Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Colocado por: Anonimo18072022A
    Não. Apenas uma solução que exige um reboco complementar.
    Reboco de 3cm. Não será muito reboco? :)
    • MNeo
    • 11 julho 2018 editado

# 342

Colocado por: bruno_bfbPodemos então dizer que a conjugação de pilares de 25 com tijolos de 22cm é uma má opção?

Devia de ter pilares de 22cm ou então bloco de 25cm.

Em alternativa tem o tijolo térmico de 24cm com um 1cm de reboco, como já foi referido.

Não me parece uma boa solução a adoção de tijolo de 22cm com pilares de 25cm
  2.  # 343

Ou seja, fiem-se mais pelos pesos unitários que por essas massas volúmicas todas, que nem eu consigo perceber exactamente a que se refere cada um desses parâmetros.

Mas tendo os kg/uni, não tem nada que enganar.
  3.  # 344

É muito reboco e dinheiro deitado fora
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  4.  # 345

Colocado por: Skinkx

670 kg/m2

670*0.5*0.2*0.25=16.75 kg/uni

Se fosse 1000 kg/m3:
    1000*0.5*0.2*0.25=25 kg/uni

Como o peso anunciado por unidade é na ordem dos 16 kg/m3, o que conta é a "Massa Volúmica Aparente Seca Média". A outra deve ser a densidade do bloco em bruto, como se fosse maciço, não descontados os vazios.

Mas aqui admito que é mais difícil deslindar esta informação técnica, mesmo a condutibilidade térmica declarada é enganadora, porque se seguirmos aqueles "lambdas" aquilo dá valores que me parecem pouco realistas. Eles deviam anunciar o "R", ponto final, como qualquer material heterogéneo deve fazer.

Lambdas para materiais puros, "R" para materiais heterogéneos ou com vazios e o U do elemento construtivo é facilmente determinado pelo projectista. Aquele U anunciado assim é útil ao consumidor, mas enganador para o projectista.

1000kg/m3 de massa volumica seca +-5%.
  5.  # 346

Acho que por este fórum já referiram que outra grande vantagem do tijolo é a capacidade de "regular" a humidade dentro de casa, devido ao tijolo conseguir absorver e libertar alguma da humidade presente no ar. Não sei se isto tem cabimento...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, Anonimo16062021, Joao Dias
  6.  # 347

Colocado por: manelvcAcho que por este fórum já referiram que outra grande vantagem do tijolo é a capacidade de "regular" a humidade dentro de casa, devido ao tijolo conseguir absorver e libertar alguma da humidade presente no ar. Não sei se isto tem cabimento...

Se assim fosse não tinha condensações em paredes duplas de alvenaria
  7.  # 348

Colocado por: riscos
    1000kg/m3 de massa volumica seca +-5%.

Se dá 16 kg/uni, não pode ter essa massa volúmica, ponto final.
  8.  # 349

Skinkx tu és um chato.
      IMG_20180711_173720.jpg
  9.  # 350

E o pior é mesmo quando tenho razão!

Colocado por: riscosSkinkx tu és um chato.
      IMG_20180711_173720.jpg

Quando os engenheiros ligam o complicómetro... dá logo barraca...

https://i.imgur.com/GWcP62W.jpg
  10.  # 351

Colocado por: manelvcAcho que por este fórum já referiram que outra grande vantagem do tijolo é a capacidade de "regular" a humidade dentro de casa, devido ao tijolo conseguir absorver e libertar alguma da humidade presente no ar. Não sei se isto tem cabimento...
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021

Da mesma maneira que a cal regula melhor que o cimento, isto em rebocos.
  11.  # 352

Cuidado com a publicidade "airosa" do isolamento acústico (Rw) do bloco térmico, aquilo diz que é "nas condições de serviço". É preciso saber que condições são essas e eu sou capaz de arriscar que é para o tal exemplo em que o bloco já tem o ETICS em cima e como tal o Rw é o total do paramento e não apenas o do bloco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
  12.  # 353

Eu disse que ajudava, não que fazia milagres... Tudo tem um ponto de saturação
  13.  # 354

Colocado por: SkinkxE o pior é mesmo quando tenho razão!

Quando os engenheiros ligam o complicómetro... dá logo barraca...

https://i.imgur.com/GWcP62W.jpg

Não dá para ver nada…liga para lá porque o documento que te mostrei, está lá1000kg/m3, não estou a inventar nada
  14.  # 355

Colocado por: manelvcEu disse que ajudava, não que fazia milagres... Tudo tem um ponto de saturação

É uma ajuda muito pequenininha tao pequenina que nunca se vê, ou sente
  15.  # 356

Colocado por: riscoscomo normalmente o pilar é de 25 cm fica alinhado sem necessitar de 1 cm de reboco ou estuque interior a mais como necessita o tijolo de 24

No caso do tijolo ser de 24, esse 1 cm de reboco seria por fora ou por dentro? Por fora o ETICS não precisa de tijolo rebocado correcto?
  16.  # 357

Colocado por: riscos

Não dá para ver nada…liga para lá porque o documento que te mostrei, está lá1000kg/m3, não estou a inventar nada

Eu sei que não estás a inventar, mas essa massa volúmica nunca sabes ao certo a que se reporta.

O ficheiro que coloquei também é da Artebel. Fazes abrir imagem em novo separador e fazes zoom, vê-se lá bem "14.5 kg/uni".

E isto é que interessa, eles chamam-lhe massa volûmica aparente, seca, sei lá, mil e uma coisa. Sabendo o peso por bloco ou tijolo, tu fazes o resto sem complicar, foi por isso que te mandei a "boca" do complicómetro, tu tens acesso ao peso por unidade!
  17.  # 358

Colocado por: bruno_bfb
    No caso do tijolo ser de 24, esse 1 cm de reboco seria por fora ou por dentro? Por fora o ETICS não precisa de tijolo rebocado correcto?

por dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno_bfb
  18.  # 359

Colocado por: Skinkx

Eu sei que não estás a inventar, mas essa massa volúmica nunca sabes ao certo a que se reporta.

O ficheiro que coloquei também é da Artebel. Fazes abrir imagem em novo separador e fazes zoom, vê-se lá bem "14.5 kg/uni".

E isto é que interessa, eles chamam-lhe massa volûmica aparente, seca, sei lá, mil e uma coisa. Sabendo o peso por bloco ou tijolo, tu fazes o resto sem complicar, foi por isso que te mandei a "boca" do complicómetro, tu tens acesso ao peso por unidade!

empatados!! são informações divergentes.
    • box
    • 11 julho 2018

# 360

O meu bitaite:
    Pilares de 25
    Pano ext. Tijolo térmico 14
    Pano int. Tijolo tradicional 11
    ETICS EPS 6/8/10

0.0588 seg. NEW