de me meter em trabalhos. Obrigado
    comece por abrir um tópico seu com essas questões.
  12.  # 19

Colocado por: jorgealvescomece por abrir um tópico seu com essas questões.

Foi a primeira coisa em que pensei, mas teria maior dificuldade em fazer o enquadramento...

" ah e tal pretendo iniciar uma moradia mas vi aqui um tópico onde referia certos prazos e certos valores. Podem dar-me uns esclarecimentos sobre o assunto?"

E depois iria provavelmente ter respostas ambíguas e paternalistas que não são de todo o que pretendo.
    Mas percebo perfeitamente a sua sugestão e peço desculpas ao VCAC por ter invadido o excelente trabalho que foi expondo aqui. Vou procurar organizar as minhas dúvidas corretamente e depois criarei um novo tópico onde as poderei (ou não) clarificar.

Fiquem bem e obrigado a todos
    • VCAC
    • 25 outubro 2018

# 20

Colocado por: Sendeiro

Em segundo lugar ao ver os valores despendidos até me arrepiei, pelo que li (e se percebi bem) os trabalhos de betão terão tido inicio em 12 de abril de 2017 e ficado concluídos aproximadamente dois meses depois sendo que 35% do valor da obra (+-70.000€) foram só para isso. Não tendo ideia do preço por m3 de betão que possa ter sido ali "injetado" parece-me um pouco excessivo o valor (considerando 22 dias de trabalho por mês, vezes dois, dá qualquer coisa como 1600€/dia) mesmo sabendo que o valor corresponde à mão de obra, aluguer de equipamentos e material de construção (e sim entendo que foi contrato chave na mão por isso não há muito a argumentar neste caso)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VCAC

Boa Tarde Sendeiro,

Relativamente aos trabalhos com o betão, já não me recordo o tempo que demorou...mas sim, no plano de pagamentos correspondeu mais ou menos a 35% do valor da empreitada.
    No plano de pagamentos (No que respeita ao inicio da obra e trabalhos com betão) tinha:
    Inicio dos trabalhos - 5%
    Após Execução das Fundações - 10%
    Após execução da Estrutura - 20%

Agora isso não quer necessariamente dizer que os trabalhos de betão custem isto...isto apenas representa um esquema de pagamentos acordado entre mim e o construtor (vale o que vale...ele apresentou este esquema e eu aceitei... mas também me disse que o esquema de pagamentos sugerido por eles não reflete minuciosamente os custos com a obra (embora não deva dispersar muito, julgo eu), eles foram "ajustando" os esquemas de pagamentos que apresentam aos clientes muito com base da experiência que vão tendo com os avaliadores da banca (relativamente à libertação de capital), ou seja, por exemplo depois da estrutura, pede-se uma avaliação para libertação de capital e os avaliadores da banca nesta fase costumam libertar cerca de 30%).

O meu betão não foi feito em obra, essa parte o construtor subcontratou. Como estou a construir chave-na-mão, não sei exactamente quanto custa esta fase, nem o m3 de betão, nem de mão de obra...

0.4572 seg. NEW