Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Aproveitando o tópico...
    Reuni hoje com a equipa de engenheiros e arquitetos para ultimar os projetos de especialidade (sobretudo o térmico) e optámos para as paredes exteriores por tijolo térmico de 29cm e capoto de 10cm (vivo numa zona fria no inverno e quente no verão).

Que tijolo térmico aconselham nesta solução escolhida?
    O bloco térmico é melhor ou pior que o tijolo?
    Para esta solução, justifica-se ir para um tijolo (ou bloco) térmico muito caro?

Obrigado desde já pela atenção;)
  2.  # 442

Colocado por: blade2000tijolo térmico de 29cm e capoto de 10cm

A espessura da parede é um exagero, um tijolo de 24cm chega perfeitamente, até um de 19 chegava.
  3.  # 443

A espessura tem a ver com alguns detalhes de construção.
    Mas como vou apresentar a proposta ao construtor (e há por aqui gente muito conhecedora) pedia que, se possível, me esclarecessem, pois para mim a escolha do tijolo (ou bloco) é um tiro no escuro.
    Desde já, grato pela atenção disponibilizada.

Já agora, qual a densidade mínima que sugerem para a lã de rocha de 10cm de espessura que irão colocar junto ao teto, acima do teto falso?
  4.  # 444

Decide isso com o arquitecto e engenheiros das especialidades. É mesmo para isso que lhes está a pagar.
  5.  # 445

Vou aproveitar o tópico e fazer uma pergunta:
    Um dos meus tios trabalha em França e disse que para eliminar as pontes térmicas nas placas de betão, o que fazem é subir o tijolo em toda a casa do lado de fora e assim eliminam-se as pontes térmicas nessa zona.

A minha pergunta é :
    Já viram isto algures nas construções onde passam?
    Fará isto sentido?

Do lado de dentro não percebi ao certo como fica...
  6.  # 446

Isso é a chamada correcção de ponte térmica pelo exterior... Só se usa quando tem sistema de parede dupla. Mesmo assim terá de aplicar um material de isolamento térmico entre o elemento em betão e e a forra cerâmica.

Pessoalmente não especifico assim. Não gosto da solução....

É uma solução corrente e vulgar em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  7.  # 447

Colocado por: Pedro BarradasIsso é a chamada correcção de ponte térmica pelo exterior... Só se usa quando tem sistema de parede dupla. Mesmo assim terá de aplicar um material de isolamento térmico entre o elemento em betão e e a forra cerâmica.

Pessoalmente não especifico assim. Não gosto da solução....

É uma solução corrente e vulgar em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

Obrigado Pedro!

E do lado de dentro o tijolo sobe normal até à placa e continua a existir aquele esferovite entre o exterior e o interior?

É Pedro? Eu das casas que vejo parece-me comum subir o tijolo até à placa e depois fica o reboco/capoto por fora.
    Por isso mesmo aproveitei o tópico para perguntar porque acho que nunca vi aqui em Portugal aquela abordagem.
  8.  # 448

Se levar etics, não há necessidade de forrar os elementos de betão com a forra cerâmica.

Atenção que em França, as técnicas são diferentes... E os requisitos em Portugal para as habitações são mais exigentes, nomeadamente do ponto de vista da resistência ao sismo. Por exemplo nos temos sempre pilares e vigas... Lá poderão ter alvenaria de blocos sem pilares, a laje assenta na alvenaria, etc. Cá não sendo impossível, é muito mais complicado...
  9.  # 449

Colocado por: ****

So corrigem a viga/ pilares e mal .....há 20 anos ja se fazia isto em PT
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

****, dever-se-ia corrigir o quê ainda mais? Cantos no interior/exterior? (só estou mesmoba referir-me a esta questão das paredes)

Por acaso vi no outro dia uma moradia a ser construída pertobda minha zona e tinha as arestas (digamos assim) protegidas...
  10.  # 450

Colocado por: ****no caso dos corpos salientes , sempre com consolas isolantes ou então esses corpos podem ser feitos em metal é ligado ás fachadas com fixações pontuais .

Casinha da avó, o **** não é de ca...
  11.  # 451

Colocado por: riscos
    Casinha da avó, o **** não é de ca...
    Eu acho que se devem contar pelos dedos as casas em PR que têm consolas isolantes!
  12.  # 452

As ligações das casas a corpos salientes ( varandas , alpendres ), a melhor forma de corrigir pontes térmicas é o sistema étics ( lã mineral , eps...) , as pontes existem devem é ser calculadas e corrigidas , no caso dos corpos salientes , sempre com consolas isolantes ou então esses corpos podem ser feitos em metal é ligado ás fachadas com fixações pontuais .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

Muito bem, sempre a aprender.
    Por acaso nunca dei conta de ver isso nas casas que vou vendo serem construídas.
    • DR1982
    • 19 janeiro 2020 editado

# 453

Isto por Portugal deve ser como agua no deserto :)

Aqui antes de aterrarem no contentor do ferro :)
    Concordam com este comentário: zinna
      7AB32AAF-8DC1-4CD3-9CA3-146ACD01CCAA.jpeg
  13.  # 454

Colocado por: ****Para o lixo ?
    Sim, estas 4 e mais 3...
  14.  # 455

Guarda isso pá , tu sabes quanto está aí ??
    Umas boas centenas imagino, podia ter guardado mas so pra levar para PT...
  15.  # 456

Tu não tens ideia , um gajo trás isso por 200/300 paus , com este valor compres 1/3 de uma dessas . 😮😮😮😮
    Tao caras? Pensei que fosse prai 100 e tal cada uma...
    Mas nao é em PT que nao deixam usar?
  16.  # 457

Deixam usar sim ! 160 foram as minhas , cada uma essas são da ancon .
    Quando aparecerem mais ja nao as deixo ir pro lixo, podem sempre dar jeito...
  17.  # 458

Colocado por: larkheJoão Dias , Os tijolos térmicos da Tabicesa que usou foram colados, ou foram cimentados como de fossem blocos normais?

É a principal diferença entre os blocos nacionais e os espanhóis é que os espanhóis são rectificados mecanicamente depois de cozidos de modo a poderem serem colados e assim terem uma junta mínima diminuindo o R, em Portugal não se rectificam blocos e devido a tecnologia usada e ao tamanho dos blocos a superfície não é direita, obrigando na fase de assentamento a uma junta muito maior havendo uma maior transmissão térmica.

No entanto a qualidade das argilas espanholas é muito inferior as portuguesas, pois primeiro que tudo tem altos conteúdos de carbonatos um inimigo natural das argilas cozidas, podendo em certos casos levar a auto destruição dos produtos finais, durante o ciclo de produçao inicio da aplicação em obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rebola,davidsousa

3 anos depois, o cenário ainda é este, ou a indústria nacional já adoptou este processo de rectificação?
  18.  # 459

Vivam, a ver se consigo reabrir o tema!
    Depois de ler as 27 páginas desta muito útil discussão noto uma evolução interessante: o que começou com elogios rasgados ao desempenho térmico da solução do tijolo térmico acabou na conclusão de que o mérito do isolamento é do EPS e que as principais vantagens do tijolo térmico residem noutros factores – acústica, roços, rachas etc.
    Já tinha suspeitado de que as coisas seriam mais ou menos assim ao ver que a Leca, para o seu bloco térmico, apenas apresenta dados de eficiência térmica do produto em conjunto com o Weber Therm Classic. Enfim, não me parece muito sério mas, adiante.
    Aquilo que, nesta altura, ainda me deixa um pouco intrigado é o facto de se partir aqui do princípio que tem de haver capoto: o que aconteceu à parede dupla com caixa de ar?
    Alguém aqui falou em parede dupla, perguntando se o pano mais delgado deve ser o de fora ou o de dentro, mas o assunto parece ter sido “chutado para canto”…
    Eu tenho algumas reservas ao capoto - os motivos não vêm ao caso - e o meu interesse pelo tijolo térmico advém precisamente da possibilidade de dispensar o dito capoto: lá está, como aqui se viu, se é para se colocar isolamento por fora, então o tijolo tradicional vai dar quase ao mesmo – em termos de desempenho térmico, entenda-se!
    Questão: pode ou não o tijolo térmico, em parede dupla e com caixa de ar, e isolamento por dentro, ter idêntico desempenho térmico, com vantagens em termos de humidade/condensação?
    Para facilitar, coloco um cenário concreto, de fora para dentro:
    Tijolo térmico de 30 (e respectivo reboco, obviamente)
    Caixa de ar de 3 (usando a medida habitual, embora em teoria deve obedecer a cálculos)
    Isolamento térmico/acústico de 5
    Pano interior de 7 (okay, é chato para os roços, admitamos canalização por fora e fiquemos pela questão térmica)
    Nota: caixa de ar com calha para escorrência de condensações.
    Uma parede destas (45 no total) seria mais espessa que uma de, por exemplo, tijolo térmico de 30 com capoto de 6 mas, se a espessura/área bruta não for problema, a nível térmico não estaremos igual ou melhor?
    Bem hajam
      Leca.PNG
  19.  # 460

Colocado por: davidsousaAquilo que, nesta altura, ainda me deixa um pouco intrigado é o facto de se partir aqui do princípio que tem de haver capoto: o que aconteceu à parede dupla com caixa de ar?
    Alguém aqui falou em parede dupla, perguntando se o pano mais delgado deve ser o de fora ou o de dentro, mas o assunto parece ter sido “chutado para canto”…

gosto do sistema de parede dupla, quando bem feito com todos os elementos estruturais a serem revestidos pelo interior. Não sou fã de caixas de ar porque não são bem feitas, logo o espaço da caixa de ar deixa de existir e aumenta-se a espessura do isolamento térmico.
    Em termos de Acustica uma parede dupla tem grande vantagem em termos acústicos , em relação a uma parede com bloco ou tilolo térmico.
    Se não quer usar etics, escolha uma parede dupla simples de alvenaria de 15 e 11 cm. A vertente térmica aumenta muito mais com o simples aumento da espessura de isolamento, por exemplo de 5 para 6 cm do que subsituir um pano de tijolo de 15 por um tijolo térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa

0.0977 seg. NEW