Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, estou a construir casa com +/- 260m2 de piso radiante hidraulico, em principio vai ser rotex com bomba de calor e paineis solares. A minha duvida é no termoacumulador que é de 500L será que chega para o piso e para os banhos de 4 pessoas?? Tenho 2 empresas que me dizem que chega perfeitamente mas parece-me muito pouco uma vez que na casa onde estou é de 500L sem piso radiante e é quase a medida ás vezes.

Obrigado
  2.  # 2

O sistema é composto por bomba de calor e por defeito aparece o deposito de 500 litros, para as aqs bastava de 300 litros.
  3.  # 3

Colocado por: jorgealvesO sistema é composto por bomba de calor e por defeito aparece o deposito de 500 litros, para as aqs bastava de 300 litros.

por defeito? Como assim?
  4.  # 4

É o que a Rotex/Daikin obriga para ligar com as bombas de calor acima dos 8kw.
  5.  # 5

Ps:nao existe maior, se realmente precisa de mais vai ter que juntar 2
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvesPs:nao existe maior, se realmente precisa de mais vai ter que juntar 2

Pois eu não sei se preciso de mais, as empresas a quem pedi orçamento dizem que 1 chega perfeitamente para tudo, a mim é que me parece pouco, alguem tem em casa este sistema???
  7.  # 7

O piso radiante é alimentado pelo mesmo acumulador que faz a AQS? Não sai directo da bomba sem passar pelo tanque?
  8.  # 8

Colocado por: alexpO piso radiante é alimentado pelo mesmo acumulador que faz a AQS? Não sai directo da bomba sem passar pelo tanque?

Depende, se houver temperatura suficiente no depósito, julgo que passa no permutador de carga/descarga para aproveitar o excedente solar, por exemplo. Se não houver temperatura suficiente no depósito, julgo que sai directamente da bomba de calor. Pelo menos em modo de arrefecimento tem que sair directamente da bomba de calor... há ali um jogo de várias válvulas de 3 vias que controla o sistema...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  9.  # 9

10.  # 10

Colocado por: jorgealvesTem aqui uma acabadinha de sair do forno
    https://forumdacasa.com/discussion/36342/57/bombas-de-calor-e-outros-equipamentos-termodina

OK. A agua do acumulador é circuito fechado.

Então tem duas serpentinas no depósito? A agua para o piso passa sempre pela serpentina ou é condicional?
  11.  # 11

Pois eu pelo que percebi, sai dos paineis solares para o termocumulador, e daí para o piso e banhos, a bomba de calor so liga quando não ha agua quente nos paineis. Para fazer frio sempre bomba, mas não compensa visto que so arrefece 2ºC no maximo
  12.  # 12

O Jorge vai pôr aqui o diagrama... não vai?
  13.  # 13

Colocado por: moimemePois eu pelo que percebi, sai dos paineis solares para o termocumulador, e daí para o piso e banhos, a bomba de calor so liga quando não ha agua quente nos paineis. Para fazer frio sempre bomba, mas não compensa visto que so arrefece 2ºC no maximo
    este deposito tem 4 serpentinas todas separadas,

Faz agua a 5° como quaisquer outra bomba de calor.

Mais logo se me lembrar coloco o diagrams da máquina e das ligações
    Concordam com este comentário: Costa53
  14.  # 14

Colocado por: jorgealveseste deposito tem 4 serpentinas todas separadas,
    mas so ligas 3 a 4 ja esta ligada =)
  15.  # 15

Colocado por: Sergio Rodriguesmas so ligas 3 a 4 ja esta ligada =)
    ?????
  16.  # 16

Enumera as 4
  17.  # 17

Msu, tou farto de te avisar, a partir do 4 bebe agua que ja nao notas a diferença, mas aprende qq coisa

Solar
    Aqs
    Carga
    Aquecimento

Chega?
  18.  # 18

E quantos ligas? Não ligas 3 a outra já está ligada na máquina
  19.  # 19

So ligas directamente 2, as outras nao tns aceddo a elas.
  20.  # 20

Ligas o aquecimento que dentro da máquina estão as duas ligadas fdx vais pra velho complicas pa crlh

0.0196 seg. NEW