Colocado por: Anonimo18072022AReboco de 3cm. Não será muito reboco? :)
Não. Apenas uma solução que exige um reboco complementar.
Colocado por: bruno_bfbPodemos então dizer que a conjugação de pilares de 25 com tijolos de 22cm é uma má opção?
Colocado por: Skinkx
670 kg/m2
670*0.5*0.2*0.25=16.75 kg/uni
Se fosse 1000 kg/m3:
1000*0.5*0.2*0.25=25 kg/uni
Como o peso anunciado por unidade é na ordem dos 16 kg/m3, o que conta é a "Massa Volúmica Aparente Seca Média". A outra deve ser a densidade do bloco em bruto, como se fosse maciço, não descontados os vazios.
Mas aqui admito que é mais difícil deslindar esta informação técnica, mesmo a condutibilidade térmica declarada é enganadora, porque se seguirmos aqueles "lambdas" aquilo dá valores que me parecem pouco realistas. Eles deviam anunciar o "R", ponto final, como qualquer material heterogéneo deve fazer.
Lambdas para materiais puros, "R" para materiais heterogéneos ou com vazios e o U do elemento construtivo é facilmente determinado pelo projectista. Aquele U anunciado assim é útil ao consumidor, mas enganador para o projectista.
Colocado por: manelvcAcho que por este fórum já referiram que outra grande vantagem do tijolo é a capacidade de "regular" a humidade dentro de casa, devido ao tijolo conseguir absorver e libertar alguma da humidade presente no ar. Não sei se isto tem cabimento...
Colocado por: riscos
1000kg/m3 de massa volumica seca +-5%.
Colocado por: riscosSkinkx tu és um chato.
Colocado por: manelvcAcho que por este fórum já referiram que outra grande vantagem do tijolo é a capacidade de "regular" a humidade dentro de casa, devido ao tijolo conseguir absorver e libertar alguma da humidade presente no ar. Não sei se isto tem cabimento...
Colocado por: SkinkxE o pior é mesmo quando tenho razão!
Quando os engenheiros ligam o complicómetro... dá logo barraca...
Colocado por: manelvcEu disse que ajudava, não que fazia milagres... Tudo tem um ponto de saturação
Colocado por: riscoscomo normalmente o pilar é de 25 cm fica alinhado sem necessitar de 1 cm de reboco ou estuque interior a mais como necessita o tijolo de 24
Colocado por: riscos
Não dá para ver nada…liga para lá porque o documento que te mostrei, está lá1000kg/m3, não estou a inventar nada
Colocado por: bruno_bfb
No caso do tijolo ser de 24, esse 1 cm de reboco seria por fora ou por dentro? Por fora o ETICS não precisa de tijolo rebocado correcto?
Colocado por: Skinkx
Eu sei que não estás a inventar, mas essa massa volúmica nunca sabes ao certo a que se reporta.
O ficheiro que coloquei também é da Artebel. Fazes abrir imagem em novo separador e fazes zoom, vê-se lá bem "14.5 kg/uni".
E isto é que interessa, eles chamam-lhe massa volûmica aparente, seca, sei lá, mil e uma coisa. Sabendo o peso por bloco ou tijolo, tu fazes o resto sem complicar, foi por isso que te mandei a "boca" do complicómetro, tu tens acesso ao peso por unidade!